Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Diário de um Reef

Diário de um Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 23/abr/2018, 21:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 127
Idade: 39
Localização: V.N.Gaia
Alfredo Reis Deus Escreveu:
Quando não se começa com rocha viva, costuma ser boa ideia curar as rochas primeiro durante umas semanas para reduzir a fonte de nutrientes para as algas.



Essa fase que estás a passar é um teste de paciência. Usa uma escova de dentes para as ires tirando da rocha e aspirando ou filtrando e não caias na tentação de procurar uma solução rápida.

O teu aquário está ainda a se equilibrar e as algas estão a fazer o trabalho delas ajudando a exportar nutrientes.
Nos testes que faço o no3 esta a 0 e po4 a 0.

Está alga sem uma medida drástica nunca mais desaparece, por mais que a escove a rocha ela volta a crescer, e a custa disso o meu leucostern stressou ganhou ictio com fartura e matou-me todos os peixes k tinha no aquario.

Por mais paciência que se tenha acaba por ser desesperante , pois elas vão vão indo para os corais.

Possivelmente esta algas são bryopsis, ja tenho uma receita para experimentar a ver o resultado, que pelo feedback e 99% eficaz. Só me falta arranjar agora a receita médica.

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk
Cpts
Pedro Carvalho

Mensagem 23/abr/2018, 22:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 57
Idade:
Fluconazole?

Mensagem 23/abr/2018, 23:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Idade: 37
Localização: S. Domingos de Rana
Tens esses parametros porque as algas estão a consumir tudo amigo. Assim que as removeres todas os valores voltam a subir e elas voltam a ter alimento com fartura e a crescer desalmadamente. Sei que é uma luta inglória mas preocupava-me primeiro em perceber de onde estão a arranjar tanto alimento antes de pôr químicos na água.

Mensagem 24/abr/2018, 18:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 127
Idade: 39
Localização: V.N.Gaia
Alfredo Reis Deus Escreveu:
Fluconazole?
Sim, vou testar...

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk
Cpts
Pedro Carvalho

Mensagem 25/abr/2018, 08:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 57
Idade:
Também experimentei. Prepara-te para a possibilidade de aparecer qualquer coisa para substituir as algas. No meu caso foi cianobacterias.

Mensagem 25/abr/2018, 11:03

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

As algas que mostras na fotografia não é bryopsis ... são algas filamentosas ...

Apressaste o ciclo e introduziste muita vida com o aquário com 1 mês segundo relatas. Ainda por cima em rocha morta geralmente tem fosfatos agarrados que demora a que libertem tudo para o aquário e sejam retirados.

Se estás muito desesperado podes montar um refúgio na SUMP ou colocar uma resina anti-fosfatos mas aí irás provocar um desiquilibrio no "Red Field Ratio" e apareceram outras tipos cianos geralmente.

O leucosternon provavelmente não stressou com as algas (ele até ajuda a comer) stressou pelo aquário ser imaturo e ele ser um peixe muito sensível. Chamem-me velho do restelo se quiserem mas num aquário tão jovem eu não o meteria.

Aliás nem no meu aquário já com 3 anos eu meteria esse peixe. É lindo e adoro-o sendo dos meus preferídos mas uma fonte constante de problemas.

Faz TPA de 10% semanal com água de qualidade seja natural ou salinizada e relaxa. Pára com introduções até as algas desaparecerem.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 25/abr/2018, 12:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 57
Idade:
Quando o aquário amadurece tudo o que é considerado pragas, costuma desacelerar por si. É um teste de paciência.

Quanto mais alterações fazemos, mais tempo o aquário demora a estabilizar.

Podes colocar caulerpa no próprio aquário, transforma-o temporariamente num refugio.

Mensagem 25/abr/2018, 22:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 127
Idade: 39
Localização: V.N.Gaia
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

As algas que mostras na fotografia não é bryopsis ... são algas filamentosas ...

Apressaste o ciclo e introduziste muita vida com o aquário com 1 mês segundo relatas. Ainda por cima em rocha morta geralmente tem fosfatos agarrados que demora a que libertem tudo para o aquário e sejam retirados.

Se estás muito desesperado podes montar um refúgio na SUMP ou colocar uma resina anti-fosfatos mas aí irás provocar um desiquilibrio no "Red Field Ratio" e apareceram outras tipos cianos geralmente.

O leucosternon provavelmente não stressou com as algas (ele até ajuda a comer) stressou pelo aquário ser imaturo e ele ser um peixe muito sensível. Chamem-me velho do restelo se quiserem mas num aquário tão jovem eu não o meteria.

Aliás nem no meu aquário já com 3 anos eu meteria esse peixe. É lindo e adoro-o sendo dos meus preferídos mas uma fonte constante de problemas.

Faz TPA de 10% semanal com água de qualidade seja natural ou salinizada e relaxa. Pára com introduções até as algas desaparecerem.

Abraços,
Rui
Olá Rui, tudo o k mencionas ja foi feito e nada resultou, tenho todos os parâmetros certos, não há nenhum peixe que toque nestas algas pois já os tive propositadamente para ver se as comiam e nem lhes tocam.
Tenho chateomorfa na sump.

O leucostern nao stressou por causa das algas mas sim por andar a escovar as rochas para retirar algas.

O aquario ja tem 8 meses, ja esta bem maturado, claro k nao e como se ja tivesse anos.

Daí tentar algo mais drástico... E rezar para que resulte e não tenha baixas, que neste momento só tenho basicamente corais...

Mas obrigado pelas opiniões



Abraço

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk
Cpts
Pedro Carvalho

Mensagem 25/abr/2018, 22:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 127
Idade: 39
Localização: V.N.Gaia
Alfredo Reis Deus Escreveu:
Quando o aquário amadurece tudo o que é considerado pragas, costuma desacelerar por si. É um teste de paciência.

Quanto mais alterações fazemos, mais tempo o aquário demora a estabilizar.

Podes colocar caulerpa no próprio aquário, transforma-o temporariamente num refugio.
Olá Alfredo,

Já tenho chateomorfa.

Como já não ponho qualquer foto ha muito tempo ca vos deixo uma para que possam opinar...


Abraço ImagemImagemImagemImagemImagem

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk
Cpts
Pedro Carvalho

Anterior

Voltar para Aquários dos Membros



cron