Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros H2O+Something II - 500L

H2O+Something II - 500L

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 10/dez/2015, 01:34

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Por acaso nunca vi nenhuma maxspect razor em aquário aqui em Portugal. A única que vi foi na interzoo há uns anos. Embora subjectiva, a minha opinião é que com 2 ocean revive ficas muito melhor servido. Isto é, partindo do pressuposto que o preço de uma calha dessas maxspect é mais ou menos o preço de 2 OR
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 10/dez/2015, 09:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Idade: 43
Localização: Ourem
Ricardo eu tive uma e aquilo ate que era porreiro, vendia em conjunto com o outro aquario que tinha e quem ficou com ela entretanto comprou um modelo para acrescentar e trocou-lhes as lentes por ter feito tambem um aquario maior e olha que esta bastante satisfeito tambem.
Cumprimentos

Rui Vieira

VieiraSpot
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=902&start=60

Mensagem 10/dez/2015, 19:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 2
Idade:
Grande Ricardo,

Este aquário é de uma pessoa se babar para o teclado!

Arrancaste com força e vais lançado. Estás de parabéns meu amigo, esses corais respiram saúde. Espero que um dia se proporcione fazer-te uma visita para vê-lo ao vivo e pormos a conversa em dia.

Sem desprimor do mestre Pedro Torres, as fotos gerais também estão muito bem. Captaste bem a tranquilidade e beleza do conjunto. É continuar a dar ao dedo que são muito bem-vindas. :)


Abraço,
André

Mensagem 10/dez/2015, 19:57

Grupo: Fundadores Mensagens: 620
Idade: 36
Localização: Funchal, Madeira & London, UK

Estás de parabéns Ricardo está com umas cores brutais !!!! :-o :-o
Cumprimentos,
Pedro

O meu reef :) The Island Reef

Mensagem 13/dez/2015, 01:38

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

André Silvestre Escreveu:
Grande Ricardo,
Este aquário é de uma pessoa se babar para o teclado!
Arrancaste com força e vais lançado. Estás de parabéns meu amigo, esses corais respiram saúde. Espero que um dia se proporcione fazer-te uma visita para vê-lo ao vivo e pormos a conversa em dia.
Sem desprimor do mestre Pedro Torres, as fotos gerais também estão muito bem. Captaste bem a tranquilidade e beleza do conjunto. É continuar a dar ao dedo que são muito bem-vindas. :)
Abraço,
André


Obrigado pelo teu comentário André. Como sabes, valorizo sempre imenso os teus conselhos e o teu input. Lembro-me como se fosse hoje daquele "brainstorming" em casa do Basaloco, contigo e com mais alguns viciados. A partir daí, e com a ajuda das dicas que o pessoal deu, o aquário dele atingiu o top dos tops muito rapidamente. Por isso, tens que cá vir acima um destes dias, com o resto da malta e dar umas dicas aqui para o meu aquário. E o teu projecto, já arrancou? Já tem água?

Pedro Gomes Escreveu:
Estás de parabéns Ricardo está com umas cores brutais !!!! :-o :-o


Obrigado companheiro Ledeiro..... Espero muito em breve ver corais assim ou com cores ainda melhores no teu aquário. No entanto, espero que as cores não sejam muito melhores, senão ainda me vais obrigar a trocar 4 Ocean Revive por 4 Ecotech Radion e isso ainda é uma pipa de massa. =)) =))


Novidades do Aquário


Os corais continuam razoavelmente bem, a evoluir favoravelmente e no geral com cores que me agradam bastante.

No entanto, no que toca aos peixes aconteceu aqui um pequeno desastre, sobretudo por culpa minha.
A história começa há 3-4 semanas com a introdução de um par de Hemitaurichthys polylepis. Apesar de saber que o meu aquário só tinha 3 meses na altura e que já estava com muitos peixes, não resisti a comprar este dois destes belos exemplares. Não é todos os dias que aparecem estes peixes nas lojas, ainda por cima a comer granulado como uns leões.
O problema foi que na semana passada, a partir de 6ª feira, começaram a morrer vários peixes do meu aquário com sinais e sintomas de Marine Velvet (Amyloodinium ocellatum). Isto é uma praga parecido com o ictio "normal" (cryptocaryon irritans), mas muito mais grave e devastador. Só sei que no espaço de 4-5 dias perdi vários peixes sem que conseguisse fazer nada - a maior parte deles com mais de um ano em minha casa porque vinham do aquário anterior. No total e até agora perdi: 2x Ps. fridmani, 1x Ctenochaetus tominiensis, 1x Acanthurus Leucosternon, 2x Hemitaurichthys polylepis, 1x amphiprion ocellaris, 1x Salarias ramosus. Provavelmente o Zebrassoma flavescens também não se deve aguentar dado que apresenta sintomas da doença.
Não tenho a certeza do que se passou, mas penso que a introdução dos polilepis trouxe demasiado stress ao aquário numa fase ainda muito "precoce", o aquário faz amanhã 4 meses que foi montado. Todos os peixes que até agora introduzi no aquário não apresentavam qualquer sinal de doença. Suspeito que um dos polilepis ou os peixes que tinha colocado na semana anterior à entrada dos polilepis (2 yellow wrasses), trouxeram o "parasita" para o meu aquário. Foi tudo muito estranho e demasiado rápido. Os peixes antes do fim de semana passado, estavam todos a comer muito bem, gordos e com um aspecto muito saudável. Custa muito perder peixes assim.

Agora vou esperar que isto passe, estou para ver quantos peixes sobrevivem depois disto. Vou esperar 2 meses até comprar novos peixes, agora até tenho medo.
Como solução para este problema, mandei fazer um aquário de 60L que será conectado ao sistema principal. Sempre que trouxer um peixe novo vai primeiro "estagiar" nesse aquário durante um mês. Ainda não me decidi se faço uma quarentena "pura", ou seja, se deixo o aquário de 60L a trabalhar independente durante o período de adaptação do peixe ou se apenas o coloco lá para se adaptar devagar ao sistema e o poder alimentar o peixe melhor. Claro que ao mínimo sinal de doença, interromperia a circulação entre o aquário de 60L e a sump principal, isolando o aquário de 60L do sistema principal e transformando-o num aquário "hospital".
Tenho a noção que a quarentena "pura" e isolada traz mais vantagens na prevenção de introdução de doenças no meu aquário, mas não sei se será o melhor para adaptar os peixes de forma mais saudável a um sistema. A minha dúvida é a seguinte, será que uma quarentena pura não faz com que os peixes fiquem doentes mais facilmente por o sistema ser biologicamente muito imaturo? Claro que não esqueço a grande vantagem que é, se o sistema estiver isolado, os restantes peixes ficarem "a salvo" da introdução de novas doenças no meu aquário.
Mas ainda tenho dúvidas sobre o que fazer. Digam-me... o que vocês acham?

Obrigado pela vossa ajuda, porque eu ainda estou meio choque e nem sequer consigo pensar direito - em tantos anos de hobby nunca me tinha acontecido ter marine velvet no meu aquário. Foi uma semana de razia (e o pior é que desconfio que a história ainda não acabou por aqui).

Um abraço,
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 13/dez/2015, 03:07

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas Ricardo,

Ricardo Pinto Escreveu:
... Claro que ao mínimo sinal de doença, interromperia a circulação entre o aquário de 60L e a sump principal, isolando o aquário de 60L do sistema principal e transformando-o num aquário "hospital".
Tenho a noção que a quarentena "pura" e isolada traz mais vantagens na prevenção de introdução de doenças no meu aquário, mas não sei se será o melhor para adaptar os peixes de forma mais saudável a um sistema. A minha dúvida é a seguinte, será que uma quarentena pura não faz com que os peixes fiquem doentes mais facilmente por o sistema ser biologicamente muito imaturo? Claro que não esqueço a grande vantagem que é, se o sistema estiver isolado, os restantes peixes ficarem "a salvo" da introdução de novas doenças no meu aquário.
Mas ainda tenho dúvidas sobre o que fazer. Digam-me... o que vocês acham?


Pois ... o problema é que ao mínimo sinal de doença podes já ter infectado o display todo.

Faz quarentena isolada. Colocas uns filtros de ar de esponja como os da foto abaixo
Imagem

Esquece o siporax. Estava lá só para colonizar e ajudar o ciclo do aquário principal que ainda não o tinha montado na altura.

Metes as esponjas na SUMP e deixas ficar. Quando fores buscar peixes metes as esponjas no filtro com bomba de ar, aqueces a água e colocas a água à mesma densidade que vem no saco. A esponja maturada segura-te isso numa boa. Só aconselho a meteres o amónia alert e pronto!

Desde que vás fazendo TPA semanais e não abuses na quantidade de peixes na quarentena não tens problemas.

Posso dizer-te que esse Olivaceus que vês na imagem esteve nesse aquário por bem cerca de 6 meses e já o viste feliz da vida no meu Display.

Quanto ao adaptar estás enganado. Eles adaptam-se muito melhor à quarentena pois não tem que gastar energia para se habituarem à nova densidade.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 13/dez/2015, 12:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Olá Ricardo,

Nem consigo imaginar a sensação de perder tantos peixes num espaço tão curto de tempo. Deve ter sido uma sensação de impotência vê-los a morrer sem se conseguir fazer nada. Agora é dar tempo ao tempo para voltar a recuperar com calma.
Não te quero estar a induzir em erro, mas julgo que os peixes podem ser transmissores de Marine Velvet, não tendo qualquer sintomatologia associada e os sobreviventes irão desenvolver uma imunidade natural.

Julgo que podes fazer a quarentena como dizes, mas na minha opinião colocaria em sistema fechado nas primeiras semanas, com posterior ligado aos sistema principal. Se tens oportunidade de o fazer, acho que não deves de aguardar que apareça o mínimo sintoma

ja deves de ter lido estes artigos, que dizem praticamente o mesmo:
http://reefkeeping.com/issues/2004-07/sp/feature/index.htm
http://www.ultimatereef.com/articles/marinevelvet/
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 13/dez/2015, 13:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Olá amigo

Eu sei o que é isso, ainda este ano perdi todos os peixes que tinha no aquário com o mesmo problema que tu.

Neste momento os peixes que compro vão para uma quarentena pura, nada de ligações ao aqua principal.

Termostato nos 26c, uma simples bomba para mexer a agua e um sensor daqueles da seachem para a Amónia e umas curvas de pvc para proporcionar esconderijos.

Vou fazendo tpa com água do aqua principal que já está ciclada.

Se fosse a ti retirava todos os peixes que sobrevivam do aquário e deixava o sem peixes durante umas semanas, foi o que eu fiz.

E os peixes que sobrevivam num local a parte em tratamento.
Lembro me que no meu caso os peixes foram morrendo 1 por dia... num dia comiam bem no outro ja nao comiam e no outro ja estavam com os pes para a cova.

Por isso se ainda tens peixes a comer, tenta medicação!!


Força!!

Enviado do meu GT-I8730 através de Tapatalk

Mensagem 13/dez/2015, 19:21

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas Ricardo,
Pois ... o problema é que ao mínimo sinal de doença podes já ter infectado o display todo.
Faz quarentena isolada. Colocas uns filtros de ar de esponja como os da foto abaixo (....)


Ando a pensar muito sobre isto nos últimos dias. E tu tens toda a razão em todos os teus argumentos e essa é a maneira mais correcta e "segura" de fazer quarentena. Nada a apontar, o teu método é perfeito e o mais recomendável. Mas o problema é que eu não tenho um fish room e o aquário "anexo" de 60L vai ficar aqui na sala, portanto, tem de ficar minimamente apresentável. Eu inicialmente tinha pensado neste aquário para colocar uns frags que vou fazendo para trocar com a malta, porque detesto ter frags ou outro tipo de corais no areão. A ideia de aproveitar este aquário para "adaptar" os peixes surgiu agora.

Lembro-me de um tipo no Reefcentral aqui há uns anos que tinha feito quarentena a todos os peixes que tinha. Tudo impecável, durante 1-2 anos, peixes super saudáveis, nunca tinha tido nenhum sinal de cryptocarion no aquário. Um dia teve alto stress e morreram-lhe muitos peixes com crypto. Sem que tivesse introduzido nenhum peixe recentemente. A única coisa que explicava o surto de crypto, tinha sido a compra de uns turbos nas semanas anteriores. Ou seja, o meu ponto é que por mais quarentena que a gente faça nunca conseguirá livrar-se a 100% das doenças mais comuns.


Há uma coisa que não me esqueço.... Isto que me aconteceu não foi só um azar, foi totalmente por culpa minha. Faz hoje 3 meses e 19 dias que introduzi o primeiro peixe neste aquário. Desde então meti mais 23 peixes. É certo que 16 destes 23 vieram do meu aquário anterior, mas ainda assim nos últimos 2 meses comprei demasiados peixes para um aquário tão recente. Inclusivamente até mesmo neste tópico, o Marco Madeira avisou-me para a rapidez e quantidade de peixes que estava a pôr. Tinha essa noção e estava a abrandar bastante na compra de peixes. Infelizmente, não resisti à compra de impulso quando vi os polilepis. Erros como este, neste hobby, pagam-se caro.

No entanto, continuo muito renitente a fazer a quarentena total a todos os peixes que entrarem no meu aquário. Embora saiba que essa é a maneira mais correcta e segura de controlar a entrada de doenças. O problema é que foi precisamente coisas deste género que me fizeram desistir "temporariamente" do hobby em 2012, apenas com 6 meses do meu aquário novo. Este hobby torna-nos pessoas obsessivas com o aquário. Não conheço um tipo com um aquário de sucesso que não seja obsessivo com o aquário. Eu acho que já sou "doentio" o suficiente com o aquário. Não quero mais coisas a complicar.
Neste momento vou deixar as coisas correr e ver o que acontece. Sei que enquanto estiver "relaxado" com o aquário continuo a desfrutar de o ter e não me custa nada passar horas na manutenção do aquário (TPA's, limpezas, buscar água, colar corais, fazer testes, etc.). Vou esperar 6-8 semanas até comprar um novo peixe. E depois vou comprar peixes muito mais devagar do que estava a fazer. Vamos ver como corre, pode ser que mude de opinião até lá..... principalmente se vocês continuarem a martelar-me a cabeça com a quarentena total.

Helder Ferreira Escreveu:
Olá Ricardo,
Não te quero estar a induzir em erro, mas julgo que os peixes podem ser transmissores de Marine Velvet, não tendo qualquer sintomatologia associada e os sobreviventes irão desenvolver uma imunidade natural.
http://reefkeeping.com/issues/2004-07/sp/feature/index.htm
http://www.ultimatereef.com/articles/marinevelvet/


Obrigado pelos artigos, claro que já os tinha lido nestas últimos dias/semana. E sim também tens razão, penso que muitas vezes os peixes trazem o Amyloodinium ocellatum no interior das "guelras" sendo difícil de detectar a entrada destes parasitas nos nossos aquários.

Pedro Alves Escreveu:
Olá amigo

Eu sei o que é isso, ainda este ano perdi todos os peixes que tinha no aquário com o mesmo problema que tu.
Neste momento os peixes que compro vão para uma quarentena pura, nada de ligações ao aqua principal.


Olá Pedro, lamento saber que passaste por uma situação semelhante. Isto é muito frustrante.
Obrigado pelas dicas, mas como disse mais acima, essa até pode ser a melhor solução, mas não é a que melhor se adapta a mim e ao meu aquário neste momento.


Obrigado pelos comentários pessoal. Entretanto o móvel do novo aquário já está no sítio e daqui a pouco tiro uma foto para verem como ficou.

Um abraço
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 13/dez/2015, 19:53

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Estante BESTÅ do ikea + porta + pés.
60cm de largura por 40 de profundidade. Assentou como uma luva no espaço que tenho do lado direito do aquário.

Imagem

E também se tornou num excelente espaço para arrumação

Imagem

Já só falta o aquário
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 13/dez/2015, 22:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Estas a ver amigo, existe sempre solução para os problemas e olha que mao fica ai nada mal, e essa arrumação da sempre jeito...

Em relação aos peixes, é sempre complicado, tambem ja me aconteceu no spot antigo e é "angustiante" nao se conseguir fazer nada....

Siga em frente amigo....

Aquele abraço

Enviado do meu SM-N910F através de Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 13/dez/2015, 23:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 268
Idade:
Localização: Coimbra, Portugal
Ricardo Pinto Escreveu:
Por acaso nunca vi nenhuma maxspect razor em aquário aqui em Portugal. A única que vi foi na interzoo há uns anos. Embora subjectiva, a minha opinião é que com 2 ocean revive ficas muito melhor servido. Isto é, partindo do pressuposto que o preço de uma calha dessas maxspect é mais ou menos o preço de 2 OR


Eu uso Maxspect r420r 16000k 160w
viewtopic.php?f=7&t=4223

Mensagem 13/dez/2015, 23:42

Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Idade:
Localização: Lisboa
Meu amigo,

lamento as perdas que ocorreram no teu aquário....!

A atitude que estas a ter em fazer um aquário de quarentena, demonstra que a tua experiência esta a sofrer uma grande
evolução (muito mais do que a que ja tens), tu sabes perfeitamente que a introdução de peixes por vezes se torna num risco mt grande .!
Tipo: um tiro no escuro !!

- eu próprio ainda não superei a perda do meu Aquiles :(
desde então, prefiro me dedicar mais a corais!!

Por vezes o sucesso de manter os peixes nos nossos aquários torna-se muito difícil, tu sabes...!,
acontecem sempre situações que não encontramos justificação.

Keep up!

Nota: o teu aquário continua fantástico :ympeace:

-- Ja mudavas o teu Avatar, não ?!! =))

Abraço
Cumprimentos.

Ricardo Prata

Mensagem 14/dez/2015, 03:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Amigo Ricardo Pinto,
Lamento a perda.. é complicado. Espero nunca passar por isso...
Desejo-lhe a maior sorte daqui para a frente.
Ao ler o sucedido, já estou a ponderar em fazer algo semelhante para quarentena. Apesar de ter poucos peixes.
Abraço e força

Mensagem 14/dez/2015, 11:05

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Eu tenho uma opinião um pouco diferente que já partilhei com o Ricardo e já agora partilho aqui...
Isto é apenas a minha opinião pessoal formada ao longo dos tempos quer da minha experiencia quer de artigos que leio e experiencias de outras pessoas.

Ricardo o que escrevo em baixo não tem nada a ver com o teu caso, são pontos em geral e que eu acho de devem ser equacionados. A quarentena é boa e é um procedimento util mas não resolve tudo! Não resolve tudo se alguns dos tópicos que observo em baixo não forem respeitados, e geralmente não o são.

Eu não faço e nunca fiz quarentena... e ao longo destes anos todos nunca tive doenças nos peixes ou perdas de peixes por adoecerem, pelo menos doenças daquelas que dão para identificar visualmente. Também não me lembro de perder peixes por não comer ou por deixarem eventualmente de comer e definhar até morrer.
Acredito e guio-me por alguns principios que considero fundamentais:

- Maturação e equilibrio do aquário
- Timings de entrada dos peixes
- Respeito pela dimensão e compatibilidade das especies
- Muita e variada comida

Maturação e equilibrio do aquário.
Os aquarios levam tempo a equilibrar e a estar maturados... muitos aquariofilistas não respeitam isso e tem problemas mais cedo ou mais tarde seja com desequilibrios biologicos, quer aparecimento precoce e de longo prazo de algas, quer com o aparecimento de doenças nos peixes porque simplesmente o sistema/aqua ainda não está equilibrado para eles... e isso geralmente nota-se logo nos peixes mais sensiveis. Como regra, começo sempre com equipa de limpeza e corais e só depois de algum tempo coloco os primeiros peixes. Peixes considerados sensiveis ou "dificeis" não devem entrar antes de 6 meses e por vezes alguns nem acho que devem entrar antes do aqua ter 1 ano de vida e completamente estabilizado.

Timings de Entrada
Outro aspecto muito importante em que o pessoal falha muito. A malta não dá tempo ao aqua para estabilizar e dar a resposta depois das entradas dos peixes. Qualquer entrada de peixes num aquário gera "desequilibrio" biologico. Deve-se dar tempo ao sistema para incorporar a nova edição, as populações de bactérias acumodarem as diferenças pois ha mais comida que entra e mais porcaria que se gera no sistema. Isto leva tempo, e deve-se dar tempo ao aquário, ele irá dar uma resposta em tempo opurtuno para que voltemos a colocar outro peixe e mais outro.
Deem tempo ao sistema, façam introduções com calma respeitando estes timings e menores probabilidades terão em ter doenças.

Respeito pela dimensão e compatibilidade das especies
Tamanho dos peixes, tamanho que terão no futuro vs o aqua que possuimos, compatibilidade entre especies, tudo isso é importante e a maioria das pessoas ignora, ou se não ignora, arrisca. Aqui neste ponto tambem se geram muitos problemas... é sempre só mais um peixe, é sempre mais um cirurgião que não faz mal pois é pequeno, é colocarem 20 peixes onde só deviam estar 10, ou colocar 5 cirurgiões onde só deviam estar um, no máximo dois. Geralmente o pessoal não está minimamente informado dos minimos olimpicos que cada especie vai ter em adulto, e isso é muito importante.
Por exemplo, a maioria dos cirurgiões ou siganus chegariam em adulto em aquario a dimensões entre 20 a 35cm, alguem se importa com isso? Quantos cirurgiões e raposas já viram com estas dimensões em aquário?? Contam-se pelos dedos... os aquarios estão tão superlotados que a maioria morre pelo caminho por este ou aquele motivo e a culpa é do aquariofilista e não é de mais ninguem, muito menos dos peixes!!

Muita e variada comida
Deve-se variar o mais possivel e tentar imitar a dieta que os nossos peixes tem no oceano. Por exemplo 80% da dieta de um cirurgião são algas mas a maioria da malta não lhes dá a quantidade que eles comem num dia nem sequer num mês, ou simplesmente não lhes dão algas. Acredito que peixes gordos e saudaveis raramente morrem por doenças, ainda que algum novo peixe as traga. Geralmente apanham a doença, mas como estão muito saudaveis, acabam por a combater e vingar. Se o sistema estiver maturado, os peixes gordos e saudáveis, com espaço e sem stress constante é muito dificil adoecerem, e menos ainda morrerem pois recuperam facil, tem condições para tal.

A quarentena ajuda mas não resolve tudo. Exemplo: Os peixes podem estar bem na quarentena e depois entram para o aquário. Se o aquariofilista não respeitou alguns dos pontos atrás mencionados mais cedo ou mais tarde vai haver problemas e alguns peixes vão-se recentir. Assim sendo, na minha opinião é sempre melhor manter boas práticas, respeitando os pontos atrás referidos e se quiserem ainda aumentar mais o sucesso, instalar uma quarentena que é mais um ponto a favor, mas não pensem que resolve tudo e que nunca mais terão doenças.

Podem sempre apontar excepções... fulano tal tem 30 peixes em 300 litros com sucesso, mas comparem os casos de sucesso (que são regra geral excepções!!) com os casos de insucesso. E já agora verifiquem á quanto tempo tem os 30 peixes em 300 litros e quantos peixes moreram ou morrem entretanto.

Mensagem 15/dez/2015, 09:04

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :D ,

Marco Madeira Escreveu:
Eu tenho uma opinião um pouco diferente que já partilhei com o Ricardo e já agora partilho aqui...
Isto é apenas a minha opinião pessoal formada ao longo dos tempos quer da minha experiencia quer de artigos que leio e experiencias de outras pessoas.

Ricardo o que escrevo em baixo não tem nada a ver com o teu caso, são pontos em geral e que eu acho de devem ser equacionados. A quarentena é boa e é um procedimento util mas não resolve tudo! Não resolve tudo se alguns dos tópicos que observo em baixo não forem respeitados, e geralmente não o são.

Eu não faço e nunca fiz quarentena... e ao longo destes anos todos nunca tive doenças nos peixes ou perdas de peixes por adoecerem, pelo menos doenças daquelas que dão para identificar visualmente. Também não me lembro de perder peixes por não comer ou por deixarem eventualmente de comer e definhar até morrer.
Acredito e guio-me por alguns principios que considero fundamentais:

- Maturação e equilibrio do aquário
- Timings de entrada dos peixes
- Respeito pela dimensão e compatibilidade das especies
- Muita e variada comida

Maturação e equilibrio do aquário.
Os aquarios levam tempo a equilibrar e a estar maturados... muitos aquariofilistas não respeitam isso e tem problemas mais cedo ou mais tarde seja com desequilibrios biologicos, quer aparecimento precoce e de longo prazo de algas, quer com o aparecimento de doenças nos peixes porque simplesmente o sistema/aqua ainda não está equilibrado para eles... e isso geralmente nota-se logo nos peixes mais sensiveis. Como regra, começo sempre com equipa de limpeza e corais e só depois de algum tempo coloco os primeiros peixes. Peixes considerados sensiveis ou "dificeis" não devem entrar antes de 6 meses e por vezes alguns nem acho que devem entrar antes do aqua ter 1 ano de vida e completamente estabilizado.

Timings de Entrada
Outro aspecto muito importante em que o pessoal falha muito. A malta não dá tempo ao aqua para estabilizar e dar a resposta depois das entradas dos peixes. Qualquer entrada de peixes num aquário gera "desequilibrio" biologico. Deve-se dar tempo ao sistema para incorporar a nova edição, as populações de bactérias acumodarem as diferenças pois ha mais comida que entra e mais porcaria que se gera no sistema. Isto leva tempo, e deve-se dar tempo ao aquário, ele irá dar uma resposta em tempo opurtuno para que voltemos a colocar outro peixe e mais outro.
Deem tempo ao sistema, façam introduções com calma respeitando estes timings e menores probabilidades terão em ter doenças.

Respeito pela dimensão e compatibilidade das especies
Tamanho dos peixes, tamanho que terão no futuro vs o aqua que possuimos, compatibilidade entre especies, tudo isso é importante e a maioria das pessoas ignora, ou se não ignora, arrisca. Aqui neste ponto tambem se geram muitos problemas... é sempre só mais um peixe, é sempre mais um cirurgião que não faz mal pois é pequeno, é colocarem 20 peixes onde só deviam estar 10, ou colocar 5 cirurgiões onde só deviam estar um, no máximo dois. Geralmente o pessoal não está minimamente informado dos minimos olimpicos que cada especie vai ter em adulto, e isso é muito importante.
Por exemplo, a maioria dos cirurgiões ou siganus chegariam em adulto em aquario a dimensões entre 20 a 35cm, alguem se importa com isso? Quantos cirurgiões e raposas já viram com estas dimensões em aquário?? Contam-se pelos dedos... os aquarios estão tão superlotados que a maioria morre pelo caminho por este ou aquele motivo e a culpa é do aquariofilista e não é de mais ninguem, muito menos dos peixes!!

Muita e variada comida
Deve-se variar o mais possivel e tentar imitar a dieta que os nossos peixes tem no oceano. Por exemplo 80% da dieta de um cirurgião são algas mas a maioria da malta não lhes dá a quantidade que eles comem num dia nem sequer num mês, ou simplesmente não lhes dão algas. Acredito que peixes gordos e saudaveis raramente morrem por doenças, ainda que algum novo peixe as traga. Geralmente apanham a doença, mas como estão muito saudaveis, acabam por a combater e vingar. Se o sistema estiver maturado, os peixes gordos e saudáveis, com espaço e sem stress constante é muito dificil adoecerem, e menos ainda morrerem pois recuperam facil, tem condições para tal.

A quarentena ajuda mas não resolve tudo. Exemplo: Os peixes podem estar bem na quarentena e depois entram para o aquário. Se o aquariofilista não respeitou alguns dos pontos atrás mencionados mais cedo ou mais tarde vai haver problemas e alguns peixes vão-se recentir. Assim sendo, na minha opinião é sempre melhor manter boas práticas, respeitando os pontos atrás referidos e se quiserem ainda aumentar mais o sucesso, instalar uma quarentena que é mais um ponto a favor, mas não pensem que resolve tudo e que nunca mais terão doenças.

Podem sempre apontar excepções... fulano tal tem 30 peixes em 300 litros com sucesso, mas comparem os casos de sucesso (que são regra geral excepções!!) com os casos de insucesso. E já agora verifiquem á quanto tempo tem os 30 peixes em 300 litros e quantos peixes moreram ou morrem entretanto.


É isto ... nem mais nem menos ...

A quarentena não vai erradicar a doença até porque há quem defenda que a maior parte delas são endémicas ... Estão sempre no peixe.

A quarentena é fundamental para mim mais para os habituar a comer, recuperar de todo o stress a que estão sujeitos no transporte e ajudar na ambientação do peixe pois as condições a que são mantidos em loja são bastante diferentes das que são mantidas nos nossos aquários.

Tenho quarentena e estou a fazê-la neste aquário, mas não faço medicação nenhuma ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 16/dez/2015, 01:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 59
Idade: 60
Localização: ÉVORA
Boas

Ligar o ozono ou UV durante uns dias , logo após a entrada de peixes, pode ser uma boa solução.

Qual a vossa opinião ?

Mensagem 18/dez/2015, 01:48

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Marco,

Como sabes, partilho completamente da tua opinião. Só me arrependo de não ter levado mais a sério o teu aviso neste tópico. Eu até estava consciente disso.... Mas os polilepis.... Os polilepis foram a tempestade perfeita. Foi tão fácil eu cair no erro, era irresistível. A tentação era forte demais. Claro que agora, gato escaldado de água fria tem medo.

Acho que vou utilizar o aquário lateral apenas como suporte na adaptação dos peixes, não vou utilizar a quarenta pura. É como dizes Rui, estas doenças são endémicas, e provavelmente este parasitas são comensais dos nossos peixes e, portanto, vão existir sempre nos aquários à espera dos desequilíbrios. Para não stressar mais os peixes e a mim, vou só colocar os peixes à parte no aquário , até para os alimentar melhor e não stressarem tanto os outros peixes.

Carlos Marques,
Pensei no ozono ou UV. Acho que isso pode ter também um papel preventivo ou até mesmo no controlo de doenças, mas não há nada que consiga emendar erros destes como o que eu fiz.

Entretanto, para eu não desmotivar, esteve cá o meu "obi wan kenobi" dos projectos diy, o Carlos Basaloco, e estivemos a finalizar a Sump com alguns acabamentos. Ainda não considero que esteja terminada, faltam ainda alguns detalhes, mas para já ficou assim....

Imagem
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 18/dez/2015, 10:37

Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Idade:
Localização: Lisboa
=))

Tudo bonitinho....
Cumprimentos.

Ricardo Prata

Mensagem 18/dez/2015, 10:48

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Carlos J Marques Escreveu:
Boas

Ligar o ozono ou UV durante uns dias , logo após a entrada de peixes, pode ser uma boa solução.

Qual a vossa opinião ?


Não me parece .... mas fazer passar toda a água desse aquário lateral para o display por uma UV enquanto os peixes novos forem introduzidos já me parece aceitável! Pelo menos minimiza a passagem de trofontes para o Display.

Tá bonitinha a SUMP ... Ainda não está nivel Prata ... mas tá muito próximo! :D

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron