Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Iwagumi Sarilhos Reef

Iwagumi Sarilhos Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 24/jul/2014, 14:32

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Eu tambem quero ver como isso está!
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 24/ago/2014, 21:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Pedro N Torres Escreveu:
Eu tambem quero ver como isso está!


Me2!!
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 24/ago/2014, 23:57

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Poderá haver novidades para breve. As lentes devem estar prontas esta semana... ;)

Mensagem 18/set/2014, 10:12

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Há muito tempo que não atualizava, por isso aqui ficam umas fotos.

Detesto o fundo (ou a falta dele) como está, mas não sei muito bem como resolver :((
Eu só tenho acesso pelo aquário pela traseira (nunca mais) e por isso dá-me muito jeito conseguir ver o aquário pelo vidro traseiro o que inviabiliza qualquer solução de fundo permanente. :-B

Mas se calhar tem mesmo de ser, porque o fundo assim, sobretudo com a luz do filtro de algas ligada, fica bem feinho.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Entretanto e brevemente irei colocar areia, e em termos de aquascaping falta retirar todas as pedras soltas no fundo e fazer uma ilha do lado direito. Está em andamento!

Em termos de peixes irão entrar 5 heniochus diphreutes que serão a "base" do aquário e exceptuando peixes muito muito específicos, não entrará mais nenhum peixe isolado, ou seja, uma espeíce a entrar entra sempre pelo menos com 2 unidades.

Mensagem 18/set/2014, 10:30

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas

Hugo ...

FINALMENTE .... Livra estava um parto difícil.

Tá muito fixe o layout. Não consegues prolongar um pouco mais?

É que parece um pouco despido do lado direito.

Abraços,
Rui

P.S: temos mesmo que combinar para ir ver isso!
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 18/set/2014, 10:36

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
A ideia era fazer só uma estrutura dessa forma sim, mas os branches são caríssimos, nem imaginas quantos € estão só nesta estrutura. Para teres uma ideia, só a base que segura tudo custou perto de 90€. por isso ficou assim e o que vou fazer é uma ilha do lado direito que está a ser concluída! ;)

Mensagem 18/set/2014, 10:45

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:
A ideia era fazer só uma estrutura dessa forma sim, mas os branches são caríssimos, nem imaginas quantos € estão só nesta estrutura. Para teres uma ideia, só a base que segura tudo custou perto de 90€. por isso ficou assim e o que vou fazer é uma ilha do lado direito que está a ser concluída! ;)


Imagino sim ... pois também já pensei nesse layout e vi preços de branches .... :D

Se bem me recordo só no aquário do Mota do fragário estavam 500€ em branches por isso o teu não deve andar muito longe!

E não dá para comprares mais mais tarde, maturar à parte e acabar o layout? Acho que ficava muito mais fixe que a ilha ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 18/set/2014, 13:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica
Boas Hugo,

Arranja uma chapa de pvc (como as que se usam para tapar as colunas secas) e depois arranjas uma maneira de apoiar cá em cima no vidro. E ficas com um fundo que sempre que quiseres podes tirar.
Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 18/set/2014, 14:23

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Rui, não tenho dúvida nenhuma que ficava melhor, mas não dá mesmo! :(

Ricardo Santos Escreveu:
Boas Hugo,

Arranja uma chapa de pvc (como as que se usam para tapar as colunas secas) e depois arranjas uma maneira de apoiar cá em cima no vidro. E ficas com um fundo que sempre que quiseres podes tirar.

É uma hipótese, sim! Se bem que a logística de por e tirar, no meu fishroom também não é a melhor, mas ainda assim é uma soluçã oa considerar!

Mensagem 18/set/2014, 14:50

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:
Rui, não tenho dúvida nenhuma que ficava melhor, mas não dá mesmo! :(

Ricardo Santos Escreveu:
Boas Hugo,

Arranja uma chapa de pvc (como as que se usam para tapar as colunas secas) e depois arranjas uma maneira de apoiar cá em cima no vidro. E ficas com um fundo que sempre que quiseres podes tirar.

É uma hipótese, sim! Se bem que a logística de por e tirar, no meu fishroom também não é a melhor, mas ainda assim é uma soluçã oa considerar!


Boas,

Parte em 3 partes como tinha o João Monteiro à uns anos atrás!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 18/set/2014, 15:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa tarde Hugo

Muito fixe! Mas não deixa de parecer um pouco macabro... :)

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 28/Oct/2014, 11:20

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Alguém me sabe dizer o que são estes "pontinhos" brancos? :-o
Comem algas do vidro, pelo menos...

Imagem

Imagem

Mensagem 28/Oct/2014, 11:31

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Não se consegue ver muito bem. Serão euplicas?

Entretanto esses flavescens é que parecem muito magrinhos ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 28/Oct/2014, 11:37

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Não se consegue ver muito bem. Serão euplicas?

Entretanto esses flavescens é que parecem muito magrinhos ...

Abraços,
Rui

Não são euplicas. Não me parece ter "carapaça", parecem uma espécie de lesmas ou planarias. :-o

Os YT parecem e estão magrinhos. Entraram apenas anteontem! Não sei porquê, não engordaram muito na quarentena. Estão a comer melhor agora que na quarentena! Dá-lhes 2 semanas :)

Mensagem 04/nov/2014, 11:39

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Uma visão diferente:
Imagem

Mensagem 04/nov/2014, 13:47

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Boa!!!
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 04/nov/2014, 14:40

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Está mesmo muito bom esse layout Hugo ...

Só que continuo a achar que o devias prolongar.

Abraço,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 04/nov/2014, 15:12

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Mas eu também acho que deveria prolongar, não há é T€mpo para o fazer. Os branches são imensamente caros, porque são muito pesados, não é como rocha viva que uma pedra pode pesar menos de 1 kg. Nos branches qualquer tronquilho manda-se logo para cima dos 2 quilos.

De qualquer forma já estou a preparar a ilha que ira ficar aqui deste lado junto da montipora vermelha.

Basicmaente não mexo no aquário há cerca de 6 meses e tenho tirado conclusões (não científicas, claro está) muito muito interessantes... :-o

Mensagem 04/nov/2014, 15:40

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:
Mas eu também acho que deveria prolongar, não há é T€mpo para o fazer. Os branches são imensamente caros, porque são muito pesados, não é como rocha viva que uma pedra pode pesar menos de 1 kg. Nos branches qualquer tronquilho manda-se logo para cima dos 2 quilos.

De qualquer forma já estou a preparar a ilha que ira ficar aqui deste lado junto da montipora vermelha.

Basicmaente não mexo no aquário há cerca de 6 meses e tenho tirado conclusões (não científicas, claro está) muito muito interessantes... :-o


Epa ... Desculpas podes ir comprando e maturando à parte.

Já agora que conclusões é que andas a tirar?

As que eu tirei quando deixei de mexer é que quanto menos se mexe mais rapidamente se atinge a estabilidade.

:-)

Abraços,
Rui

Sent from my XT1092 using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 04/nov/2014, 16:56

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Posso colocar por tópicos mas mais uma vez alerto que não é nada científico. É apenas o que tenho notado no aquário não mexendo nele praticamente.

1 - Nos últimos 6 meses devo ter feito umas 3 TPA's apenas, sempre com água natural.

2 - Tenho "apenas" escumador, filtro de algas, carvão (nem sempre), filter bag (nem sempre), kalk e apenas o KH do balling.

3 - O filtro de algas funciona, e bem, mas necessita de muito tempo de maturação. Só comecei a notar alguma coisa nos primeiros 3 meses de utilização e só agora acho que está maturado e a funcionar corretamente. Confirmo o que se diz destes filtros: Algas castanhas = fosfatos; Algas verdes Fosfatos zero ou muito perto disso.

4 - 90% de um reef é iluminação. Com esta estrutura, tenho os corais a cerca de 15/20cm do topo. Tenho corais que vieram do mesmo local, em cima da estrutura e em baixo e os de cima estão a crescer que nem loucos e com cores boas e os de baixo não só não crescem como estão castanhos. Refiro-me neste caso concreto a montiporas.

5 - Arranjei uma forma de controlar as xenias. chama-se iluminação. Ou falta dela. tenho uma pedra com xenias que está 1/2 por baixo da estrutura rochosa e simplesmente não cresce. Mas também não morre. Está tudo bem, apenas não se propaga.

6 - Os corais parecem crescer na direção da luz azul/violeta e não tanto da branca.

7 - Quem quer ter um aquário de SPS's, tem de esquecer os peixes. Ou pelo menos diminuir o seu número consideravelmente. Claro que há casos e casos, mas cada vez mais penso que quanto mais peixes se tem, mais dificil é manter SPS's.

8 - Estive praticamente 2,5 meses sem escumador (sem saber) e não notei diferença absolutamente nenhuma. Talvez o filtro de algas aguente todo o sistema porque também tenho poucos peixes, não sei...

9 - (nada de novo, apenas confirmado) Há corais que quando estão a crescer junto a outros, alteram o seu rumo de crescimento para "fugir" ao toque e há outros que parecem até preferir crescer para cima dos outros porque tocando-lhes, matam o tecido destes.

10 - A melhor forma de ter peixes supostamente incompatíveis no mesmo aquário é a introdução ao mesmo tempo.

11 - A cor dos corais não se altera significativamente com picos (altos ou baixos) de PH ou Calcio, mas altera-se com picos (baixos) de KH. Ainda assim não necessariamente para o acastanhar. Alteram-se apenas! Menos vibrantes talvez.

12 - A cor dos corais altera-se mais no que cresce de novo, do que no que entra no aquário. As pontas novas e que já crescem no aquário é que aparentam melhores cores. A cor do coral que entrou pouco se altera.

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron