Boas Rinaldo!
Mesmo a propósito este tópico!
Estávamos num outro tópico (
viewtopic.php?f=7&t=2776&p=26420#p26420 ) a discutir sobre a rocha viva e a acumulação de fosfatos (ou suposta libertação de fosfatos da rocha para a água).
Eu tenho a opinião do texto em baixo, mas gostava de ter uma opinião cientifica e não empirica como a minha ( e se calhar incorrecta) para evitar problemas futuros.
Gil Miguel Escreveu:
Boas César
Cientificamente não estou a vêr como é que a própria rocha liberta fosfatos. Se assim fosse, o que significaria a dissolução (ainda que lenta) da rocha na água, seriam libertados muitos outros compostos em quantidades enormes.
Ou seja, os fosfatos não se ligam á propria rocha, mas sim a outros iões, podem existir na rocha como fosfato de cálcio ou outra fosfato qualquer e estas ligações iónicas não se quebram nas condições normais do aquário, só em condições extremas nunca possiveis num aquário é que podia existir essa dissolução.
Assim não estou a vêr qual será o enquadramento quimico para sustentar o que afirmas, pelo que só posso atribuir essa libertação á acumulação de detritos ao longo dos anos.
De qualquer forma o Rinaldo há-de ter uma opinião mais cientifica que a minha, era interessante que viesse aqui dar um bitaite
Cps