Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros The Peak

The Peak

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 27/mar/2017, 11:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
BRUTAL MA MEN!!!
Fogo, estive a ver bem agora. Esse Layout está muita bem montado. A diversidade de corais está espectacular.
Esses peixes estão enormes. Esse firefox parece uma garoupa.
E esse frag novo é brutalíssimo.

Muito bom mesmo.
Mantém essa vontade e cuidado com o aquário e daqui a pouco não tens espaço para corais.
só te falta mesmo usares águinha do mar :)

Grande abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 27/abr/2017, 09:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Bons dias a todos,

Aquário praticamente com 1 ano de vida! Tenho usado produtos da Aquaforest (tudo a metade da dose recomendada):

- component 1,2,3: 120ml/dia cada
- Phyto mix & power food: 30 gotas + 3 colheres (qdo alimentar corais)
- AF build & AF energy: 3 gotas à segunda​, quarta e sexta (luz apagada)
- AF amino mix & AF Vitality: 3 gotas à terça, quinta​ e sábado (luz apagada)

para os peixitos adiciono às comidas (ocasionalmente) o fish-v e o garlic oil.

Ocasionalmente tb, carvão, zeomix e anti-fosfato num reator.

É assim que tenho feito e não me posso quixar mto dos resultados. De qq forma, talvez devesse aumentar um pouco as doses dos suplementos pois noto que os SPS estão bem mas os LPS não têm a mesma vitalidade.

E TPA de 20% uma vez por mês.

Por vez tem acontecido um ou outro coral não se aguentar, mas tem sido raro. Em relação a peixes, neste ano não tive qq perda - o que é uma vitória!


Ficam umas fotos para atualizar o tópico.


FTS:
Imagem

Imagem

Imagem


Alguns corais:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Cynarina a alimentar-se:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Caranguejo descoberto ontem - muito bonito (castanho, peludo e com olhos azuis - julgo que um gorilla crab) mas dos que papam pólipos. Comecei a aperceber-me que, sem razão aparente, este frag que apesar de ser recente e ainda estar a ambientar-se ao aquário, teimava em não ganhar cor e estava agora a ganhar umas partes brancas. Fui ver.. era o caranguejo! Foi viver para o refúgio.
Imagem

Imagem

Coral a recuperar:
Imagem


Update feito! Espero que gostem.

PG

Mensagem 27/abr/2017, 14:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Isso está muito bom Pedro.
Até já quase consegues tirar fotos com cores reais =)) =)) =))
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 27/abr/2017, 16:33

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

O que estás a usar para tirar fotos?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 27/abr/2017, 16:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Boas tardes André e Rui! As fotos foram tiradas com 2 telefones novos q temos lá para casa agora: Huawey P10. Um lite e um plus (que tem uma camara brutal).

Mas as macros fora sacadas com o lite..imagino se tivessem sido tiradas com o plus. As com o plus conseguem-se percevber bem quais foram (é com cada foto q parece slr).

Em relação às cores eu não, não baixei azuis dos leds, apenas configurei os brancos para "cloud".

Abraços!
PG

Mensagem 03/mai/2017, 11:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Bons dias a todos! Update fotográfico de ontem qdo faltam cerca de 10 dias para este aquário fazer 1 ano de vida:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Abraços e boa aquariofilia!
PG

Mensagem 03/mai/2017, 21:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Boas Pedro.
Esta com muito bom aspeto, tanto os lps como os sps.
Parece que foi um ano de sucesso, parabens.

Tenho de ir a ai dar uma espreitadela.
Abraço

Mensagem 06/mai/2017, 13:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Ora viva! Mais um sacanina retirado de uma acropora.. foi viver para o refúgio :) Imagem

Mensagem 11/mai/2017, 10:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Bons dias a todos!

Imagem

PG

Mensagem 18/ago/2017, 15:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Ora viva pessoal! Já não dou notícias sobre este aquário à algum tempo e infelizmente as notícias são más: desde à sensivelmente 2 meses que tenho tido sucessivos problemas nesta montagem que me tem levado praticamente todos os corais - ainda continua. Nunca consegui atribuir culpas a isto ou aquilo, talvez tenha sido um misto de razões que vou tentar expôr aqui para que os experts consigam dar o seu valioso input sobre os próximos passos.

À altura da última atualização neste fórum, o aquário tinha feito um ano de idade e nunca tinha tido problemas de maior - todos os corais cresciam bem, e mantinha as mesmas práticas com as quais tinha obtido, até então resultados satisfatórios.

Esta é a minha 2ª montagem de água salgada - o meu 1º aquário teve igualmente um crash quando tinha 1 ano e qq coisa tb - não sou portanto nenhum perito neste mundo da água salgada. Aparentemente estes meus aquários duram 1 ano e pronto.

Quando este aquário fez cerca de 3 / 4 meses passei a utilizar os produtos da Aquaforest (balling e sal probiótico). Isto pq os meus testes diziam-me que tinha os nutrientes baixinhos e como tal queria eventualmente experimentar as garrafinhas milagrosas. Esta mudança foi feita relativamente devagar, 1º balling depois tpas de 15% de 2 em 2 semanas com o sal. Passaram-se 2 meses e o meu teste de NO3 (salifert) começou a acusar nitratos bastante elevados (entre 40 a 50), com o PO4 (igualmente teste salifert) sempre a 0. Nesta altura comecei a dosear 3 gotas (para 700 litros de água) de np pro e do pro bio s diariamente para ver se descia os nitratos. A montagem tinha cerca de 6 meses e até então, sempre sem problemas. Passaram-me mais uns meses, sempre a manter a a mesma dose de bactérias e embora não visse quaisquer problemas nos corais - pelo contrário, sempre a crescer bem, os nitratos mantinham-se sempre nos mesmos níveis elevados (com o PO4 smp a 0). Devo acrescentar que esta montagem tem um refúgio com alga quase desde o início.

Foi nesta altura que fui à Aquahobby testar a água e vim de lá a saber que os meus nitratos estavam a 0 (e PO4 a 0 também). Com esta informação, reduzi as gotas das bactérias diárias para 2 - para não parar abruptamente - se bem que estamos a falar de quase 700 litros de água e comecei a adicionar as 4 garrafinhas milagrosas da Aquaforest (AF build & AF energy: 2 gotas à segunda​, quarta e sexta (luz apagada) / AF amino mix & AF Vitality: 2 gotas à terça, quinta​ e sábado (luz apagada).

Em relação aos 3 grandes, estes mantinham-se sempre a Kh 7.5, Ca 440 e magnésio cerca de 1400 (tudo salifert e verificado na Aquahobby). Introduzia cerca de 130ml diariamente de cada 1 dos components 1+2+3+ para conseguir manter estes valores. Praticamente todos os corais (maioritariamente SPS, alguns LPS e moles) vieram para esta montagem como frags e já tinham nesta altura crescido consideravelmente - daí esta necessidade de consumos.

Até cerca de 1 ano de aquário, a única alteração que fiz a estas dosagens foi aumentar as gotas diárias para 3 de cada 1 das garrafinhas. Sem nunca ter quaisquer problemas com os corais - normalmente colocava aqui atualizaçãoes mensais do estado do aquário com vídeos youtube.

Os peixes que mantenho (nunca morreu nenhum):
- 1x zebrasoma xanthurum
- 1x siganus unimaculatus
- 1x valenciennea sexguttata
- 2x amphiprion ocellaris (com posturas de 2 em 2 semanas - ainda continuam)
- 1x synchiropus splendidus
- 1x salarias ramosus
- 1x pterapogon kauderni
- 1x nemateleotris magnifica
- 1x pseudochromis fridmani
- 10x chromis viridis


Foi a partir de junho que comecei a notar branqueamento nos corais (a temperatura ronda os 26 graus e o limite máximo foi aos 27.2 - tenho ventoínhas). Alguns RTN (poucos) e a grande maioria STN. Fui novamente à Aquahoby fazer testes - nitrato a 0 e Po4 a 0.1 - o que achei estranho pois o meu teste salifert dava sempre 0 (a cor não mudava). Foi aqui que coloquei num reator as resinas da aquaforest para reduzir os fosfatos e carvão, tudo a metade da dose. Com isto, os consumos diminuiram - ajustei a doseadora, parei com os aditivos mas continuei com as bactérias. As TPAs de 15% passaram a ser semanais e já com o reefsalt da aquaforest - deixei o probiótico.

Os corais foram morrendo todos. Os consumos desceram até aos 30/40 ml por dia - com as consequentes variações de KH que possa ter tido - não deve ter ajudado à causa.
Deixei de usar testes de salifert - comprei os 3 da Aquaforest, o NO3 da JBL e o Hanna checker para fosfato. Foi também por esta altura que enviei o test ICP para a Marinlab para tentar identificar as possíveis razões destas mortes.

Agora mais informações:

Pragas:
Foi por esta altura (maio) que participei, pela 1ª vez, numa importações de acroporas - já que o meu aquário estava espectacular :). Todos os frags / corais que entravam passavam sempre por banhos com os produtos anti-pragas que tenho lá para casa e estas não foram excepção. De qualquer forma, ainda hoje em dia descubro dos caranguejos (dos maus) que retiro do aquário que vieram com essas acros.
Descobri igualmente por debaixo de umas montiporas prato (que já estavam neste aquário quase desde o princípio) uns bichos pequenos que parecem flatworms (montes deles). Tenho montes de hair worms em tudo o que é areia, rocha e afins. Tenho o overflow a abarrotar de aiptasias.. e claro que já tenho montes delas no display também. Alguns Vermetid Snails.. dos pequenos imensos mas também existem alguns dos outros grandes. E descobri também um caracol que me parece da família Coralliophila abbreviata - apanhei-o agarrado a uma acropora. Existem igualmente montes de nudis dos zoanthus que vou atacando com os banhos de H2O2 (já existem neste aquário à bastante tempo).

Anexo os resultados do teste ICP. Como tenho 2 blocos de marine pure na sump, poderia ter valores de aluminio alto.

Vou continuar com as TPAs certinhas.. vou retirando os corais mortos do aquário.. limpeza a fundo da sump / refúgio e.. é esperar. Sinceramente não me apetecia nada ter de fazer reset (again), mas não sei bem..

Peço desculpa pelo testamento e obrigado aos que tiveram paciência para ler isto tudo até ao fim e eventualmente dar uma contribuição para ajudar a mitigar estes problemas.

Imagem

Imagem



Obrigado!
Pedro Gama

Mensagem 18/ago/2017, 18:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Boas Pedro,

Esses testes não dão valores de Nitratos?

Abraço
Miguel

Mensagem 18/ago/2017, 18:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Miguel Pinho Escreveu:
Boas Pedro,

Esses testes não dão valores de Nitratos?

Abraço
Miguel
Viva Miguel! Não! Infelizmente não

Enviado do meu WAS-LX1A através de Tapatalk

Mensagem 21/ago/2017, 11:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Viva pessoal,

na altura nao consegui colocar fotos, mas ficam aqui 2 fotos de ontem desta montagem mto mais despida de corais:

Imagem

Imagem

Aparentemente continuo com po4 alto (0,12) e no3 alto (10-15).

A ver se consigo baixar isto.

Gracias!
PG

Mensagem 01/ago/2018, 10:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Ora bons dias! Só para deixar uma pequena actualização desta montagem que já fez 2 anos com altos e baixos.. mas continua vivo!





Espero que gostem!

PG

Anterior

Voltar para Aquários dos Membros



cron