Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Thebes REEF

Thebes REEF

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 14/jun/2016, 23:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 26
Idade: 39
Localização: Guimarães
Boa noite,

Começando por me apresentar, Nuno Rodrigues vivo em Caldelas, faixa de gaza entre Guimaraes e Braga..:) tenho 31 Anos e desde muito novo que sempre tive aquários, marinhos apenas á um ano com um nano de 120l com pouca coisa apenas para conhecimento apenas lps , e com muita leitura pelo meio e muitas opiniões recolhidas, e alguns reefs que me deixam de queixo caído que existem por aqui pelo fórum e que inclusive já tive o prazer de os ver ao vivo, desde já mais uma vez obrigado a todos por essa magnifica experiência e sem deixar de os realçar, Carlos Amorim, Nuno Lima, Miguel e o Esteves e aos Respetivos donos dos aquários que são realmente fora de serie.

Sem deixar de agradecer ao meu amigo Davide Fertuzinhos, pois tem a mão em todo o projeto e que espero brevemente que comece a colocar sal no Aqua dele..:) fica a dica..

O meu projeto consiste em:

Aqua: 150 comp x 50 larg x 50 alt
Sump: 90 comp x 45 larg x 45 alt
Medidas móvel: 180 x 55 x 55

Escumador: Deltec SC1456
Iluminação: 2x Ecotech Radion xr30 pro G4
Bomba retorno: DC 12000 Jebão
Circulação: 2x Ecotech MP40 QD
Aquecimento: 2x ehein 300w

Método: Triton

E como o que pessoal gosta é de fotos, aqui vai as primeiras:

http://imageshack.com/a/img924/7222/MJ6bMA.jpg
Imagem

http://imageshack.com/a/img924/9532/ttkLOJ.jpg
Imagem

http://imageshack.com/a/img922/7165/803spB.jpg
Imagem


para já ainda á espera do carpinteiro com o móvel, e colar a sump.

Alguma sugestão será sempre bem vinda obrigado..

Nuno Rodrigues
Editado pela última vez por Nuno Rodrigues em 18/dez/2016, 22:51, num total de 3 vezes.

Mensagem 15/jun/2016, 09:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Ola bem vindo,

Parece-me bem a escolha dos equipamentos .

E força no projecto :)

Mensagem 17/ago/2016, 09:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 26
Idade: 39
Localização: Guimarães
Bom dia,

Voltando á carga, já com todo o material excepto Iluminação, pois ainda não estou bem certo do que irei fazer..
seguem mais umas fotos:

Movel com estrutura em Inox:

https://s4.postimg.org/6qj715lu5/IMG_2005.jpg
Imagemupload img

Sump ( Para a minha primeira colagem nada mau):

https://s4.postimg.org/wncvdrphp/IMG_2008.jpg
Imagemupload img

Cumprimentos,

Nuno Rodrigues

Mensagem 17/ago/2016, 10:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 26
Idade: 39
Localização: Guimarães
Pedro Alves Escreveu:
Ola bem vindo,

Parece-me bem a escolha dos equipamentos .

E força no projecto :)



Obrigado Pedro.. :) ta quase a arrancar :)

Mensagem 17/ago/2016, 11:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Acho que devias de subir o tubo de descarga do lado esquerdo (vista traseira) para minimizar o ruído, e o central so deves ter tubo se o volume da coluna seca alterar o nivel na sump de modo a "desconfiguarar algum equipamneto tipo escumador ou reposicao ou outros. Mas tens tudo para dar certo. Abracos e boa sorte.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Mensagem 24/ago/2016, 22:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 26
Idade: 39
Localização: Guimarães
Tiago Grego Escreveu:
Acho que devias de subir o tubo de descarga do lado esquerdo (vista traseira) para minimizar o ruído, e o central so deves ter tubo se o volume da coluna seca alterar o nivel na sump de modo a "desconfiguarar algum equipamneto tipo escumador ou reposicao ou outros. Mas tens tudo para dar certo. Abracos e boa sorte.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk



Boas,
Desde já obrigado pela ajuda, será melhor então subir o tubo do lado esquerdo até ao topo? Assim reduzirá ruído?
Não entendi a do tubo do meio, :p iniciantes é assim, esse tubo irá influenciar o nível da sump? Mas eu irei colocar duas saídas de água e controlo o fluxo com as torneiras, é isso que se refere?

Obrigado
Cumprimentos

Mensagem 25/ago/2016, 10:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Nuno Rodrigues Escreveu:
Tiago Grego Escreveu:
Acho que devias de subir o tubo de descarga do lado esquerdo (vista traseira) para minimizar o ruído, e o central so deves ter tubo se o volume da coluna seca alterar o nivel na sump de modo a "desconfiguarar algum equipamneto tipo escumador ou reposicao ou outros. Mas tens tudo para dar certo. Abracos e boa sorte.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk



Boas,
Desde já obrigado pela ajuda, será melhor então subir o tubo do lado esquerdo até ao topo? Assim reduzirá ruído?
Não entendi a do tubo do meio, :p iniciantes é assim, esse tubo irá influenciar o nível da sump? Mas eu irei colocar duas saídas de água e controlo o fluxo com as torneiras, é isso que se refere?

Obrigado
Cumprimentos


O da esquerda subia para minimizar a "cascata" uma diferença de niveis, talvez de 4/5 cm chega a meu ver.
A ausência de tubo no escoamento central, poderá ser um problema, caso a tua sump seja "curta2 em termos de volume. Passando a explicar, imagina que a bomba de retorno falha (acontece por sujidade, entupimentos, avaria, etc...) o volume dessa "caixa preta" (coluna) escoa para a sump, imaginando que tens áreas reduzidas e enche a zona da bomba de retorno e ainda o compartimento da sump e o nivel de volume sobe 2cm, para a maioria dos escumadores isso significa, escumação liquida, aqui terás dois acontecimentos dependendo como está montado o teu sistema, o pior cenário é enche o copo e começa a vazar todos os residuos de novo para o teu aquário, se tiveres o escumador a esgotar os residuos para um depósito externo além do copo, só te vai alterar um bocadinho de nada a densidade.

o ideal caso não queiras meter tubo no centro, que também é bom para limpar essa zona, e dimensionares a zona da sump onde vais meter a bomba de retorno de modo que suporte com o volume da coluna e não altera o volume da 1ª zona a do escumador, isto vai de certo modo obrigar-te a ter reposição automática do nivel.

Abraços.

Mensagem 25/ago/2016, 13:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 26
Idade: 39
Localização: Guimarães
Tiago Grego Escreveu:
Nuno Rodrigues Escreveu:
Tiago Grego Escreveu:
Acho que devias de subir o tubo de descarga do lado esquerdo (vista traseira) para minimizar o ruído, e o central so deves ter tubo se o volume da coluna seca alterar o nivel na sump de modo a "desconfiguarar algum equipamneto tipo escumador ou reposicao ou outros. Mas tens tudo para dar certo. Abracos e boa sorte.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk



Boas,
Desde já obrigado pela ajuda, será melhor então subir o tubo do lado esquerdo até ao topo? Assim reduzirá ruído?
Não entendi a do tubo do meio, :p iniciantes é assim, esse tubo irá influenciar o nível da sump? Mas eu irei colocar duas saídas de água e controlo o fluxo com as torneiras, é isso que se refere?

Obrigado
Cumprimentos


O da esquerda subia para minimizar a "cascata" uma diferença de niveis, talvez de 4/5 cm chega a meu ver.
A ausência de tubo no escoamento central, poderá ser um problema, caso a tua sump seja "curta2 em termos de volume. Passando a explicar, imagina que a bomba de retorno falha (acontece por sujidade, entupimentos, avaria, etc...) o volume dessa "caixa preta" (coluna) escoa para a sump, imaginando que tens áreas reduzidas e enche a zona da bomba de retorno e ainda o compartimento da sump e o nivel de volume sobe 2cm, para a maioria dos escumadores isso significa, escumação liquida, aqui terás dois acontecimentos dependendo como está montado o teu sistema, o pior cenário é enche o copo e começa a vazar todos os residuos de novo para o teu aquário, se tiveres o escumador a esgotar os residuos para um depósito externo além do copo, só te vai alterar um bocadinho de nada a densidade.

o ideal caso não queiras meter tubo no centro, que também é bom para limpar essa zona, e dimensionares a zona da sump onde vais meter a bomba de retorno de modo que suporte com o volume da coluna e não altera o volume da 1ª zona a do escumador, isto vai de certo modo obrigar-te a ter reposição automática do nivel.

Abraços.



Boa tarde,

Mais uma vez obrigado pelo reparo dessa situação, vou fazer as contas do caudal da coluna, e verificar a ver se quando ocorrer alguma anomalia, qual o máximo e cm que sobe a agua na sump, penso que seja suficiente, mas n tinha pensado nisso, ou então irei colocar um tubo no centro a 20cm, e irei então subir o da esquerda para não fazer ruido ai uns 4cm Tiago, muito obrigado pela dica.

Cumprimentos

Mensagem 04/set/2016, 23:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 26
Idade: 39
Localização: Guimarães
Boa noite,

Fazer um ponto de situação, fica a faltar a escolha mesmo da iluminação de resto tudo a andar, falta colar parte seca.
Overflow aparentemente resolvido com a subida do tubo e acréscimo de outro com 3 cm de diferença.

Imagem

Imagem


click image upload

Nuno Rodrigues

Mensagem 05/set/2016, 00:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
está no bom caminho amigo .... MUito bom ...

Aquele Abraço , agora quer é rocha e água ;) ;)
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 05/set/2016, 01:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 26
Idade: 39
Localização: Guimarães
Paulo Oliveira Escreveu:
está no bom caminho amigo .... MUito bom ...

Aquele Abraço , agora quer é rocha e água ;) ;)





Obriagdo Grande Paulo, ta quase ta quase a cheirar o sal :pppp abraço

Mensagem 05/set/2016, 20:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 407
Idade: 44
Localização: Caria

Boas
Tudo porreiro ;) .
Essa mudança é para quando?
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem

Mensagem 05/set/2016, 21:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 26
Idade: 39
Localização: Guimarães
Ricardo Oliveira Escreveu:
Boas
Tudo porreiro ;) .
Essa mudança é para quando?


Boas grande Ricardo, vamos lá ver se esta semana monto tudo, preciso de algum tempo mas não quero fazer tudo á pressa, porque quero tudo o mais perfeito possível.
Os teus zoas tão magníficos, tudo top, só um deles é que desapareceu :/ descolou e perdi o de vista..:p estão á espera da nova casa..
Abraço

Mensagem 11/set/2016, 10:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 26
Idade: 39
Localização: Guimarães
Bom dia,
Aqui fica mais um update á máquina :p

https://s18.postimg.org/mwpvf9vp5/image.jpg
https://postimg.org/image/5jfl0f0dx/

Vamos lá as colagens do layout..

Mensagem 11/dez/2016, 02:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 26
Idade: 39
Localização: Guimarães
Boa noite pessoal,

Finalmente já cheira a Natal e cheira a água :) vou finalmente colocar água no meu Aqua, ainda falta finalizar a parte seca, arranjar melhor os fios falta apenas uma calha para esconder a fiarada, e falta chegar os leds, optei pelas radion G4, 2 chegará na perfeição.
Gostaria da opinião do layout, preferi fazer um layout com vários "buracos" para melhor circulação e mais ou menos tudo ao mesmo nível, para ter um melhor controlo de iluminação.
Mas como toda a gente gosta é de fotos aí vai..
Opiniões são bem vindas
Abraço e obrigado ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Mensagem 12/dez/2016, 00:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Muito bom aspeto.

Vou seguir a evolução. Que belo pai natal :D :D :D

Abraço

Mensagem 12/dez/2016, 11:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Muito bom amigo ...
já estava a estranhar a falta de evolução , desde que falamos no Chat ainda não havia novidades , estava a achar estranho ..

Agora é meter água nisso para ciclar e enquanto cicla tens tempo de tratar da parte seca ....

em relação as G4 achas que 2 vai chegar amigo ?? para 1.50 de aquário ?? olha que eu acho curtinho curtinho ....

abração e força com isso ...
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 12/dez/2016, 12:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 26
Idade: 39
Localização: Guimarães
Filipe Valente Escreveu:
Muito bom aspeto.

Vou seguir a evolução. Que belo pai natal :D :D :D

Abraço


:)) o Pai Natal este ano foi amigo..:)))
Vamos lá ver como corre
Abraço e obrigado
Editado pela última vez por Nuno Rodrigues em 12/dez/2016, 13:26, num total de 2 vezes.

Mensagem 12/dez/2016, 12:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 26
Idade: 39
Localização: Guimarães
Paulo Oliveira Escreveu:
Muito bom amigo ...
já estava a estranhar a falta de evolução , desde que falamos no Chat ainda não havia novidades , estava a achar estranho ..

Agora é meter água nisso para ciclar e enquanto cicla tens tempo de tratar da parte seca ....

em relação as G4 achas que 2 vai chegar amigo ?? para 1.50 de aquário ?? olha que eu acho curtinho curtinho ....

abração e força com isso ...


Boas grande amigo, foi um ano de estudo e muita escolha de opções, agora esta semana ou hoje até já entra água para mais um mesito de espera para ciclar direitinho sem pressas para correr tudo na perfeição, para começar a mandar vir coralarada dai do teu spot :) vai ser uma boa casa para eles também :)))

Em relação às G4, já as vi várias vezes ao vivo e pelo que vi e aconselhamentos, e pela marca diz 90cm, mas mesmo que não seja está lá muito perto, tem uma abertura fantástica e umas cores fantabulasticas :) uma mistura de t5 com leds é absolutamente fenomenal.
E visto o Aqua ter 1,5m e como tirando a espessura dos vidros mais o que deixei de sobra dos cantos da a vontade 1,30 chegará sem problema assim o espero :), mas mais para a frente caso não chegue lá terá de vir outra..:) mas obrigado pelo reparo.. Mãos para a frente espero que não seja necessário..
E de profundidade só tem 50.. Espero que esteja correto..
Mas nada como uma vinda cá cima com muito gosto meu em receber te cá em casa..:) há sempre cervejinha é algo para petiscar :)
Grande abraço e obrigado

Mensagem 15/dez/2016, 16:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Like :-bd

O layout ficou muito porreiro. Isso agora só precisa de água :)
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros