Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros 2ª TV da Sala com cheirinho a mar

2ª TV da Sala com cheirinho a mar

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 9
Idade:
Localização: Santiago do Cacém
Boas!

no verão de 2016, iniciei-me na pesca submarina, e fiquei maravilhado com o que vi... e como não poderia deixar de ser quis ter um bocadinho na minha sala.

Trata-se da transformação de um aquario de água doce em água salgada da costa, sendo que sempre que possível o material é DIY com projetos Arduino à mistura.

O aquário foi montado no final de 2016, mais precisamento no dia 27 de dezembro de 2016 e até agora não há nada de anormal, sendo que houve algumas baixas em burriés e camarões, os primeiros por falta de alimento no aquário(ainda não tinha porcaria para eles comerem) e os outros porque se suicidavam na bomba de ciruclação de água.

Bem, mas chega de bla bla bla, e vamos aos habitantes:
7 Camarões
5 Moranguinhos do mar (sendo que entretanto já vi pelo menos mais 6 juniores que devem ter nascido por aqui)
5 Burriés
1 Ouriço do mar
2 Estrelas do Mar (estas devolvi-as ao mar 2 semanas depois por receio de morrerem à fome uma vez que o aquário era novo e li algures nos forums que acabariam por morrer)
1 caranguejo
1 caboz

Equipamento:
Aquário: 60L 60x30x40(CxLxA)
Luz DIY RGB LED 5050
Filtro DIY com bomba de 240 L/H(já li por aí que era pouco, mas pelo menos até à data não tenho tido problemas, mas pelo sim pelo não vem uma de 800 L/H a caminho)
Escumador Resun SK-300, este não consegui fazer DIY e optei por comprar
Wavemaker SunSun JV-100A 2500 L/H

Vídeo em time-lapse 24x após quase 2 meses:
Editado pela última vez por BrunoMoreira em 21/fev/2017, 21:07, num total de 1 vez.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 254
Idade:
Olá
Qual a actual temperatura e como pretendes manter a temperatura baixa durante os meses quentes ?
Cumprimentos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 455
Idade: 64
Localização: Lisboa
Abraço
Pedro Tavares


Grupo: Utilizadores Mensagens: 9
Idade:
Localização: Santiago do Cacém
Nelsom Dias Escreveu:
Olá
Qual a actual temperatura e como pretendes manter a temperatura baixa durante os meses quentes ?
Cumprimentos

Obrigado pela participação.

Como disse este projeto baseia-se sempre que possível em projetos DIY e a questão do arrefecimento vai ser alvo de uma tentativa.

Atualmente esta abaixo dos 18°(o autocolante do vidro não é preciso neste aspeto), poderá andar nos 16, 17, mas no verão vai chegar aos 25 sem dificuldades se eu não fizer nada.

Estou a pensar fazer fazer um sistema de arrefecimento baseado em 3 sistemas:
- arrefecimento de circuito fechado baseado em peltier

- sistema de arrefecimento no formato counterflow

- manter o circuito a passar por uma zona isolada por esferovite, tornando o sistema mais eficiente.

Já tenho algum do material, mas assim que o tenha na totalidade meto mãos à obra :mrgreen:

Sent from my HTC One SV using Tapatalk
Editado pela última vez por BrunoMoreira em 21/fev/2017, 21:05, num total de 4 vezes.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 9
Idade:
Localização: Santiago do Cacém
Ontem fui ao mar buscar água que já estava sem reservas e acabei por trazer mais uns amiguinhos
1 caboz
1 caranguejo (algo grande... Mas foi a minha mulher que o quiz trazer não contrariei)
2 camarões
2 burries
1 lapa(esta... Não sobreviveu... O caranguejo chamou-lhe 1 figo durante o transporte ...)


Sent from my HTC One SV using Tapatalk


Grupo: Utilizadores Mensagens: 9
Idade:
Localização: Santiago do Cacém
Já agora... Tenho estado a dar peixe congelado aos habitantes do aquário, mas o caboz parece não lhe pegar... Era suposto? Ele ontem pareceu-me muito stressado no aquário e não liguei, mas hoje já estava mais calmo e mesmo assim não ligou ao peixe. o_O

Sent from my HTC One SV using Tapatalk


Grupo: Utilizadores Mensagens: 9
Idade:
Localização: Santiago do Cacém
Pedro Tavares Escreveu:
(video youtube....)


Obrigado pela dica do post do video, não estava a perceber que tinha que tirar o s do https


Grupo: Utilizadores Mensagens: 9
Idade:
Localização: Santiago do Cacém
BrunoMoreira Escreveu:
Já agora... Tenho estado a dar peixe congelado aos habitantes do aquário, mas o caboz parece não lhe pegar... Era suposto? Ele ontem pareceu-me muito stressado no aquário e não liguei, mas hoje já estava mais calmo e mesmo assim não ligou ao peixe. o_O

Sent from my HTC One SV using Tapatalk

Mistério resolvido, apanhei um caboz com pedigree, e só come camarão! :-D

Sent from my HTC One SV using Tapatalk


Grupo: Utilizadores Mensagens: 9
Idade:
Localização: Santiago do Cacém
Ups! O caranguejo fugiu-me lol, se alguém o encontrar avise-me!

Sent from my HTC One SV using Tapatalk


Grupo: Utilizadores Mensagens: 9
Idade:
Localização: Santiago do Cacém
Este moranguinho do mar tem uns tentáculos (em baixo) estranhos com uns "ovinhos" dentro alguém me sabe dizer o é?

Imagem


Voltar para Aquários dos Membros



cron