Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Reef do Mucifal

Reef do Mucifal

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 12/Oct/2015, 19:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Olá Tiago,
Mais uma vez parabéns pelo teu projeto e desejo-te votos de muito sucesso.

Reparei que nos teus testes da sera tens valores de NO3 e PO4 a zero ou indetermináveis.
Desculpa a franqueza mas pelas fotos tens demasiadas algas para teres valores de ULNS. Digo-te isto porque podes estar a acumular demasiados nutrientes no sistema, correndo o risco de "implosão" do mesmo.

Não sei até que ponto os testes estão a dar-te os valores certos, mas sugiro que testes com outros dentro da validade de algum conhecido teu para confirmar esses dados.

Abraço

Mensagem 12/Oct/2015, 20:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Filipe Valente Escreveu:
Olá Tiago,
Mais uma vez parabéns pelo teu projeto e desejo-te votos de muito sucesso.

Reparei que nos teus testes da sera tens valores de NO3 e PO4 a zero ou indetermináveis.
Desculpa a franqueza mas pelas fotos tens demasiadas algas para teres valores de ULNS. Digo-te isto porque podes estar a acumular demasiados nutrientes no sistema, correndo o risco de "implosão" do mesmo.

Não sei até que ponto os testes estão a dar-te os valores certos, mas sugiro que testes com outros dentro da validade de algum conhecido teu para confirmar esses dados.

Abraço

Boas e obrigado por dizeres o que achas. :)

Eu concordo contigo na questão das algas, e até do crescimento rápido da caulerpa, mas estas supostas algas não eram de todo perceptíveis com os leds (azuis na sua grande maioria) que tinha antes, a meu ver posso efectivamente ter phosfatos disfarçados no consumo das algas, mas também tenho dúvida se não é a cor dos 10000k da hqi se fazem realçar os verdes das algas, ou mesmo "alimentá-las" com este espectro.

Que teste aconselhas, para eu comprar, visto que quero dar o salto nos "corais" ???




Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 12/Oct/2015, 20:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Tiago Grego Escreveu:
Eu concordo contigo na questão das algas, e até do crescimento rápido da caulerpa, mas estas supostas algas não eram de todo perceptíveis com os leds (azuis na sua grande maioria) que tinha antes, a meu ver posso efectivamente ter phosfatos disfarçados no consumo das algas, mas também tenho dúvida se não é a cor dos 10000k da hqi se fazem realçar os verdes das algas, ou mesmo "alimentá-las" com este espectro.

Tiago,
Para a maioria das algas, além da luz que promove o seu desenvolvimento é necessário ter nutrientes. Caso um destes elementos falhe estas tendem em definhar. A alteração do espetro da luz poderá potenciar o seu crescimento, mas tal só é possível se os ditos nutrientes existirem.

Filipe Valente Escreveu:
Que teste aconselhas, para eu comprar, visto que quero dar o salto nos "corais" ???


Em relação ao PO4 aconselho vivamente adquirires um medidor digital da hanna. Em relação ao NO3, parece-me que a relação preço qualidade dos da salifert é bastante aceitável.

Abraço

Mensagem 14/Oct/2015, 23:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Filipe Valente Escreveu:
Tiago Grego Escreveu:
Eu concordo contigo na questão das algas, e até do crescimento rápido da caulerpa, mas estas supostas algas não eram de todo perceptíveis com os leds (azuis na sua grande maioria) que tinha antes, a meu ver posso efectivamente ter phosfatos disfarçados no consumo das algas, mas também tenho dúvida se não é a cor dos 10000k da hqi se fazem realçar os verdes das algas, ou mesmo "alimentá-las" com este espectro.

Tiago,
Para a maioria das algas, além da luz que promove o seu desenvolvimento é necessário ter nutrientes. Caso um destes elementos falhe estas tendem em definhar. A alteração do espetro da luz poderá potenciar o seu crescimento, mas tal só é possível se os ditos nutrientes existirem.

Filipe Valente Escreveu:
Que teste aconselhas, para eu comprar, visto que quero dar o salto nos "corais" ???


Em relação ao PO4 aconselho vivamente adquirires um medidor digital da hanna. Em relação ao NO3, parece-me que a relação preço qualidade dos da salifert é bastante aceitável.

Abraço


Boa noite,

Hoje foi dia de compras....
Imagem

Testes feitos e pumba...

PO4 - 0.00 hanna
NO3 - 0.0 salifert low range

ImagemImagem

Malta isto quer dizer que posso carregar na comida congelada, correcto???

Parece que a coisa está a correr bem, deve ser sorte porque não me parece saber....

Abraços,


Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 15/Oct/2015, 01:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Não só congelada Tiago, alias o granulado tem mais fosfato que o congelado!!

...mas sim aumenta na comida mas devagar e vai acompanhando o aumento. ;)

Mensagem 15/Oct/2015, 09:20

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas Tiago,

Coloca lá uma foto geral ...

Se o teu fundo e aquário se mantiver como a última foto que colocaste (VERDE) os valores de nitratos e fosfato não querem dizer absolutamente nada pois são as próprias algas que os estão a consumir.

Se o aquário estiver limpo de algas então sim podes começar a aumentar a "dose". Agora do quê? tu é que sabes. Comida congelada, seca, alimento para corais, aminoácidos .... "you name it"

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 15/Oct/2015, 10:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Boas Tiago.

ISTO

Joao Tomas Escreveu:
Não só congelada Tiago, alias o granulado tem mais fosfato que o congelado!!
...mas sim aumenta na comida mas devagar e vai acompanhando o aumento. ;)


e ISTO...

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas Tiago,
Coloca lá uma foto geral ...
Se o teu fundo e aquário se mantiver como a última foto que colocaste (VERDE) os valores de nitratos e fosfato não querem dizer absolutamente nada pois são as próprias algas que os estão a consumir.
Abraços,
Rui


Abraço

Mensagem 07/nov/2015, 16:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Testes da Semana.

PH = 8,5 TESTE SERA
KH = 6,5 / 7 TESTE SERA
MG = 1320 Salifert
CA 470 Salifert
NO3 = INDETERMINÁVEL Salifert
PO4 = 0,02 HANNA
Densidade 1025

Acho que o coral do concurso está a branquear pela base, que faço??? Corto para ver se escapa, ou deixo mais um bocado???
Está no aquário à mais de 15 dias sem qualquer tipo de aditivo ou comida, desde hoje estou a dar Coral Vitalizer e AminoAcid.

A única variação que detectei será o KH e a temperatura que esteve perto dos 28º.

Abraços

Mensagem 07/nov/2015, 18:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Tiago Grego Escreveu:
Testes da Semana.

PH = 8,5 TESTE SERA
KH = 6,5 / 7 TESTE SERA - Compra salifert. esses da SERA nao acho fiaveis, tenta manter o Kh acima dos 7, 6,5 já se torna muito perigoso
MG = 1320 Salifert
CA 470 Salifert - Desce o Calcio para os 400-410 pois está muito elevado para o Kh que tens
NO3 = INDETERMINÁVEL Salifert
PO4 = 0,02 HANNA
Densidade 1025


A questão é saber o porquê do RTN, pode ser por um swing rapido do Kh, uma vez que tens o Calcio muito alto pode promover a uma precipitação e os SPS não gostam nada disso. Pelos nutrientes parece-me bem, cuidado a dosear os aminos, se notares o areão muito sujo corta no amino, o vitalizer tas mais à vontade.

Mensagem 07/nov/2015, 18:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Joao Tomas Escreveu:
Tiago Grego Escreveu:
Testes da Semana.

PH = 8,5 TESTE SERA
KH = 6,5 / 7 TESTE SERA - Compra salifert. esses da SERA nao acho fiaveis, tenta manter o Kh acima dos 7, 6,5 já se torna muito perigoso
MG = 1320 Salifert
CA 470 Salifert - Desce o Calcio para os 400-410 pois está muito elevado para o Kh que tens
NO3 = INDETERMINÁVEL Salifert
PO4 = 0,02 HANNA
Densidade 1025


A questão é saber o porquê do RTN, pode ser por um swing rapido do Kh, uma vez que tens o Calcio muito alto pode promover a uma precipitação e os SPS não gostam nada disso. Pelos nutrientes parece-me bem, cuidado a dosear os aminos, se notares o areão muito sujo corta no amino, o vitalizer tas mais à vontade.



Como desço o calcio??? com TPA??

Mensagem 07/nov/2015, 19:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Oi Tiago,

Sim, consegues baixar o Ca com TPA's.
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 07/nov/2015, 19:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Consegues 1 foto da base do coral!?

Abc
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 07/nov/2015, 20:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Imagemhsga

Imagem

Aqui está o dito, e em outros vejo pontas brancas no topo, parece que vai ser desastre....

Helder Ferreira Escreveu:
Consegues 1 foto da base do coral!?

Abc


Abraços.


Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 07/nov/2015, 21:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Tiago Grego Escreveu:
Filipe Valente Escreveu:
Tiago Grego Escreveu:
Eu concordo contigo na questão das algas, e até do crescimento rápido da caulerpa, mas estas supostas algas não eram de todo perceptíveis com os leds (azuis na sua grande maioria) que tinha antes, a meu ver posso efectivamente ter phosfatos disfarçados no consumo das algas, mas também tenho dúvida se não é a cor dos 10000k da hqi se fazem realçar os verdes das algas, ou mesmo "alimentá-las" com este espectro.

Tiago,
Para a maioria das algas, além da luz que promove o seu desenvolvimento é necessário ter nutrientes. Caso um destes elementos falhe estas tendem em definhar. A alteração do espetro da luz poderá potenciar o seu crescimento, mas tal só é possível se os ditos nutrientes existirem.

Filipe Valente Escreveu:
Que teste aconselhas, para eu comprar, visto que quero dar o salto nos "corais" ???


Em relação ao PO4 aconselho vivamente adquirires um medidor digital da hanna. Em relação ao NO3, parece-me que a relação preço qualidade dos da salifert é bastante aceitável.

Abraço


Boa noite,

Hoje foi dia de compras....
Imagem

Testes feitos e pumba...

PO4 - 0.00 hanna
NO3 - 0.0 salifert low range

ImagemImagem

Malta isto quer dizer que posso carregar na comida congelada, correcto???

Parece que a coisa está a correr bem, deve ser sorte porque não me parece saber....

Abraços,


Sent from my iPhone using Tapatalk



Boas,

Atenção o teste de no3 deve ser visto por cima e se não aparecer cor deve ser visto pela frente e dividir por 10. Não quer dizer que tenhas 0 podes ter 0.2; 0.5 , 1 ou mesmo 2. Lê as instruções.


Abraço
Miguel

Mensagem 07/nov/2015, 21:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Miguel Pinho Escreveu:
Tiago Grego Escreveu:
Filipe Valente Escreveu:
Tiago Grego"]Eu concordo contigo na questão das algas, e até do crescimento rápido da caulerpa, mas estas supostas algas não eram de todo perceptíveis com os leds (azuis na sua grande maioria) que tinha antes, a meu ver posso efectivamente ter phosfatos disfarçados no consumo das algas, mas também tenho dúvida se não é a cor dos 10000k da hqi se fazem realçar os verdes das algas, ou mesmo "alimentá-las" com este espectro.

Tiago,
Para a maioria das algas, além da luz que promove o seu desenvolvimento é necessário ter nutrientes. Caso um destes elementos falhe estas tendem em definhar. A alteração do espetro da luz poderá potenciar o seu crescimento, mas tal só é possível se os ditos nutrientes existirem.

[quote="Filipe Valente Escreveu:
Que teste aconselhas, para eu comprar, visto que quero dar o salto nos "corais" ???


Em relação ao PO4 aconselho vivamente adquirires um medidor digital da hanna. Em relação ao NO3, parece-me que a relação preço qualidade dos da salifert é bastante aceitável.

Abraço


Boa noite,

Hoje foi dia de compras....
Imagem

Testes feitos e pumba...

PO4 - 0.00 hanna
NO3 - 0.0 salifert low range

ImagemImagem

Malta isto quer dizer que posso carregar na comida congelada, correcto???

Parece que a coisa está a correr bem, deve ser sorte porque não me parece saber....

Abraços,


Sent from my iPhone using Tapatalk



Boas,

Atenção o teste de no3 deve ser visto por cima e se não aparecer cor deve ser visto pela frente e multiplicar por 10. Não quer dizer que tenhas 0 podes ter 0.5 , 1 ou mesmo 2. Lê as instruções.


Abraço
Miguel[/quote]

Vi o teste no modo low range, visto de lado para ampliar e mesmo assim nada de cor. Entretanto fui ver no YouTube um gajo a testar cálcio e reparei que estava a cometer um erro com o último reagente, eu enchia a seringa com 1,0ml sem a ponta rosa, e depois é que a colocava, acontece que tinha um espaço em vazio, logo perdia de ex-editora cerca de 0,05ml, esta diferença faz com que tenha o cálcio porteio e a cerca de 420. No entanto o problema continua, vou fazer uma tpa, ver e aguardar.

Abraços e obrigado pelas ajudas.


Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 08/nov/2015, 19:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Olá Miguel, o branqueamento estagnou!?
Se ele progredir julgo que o melhor será fragar acima no branqueamento.
Mas pode ser que alguém tenha uma opinião diferente e que te possa ajudar a resolver o problema.
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 08/nov/2015, 19:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Para já o branqueamento parou, ou pelo menos parece. Será que o contacto com uma anémona também pode produzir tecido branco?

Vejamos, o que vai acontecer. Entretanto nova tpa e já tenho o kh a 8.

Abraços



Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 08/nov/2015, 21:07

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Cuidado com essas variações no KH.

Os corais não gostam nada disso. Mesmo nada.

Posso dizer-te que o meu KH está sempre a 7.7/8 dKH e não varia. Grande parte do sucesso de um aquário com SPS é a estabilidade de parâmetros.

Uma variação no KH de 1.5 ou 2 pode parar imediatamente o crescimento de qualquer coral e depois precisas de um a dois meses para voltar ao crescimento constante.

SPS = Stability Promotes Success ... a Estabilidade promove o sucesso :D :D :D

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 09/nov/2015, 13:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Cuidado com essas variações no KH.

Os corais não gostam nada disso. Mesmo nada.

Posso dizer-te que o meu KH está sempre a 7.7/8 dKH e não varia. Grande parte do sucesso de um aquário com SPS é a estabilidade de parâmetros.

Uma variação no KH de 1.5 ou 2 pode parar imediatamente o crescimento de qualquer coral e depois precisas de um a dois meses para voltar ao crescimento constante.

SPS = Stability Promotes Success ... a Estabilidade promove o sucesso :D :D :D

Abraços,
Rui


Não está fácil de controlar com a reposição com kalk, tens algum método ou sabes de alguma formula tipo calculadora, eu até agora estou a seguir uma colher de café por cada litro de reposição. o meu aqua leva 3 litros por dia de reposição que faço eu ao fim do dia um pouco antes de se apagarem as luzes. Com esta ultima frase ocorreu-me um problema, e quando for de férias???? Tenho mesmo de arranjar um sistema de auto reposição. As bombas não vão ao ar com o kalk dissolvido na água de reposição??

Cumprimentos,

Mensagem 09/nov/2015, 13:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas Tiago

Sim vão... o melhor é mesmo um reactor de kalk alimentado pela reposição de água.

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron