Subescrevo sim senhora... corais logo que possivel. Peixes o mais tarde possivel..., curioso que estava a ter uma conversa no grupo de whatsapp do Fragario do Norte sobre isso ainda á pouco.
Já o Eric Bonerman defendia isso no livro "Corals", um livro antigo dos anos 90.
Vou fazer copy paste do que lá tinha escrito...
Na minha opinião quato mais tempo esperarem a até colocar o primeiro peixe melhor para o sistema a longo prazo. Ciclo mais equilibrado, menos chatices, menos algas, menos doenças iniciais e menos predação precoce de microvida do sistema o que origina um aquario bem mais estável a longo prazo. Quando comecei á muito tempo atrás conheci um tipo que chegou a ciclar o aquário por 6 meses até colocar o primeiro peixe lá dentro. Na altura não percebi bem o que ele tentava fazer/replicar..., apenas me recomendava ler e ter paciencia. Depois com a experiencia que obtive e depois de varias montagens hoje sei muito bem o que ele estava a tentar fazer. Por mais produtos e atalhos que tentem fazer não há nada como respeitar o tempo da natureza. Não há formulas exactas na aquariofilia, longe disso, mas certamente estarão mais perto de ter um aquário mais equilibrado e mais estável se souberem esperar que as coisas acontecam devagar, com paciencia e ao passo da natureza. Por outro lado, parece-me muito melhor um peixe entrar num aquário já com corais, com micro e macrovida, com macroalgas... com um minimo de "natureza e naturalidade" de maneira a que sintam menos stress e se ambientem muito melhor ao novo sistema. Os peixes deveriam ser, em minha opinião claro, sempre os ultimos organismos a entrar num aquário e com tempo e observação atenta entre adições para evitar males maiores.
...é esta a minha opinião
.