Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Mota"s Reef III (remontagem)

Mota"s Reef III (remontagem)

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.

Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boas


já agora :D e depois desse tempo todo acho que já posso dar a minha opinião sobre leds :)

como todo mundo sabe já usei todo tipo de iluminação,HQI,HQI e T5,lumenarcs que é uma variação de HQI a uns tempos para cá só T5 e agora leds :D

todas elas são iluminações diferentes,que como tudo, temos de aprender a trabalhar com elas
corais e iluminação não são uma coisa assim tão linear como o pessoal pensa,a maior parte do pessoal que usa T5 e adora Sps mata os lps com luz excessiva
assim como corais como pistilatas rosas adoram T5,HQI e leds é muito mais difícil ter aquela cor rosa,depois ainda por cima temos toda uma variante de suplementos que usamos ou não
sem suplementação posso dizer que os sps dentro da cor verde e azul gostam mais de leds,amarelos e rosas esquece :(
não morrem, crescem mas atingir a cor rosa que gostamos é muito difícil
depois temos os montes de calhas de leds de varios fabricantes, onde tudo é do melhor que existe,ai sim tenho uma ideia que realmente os leds tem um caminho longo a percorrer
não no sentido de funcionar ou não, mas na maneira de fabrico
de a uns tempos para cá todo mundo quer apresentar o ultimo grito em leds,tenho ideia que o leds em si já não é tão importante
mais importante, é como a calha é construída
posso dar um bom exemplo nas T5,ouve uma altura quando as calhas chinesas T5 invadiram o mercado o pessoal comprava as calhas e depois metia lâmpadas de marca tipo ATI\Aqua Medic ou outras e dizia que era a mesma coisa
levou tempo até o pessoal chegar a conclusão que uma lâmpada de 54W apenas dava ai uns 25W =)) =)) =))

com os leds passa-se o mesmo eu ouço para ai o pessoal falar de lentes para os leds,e por agora a minha ideia é que lentes nos leds só são precisas porque são mal dimensionadas a nível de alimentação e dissipação
já experimentei varias marcas de leds e de todas continuo a gostar mais das que não tem lentes
fiquei até bastante admirado numa calha da tmc que trouxe para experimentar,pela primeira vez gostei do que vi e experimentei com sucesso

o melhor aquário que vi até hoje ao vivo,tem leds com 3 anos na relação de 1 para 1 brancos e azuis

depois temos o próprio coral,acho engraçado varias coisas, onde o pessoal quer explicação e não pensa com lógica
neste momento todo mundo quer acroporas loripes,é o coral da moda =)) =))
posso dizer quase a confiança que 95% de todas as loripes lindíssimas que chegam as nossas mãos morrem :(
será que alguém já se lembrou que um coral que vive e cresce numa profundidade entre 10\15 metros onde a pressão é completamente diferente de 20\30cm morre mais facilmente porque o coral não se adapta do que com a iluminação

tudo que digo aqui são apenas as minhas impressões, nada que seja certo,baseado em testes ou estudos apenas na minha experiência

teria muito mais a dizer,mas infelizmente o dão da escrita não é o meu forte :)



.
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Nem mais Mota , falaste e disseste tudo .... como disse que nao ia falar de leds vamos falar de corais ...

Tiveste a pouco tempo o exemplo da ice blue do teu aqua , tinhas uma 5/8 cm mais acima da outra e viste bem a diferenç da cor de uma e de outra , oi seja a de cima estava a "sofrer" com o excesso de luz ,em relação as t5 e lps é verdade noto logo se nao tiver os meus "escondidos" do sol ...

Abraço

Enviado do meu GT-I9300 utilizando Tapatalk 4
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Concluindo e resumindo e segundo o mestre Mota não é só a iluminação que faz um grande aquario!
Existem inúmeros factores que influenciam o crescimento e as cores dos corais sendo que existem exemplos de sucesso para qualquer tipo de iluminação.
Agora uma coisa é certa tem de haver um tempo de adaptação quando há mudanças!

Abraço
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Grande Carlos,

Quem sabe, sabe!

A mim e só com uma experiência já feita há cerca de seis anos e apenas pelo que leio e observo, também me parece que os leds vão ser o futuro, mas por enquanto (a maioria das marcas), ainda têm que melhorar na performance e no espectro mais adequado para os corais.

Tal como o Mota diz, para resolver o problema do aquecimento, muitas marcas, diminuem a intensidade de funcionamento dos leds e depois a luz é curta.
Provavelmente as melhores marcas já resolveram este problema e começam a aparecer aquários como o do Carlos Mota, mas como diz o Paulo, o investimento para conseguir os resultados que vemos no aquário do Carlos é ainda muito elevado; vamos com calma e aguardar mais uns tempos...

Não tenho dúvidas que vou voltar aos leds, mas para já penso que a escolha mais segura é, sem dúvida as T5.

Abraço obrigado pelos ensinamentos e parabéns por esse aquário, Carlos.
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
César Silvério Escreveu:
Grande Carlos,
o investimento para conseguir os resultados que vemos no aquário do Carlos é ainda muito elevado; vamos com calma e aguardar mais uns tempos...


César... desculpa mas nao posso concordar com esta afirmaçao. Ainda agora o Carlos respondeu sobre o aquario que ele me mostoru e que era espetacular com leds diy apenas com brancos e azuis, sem invençoes nem leds vermelhos e violetas e sem funcoes de amanhecer e anoitecer etc...

Tens varios exemplos na net de sucesso... ainda agora o TOTM da reefkeeping! Nao sou nenhum fanatico dos leds para perceber que qualquer luz resulta e que nao é preciso Vertex nem investimentos dessa grandeza para teres sucesso com leds.

Desculpem-me mas continuo a nao perceber este tipo de afirmacoes... é tipo dizerem-me que precisam de um escumador Bubble King no aquário para se ter sucesso quando existem aquarios de sucesso até sem escumadores!


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Eu tenho uma teoria.

Os corais são bichinhos muito sensiveis e, há algum tempo atrás, só com lampadas HQI é que era possível transportar para a água a luz necessária para que os corais se aguentassem.

A comparação era brutal ou seja as calhas que haviam na altura eram de duas lampadas T8... logo, não dava.

Ora bem, hoje em dia há T5, Hqis e Leds, mas os corais continuam a ser bichinhos sensíveis e a qualidade da água é uma exigência dos mesmos. Só que quando os corais enfraquecem lá vem o fantasma da iluminação...

Só a experiência é que nos dá a resposta e quando se fala de longos caminhos a percorrer é normal porque calhas de Leds existem há muito pouco tempo. Se calhar não é bem o caminho a percorrer é mais esperar pelo resultado de cada uma das calhas sejam elas de que marca forem. As T5 e as HQIs estão mais que testadas e os Leds nem tanto.

É a minha opinião e vale pouco porque tenho pouca experiência nisto. :)

Cumprimentos


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
eu ouço para ai o pessoal falar de lentes para os leds,e por agora a minha ideia é que lentes nos leds só são precisas porque são mal dimensionadas a nível de alimentação e dissipação
já experimentei varias marcas de leds e de todas continuo a gostar mais das que não tem lentes

Isto!!! :ymapplause:


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Marco Madeira Escreveu:

Desculpem-me mas continuo a nao perceber este tipo de afirmacoes... é tipo dizerem-me que precisam de um escumador Bubble King no aquário para se ter sucesso quando existem aquarios de sucesso até sem escumadores!



Olá Marco,

... então eu digo de outra maneira: conheço muito poucos casos de sucesso com leds e conheço muitos mais de insucesso.
Por enquanto, nem todas as marcas de leds (calhas) funcionam bem e não estou a falar de nascer e pôr do sol, mas sim de PAR e de comprimentos de onda; as T5 continuam por enquanto, a dar mais garantias.

Volto a dizer que não tenho preconceitos contra os leds e fui provavelmente a primeira pessoa em Portugal a usar uma calha de leds (2007- Solaris 375W), mas reservo-me para adesão aos leds daqui a mais algum tempo, após êxitos mais generalizados do uso de leds.

Isto é só a minha opnião e vale o costume...

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Em termos de comprimentos de onda não há dúvida que as T5 batem aos pontos!
Mais que não seja porque êm lampadas pensadas e fabricadas para aquariofilia.

Em leds começa agora a haver mais oferta, mas sempre em DIY.
Calhas comerciais, no meu entender, é para esquecer, precisamente pelos motivos que o MOta referiu: lentes, leds mal dimensionados, aquecimento, etc, etc, etc.

Curiosamente (ou talvez não) são os chineses que têm as calhas mais completas do mercado, na minha opinião.

Eu sempre disse isto, e continuo a dizer: Quem vá agora montar um aquário e não tenha iluminação, dificilmente poderá fugir dos leds. Agora para quem já tem, claro que as contas a fazer são outras, porque mesmo vendendo não deixam de ser 2 investimentos para a mesma coisa... X(


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Hugo Figueiredo Escreveu:
eu ouço para ai o pessoal falar de lentes para os leds,e por agora a minha ideia é que lentes nos leds só são precisas porque são mal dimensionadas a nível de alimentação e dissipação
já experimentei varias marcas de leds e de todas continuo a gostar mais das que não tem lentes

Isto!!! :ymapplause:


Discordo completamente QUANDO falamos de focos/canhões, nao imaginam o que é um led desses sem lente, espalha a luz que é uma coisa parva e depois em aquario com mais de 60 cm nao vais ter o rendimento que queres, é o mesmo que meteres uma HQI sem reflector, uma grande % de luz é desperdiçada. Nao digo usar lentes curtas mas uma de 90 ou 120 é o ideal...

Mensagem 20/set/2013, 22:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Idade: 43
Localização: Ourem
Mota eu quero uns pinocos de algumas dessas peças, para meter aqui no spot a crescer. :D :D
Cumprimentos

Rui Vieira

VieiraSpot
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=902&start=60


Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boas


Por outro lado cuidado com o off-topic... isto nao é o topico dos leds, nem do aqua do Paulo ou do Miguel... nem ninguem precisa saber se o Carlos gastou 5000 ou 50000 mil eur. Abram um tópico sobre o assunto!


rapaziada por mim é na boa :) discutam o que acham que é assunto, aqui ou em outro lugar o importante e cada um dizer o que acha e o que pensa :) sempre com a ideia aberta de que poderemos não ter razão,seja de um lado ou do outro
só ouvindo varias ideias criaremos a nossa, isso é que é importante :ympeace:






,
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota


Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Boas,

Gostei bastante do aquário do Carlos Mota que visitei hà 2 meses atrás, a solução LED usada é adequada ao tamanho do aquário e os corais estão bem contentes :) A maior parte das calhas LED existentes são pequenas para aquários acima de 1m de comprimento e implicam a utilização de várias calhas e a presença inestética e pouco prática de vários cabos eléctricos.

Cá por casa ainda não experimentei LEDs porque estou plenamente satisfeito com as ATI T5. As calhas LED de uma forma geral gastam metade da potência para um fluxo luminoso semelhante e o que faço para poupar é precisamente acender as minhas calhas ATI T5 no horário económico em que a electricidade custa metade do preço. O que me faria mudar para LEDs? Descida dos preços das calhas compridas (para aquários de 2m de comprimento) e estudos que demonstrem que o fluxo luminoso de uma calha LED persiste no tempo e não decai com nº de horas de utilização.

abraço :)
facebook.com/zoacorals


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Joao Tomas Escreveu:
Hugo Figueiredo Escreveu:
eu ouço para ai o pessoal falar de lentes para os leds,e por agora a minha ideia é que lentes nos leds só são precisas porque são mal dimensionadas a nível de alimentação e dissipação
já experimentei varias marcas de leds e de todas continuo a gostar mais das que não tem lentes

Isto!!! :ymapplause:


Discordo completamente QUANDO falamos de focos/canhões, nao imaginam o que é um led desses sem lente, espalha a luz que é uma coisa parva e depois em aquario com mais de 60 cm nao vais ter o rendimento que queres, é o mesmo que meteres uma HQI sem reflector, uma grande % de luz é desperdiçada. Nao digo usar lentes curtas mas uma de 90 ou 120 é o ideal...

Canhões é outra coisa, João!
Canhões deve e tem mesmo de ter lentes mas mesmo assim como dizes, acima dos 85º.

Eu referia-me a leds individuais e julgo que o Mota tb.

E como já te disse mais que uma vez, acho que os canhões são o futuro nos leds e tu tens uma solução que a funcionar, e não tenho dúvidas que funcionará, fará esta gente toda mais sética mudar de opinião e comprar não leds, mas multi-leds em chip, como os teus, porque o preço é de arromba. :D

Vai lá atualizando o teu tópico que vais ver... ;)


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:
eu ouço para ai o pessoal falar de lentes para os leds,e por agora a minha ideia é que lentes nos leds só são precisas porque são mal dimensionadas a nível de alimentação e dissipação
já experimentei varias marcas de leds e de todas continuo a gostar mais das que não tem lentes

Isto!!! :ymapplause:



Epá ... já pensei assim e já mudei de opinião!

Eu neste momento não preciso de lentes. Tenho a calha bem dimensionada em termos de dissipação e alimentação tendo os leds a trabalhar na corrente nominal de trabalho 700mA.

Agora se eu meter lentes, vou conseguir o mesmo PAR em todo o aquário, vou conseguir subir a calha e provavelmente ainda tenho que lhes cortar potência garantindo um menor consumo electrico.

Isso é mau?

Se as calhas chinocas de 120€ levam menos material e trabalham mais baixo (mas com lentes) e são mais baratas que as Vertex porque é que isso faz delas más calhas? Não se esqueçam que estamos a falar de calhas 10x mais baratas!

tenho visto imensos aquários de sucesso com calhas DIY e com calhas destas dos chinocas.

Os leds de base são bridgelux, lumileds ou epistar que são leds feitos para aquariofilia e que estão a dar imensas provas.

Para vos dizer a verdade estou muito tentado a comprar uma dessas calhas só para experimentar (devido ao seu preço)

Quanto ao full spectrum ... balelas. Nunca se conseguirá full spectrum com leds. basta ver a curva de espectro de cada led para perceber isso!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Epa,

O Mota tem razão. Este tópico é sobre o aquário do Mota... Toca a criar um tópico. Que pode ter o nome "Mohamed ATi T5 vs Tyson Leds" =))


Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boas


fica aqui um filme feito por o pedro torres :)

O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota


Grupo: Utilizadores Mensagens: 242
Idade: 42
Localização: Mealhada
Muito mas mesmo muito bom ^:)^


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
5 estrelas Carlos! Parabéns.
Bom vídeo Pedro!

Sent from my GT-I9505 using Tapatalk 2


Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Obrigado Marco!

Foi pena não puderes estar presente ontem.

Abraço
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros