Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros aquario do nuno

aquario do nuno

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 04/set/2012, 17:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
ola a todos.

depois de tantos problemas muitos dele provocados por mim, fiz o ke a malta aconselhou e deixar andar as coisas com calma sem tantas mexidas.

o aquario ja vai com mais de 3 meses e tenho entrado alguns lps e corais moles de 2 em 2 semanas e no domingo inseri um sps (montipura) ke me foi dado para experimentar, todas as semanas faco uma tpa de 20 litros com sal da tmc e ate agora estou a gostar dos resultados
3 meses depois do inicio apareceram me umas algas castanhas,nao sei se e mau sinal.

fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Mensagem 05/set/2012, 02:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 69
Idade: 54
Localização: Quinta da Beloura
Olá isso esta a evoluir de vento em popa, se calhar demasiado rápido para um aquario só com 3 meses, espera mais um pouco e deixa as coisas estabilizarem antes de começares a meter tantos vivos pois assim não tens dissabores de os perderes se der para o tordo.

Essas algas castanhas que falas em um dos sinais que o aquario ainda não está 100% maturado e são típicas do inicio e primeiros meses de aquario.

Vai actualizando e sim quanto mais tirares as mãos lá de dentro vais ver que tudo corre melhor ehehhe, mantém as tpas, eu até as espaçava um pouco mais para de 2 em 2 semanas para dar tempo a bicharada boa se desenvolver antes de na próxima semana deitares logo 20l para o lixo com bastantes microrganismos ainda em desenvolvimento, mas se vês que estas a ter bons resultados continua.

Mensagem 05/set/2012, 10:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
Baltasar Escreveu:
Olá isso esta a evoluir de vento em popa, se calhar demasiado rápido para um aquario só com 3 meses, espera mais um pouco e deixa as coisas estabilizarem antes de começares a meter tantos vivos pois assim não tens dissabores de os perderes se der para o tordo.

Essas algas castanhas que falas em um dos sinais que o aquario ainda não está 100% maturado e são típicas do inicio e primeiros meses de aquario.

Vai actualizando e sim quanto mais tirares as mãos lá de dentro vais ver que tudo corre melhor ehehhe, mantém as tpas, eu até as espaçava um pouco mais para de 2 em 2 semanas para dar tempo a bicharada boa se desenvolver antes de na próxima semana deitares logo 20l para o lixo com bastantes microrganismos ainda em desenvolvimento, mas se vês que estas a ter bons resultados continua.



ola sr baltasar

acho ke ainda devo ter ke mandar vir a ultima calha mais cedo do ke eu pensava lol.

pode parecer mt coisa para 3 meses , mas tenho adicionado de 2 em 2 semanas, depois do 1º mes de ciclo comecei a colocar alguns peixes (anthias 1 macho e 4 femeas 2 semanas depois 5 chromis viridis e so depois o naso).

so agora em agosto e ke passei para os corais, adicionei uns 4 corais moles e uns 4 LPS.

tnho feito as tps semanais de 20 litros e pensava ke era uma tpa mt pequenina para a litragem do meu aquario ,mas e claro ke vou seguir os conselhos de kem sabe e vou comecar a fazer as tpas de 15 em 15 dias.

Mensagem 05/set/2012, 16:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 69
Idade: 54
Localização: Quinta da Beloura
Nas TPA como disse se tens bons resultados como estas a fazer tudo bem, mas podes testar como digo e ver se melhora ou fica igual.

Tenta ver a noite ou quando o aquario tem menor luz que tipo de pequenos bichinhos quase microscópicos vês a mexer pois só sem luz normalmente comecam a andar pelo aquario e sump, tipo pulgas de agua mas muito mais pequenos que são copepods, anfipods, depois tens pequenos tubinhos com um linha fina meio transparente a sair de dentro e a mexer que são os spagueti worms e por ai, todos estes microrganismos são bastantes bons e é sinal que um aquario está saudável e no bom caminho.

Mensagem 05/set/2012, 20:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
Baltasar Escreveu:
Nas TPA como disse se tens bons resultados como estas a fazer tudo bem, mas podes testar como digo e ver se melhora ou fica igual.

Tenta ver a noite ou quando o aquario tem menor luz que tipo de pequenos bichinhos quase microscópicos vês a mexer pois só sem luz normalmente comecam a andar pelo aquario e sump, tipo pulgas de agua mas muito mais pequenos que são copepods, anfipods, depois tens pequenos tubinhos com um linha fina meio transparente a sair de dentro e a mexer que são os spagueti worms e por ai, todos estes microrganismos são bastantes bons e é sinal que um aquario está saudável e no bom caminho.


ok hoje a noite vou ver isso, ja vi foi umas coisas tipo minhocas a passear .

Mensagem 05/set/2012, 21:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
fica aqui uma fotos do meu aquario a noite com as fantasticas calhas da aqualedlight

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Mensagem 10/set/2012, 16:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
Ola a todos

os corais do meu aquario sao quase todos LPS e moles, nunca dei aditivos faço e tpas e ate agora tem estado tudo bem.
Acham ke eu deva dar alguns aditvos ?e ke ja sao alguns LPS.
Obrigado

Mensagem 10/set/2012, 17:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 69
Idade: 54
Localização: Quinta da Beloura
Nuno, faz testes ao cálcio, magnésio e KH antes de ires fazer a próxima TPA, tiras os valores depois fazes a TPA e ao fim de umas horas novamente os mesmos testes, comparas se os valores estão nos parâmetros normais e o que subiram em relação aos testes anteriores.

Depois na próxima TPA testes novamente antes da troca de agua, assim vês se estar já a ter consumos que justifique a adição de qualquer coisa caso os valores repostos com a TPA fiquem abaixo do normal.

Outras coisas que podes adicionar e alimento para esse tipo de corais, nomeadamente zooplâncton e também embora não seja já para os corais podes adicionar fitoplâncton pois vai fazer-te crescer mais microrganismos bons quer na rocha quer na agua.

Mensagem 12/set/2012, 14:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
ola a todos.

ontem estive a ver o aquario do sr baltazar ke esta fantastico em termos de cor e uma coisa ke reparei no meu e ke lhe falta cor,eu tenho 2 pedras enormes praticamente sem corais e gostava de perguntar ke tipo de corais lps,moles ou mesmo duros devo nas 2 pedras.
acho ke me faz falta uns vermelhos,azuis e amarelos no aquario.

obrigado

Mensagem 12/set/2012, 15:23

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Nuno Vinha Escreveu:
ola a todos.

ontem estive a ver o aquario do sr baltazar ke esta fantastico em termos de cor e uma coisa ke reparei no meu e ke lhe falta cor,eu tenho 2 pedras enormes praticamente sem corais e gostava de perguntar ke tipo de corais lps,moles ou mesmo duros devo nas 2 pedras.
acho ke me faz falta uns vermelhos,azuis e amarelos no aquario.

obrigado



Boas, se queres cores podes sempre ir para os zoanthus e ricordeas!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 12/set/2012, 15:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
realmente as ricordias sao uma boa ideia,tenho ke ver se acho ai umas a venda bem coloridas ou entao se algum membro tiver para a venda ke me diga alguma coisa.

Mensagem 15/set/2012, 00:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
ola a todos

esta semana fiz umas pequenas alteracoes no layout do aquario tentei colocar as pedras um pouco mais alta e como tinha uma grande pedra ja com algumas aptasias virei com a esperança de os meus 4 sedicaudata comerem as aptasias

adicionei a ultima calha da aqualed light fazendo as 4 calhas , 2 brancas e 2 azuis,realmente o aquario ficou mais azulado .
estou a seguir os conselhos do sr baltazar e esta semana nao fiz nenhuma tpa (faço na proxima 3 feira)

reduzi um pouco a comida dada aos peixes,de manha dou granulado e a tarde/noite dou um cubo e meio de artemia outras x mysis e rotiferos e mais outros congelados ke aki tenho,o ke tenho dado pouco e nori tenho ke comprar umas folhas.

desde ke tenho este aquario tenho feito poucos testes,tenho a mania parva de so fazer testes quando vejo algum coral mal (eu sei mania parva)por isso fiz alguns e tenho os valores um pouco incertos e acho ke perigosos.

calcio - 400 ou mais
kg - 150
ph - 8.0/8.5
no3 -10
no2 - 0.1/0.3
fosfatos - 0.5/1.0

tenho ke arranjar outros testes,este a contar gotas e chato e complicado , qual sao os mellhores e mais baratos '

Imagem

Imagem


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Mensagem 16/set/2012, 15:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas ...

Realmente esses valores dos testes estão complicados ..
Calcio , deverias ter um valor certo 400 420 440 .. Agora 400 ou mais , nao é muito de fiar,
Kg 150 será que querias dizer MG 1500 ?? Trata de acertar esses valores e arranjares uns testes precisos, da salifert são baratinhos ... Tens que andar em cima disso principalmente nesta fase, o aquário esta a ganhar cor e a crescer, e esta na altura de acertares isso e te aplicares, de resto continua com o bom trabalho ...

Abração


Sent from my iPad using Tapatalk HD
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 16/set/2012, 16:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
Paulooliveira Escreveu:
Boas ...

Realmente esses valores dos testes estão complicados ..
Calcio , deverias ter um valor certo 400 420 440 .. Agora 400 ou mais , nao é muito de fiar,
Kg 150 será que querias dizer MG 1500 ?? Trata de acertar esses valores e arranjares uns testes precisos, da salifert são baratinhos ... Tens que andar em cima disso principalmente nesta fase, o aquário esta a ganhar cor e a crescer, e esta na altura de acertares isso e te aplicares, de resto continua com o bom trabalho ...

Abração


Sent from my iPad using Tapatalk HD



ola paulo

sim tens razao tenho mesmo ke arranjar uns testes mais precisos.

vou ver se arranjo esses da salifert !

obrigado

Mensagem 19/set/2012, 12:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
Baltasar Escreveu:
Nuno, faz testes ao cálcio, magnésio e KH antes de ires fazer a próxima TPA, tiras os valores depois fazes a TPA e ao fim de umas horas novamente os mesmos testes, comparas se os valores estão nos parâmetros normais e o que subiram em relação aos testes anteriores.

Depois na próxima TPA testes novamente antes da troca de agua, assim vês se estar já a ter consumos que justifique a adição de qualquer coisa caso os valores repostos com a TPA fiquem abaixo do normal.

Outras coisas que podes adicionar e alimento para esse tipo de corais, nomeadamente zooplâncton e também embora não seja já para os corais podes adicionar fitoplâncton pois vai fazer-te crescer mais microrganismos bons quer na rocha quer na agua.



fa fiz esses 3 testes e o resultado foi este:

CA - 430
KH - 9.3
Mg - 1440

acho ke os valores estao aceitaveis , na proxima muda de agua volto a fazer novos testes.

Mensagem 22/set/2012, 16:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
ola a todos fica mais umas fotos.

o aquario tem estado estavel,as algas castanhas ja desapareceram .

Imagem

Imagem

nesta foto ve se o meu grande problema,estou com uma carrada de aptasias e nao sei o ke fazer , ja tenho 4 sedicaudatas mas eles nao lhe tocam ate um peixe folha ja arranjei,acho ke vou comprar um aparelho electrico ke dizem ke as elimina.

Imagem

Imagem

Imagem

uma pedra com dois frags sps , vamos la a ver se eles se aguentam com os leds.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

nesta foto esta uma montipora , ela veio mt branca e agora esta a passar a ser verde , isso é normal?

Imagem


volto a fazer a mesma pergunta, pessoal ke tem o imperador é possivel ter esse peixe junto com lps?

Mensagem 23/set/2012, 01:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Nuno Vinha Escreveu:
nesta foto ve se o meu grande problema,estou com uma carrada de aptasias e nao sei o ke fazer , ja tenho 4 sedicaudatas mas eles nao lhe tocam ate um peixe folha ja arranjei,acho ke vou comprar um aparelho electrico ke dizem ke as elimina.


Boas Nuno,

Pessoalmente sempre tive grandes problemas de pragas de aiptásias e experimentei dos mais diversos métodos de combate, com excepção dos nudibrânquios Berghia Sp., e o aparelho de choques elétricos, e hoje em dia só irei adoptar uma das soluções: um Chelmon Rostratus. É certo que é preciso sorte no Chelmon que arranjamos, mas quando ele se alimenta bem de comida congelada e quando pega nas aiptásias, estamos no paraíso. ;)

Já tive Lysmata Seticaudata e realmente ajudam bastante no combate das aiptásias, mas ficam sempre agumas por limpar, e eles por vezes são preguiçosos e querem mas é comida da boa (granulado, etc.). E são extremamente caros, o preço unitário, então como são ideais em grupo de 3 ou mais, é um investimento muito significativo.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 23/set/2012, 01:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
Idade: 67
Localização: Charneca de Caparica
Olá nuno, se estás com vontade de experiencias radicais, então força adquire um imperador, já tinha referido isso num comentário anterior, as aiptasias vão de certeza e os zoanthus e palythoas também, boa sorte. :D
Um abraço
Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar.

Abraço
José Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 23/set/2012, 03:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 80
Idade: 64
Localização: Açores

Boas Nuno

Em primeiro lugar parabéns pelo teu aquário, quanto ás aiptasias concordo com o Artur em tempos tb tive um problema com essas meninas e resolvi com o Chelmon.

João Jordão

Mensagem 23/set/2012, 15:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
obrigada pelas respostas amigos
talvez a opção mais segura seja o aparelho electrico ( acho ke o fragario do norte vende)
a opção que eu queria era por o peixe imperador mas la esta é como o josé diz é uma hipotese arriscada pk o meu aquario e principalmente lps e moles e ja sei ke ele gosta mt destes petiscos,eu ate estou disposto a perder os zoanthus e palythoas mas sera ke ele nao come mais nada?
ja tive um chelmon no meu antigo aquario ,ele durou 2 meses e nunca pegou numa aptasia,mas o proximo ate pode pegar !

alguem daki tem o aparelho?

ele vale a pena?

tenho mesmo ke me livrar das aptasias elas ate na areia ja estao a nascer!

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron