Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Nanito do Escritório

Nanito do Escritório

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 08/mai/2016, 14:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
:) Boa tarde, colegas de vício

Hoje, dia 8 de Maio de 2016, resolvi aproveitar alguma da tralha que por aqui tenho e a pedido de alguns viciados fazer uma (mais uma) montagem aqui no escritório. Retirei algum espaço de trabalho à "fininha" nada de transcendente apenas 2,5m x 1,70m para a casa das máquinas :D e voltei a montar um dos meus antigos aquários lá de casa, o nano ;) tem 1,90m x 0,80m x 0,65m o que deixa uma frente visível para a área de atendimento ao público de 1,80m x 0,60m e tem em conjunto com a sump temos 1200 litros de água acabadinha de colectar em Sesimbra no passado dia 02.
Entretanto aproveitei o fim-de-semana para por isto a rolar e acabou de fazer o arranque precisamente ás 13:20h deste Domingo, estive entretido a fazer as pinturas da estrutura e as ligações de ida e retorno, ligar a bomba de retorno e ensaiar para ver se não havia fugas, como o resultado foi positivo juntei duas box´s com 8 litros de Siporax na sump e deixei ligado. Neste momento só tem água, bomba de circulação e tubagens, a partir de aqui é começar a construir os equipamentos necessários e ir realizando a montagem, ainda não está definido o tipo de sistema nem o layout... temos tempo :-?
Quem me conhece sabe que sou um apaixonado do DIY e muitos dos equipamentos necessários vão ser construídos por medida e sem pressas, até porque tenho por aqui muito material sobrante de antigas montagens minhas e de clientes, o que deixa uma enorme margem de manobra para arriscar e me divertir, só de RM estamos a falar de 400kg p. ex. mais as bombas, aquecedores, niveladores, iluminação diversa e muita tralha que até já nem está actual. Por isso vou aproveitar e fazer mais uns equipamentos e vamos ver se resulta. A tentativa e erro já levou a humanidade a grandes feitos :))
Na medida do possível vou colocar fotos e vídeos da construção de alguns equipamentos e da própria montagem para transmitir conhecimentos e assim poder contribuir para que outros colegas possam também arriscar e tentar fazer sistemas sustentáveis.
Como muitos sabem nem sempre estou em Portugal devido à minha profissão e por vezes vai acontecer que vou estar muito tempo sem actualizar o tópico mas vou tentar ser o mais colaborante possível e espero que vão seguindo e criticando, que é o mais importante.
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 08/mai/2016, 16:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
nano? lol

Mensagem 08/mai/2016, 18:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 161
Idade:
Localização: lisboa
Joaquim Galinhas Escreveu:
:) Boa tarde, colegas de vício

Hoje, dia 8 de Maio de 2016, resolvi aproveitar alguma da tralha que por aqui tenho e a pedido de alguns viciados fazer uma (mais uma) montagem aqui no escritório. Retirei algum espaço de trabalho à "fininha" nada de transcendente apenas 2,5m x 1,70m para a casa das máquinas :D e voltei a montar um dos meus antigos aquários lá de casa, o nano ;) tem 1,90m x 0,80m x 0,65m o que deixa uma frente visível para a área de atendimento ao público de 1,80m x 0,60m e tem em conjunto com a sump temos 1200 litros de água acabadinha de colectar em Sesimbra no passado dia 02.
Entretanto aproveitei o fim-de-semana para por isto a rolar e acabou de fazer o arranque precisamente ás 13:20h deste Domingo, estive entretido a fazer as pinturas da estrutura e as ligações de ida e retorno, ligar a bomba de retorno e ensaiar para ver se não havia fugas, como o resultado foi positivo juntei duas box´s com 8 litros de Siporax na sump e deixei ligado. Neste momento só tem água, bomba de circulação e tubagens, a partir de aqui é começar a construir os equipamentos necessários e ir realizando a montagem, ainda não está definido o tipo de sistema nem o layout... temos tempo :-?
Quem me conhece sabe que sou um apaixonado do DIY e muitos dos equipamentos necessários vão ser construídos por medida e sem pressas, até porque tenho por aqui muito material sobrante de antigas montagens minhas e de clientes, o que deixa uma enorme margem de manobra para arriscar e me divertir, só de RM estamos a falar de 400kg p. ex. mais as bombas, aquecedores, niveladores, iluminação diversa e muita tralha que até já nem está actual. Por isso vou aproveitar e fazer mais uns equipamentos e vamos ver se resulta. A tentativa e erro já levou a humanidade a grandes feitos :))
Na medida do possível vou colocar fotos e vídeos da construção de alguns equipamentos e da própria montagem para transmitir conhecimentos e assim poder contribuir para que outros colegas possam também arriscar e tentar fazer sistemas sustentáveis.
Como muitos sabem nem sempre estou em Portugal devido à minha profissão e por vezes vai acontecer que vou estar muito tempo sem actualizar o tópico mas vou tentar ser o mais colaborante possível e espero que vão seguindo e criticando, que é o mais importante.


Quem me dera ter um nano desses!!
Vou estar atento... Acho muito boa ideia os filmes e fotografias do passo a passo para os menos experientes aprenderem!
Abraço

Mensagem 26/mai/2016, 12:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
:) Bom dia,

Vamos lá actualizar as coisas em relação ao sistema, nos últimos dias tive um tempinho e continuei a vasculhar a sucata que tenho e actualizei algumas peças para o sistema começar a rolar. Neste momento já tenho o retorno a funcionar, o escumador em testes depois de algumas alterações, as cerâmicas alojadas e estou a fazer um nivelador de água para a sump.

A rocha está toda arrumada e lá para a semana deve começar a entrar alguma coisa.

Agora vou tentar perceber como posso meter aqui umas fotos e já volto...
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 26/mai/2016, 15:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
Rocha E.jpg
Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 26/mai/2016, 15:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
Aquário frente E.jpg
A ideia é ter uma frente visivel dentro do espaço de atendimento, assim decidi roubar alguns centímetros quadrados ao escritório e a coisa resultou desta forma.
Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 26/mai/2016, 15:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
Retorno aquário.jpg
Sump 1.jpg
Aquário costas.jpg


Após esta primeira fase foi carregar de água e ver se não havia fugas :)
Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 26/mai/2016, 15:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
Ceramicas 1.jpg
Controladores.jpg
Bomba ret func.jpg


:)

Como não se registaram inundações avancei para colocar umas ceramicas, ver o espaço que sobrava e começar a preparar outros equipamentos
Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 26/mai/2016, 15:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
Continuando a aventura, ontem foi dia de recuperar um antigo escumador e fazer-lhe algumas pequenas alterações para uma melhor eficiência. Comecei por alterar a saída de forma a ter um controle mais preciso do caudal que retorna ao sistema e fiz uma válvula de guilhotina em pvc, em seguida alterei uma bomba de 12000 lt da Jebao substituindo a turbina por uma que aqui andava da ATI, cortei a turbina original e fixei a da ATI que é para mim a melhor turbina para escumador depois das antigas turbinas de agulhas, e o resultado está à vista, funciona na perfeição.
Peço desculpa por algumas fotos estarem numa posição incorrecta mas não estou com pachorra para estar a rodar cada vez que quero colocar uma foto. :(
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 26/mai/2016, 16:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
Escumador 3.jpg
escumador peças 2.jpg
Escumador peças 1.jpg
Escumador 2.jpg
Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 26/mai/2016, 16:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
Bomba escumador 2.jpg
Bomba escumador 1.jpg
Escumador 4.jpg
Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 26/mai/2016, 16:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
Q E 1.jpg


Para melhorar a montagem seguiu-se o Quadro Eléctrico para dar inicio aos trabalhos de ligação dos componentes que infelizmente gastam energia e eu tenho de pagar :-w
Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 26/mai/2016, 17:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá Joaquim,

Isso para nanito está um bocado crescido. :ymparty: :ymparty: :ymparty:

Parabéns, tenho que ir ver isso daqui a umas semanas.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 27/mai/2016, 12:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
:) Olá, César

O tamanho depende sempre do que se quer colocar lá dentro se for por exemplo para uma cria de Golfinho este "Nanito" é de certeza muito pequeno =)) =)) =))
No fundo isto é o aproveitar de muito material que anda por aqui espalhado e dar-lhe utilidade para depois poder descartar o resto e ficar um pouco mais arrumado, ao mesmo tempo estou entretido e mostro ao pessoal como podem fazer algumas coisas simples e poupar uns trocos.

Quanto a fazer uma visita é à vontade é só apareceres por aqui, estão cá os aquários e as cervejas ;) como sempre.

Um abraço
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 05/jun/2016, 13:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
Silenciador2.jpg
Silenciador1.jpg
No seguimento do aproveitamento do escumador tive de fazer mais uma peça porque não encontrei a antiga, foi a vez do silenciador para reduzir o barulho da admissão de ar.
Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil


Voltar para Aquários dos Membros



cron