Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros aquario do nuno

aquario do nuno

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 02/jul/2012, 11:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
ola a todos

so a pouco tempo soube da existencia deste forum e pelo o ke ja pesquisei parece me ser muito bom.

iniciei me nos aquarios de agua salgada em setembro do ano passado com um red sea 130, para aprender (pouco) mas foi mt bom.

em abril deste ano decidi me aventurar num aquario maior um aquario de 150x60x60 realmente muito maior,eu gosto de corais mais ainda gosto mais de ver um aquario cheio de peixes lindissimos a passear pelo o aquario.

como eu sou de evora tem sido muito dificil de aprender porque nao existe nenhuma loja de salgados na zona,por isso gostava muito da vossa ajuda para ter um bom reef.

o ciclo ja vai em 15 dias usei stress zyme para acelerar o ciclo ,hoje devo fazer uns testes mas acho que so faço a mudanca dos vivos do meu antigo aquario para o novo daki a uma semana.


fica aqui o setup:

aquario - 150x60x60 - comprado
movel apoiado numa estrutura - comprado
sump - 100x50x50 - comprado
escumador - comprado
iluminacao - 3 calhas aqualed light - encomendado
bomba de reposiçao - eheim 3000 - comprado
bomba de circulaçao - vortech mp40 mas vai ser dificil para devido ao seu custo
areia - comprei 15kg de uma areia fina no planet fish ms talvez precise de mais 5kg
rocha viva - 20kg de rocha viva comprado e mais 10kg de rocha viva do meu antigo aquario

Imagem

Imagem

Imagem

tive um problema com a sump,as divisorias eram altas de mais e quando colocava o escumador ati ele ficava todo dentro de agua e isso nao era o mais indicado por isso recorri a azuleijos para subir o escumador, sei que nao fca bonito e espero que nao faça mal, os azuleijos depressa se tira e leva .


Imagem


Imagem

Mensagem 02/jul/2012, 12:03

Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boas

so a pouco tempo soube da existencia deste forum e pelo o ke ja pesquisei parece me ser muito bom.


o forum é novo,por isso não poderias saber a muito tempo :)

acho que tens ai umas boas medidas para dar certo

bom aquário
bom escumador
circulação por agora chega e depois a qualquer altura dá para modificar
eliminação dá perfeitamente para peixes e alguns poucos moles que é o que parece que gostas

eu tirava esses azulejos e metia esferovite,sei que flutua, mas com o peso do escumador mantem-se no fundo e sei que é inerte,quanto aos azulejos não tenho essa certeza


.
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Mensagem 02/jul/2012, 15:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Como disse o Mota, tira esses azulejos.
Pode ter algo que passa para a água e podes ter problemas.

Quanto ao resto, tens bom material e agora é só ir devagar. Pensa bem no tipo de corais e peixes que queres manter e investiga sobre eles. Não compres nada por impulso!

Qualquer dúvida é só colocar aqui!

Boa sorte!
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 02/jul/2012, 15:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas ...

Como foi dito tens ai bom material e tudo para isso dar certo ...

Quanto ao escumador faz como te disseram retira esses azulejos porque podem ter algo que te estrague a água , caso não queiras meter esferovite, bastava tirares o vidro da sump que está mais alto, ficavas com mais espaço e com a altura certa para o escumador , penso eu de que , uma vez que esse vidro que tens mais alto, não está ai a fazer nada, na minha opinião , só te vai estorvar um dia mais tarde se precisares de meter reatores , e outras coisas dentro da sump ...

abraço ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 02/jul/2012, 17:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
Ola a todos

Realmente eu ja tinha pensado em tirar um dos vidros mas nao sei com faria isso,aquilo parece tar tao bem agarrado.
Em relacao ao esferovite e uma boa ideia e posso aproveitar o ke vinha no escumador

Mensagem 02/jul/2012, 18:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Não custa nada amigo ... Uma lamina de X-acto, cortas de um lado do vidro , cortas do outro , e depois repetes o processo no lado oposto, é muito fácil acredita ...
Depois para retirares o resto de silicone, com a lamina mas so mesmo com a lâmina raspas cuidadosamente, que sai tudo, já fiz isto a uma e ficou impec, não podes querer cortar tudo a primeira, pode ser preciso duas ou 2 passagens , mas que corta corta, afinal de contas é silicone :D :D ...


Abraço ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 02/jul/2012, 19:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
obrigado pelo o conselho :-bd
eu ja m vou ali aventurar a ver se corto o silicone mas parece me ke vai ser dificil porque os vidros estao mtperto um dos outros .

Mensagem 02/jul/2012, 20:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Mas mesmo perto, penso que consegues ... E ficas com muito mais espaço ai no compartimento onde tens o escumador ..., se nao couber o x-acto, tiras a lamina, e enrrolas um pano a volta e cortas ...

Anraço e depois posta fotos desse escumador com espaço para escumar ... :D :D


Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 03/jul/2012, 15:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
ola amigos

bem depois de uma grande batalha ( pensei em ir a um supermercado e comprar um aquario par fazer de sump),la consegui vencer a batalha do silicone :-bd

http://img337.imageshack.us/img337/2484 ... 152217.jpg


ja agora um duvida , acham ke devo utilizar alguma tipo Carvão Ativado ou ceramicas?

Mensagem 03/jul/2012, 19:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
:D agora sim os azulejos estão no sitio certo , cá fora ...
Esta com muito melhor aspecto e com muito mais espaço , agora era com a lamina só , raspares esse excesso de silicone que ai tens ...

Quanto ao carvão eu uso e troco de mês a mês , penso que maior,parte do pessoal usa , mas certamente que também há pessoal que nao utiliza ...

Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 03/jul/2012, 21:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
acredita que foi uma grande guerra ke tive e por isso nao tive vontade de continuar mas amanha retiro o resto que ainda l ficou .

obrigado a todos pelos os bons conselhos.

eu no meu red sea uso carvao e ainda tenho ali um saco ke nao foi usado,devo meter ja ou so quando colocar o vivos.

Mensagem 04/jul/2012, 10:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Nuno Vinha Escreveu:
ola amigos

bem depois de uma grande batalha ( pensei em ir a um supermercado e comprar um aquario par fazer de sump),la consegui vencer a batalha do silicone :-bd

http://img337.imageshack.us/img337/2484 ... 152217.jpg


ja agora um duvida , acham ke devo utilizar alguma tipo Carvão Ativado ou ceramicas?


Pode e DEVES usar carvão ativado! :D Fundamental na minha opinião e de preferência num filtro fluidizado.

Devias igualmente pensar, se estás a pensar manter alguns sps e lps e se ainda não o fizeste, num "sistema" de redução de nutrientes aliado ao escumador, como TPA (muito)frequentes, óxido de ferro, doseamento de carbono e bactérias, etc
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 08/jul/2012, 10:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
ola a todos.

estou com um problema com o meu escumador ati powercone 250i .

hoje quando acordei repaarei que o escumador nao esta a trabalhar , parece ke esta sempre a tentar reiniciar e para, ja li keum membro diz ke de x em quando a bomba tem ke se limpar , sera isso? se for como se limpa é ke as instrucoes sao todas em alemão.

obrigado

Mensagem 08/jul/2012, 14:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 122
Idade:
Nuno Vinha Escreveu:
ola a todos.

estou com um problema com o meu escumador ati powercone 250i .

hoje quando acordei repaarei que o escumador nao esta a trabalhar , parece ke esta sempre a tentar reiniciar e para, ja li keum membro diz ke de x em quando a bomba tem ke se limpar , sera isso? se for como se limpa é ke as instrucoes sao todas em alemão.

obrigado



Quando ele estiver a tentar arrancar bufa ligeiramente no tubo do ar e ve se ele arranca...quando á lavagem, convém...a gridwheel perde bastante eficiencia se nao for limpa regularmente :-s

Mensagem 08/jul/2012, 14:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
AlexandreLeite Escreveu:
Nuno Vinha Escreveu:
ola a todos.

estou com um problema com o meu escumador ati powercone 250i .

hoje quando acordei repaarei que o escumador nao esta a trabalhar , parece ke esta sempre a tentar reiniciar e para, ja li keum membro diz ke de x em quando a bomba tem ke se limpar , sera isso? se for como se limpa é ke as instrucoes sao todas em alemão.

obrigado



Quando ele estiver a tentar arrancar bufa ligeiramente no tubo do ar e ve se ele arranca...quando á lavagem, convém...a gridwheel perde bastante eficiencia se nao for limpa regularmente :-s



ele agora ja arrancou mas com mt menos força , mas como fazes para a limpar?

Mensagem 08/jul/2012, 16:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
é isto que eu tenho ke limpar ?

Imagem

Mensagem 08/jul/2012, 19:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 122
Idade:
Nuno Vinha Escreveu:
é isto que eu tenho ke limpar ?

Imagem



Boas Nuno,

Essa parte que nos mostras na imagem é o venturi da bomba...Diga-se que é bastante mais elaborado que a maioria das bombas! Tambem é importante limpares bem essa zona...parece uma peça simples e muita gente faz os seus proprios venturis para as aquabee e bombas alteradas, mas na verdade é uma parte da bomba fundamental para o seu bom rendimento!

Aquilo que tens que ter muita atençao e limpar regularmente é a grelha em forma de cilindro que esta agarrada ao veio...devera ser de cor branca ou azul claro ;) Tenta limpar com uma escova mas com cuidado pra nao a danificares... Atençao!! na grelha vai existir uma especie de resina que parecem pedras entaladas no meio da mesma....nao tentes tirar isso! É apenas isso mesmo, uma resina colocada no meio da grelha que tem por objectivo equilibrar o rotor para nao haver vibraçoes e consequentemente ruidos!

Eu tenho um Powercone 200, sao excelentes escumadores, têm é este pequeno defeito... E essa é a principal razao de eu estar a avançar com um projecto para fazer do meu 200 um escumador recirculante com aprox 1,5m de altura e com 3 aquabee 2000/1 :) o rotor de agulhas tem manutençao praticamente inexistente :p

Nuno, desculpa lá esta seca...

Um abraço,

Alexandre Leite

Mensagem 08/jul/2012, 21:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
qual seca alexandre, obrigado por toda ajuda ke me estas a dar eu estou um pouco desesperado pk nao consigo por o escumador a funcionar bem !

por acaso reparei quando tirei aquela peca preta por tras tava essa cena azul,mas pareceu me ke nao conseguia tirar dali e tb nao me pareceu nada sujo!

estou a ficar um pouco desiludido com este escumador , nao existe nenhuma informacao sobre ele e realmente chato.

neste momento ele esta a trabalhar mas esta mt frakinho.

Mensagem 08/jul/2012, 21:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
o cilindro que falas por acaso sera este?

Imagem

epa deculpem la a minha burrice

Mensagem 08/jul/2012, 23:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 122
Idade:
Nuno Vinha Escreveu:
o cilindro que falas por acaso sera este?

Imagem

epa deculpem la a minha burrice



Nuno, burrice nada ;) ninguem nasce ensinado! na verdade nao ha muita informaçao porque é um conceito "novo"...
Algo se passa com o teu escumador...Sendo o 250i deves ter uma caixinha com o regulador electronico das bolhas...mesmo tentado afina-lo assim nao tens melhoras?
Esse escumador é bom, acredita....está na garantia?

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros