Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Reef do Mucifal

Reef do Mucifal

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 10/nov/2015, 19:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 48
Idade:
Localização: Vila Nova de Santo André
Tiago Grego Escreveu:
Para já o branqueamento parou, ou pelo menos parece. Será que o contacto com uma anémona também pode produzir tecido branco?

Vejamos, o que vai acontecer. Entretanto nova tpa e já tenho o kh a 8.

Abraços



Sent from my iPhone using Tapatalk



Olá Tiago

A zona de contacto de um coral com uma anémona fica queimada...daí branquear em consequência da morte dos pólipos e tecidos envolventes.

Um abraço
Jorge Neves

Mensagem 10/nov/2015, 22:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
cjorgene Escreveu:
Tiago Grego Escreveu:
Para já o branqueamento parou, ou pelo menos parece. Será que o contacto com uma anémona também pode produzir tecido branco?

Vejamos, o que vai acontecer. Entretanto nova tpa e já tenho o kh a 8.

Abraços



Sent from my iPhone using Tapatalk



Olá Tiago

A zona de contacto de um coral com uma anémona fica queimada...daí branquear em consequência da morte dos pólipos e tecidos envolventes.

Um abraço
Jorge Neves


Obrigado Jorge, e será que vai regenerar ou nunca mais recuperar nesse local??

Abraços.

Mensagem 11/nov/2015, 12:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 48
Idade:
Localização: Vila Nova de Santo André
Tiago Grego Escreveu:
cjorgene Escreveu:
Tiago Grego Escreveu:
Para já o branqueamento parou, ou pelo menos parece. Será que o contacto com uma anémona também pode produzir tecido branco?

Vejamos, o que vai acontecer. Entretanto nova tpa e já tenho o kh a 8.

Abraços



Sent from my iPhone using Tapatalk



Olá Tiago

A zona de contacto de um coral com uma anémona fica queimada...daí branquear em consequência da morte dos pólipos e tecidos envolventes.

Um abraço
Jorge Neves


Obrigado Jorge, e será que vai regenerar ou nunca mais recuperar nesse local??

Abraços.



Bom dia Tiago

Se tiver sido mesmo por contacto com anémona,depois de deixar de haver esse contacto,os tecidos adjacentes acabam por cobrir a zona branqueada.

Um abraço
Jorge Neves

Mensagem 12/nov/2015, 23:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
cjorgene Escreveu:
Tiago Grego Escreveu:
cjorgene Escreveu:
[quote="Tiago Grego"]Para já o branqueamento parou, ou pelo menos parece. Será que o contacto com uma anémona também pode produzir tecido branco?

Vejamos, o que vai acontecer. Entretanto nova tpa e já tenho o kh a 8.

Abraços



Sent from my iPhone using Tapatalk



Olá Tiago

A zona de contacto de um coral com uma anémona fica queimada...daí branquear em consequência da morte dos pólipos e tecidos envolventes.

Um abraço
Jorge Neves


Obrigado Jorge, e será que vai regenerar ou nunca mais recuperar nesse local??

Abraços.



Bom dia Tiago

Se tiver sido mesmo por contacto com anémona,depois de deixar de haver esse contacto,os tecidos adjacentes acabam por cobrir a zona branqueada.

Um abraço
Jorge Neves[/quote]

Obrigado Jorge Neves, o coral já voltou ao normal.

Atualizando fiz testes e fosfatou voltar a zerar, o problema reside mesmo no KH, 6-6,5, mesmo repondo todos os dias 3 colheres de chá em 2 litros de osmose, devo estar a ter consumos elevados, entretanto já estou a magicar um reator diy para manter o KH com kalkwasser. Neste momento estou a dosear 4 colheres de chá em dois litros de água.

Abraços
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 13/nov/2015, 13:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá Tiago,

Duas colheres de chá, de quê?
Se for de bicarbonato, ou de hidróxido de cálcio, aconselho-te a verificar se o teste de Kh está bom, pois não é provável que esse aquário, com esses corais tenha esse tipo de consumo.

Para além disso, 6-6,5 de Kh, não é preocupante, embora 7-8 fosse melhor.

Leva a água a uma loja e confirma esses valores.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 13/nov/2015, 13:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
César Silvério Escreveu:
Olá Tiago,

Duas colheres de chá, de quê?
Se for de bicarbonato, ou de hidróxido de cálcio, aconselho-te a verificar se o teste de Kh está bom, pois não é provável que esse aquário, com esses corais tenha esse tipo de consumo.

Para além disso, 6-6,5 de Kh, não é preocupante, embora 7-8 fosse melhor.

Leva a água a uma loja e confirma esses valores.

Abraço


UPPS Desculpa colheres de café, daquelas banais "aproveitadas" nos estabelecimentos comerciais... LOL.

Mas achas muito, qual a quantidade que achas razoável???
Será do kalk que já vai no fim da embalagem que tenha perdido o efeito por estar muitas vezes em contacto com o ar??

Abraços.

Mensagem 13/nov/2015, 19:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá outra vez,

Mesmo colheres de café, parece-me muito para um aquário pequeno e com poucos SPSs; sugiro que verifiques se o teste está bom.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 07/dez/2015, 23:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Boas a todos, por aqui tudo bem, nutrientes a zero, KH, ph, mg e ca, estáveis, e acho que vou ter crescimento no frag do concurso, pelo que não podia estar melhor face ao nível de iniciação.

Ainda tenho uma anémona para despachar..... Imagem

Agora o meu filtro biológico está a bombar, balde cheio de areão, rocha viva e caulerpa, entretanto apareceram novas espécies de algas, muito comuns no nosso mar, tipo alface. Bem sei que são estas algas todas que consomem os phosfatos e outros parâmetros, mas acho que como está tudo porreiro vou continuar e fazer uma ligeira "poda".

Imagem

Abraços .


Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 08/dez/2015, 16:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Idade: 46
Localização: Lisboa
Viva Tiago.

E boa ideia filtrarés a água do mar antes de por dentro do Aqua. Despeja-lá para dentro da filter socket é mais q suficiente.

Abraco
Sérgio Magro Jacinto
A experiência é obtida imediatamente após ter sido necessária!

Mensagem 10/dez/2015, 23:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Boas a todos,

Vamos às novidades, 1º instalei uma reposição automática, para alimentar um reactor de kalkwasser diy. 2ª preciso de uns conselhos da malta mais experiente devido a uns acontecimentos actuais no meu reef.

Coralina tem aumentado bastante e tem ocorrido uns aparecimentos de "estruturas" calcárias em diversas rochas, esta da foto é a maior.
Imagem
A pergunta da praxe (tipo MARIA) é, será normal????

Como já havia reportado, o crescimento de algas na minha sump está em ritmo bastante acelerado no que diz respeito à alga tipo "alface", tenho o PO4 indetectável assim como o NO3, devo podar ou tentar eliminar as algas tipo alface? Tenho 10hr de ciclo de luz na sumo, devo reduzir para tentar controlar o crescimento das algas e talvez levantar os níveis de PO4.
Imagem
Na realidade as algas no tanque principal estão a desaparecer por completo, pelo que estou na dúvida a cerca do que devo fazer, o mais certo é experimentar podar as alfaces, mas gostava de ouvir umas opiniões.

Imagem

Abraços.

Mensagem 30/dez/2015, 13:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Bom dia,

Amigos ando com uma luta de newbies... Não consigo subir o kh, estou a dosear kalk em doses grandes, num reactor kalk e não sobe além dos 6,5 - 6,7. Depois de ler um pouco percebi que o cálcio está directamente ligado com o KH, e o meu cálcio está a 520, pelo que li e pela calculadora online (http://reef.diesyst.com/chemcalc/chemcalc.html) , vou dosear cerca de 14gr de ENO (BICARBONATO DE SÓDIO) divida em 3 doses para subir o kh e "obrigar" o cálcio a precipitar.

Estarei correcto? Não quero prejudicar mais os corais com alterações malucas. A verdade é que mesmo com este kh estável mas baixo, a coralina cresce muito e faz estruturas dignas de corais, mas a acropora co concurso já morreu mais de 50%, vejo muitos poucos pólipos. :(.

Digam se devo ou não dosear "ENO" .... ;)

Abraços e boas Festas

Mensagem 30/dez/2015, 15:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Tiago Grego Escreveu:
Bom dia,

Amigos ando com uma luta de newbies... Não consigo subir o kh, estou a dosear kalk em doses grandes, num reactor kalk e não sobe além dos 6,5 - 6,7. Depois de ler um pouco percebi que o cálcio está directamente ligado com o KH, e o meu cálcio está a 520, pelo que li e pela calculadora online (http://reef.diesyst.com/chemcalc/chemcalc.html) , vou dosear cerca de 14gr de ENO (BICARBONATO DE SÓDIO) divida em 3 doses para subir o kh e "obrigar" o cálcio a precipitar.

Estarei correcto? Não quero prejudicar mais os corais com alterações malucas. A verdade é que mesmo com este kh estável mas baixo, a coralina cresce muito e faz estruturas dignas de corais, mas a acropora co concurso já morreu mais de 50%, vejo muitos poucos pólipos. :(.

Digam se devo ou não dosear "ENO" .... ;)

Abraços e boas Festas



Olá Tiago,

Eno???????????????

Para quê? Penso que o Eno, para além de bicarbonato de sódio, contém outros elementos (ácido acetilsalicílico?? e outros), que não me parecem ser boas coisas para o aquário.

Porquê não ir à farmácia e comprar uma embalagem de 500 gramas de bicarbonato de sódio? Certamente mais seguro e mais económico.

O ph irá descer ligeiramente (no médio prazo), mas nada de grave.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 30/dez/2015, 15:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
César Silvério Escreveu:
Tiago Grego Escreveu:
Bom dia,

Amigos ando com uma luta de newbies... Não consigo subir o kh, estou a dosear kalk em doses grandes, num reactor kalk e não sobe além dos 6,5 - 6,7. Depois de ler um pouco percebi que o cálcio está directamente ligado com o KH, e o meu cálcio está a 520, pelo que li e pela calculadora online (http://reef.diesyst.com/chemcalc/chemcalc.html) , vou dosear cerca de 14gr de ENO (BICARBONATO DE SÓDIO) divida em 3 doses para subir o kh e "obrigar" o cálcio a precipitar.

Estarei correcto? Não quero prejudicar mais os corais com alterações malucas. A verdade é que mesmo com este kh estável mas baixo, a coralina cresce muito e faz estruturas dignas de corais, mas a acropora co concurso já morreu mais de 50%, vejo muitos poucos pólipos. :(.

Digam se devo ou não dosear "ENO" .... ;)

Abraços e boas Festas



Olá Tiago,

Eno???????????????

Para quê? Penso que o Eno, para além de bicarbonato de sódio, contém outros elementos (ácido acetilsalicílico?? e outros), que não me parecem ser boas coisas para o aquário.

Porquê não ir à farmácia e comprar uma embalagem de 500 gramas de bicarbonato de sódio? Certamente mais seguro e mais económico.

O ph irá descer ligeiramente (no médio prazo), mas nada de grave.

Abraço


Escrevi antes de consultar a bula do ENO, lol, mas vou seguir o teu conselho.

Obrigado.


Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 09/jan/2016, 22:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Imagem
Imagem

Assim vai o meu reef.

Abraços .


Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 24/fev/2016, 19:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Boa tarde,

Amigos, o meu casal de peixes Frenatus, desovaram, alguém tem alguma ideia de alguma literatura a seguir para perceber a complexidade de tornar os pequenos ovos em peixes?? Tem problema algum para os peixes simplesmente ignora-los e andarem sempre a desovar? É que apesar da grande vontade de levar avante um genero de criação de peixes palhaço, persinto a sua dificuldade e complexidade e possivel fustração por não conseguir levar a coisa adiante e que não tenho muita vontade de andar a alterar o sistema, possivelmente poderia implementar algo na sump.

Digam de vossa justiça o que se pode fazer e as implicações para o conseguir.

Abraços.

Mensagem 29/nov/2016, 13:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Olá amigos este Setup foi retomado e em breve vou ter nova fotos para colocar. Após uma pequena incursão pelos nanos, senti muitas limitações e como consequência da não venda deste belo aquário, remontei com um layout novo e com menor impacto.

Ciclo feito venham então os corais.


Imagem

Abraços.

Mensagem 01/dez/2016, 12:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
https://vimeo.com/193864903


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Anterior

Voltar para Aquários dos Membros



cron