Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros O meu primeiro projeto

O meu primeiro projeto

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 06/mai/2015, 17:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 38
Idade: 44
Localização: Alcabideche, Cascais
Viva,

Estou a iniciar um plano de construção de um aquário marinho para peixes e corais e submeto as minhas ideias à apreciação de quem sabe. Sou totalmente inexperiente em salgados, apenas tenho lido fóruns e artigos nos últimos meses.

O aquário terá as dimensões 80x45x45 com sump para colocar aquecedor, skimmer e talvez scrubber. Também estou a prever ter dentro do sump um reservatório com água doce para reposição automática.

Já fiz um desenho no sketchup (ainda sem canos), tendo em conta as limitações físicas do espaço aprovado em Conselho Familiar.

Ao lado do sump, terei uma UPS de 800VA e um Raspberry PI para gerir os alarmes da UPS e interligar a alguns sensores (temperatura e nível de agua, no inicio).

Quanto hardware especifico, ainda não escolhi nada.

Ainda vai demorar até ter o aquário. Primiero é necessário fazer umas pequenas obras para levar alimentaçãoelectrica até à parede escolhida e também é necessário fabricar o móvel, mas estão a ver algum erro grave que esteja a cometer nesta fase? Sugestões? Qualquer ajuda é bem-vinda.

Imagem 4576

Sketchup: https://meocloud.pt/link/ded373ae-6be8-4f5f-aa03-9611cf94ac13/aqu%C3%A1rio.skp/

Obg,

Mensagem 06/mai/2015, 18:17

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Bem vindo ao mundo dos salgados ... :D

Já pensaste na coluna externa em vez de interna ao canto?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 06/mai/2015, 19:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 38
Idade: 44
Localização: Alcabideche, Cascais
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Bem vindo ao mundo dos salgados ... :D

Já pensaste na coluna externa em vez de interna ao canto?

Abraços,
Rui

Viva Rui, Obrigado.
Quem me vai construir o aquário disse o mesmo, mas não tenho espaço para o afastar da parede. As paredes que representei no "boneco" é o espaço disponivel, tanto em altura como em comprimento.

Obg,

Mensagem 06/dez/2015, 18:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 38
Idade: 44
Localização: Alcabideche, Cascais
Viva,

Finalmente tenho o aquário "up and running". Tive assessoria de uma loja tanto na construção e arranque. O setup escolhido foi:

Aquario 160L (80x45x45)
Sump 40L com reservatório para reposição
Skimmer MO WS-120
Wavemaker Jebao RW-4
Bomba Retorno Jebao DC2000
2 Tiles da TMC Aquaray 1500NP com dois controladores, um para os leds brancos e outro para os leds azuis.

A água é de osmose com sal sintético. Compro a água já salgada em lojas, embora estou a considerar comprar o sistema para fazer a minha água. Tenho feito trocas de 15 em 15 dias, de 20% (40L).


Arrancou só com rocha viva há pouco mais de 1 mês e o aspeto é este:
Imagem 5863Imagem 5864Imagem 5865Imagem 5860Imagem 5861


Agora tenho umas dúvidas e peço-vos ajuda:

3 semanas após o arranque, tendo só rocha viva, disseram-me que, para dar alguma cor, seria seguro colocar uma palythoa, pois são bastante resistentes. Para já, está com bom aspeto.

Há 3 ou 4 dias, surgiram as primeiras algas verdes (primeiro vieram as diatomaceas):

Imagem 5858Imagem 5862

Também já coloquei uns Turbos Mexicanos e Eremitas Blue Leg.
Imagem 5859

Agora as minhas dúvidas:
1- Que raio de "animal" é este que surge mesmo por baixo da Palythoa :-ss ? Tenho outro noutra rocha, mas normalmente só vejo duas "patas" a sair de um buraco, e o resto fica escondido.
Imagem 5857

2- Os testes que tenho feito, dá-me os seguintes resultados
NH3 - 0,5mg/l
NO2 - 0mg/l
NO3 - 25mg/l
Acho estranho ainda ter amónia e o valor dos nitratos não me parece cair sunstancialmente após as TPA. É normal?

3 - Fui aconselhado a colocar uns camarões para ir controlando as algas, mas pelo que li, estes valores de nitratos são muito altos para os invertebrados, certo?

4 - Devo continuar a fazer as TPA a cada 15 dias?

Obrigado pela ajuda,

Mensagem 07/dez/2015, 14:08

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Em vez de 40l a cada 15 dias ... faz 16 litros semanalmente e deixa rolar ...

As palythoas manda-as cá para baixo. Sinceramente detesto o coral. Assim que estabelecido reproduzem-se a uma velocidade incontrolável tipo praga!

Se vives em alcabideche porque não dar um salto ao guincho ao pé do farol e apanhar água natural em vez de gastar dinheiro em água salinizada?

A água de reposição usas o quê?

Assumindo quando dizes que estás a pensar comprar o sistema para fazeres tu a água salinizada .... presumo que não tens osmose.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 07/dez/2015, 16:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 38
Idade: 44
Localização: Alcabideche, Cascais
Viva Rui,
Até agora tenho comprado água nas lojas: salgada para as TPAs e de osmose para a reposição em a médio/longo prazo, a água começa a ficar cara.
Também começo a pensar em fazer colheitas no mar, mas tenho tido receio de causar danos no carro com pingos de água salgada. Se calhar é mito, mas alguém me meteu medo no passado.

Ok, vou passar a fazer trocas semanalmente. Se calhar faço a primeira colheita de água natural no próximo de semana. Até pode ser giro para o meu puto. Não devo é armazenar, certo? A ideia será fazer a colheita e ir direto para o aquário?

Quanto aos parametros da água, estava a usar uns testes da SERA e PRODAC que uso para um doce mas suspeitei dos valores e fui comprar uns da Salifert. Não comprei os testes de PO4 e Si porque não tinham em stock.
De facto, não tenho amónia, como suspeitava (o teste da SERA detetáva amónia na água acabada de comprar), mas os nitratos estão ainda mais altos do que pensava:

Imagem

Portanto, sem NH4 e NO2 posso concluir que tenho o aquário ciclado e pronto para meter bicharada que me coma as algas e aptasias? Não estou seguro disso porque tenho o NO3 a 50ppm, 2 horas depois de uma TPA.

Quanto à palythoa, já a coloquei no substrato.

Abraço,

Mensagem 07/dez/2015, 16:41

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Nuno Miguel Reis Escreveu:
Viva Rui,
Até agora tenho comprado água nas lojas: salgada para as TPAs e de osmose para a reposição em a médio/longo prazo, a água começa a ficar cara.
Também começo a pensar em fazer colheitas no mar, mas tenho tido receio de causar danos no carro com pingos de água salgada. Se calhar é mito, mas alguém me meteu medo no passado.

Ok, vou passar a fazer trocas semanalmente. Se calhar faço a primeira colheita de água natural no próximo de semana. Até pode ser giro para o meu puto. Não devo é armazenar, certo? A ideia será fazer a colheita e ir direto para o aquário?

Quanto aos parametros da água, estava a usar uns testes da SERA e PRODAC que uso para um doce mas suspeitei dos valores e fui comprar uns da Salifert. Não comprei os testes de PO4 e Si porque não tinham em stock.
De facto, não tenho amónia, como suspeitava (o teste da SERA detetáva amónia na água acabada de comprar), mas os nitratos estão ainda mais altos do que pensava:

Imagem

Portanto, sem NH4 e NO2 posso concluir que tenho o aquário ciclado e pronto para meter bicharada que me coma as algas e aptasias? Não estou seguro disso porque tenho o NO3 a 50ppm, 2 horas depois de uma TPA.

Quanto à palythoa, já a coloquei no substrato.

Abraço,


Convém baixares esse valor de nitratos. Mede 48h depois da TPA!
Epá os meus carros sempre levaram banhos de água salgada e nenhum se queixou ...

Podes armazenar à vontade ...

Se meteres directo para o aquário (o preferível) usa um filterbag para filtrares a água antes de entrar no aquário!

Bicharada só vai ajudar a aumentar esse valor de nitratos. Eu aguardaria e ia fazendo TPA!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 07/dez/2015, 17:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 38
Idade: 44
Localização: Alcabideche, Cascais
Ok, Rui, obrigado pelas dicas.
Quanto à captação, sendo à mão (sem bomba) não é necessário licença, certo?
Quando falas do farol, referes-te ao farol do Cabo Raso?
Abraço

Mensagem 07/dez/2015, 18:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 103
Idade: 35
Localização: Almada
Nuno Miguel Reis Escreveu:
Ok, Rui, obrigado pelas dicas.
Quanto à captação, sendo à mão (sem bomba) não é necessário licença, certo?
Quando falas do farol, referes-te ao farol do Cabo Raso?
Abraço


Boas, pelo que ja me disseram é preciso licença com ou sem bomba, agora a multa é pesada caso sejas apanhado. Confere se vale a pena o risco.

cumps.

Mensagem 07/dez/2015, 18:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Carlos Ferreira Escreveu:
Nuno Miguel Reis Escreveu:
Ok, Rui, obrigado pelas dicas.
Quanto à captação, sendo à mão (sem bomba) não é necessário licença, certo?
Quando falas do farol, referes-te ao farol do Cabo Raso?
Abraço


Boas, pelo que ja me disseram é preciso licença com ou sem bomba, agora a multa é pesada caso sejas apanhado. Confere se vale a pena o risco.

cumps.

É verdade.
Precisas de uma licença e posteriormente tens que declarar quanto tiras por ano para pagares uma taxa.
eu nunca tirei a licença porque achei que dava uma trabalheira desgraçada. Acompanhei o processo do rui Gaspar e aquilo ainda deu trabalho :)
Eu apanho sempre aí no farol do Guincho e nunca apareceu policia.
Quando aparecer far-me-ei de parvo, muito parvo. :)
Se me multarem logo se vê...
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 07/dez/2015, 19:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 38
Idade: 44
Localização: Alcabideche, Cascais
É verdade.
Precisas de uma licença e posteriormente tens que declarar quanto tiras por ano para pagares uma taxa.
eu nunca tirei a licença porque achei que dava uma trabalheira desgraçada. Acompanhei o processo do rui Gaspar e aquilo ainda deu trabalho :)
Eu apanho sempre aí no farol do Guincho e nunca apareceu policia.
Quando aparecer far-me-ei de parvo, muito parvo. :)
Se me multarem logo se vê...


Já estive a ler sobre o assunto. Tanta coisa para depois pagar a água captada com as moedas pretas que teimam em não sair da carteira... :ympray:. Não me parece que queiram passar uma multa de €3000 a um tipo com 2 ou 3 jerrycans, mas vou jogar pelo seguro.
Já submeti o pedido de licença. Quando for captar água, se ainda não tiver resposta, levo o formulário do pedido comigo. Sempre serve de prova de como estou a tratar do assunto.

Mensagem 28/dez/2015, 11:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 38
Idade: 44
Localização: Alcabideche, Cascais
Viva,
Tal como sugerido, faço agora trocas semanais de 10%. Há 3 semanas que os nitratos estão indetetáveis e portanto fui gradualmente adicionando uns animais (Já tinha 2 Turbos Mexicanos e 2 Eremitas de patas azuis):

2 Nasarrios
2 Eremitas das patas brancas (Os Eremitas de patas azuis são agressivos com eles)
2 Palhaços
1 Red Stripes Angelfish
1 Yellow Wrasse
3 camarões Seticaudata
1 camarão Amboinensis

Até agora está tudo tranquilo. Só é pena o wrasse (não sei o nome comum dele) estar metade do dia enterrado.
Para a próxima semana vou à procura de uma anemona na esperança que os palhaços façam simbiose.

Seguem as fotos:
Imagem 5998
Imagem 5994
Imagem 5996
Imagem 5995
Imagem 5997

Não ponho foto dos palhaços porque os danados não param quietos o que tornam a tarefa complicada.

Abraço,

Mensagem 28/dez/2015, 14:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
esta porreiro e esse eibli esta muito louco. alimenta-o bem porque se nao vai te começar a bicar corais.

Mensagem 02/jan/2016, 15:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 38
Idade: 44
Localização: Alcabideche, Cascais
Viva,
Bom ano a todos.

Bruno Escaleira Escreveu:
esta porreiro e esse eibli esta muito louco. alimenta-o bem porque se nao vai te começar a bicar corais.

Obrigado pela dica Bruno, não sabia disso. Terei cuidado.

Já coloquei uma anemona, que se demonstrou um sarilho para se fixar num local de jeito. Até agora, não há simbiose com os palhaços:
Imagem 6026

Também comprei uma sarcopython que comprei a um membro. Como só tinha uma protopalythoa, estou a apenas a dar 4 horas de brancas e 6 de azuis. Acham que deva aumentar?

Deixo também duas fotos mais amplas do aquário. As algas castanhas teimam em não deixar o substrato.

Imagem 6024
Imagem 6025

Abraço

Mensagem 02/jan/2016, 15:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 38
Idade: 44
Localização: Alcabideche, Cascais
Outra coisa:
Tenho recolhido água natural no Cabo Raso mas quando faço analises à água, a sanilidade está nos 1029. Não sei se outou a fazer alguma coisa de errado ou a escolher o local errado. Gostava de acompanhar alguém com mais experiêcia na recolha de água no Cabo Raso. Se alguém por aí tiver uma visita marcada e não se importar de ter companhia, avisem-me.

Abraço

Mensagem 02/jan/2016, 17:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Eu tiro junto ao farol do lado esquerdo e normalmente 1028, depois junto água de osmose para acertar no 1025.


Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 03/jan/2016, 16:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
:)

É normal essa salinidade a água da nossa costa anda sempre perto dos 1029, se tivesse-mos calor e sol como noutros locais teria-mos também nós lindos corais por cá.
O que precisas de fazer é acertar com água de osmose para que não venhas a ter uma salinidade muito elevada no aquário, e fica tudo bem.
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 04/jan/2016, 19:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 38
Idade: 44
Localização: Alcabideche, Cascais
Viva,

Tiago Grego Escreveu:
Eu tiro junto ao farol do lado esquerdo e normalmente 1028, depois junto água de osmose para acertar no 1025.


Sent from my iPhone using Tapatalk

Eu também vou para o lado esquerdo do farol. Na verdade nunca explorei o lado direito.
Podes explicar-me como fazes a recolha? Metes o pés na água para a recolha ou usas os charcos das redondezas?

Joaquim Galinhas Escreveu:
Okapa, obrigado pela dica.

Mensagem 04/jan/2016, 19:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Por norma, vou com a maré a vazar, mais cheia do que vazia e tiro de uma caixa de betão de uma antiga marisqueira, que é inundada em cada maré.
http://www.panoramio.com/photo/10216733 ... google.com

Mesmo ao pé dos fulanos a ver se apanham uma molha.

Abraços,

Mensagem 05/jan/2016, 09:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 38
Idade: 44
Localização: Alcabideche, Cascais
Tiago Grego Escreveu:
Por norma, vou com a maré a vazar, mais cheia do que vazia e tiro de uma caixa de betão de uma antiga marisqueira, que é inundada em cada maré.
http://www.panoramio.com/photo/10216733 ... google.com

Mesmo ao pé dos fulanos a ver se apanham uma molha.

Abraços,


Ok, conheço a caixa de betão. Até tem uma escadas para descer até lá abaixo. Da próxima vez que lá voltar consulto primeiro as marés.
Obrigado pela dica.

Abraço

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron