Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Cubo de 400 litros dominado por anemonas

Cubo de 400 litros dominado por anemonas

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 57
Idade:
Banggais nas anemonas



Grupo: Utilizadores Mensagens: 57
Idade:
Foi a primeira vez que os palhaços conseguiram fazer mossa. A partir daí começaram a morder sempre no mesmo sitio.

Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 57
Idade:
Video com a demonstração do efeito da luz azul atrás para fazer o aquário parecer mais largo.



Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
gostei deste ultimo video. Por acaso também ando a usar tecnicas de aquascaping com tecnicas de reefscaping, é um passatempo porreiro. acho que ficou muito melhor. Visualmente mais rico.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 57
Idade:
O lado esquerdo ainda está um bocado avacalhado.

Por um lado tenho aquele pilar com a magnifica em cima e eu tenho um medo que me pelo de a desestabilizar. Quando estou a colocar qualquer coisa lá próximo tenho sempre que me lembrar que ela pode se mover e queimar-se/queimar algum coral.

Depois no canto esquerdo tenho um sarco com um palmo de diametro e uma rocha com GSP e Kenya tree que tornam aquele lado uma salganhada.

Estou a ver se me desfaço deles e coloco lá isto:

IMG_20180416_173544.jpg


A ideia é deixar a rocha sem corais e colocar lá só umas gorgonias.
Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
Gorgonias NPS ou fotossinteticas? A longo prazo é preciso ter paciencia paras as NPS, ter que as alimentar e depois manter qualidade de agua... uma faca de dois gumes.

Não sei se estás ao corrente: Em reefscaping deves evitar juntar moles do mesmo genero, misturas com outros corais diferentes. Logo separar a Kenia do Sarcophyton resulta melhor visualmente, pois vais destacar cada um dos corais, em vez de se anularem mutuamente. Alem disso, é assim na natureza, os corais moles e duros... misturados. E, cores misturadas... azul x amarelo, verde x vermelho para efeito visual/cor. Desde que comecei a aplicar estas regras, os corais moles parece que ganharam beleza.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 57
Idade:
Já encomendei umas gorgonias mas são todas fotossinteticas, as outras são tão interessantes como são trabalhosas.

Com tanta anemona, está na altura de limitar coisas que abanam com a corrente.

Contando que a magnifica duplique de tamanho em menos de um ano, algumas coisas têm que sair para o aquário não ficar atulhado. O sarco vai sair porque é demasiado grande e não tenho onde que fique bem.

As gorgonias não vão pesar muito no layout e é mais um elemento de diversidade. Estava a pensar integra-las naquele iwagumi que montei em seco.

A rocha com os GSP e a Kenya tree também tem sido difícil de integrar porque tem que ficar afastada de tudo para impedir que os GSP se espalhem e que a Kenya tree queime outros corais.

No que respeita a cor, eu tento fazer o que dizes quando quero fazer sobressair um coral. Há muitas alturas em que gostava de começar do zero para poder fazer as coisas com mais planeamento em todos os aspectos, incluindo o visual.

Eu tenho um método que de vez em quando tento seguir, mas é complicado. Quando coloco um coral próximo de outro tento que tenha simultaneamente algo de contraste e algo de semelhante.

Por exemplo, a psamocora verde fica bem ao lado da milka porque têm formatos semelhantes e cores diferentes. A milka fica bem com zoanthus roxos porque têm a mesma cor e forma diferente. E assim por diante.

Quando quero que algo se destaque (1 ou 2 peças no aquário) tento colocar coisas na vizinhança que contrastem em todos os aspectos.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 57
Idade:
Mais um video sobre as anemonas



Grupo: Utilizadores Mensagens: 57
Idade:
E a 2a parte, falando sobre o layout e sobre os corais



Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
Essa forma de aquascaping -corais com cor igual- é algo pessoal ou filosofia de algo em agua doce, aquelas coisas japonesas?

Eu tenho um trabalhao em evitar por corais com cores iguais juntos e muitas vezes não consigo. No meu antigo aquario, tinha muitos roxos, era milka, digitata roxa, hystrix roxa, tudo junto porque calhou de serem os primeiros SPS. Acabei dominado por essa cor e desfiz isso.

mas gostei da mistura da psammocora, com os cogumelos bem vermelhos e a milka.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 57
Idade:
Esta maneira de decidir como colocar corais de acordo com semelhanças e contrastes é minha. Já não me lembro como cheguei lá, mas gosto do conceito e dos resultados.

Em água doce a questão não se coloca porque a paleta de cores é muito limitada.

Eu acho que funciona porque cria harmonia e interesse (semelhança e contraste).

Se eu começasse um aquário de novo acredita que decidia qual ia ser o esquema de cores antes sequer de encher de água.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 57
Idade:
Não percebo de muito de química ou mecânica e por isso sempre geri o aquário como o carro: tento fazer as coisas que costumam funcionar para a maioria das pessoas.

Um aquário de água salgada é um sistema com uma química brutalmente complexa para a qual nós temos poucos meios para testar e muito menos com precisão. Sim, podemos testar de forma aceitável os principais elementos, mas para além desses, não temos maneira de saber de forma precisa o que se passa.

Há alguns anos que é possível testar 30 e tal elementos através de testes ICP, mas não falta quem desconfie deles. Podem dar valores absurdamente irreais.

Vai daí que me faz alguma confusão como tanta gente faz uma gestão dos doseamentos no aquário com base nestes testes.

Até hoje, a única coisa que tenho doseado é kalk e vou fazendo trocas de água.

Tenho noção que este método não chega para manter níveis óptimos de todos os elementos, porque alguns deles são consumidos na totalidade em apenas algumas semanas.

Até hoje aceitei esse facto em troca de garantir um dos maiores factores críticos para manter um aquário: estabilidade.

Recentemente vi que a Red Sea tem um programa de doseamento de elementos traço que em vez de se basear em testes, baseia-se na associação do consumo destes elementos com o consumo de cálcio.

Desconfiei logo que esta associação não pode valer da mesma forma para todos os aquários. No entanto, pode ser útil.

Parece-me que a Red Sea tem confiança para mandar toda a gente dosear estes elementos associados ao consumo de cálcio porque o máximo que pode acontecer é estes elementos serem consumidos a um ritmo superior ao cálcio, como deve acontecer num aquário de corais moles ou anemonas.

Dito isto resolvi o fazer um teste de ICP à água do aquário e também da osmose.

A minha osmose já devia ter sido trocada, tem 5 de TDS. O teste à osmose vai ajudar-me a ver o que é que está a deixar passar e se é significativo para o aquário.

Sabendo que o teste destes 30 e tal elementos à água do aquário não é fiável, vai dar uma imagem geral do nível dos elementos traço. No meu aquário os elementos traço só estão a ser repostos através das trocas de água e da alimentação dos peixes.

Assim, de acordo com o resultado dos testes vou decidir se troco a osmose e se começo a dosear elementos traço de acordo com o consumo de cálcio.

Se não houver problemas, passados uns 6 meses volto a fazer um teste.

Estes testes ICP parecem-me instrumentos perigosos se forem usados para dosear de forma precisa os elementos. No entanto, parecem-me uteis e relativamente seguros para dar imagens mais genéricas do balanço químico do aquário.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
Tenho esse problema, e não doseio Potássio/bario mais vezes por receio, mas doseio iodo, p.ex porque sei que no MEU sistema devido à quantidade de corais e crescimentos e não sei o quê... isso desaparece rapido. E, a dose é 1/3 da recomendada muitas vezes ou nem isso. Já Potássio tenho algum receio, pois não faço a mínima e praticamente não doseio.

Mas doseio algumas coisas, bicarbonato de cálcio, buffer, bactérias, iodo, vodka, magnesio...

Os meus testes rodam a volta de KH, Ca e observação de corais, as seriatoporas orange são boas para isso, fazem STN quando a química da agua está toda torta e os testes não dizem tudo o que queres saber, são muito sensíveis a desiquilibrios não detectados, mesmo acros as vezes não são tao sensiveis, depois muda de cor (para algo mais vibrante) se o KH ou Ca estiverem mal e assim vais ver o que se está a passar.

Por acaso numa loja já vi os efeitos de doseamentos às cegas e descuidos do genero, e o resultado em LPS high-end (que são corais caros, mas bem fáceis) foi desastroso. Cynarinas deslaivadas e moribundas e lobophyllias brancas... A minha lobophyllia foi la comprada e era totalmente branca quando a comprei, porque nem fazia ideia do coral... na altura era pouco conhecido. No aquario foi mudando de cor, até se tornar numa Lobophyllia Orange Eye, com zero branco.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 57
Idade:
Eu controlo o kH mais ou menos 1 vez por mês e o cálcio e magnésio umas 4 ou 5 vezes por ano.

Até hoje, nunca tive que mexer no magnésio, acho que as TPAs têm chegado.

Também tenho receio de dosear às cegas (nem tenho coragem de dosear iodo em quantidades pequenas como tu), por isso é que resolvi fazer um teste ICP para ter uma ideia geral dos elementos traço e companhia.

A Aqua Medic tem um programa chamado "Colors" que aconselha o doseamento de acordo com o consumo de cálcio.

É lógico que isto não pode ser válido para todos os aquários, um aquário de corais moles de certeza que vai estar a consumir uma maior proporção de elementos traço. No caso de aquário de sps, eles recomendam dosear de acordo com testes.

No entanto, parece-me que seguindo a fórmula de doseamento deles baseada no consumo de cálcio, não haverá risco de sobredosagem... a menos que pelo menos parte dos elementos traço esteja a entrar em grande quantidade por outros meios, como a alimentação.

Por isso é que vou olhar para o resultado do teste ICP para decidir se valerá a pena dosear elementos traço ou trocar a osmose. A minha osmose dá 5 de TDS há bastante tempo, mas eu não sei o que vem nesses 5 de TDS.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 57
Idade:
Já recebi o resultado do teste ICP à agua do aquário e osmose.

- Não encontraram poluentes nenhuns nem na água do aquário nem na de osmose.

- Há níveis um pouco abaixo do recomendado de micro nutrientes como o Iodo e Estroncio.

- A água de osmose tem algum sódio e potássio.

Vai daí que não vou fazer alterações à manutenção do aquário, ou seja, não vou dosear mais nada para além do Kalk e vinagre e vou continuar a usar a mesma unidade de osmose.

A meu ver, o dinheiro gasto no teste (uns 35 euros incluindo correio) ajudou-me a poupar algum dinheiro: não vou usar mais aditivos nem trocar de osmose. Também compra alguma tranquilidade.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
tudo depende até porque os diferentes valores não são estáveis. Nunca fiz esse teste, nem planeio fazer. Tenho outras formas para monitorizar o aquario. Nem faze-lo ia-me descansar, acho que ficava a pensar, o dinheiro do teste dava um coral XPTO...

somos todos diferentes.

um dia destes cai-te um prego no aquario, enferruja, ficas descansado em relação aos parâmetros... e não encontras justificação para os problemas.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 57
Idade:
O exemplo que deste do prego é muito bom: permitiu-me saber que não tenho nenhum lá dentro :)

Eu fartei-me de ler sobre estes testes e como estava a pensar tomar decisões sobre a osmose e dosear elementos traço, acabei decidindo que era boa altura para o fazer.

Cuidar de um aquário de água salgada pra mim é como seguir por um campo minado. É tudo extremamente complexo e em constante mudança e sabe-se tão pouco como tudo funciona, que há sempre problemas maiores ou menores a aparecer de vez em quando.

Eu tento seguir com a mesma rotina e evitar cair na tentação de fazer experiências porque supostamente é bom fazer isto e aquilo. O teste ao não apontar nada de preocupante, acaba ajudando a saber que o que estou a fazer está a funcionar e que o melhor é não inventar.

Acaba sendo uma forma suplementar de saber como vai o sistema, para além de o observar.

Em relação à osmose, marca normalmente 5 ou 6 TDS mas eu não tinha maneira de saber o que é que está a passar nesses 5 ou 6 TDS e ia trocá-la. Já não vou.

Até ao momento também estou a conseguir manter-me fiel à decisão de não meter mais corais ou peixes no aquário pelo menos até ao final do ano. Não é fácil. Dizer não, obrigado, quando alguém te oferece uma tridacna ou um camarão, não é fácil.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
Em relação a "invensões" depende da invenção... pode nem ser invensão e ter provas, ou pode ser algo de alguém novato. São duas situações diferentes. Não penso que hoje em dia exista muito mistério, há dificuldade com corais NPS, ascideas, crinoides, esponjas que tem a ver com a questao nutritiva.

Para ti, assim está tudo bem. No meu caso, não posso seguir esse caminho: há outras coisas em consideração. E, não me descansa saber que há uma semana atrás não tinha um prego enferrujado no aquario... e não saber o que se passa HOJE e AGORA no aquário, será que caiu hoje um prego? será que tive um crash de KH? Tenho um dinheirão em corais, mas isso não é garantia para mim. Estabeleço salvaguardas como sejam TPAs, carvão, testes básicos, observação e manutenção de equipamentos.

uma coisa que aprendi é que devo ter mais que uma bomba, mais de que uma fonte de luz capaz de manter corais, mais do que um aquecedor e carvao à mão. Para mim isto chega. medos... só se tiver falhas de energia... nesta zona é raro, mas pode acontecer. Logo um gerador... pode ser precaução adicional. O:-)


Camaraões do hobby, como são fáceis... acho que deverias ter aproveitado, já uma tridacna é diferente, mas é algo muito tentador também para mim. Mantenho apenas uns mexilhões e ameijoas basicas, um dos mexilhões já tem anos, e cresceu no aquario. Logo se mantenho mexilhões, pode ser que consiga manter tridacnas.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 57
Idade:
Eu já tenho 2 tridacnas: uma derasa e uma maxima.

Comecei pela derasa que é mais fácil de manter. Passados uns meses arrisquei uma maxima, muito pequena ainda por cima. Pra já parece ok, mas são animais que só costumam avisar que estão de partida em cima da hora, quando já não há nada a fazer.

Eu continuo a achar o aquário um sistema extremamente complexo. Continuo a andar às apalpadelas quando detecto alguma alteração.

Por exemplo, há poucos dias notei um aumento considerável do que me parecem ser dinoflagelados.

A única alteração que tinha feito nos dias anteriores foi ter desligado o UV. Ontem voltei a ligá-lo.

A redundância de equipamentos pra mim também é muito importante também porque moro a uma hora de distância da loja mais próxima (que é uma loja tipo AKI em Espanha), mas estando no hobby há alguns anos, acabo tendo 2 ou 3 de cada coisa guardados.

As falhas de electricidade aqui são frequentes, no Inverno então são às 2 ou 3 vezes por semana. Tenho uma bateria ligada à bomba mais fraca junto à superficie, mas nao planeio passar o próximo inverno sem um gerador, já apanhei sustos que chegue.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 57
Idade:
Aqui ficam os resultados dos testes da água do aquário e osmose.

Imagem

Imagem

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron