Fórum Convidados Química da Água Potássio

Potássio

Mensagem 28/jan/2014, 03:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas,

Eu tento manter o nível de Potássio nos 390 ou 400ppm.

Subidas de potássio na ordem de 10ppm ou mais, com aditivos, acho que se torna dispendioso e mais trabalhoso.

O ideal é usar sais que tenham valores de Potássio o mais próximos de 390/400ppm, que existem! Pois se usarmos sais com baixos teores de Potássio, que também existem, estamos constantemente a baixar o Potássio nas TPAs e a repo-lo com aditivos...

Tanto quanto sabia o Potássio influencia especialmente a coloração azul dos corais... mas agora que consultei um guia de coloração SPS compreendo que me equivoquei e que se trata de Iodeto de Potássio (coloração azul) e realmente o Potássio puro (coloração vermelhos e violetas).


Rinaldo Fontenele Escreveu:
A concentração em ppm média no mundo é de 390 ppm.

Se esta concentração estiver acima dos 390 ppm, poderás ter branqueamento e até a morte dos corais.


Boas Rinaldo,

Já tive Potássio a 460ppm com salinidade 1030; Potássio a 430ppm com salinidade a 1025; e Potássio a 410ppm com salinidade a 1025, e os corais safaram-se, sem branqueamentos nem mortes... então esse limite superior do nível de Potássio acho que será mais elevado que os 390ppm... ;) Isto durante umas semanas que tinha o densímetro descalibrado em 4 ou 5 graus... :ymblushing:
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 28/jan/2014, 13:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá Artur,

Se tens registo de quais são as marcas de sal que têm teores altos e baixos de potássio, por favor posta aqui.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 28/jan/2014, 23:21

Grupo: Moderadores Mensagens: 102
Idade: 53
Localização: Guarulhos - São Paulo - Brasil
Boas César, acho que o Red Sea coral pro tem dosagem satisfatória para o potássio.

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk
Abraços.

Rinaldo Fontenele

Química da água.

Mensagem 29/jan/2014, 00:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 102
Idade: 49
Localização: Fânzeres - Gondomar
Boas
O Red Sea salt tem o valor de potássio de 420 indicado no balde e comprovado na última Tpa .
Cumpts

Mensagem 29/jan/2014, 00:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
César Silvério Escreveu:
Se tens registo de quais são as marcas de sal que têm teores altos e baixos de potássio, por favor posta aqui.


Boas César,

Cheguei a fazer testes aos sais Red Sea Salt (normal), Tropic Marin Pro-Reef Sea Salt, CoralSea Pro Reef Premium, e Blau Reef Salt.

Mas tive dois tipos de falhas de iniciante:
- nuns dos testes tinha o densímetro descalibrado em 4 ou 5 graus (tipo pensava que tinha a densidade a 1025 e estava a 1030!"
- noutros casos (Tropic Marin, CoralSea e Blau) retirei o sal de baldes de 20/25kg e aparentemente os 2kg retirados para fazer 60 litros de água salinada, não têm os sais equilibrados, pois parece que no balde uma parte tende a ir mais para o fundo), então obtive resultados marados do Kh, Ca, Mg e K+ destas amostras...

Mas houve um dos testes que fiz com o densímetro calibrado e com base numa embalagem pequena de 4 kg do sal (e que facilmente consegui agitar e misturar bem antes de retirar uma porção), que foi o Red Sea Salt (normal). E os resultados foram praticamente perfeitos. Tudo a níveis excelentes. Do género: KH = 7.7ºd; Ca = 410ppm; Mg = 1230ppm; K+ = 400ppm. (tenho de procurar o post que coloquei aqui pelo fórum, que de momento não estou a encontrar, com os resultados medidos).

Então enquanto não fizer novamente testes aos outros, arranjando de preferência uns sacos de 2kg de cada sal, de momento recomendo o Red Sea Salt (normal). B-)

Mas acredito que a TMC com o Tropic Marin Pro-Reef (ao inverdo do sal normal), e o CoralSea e Blau muito provavelmente tenham níveis bem razoáveis de Potássio, tipo 380ppm ou mais, então apesar de eu falar no Red Sea Salt normal esses sais também devem ser bons para Potássio de nível aceitável.
Editado pela última vez por Artur Fonseca em 29/jan/2014, 01:07, num total de 4 vezes.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 29/jan/2014, 00:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Vitor Teixeira Escreveu:
O Red Sea salt tem o valor de potássio de 420 indicado no balde e comprovado na última Tpa .


Isto! ;) :) B-)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 29/jan/2014, 00:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Rinaldo Fontenele Escreveu:
Boas César, acho que o Red Sea coral pro tem dosagem satisfatória para o potássio.


Boas Rinaldo, esse Red Sea Coral Pro não gostei pois tem níveis demasiado elevados de KH, Ca e Mg. ;)

Aqui uma imagem de comparação...
Imagem

Um KH de 12.2ºd, para quem está a aplicar doseamento de Balling (Kh ideal entre os 7 e 8ºd aprox.) é absurdamente alto...
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 29/jan/2014, 11:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Artur Fonseca Escreveu:
Rinaldo Fontenele Escreveu:
Boas César, acho que o Red Sea coral pro tem dosagem satisfatória para o potássio.


Boas Rinaldo, esse Red Sea Coral Pro não gostei pois tem níveis demasiado elevados de KH, Ca e Mg. ;)

Aqui uma imagem de comparação...
Imagem

Um KH de 12.2ºd, para quem está a aplicar doseamento de Balling (Kh ideal entre os 7 e 8ºd aprox.) é absurdamente alto...


Boas,
Tal como afirma a REDSEA, o PRO tem valores mais elevados de tudo para potenciar o crescimento dos SPS's.
Ao contrário da KZ por exemplo que obriga a ter niveis de KH entre 6,5/7,5, a REDSEA parece não se preocupar muito com esse intervalo. Deve preocupar-se mais com a estabilidade do mesmo, aliás como já foi referido noutro post aqui sobre KH.

Já agora sabes a conversão dessa salinidade em PPT para a normal que usamos (1023, 1025, etc)?
É que tenho níveis de cálcio sempre nos 500 e admito que posso ter a salinidade a 1026. Pode ser uma das causas...

Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 29/jan/2014, 12:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Boas,

Eu uso o Coral Pro Salt da Red Sea. Aquilo que eu posso dizer é que nunca tive os valores que eles anunciam.
A dosagem que faço é sempre a mesma ou seja 340g para 10L de água de osmose. Segundo anunciam eu deveria ficar com:

Ca = 456 ppm
Mg = 1360 ppm
KH = 12.4 dkH

Eu nunca atingi estes valores mas amanhã já posso dizer que valores dão.

Abraço
Miguel

Mensagem 29/jan/2014, 13:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá a todos, especialmente ao Rinaldo que ainda não tinha a oportunidade de saudar.

Teste de potássio feito ontem a água salinada com sal Tetra (1.025), K = 390 ppm (teste com Salifert).


Há um tópico neste fórum chamado" Agua Natural vs Agua Salinada/Sal sintético", onde seria útil que os resultados das análises feitas às várias marcas de sal fossem registadas, para possível orientação futura de membros que necessitem corrigir parâmetros usando os sais mais adaptados ao seu problema.


http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=5&t=470&p=5798&hilit=%C3%81gua+salinada#p1951"

Mais uma vez aqui fica a sugestão.


Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 30/jan/2014, 01:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
César Silvério Escreveu:
Teste de potássio feito ontem a água salinada com sal Tetra (1.025), K = 390 ppm (teste com Salifert).


Boas César, esse nível de Potássio está óptimo, mais um bom sal para a malta usar. B-)

Miguel Pinho Escreveu:
Eu uso o Coral Pro Salt da Red Sea. Aquilo que eu posso dizer é que nunca tive os valores que eles anunciam.
A dosagem que faço é sempre a mesma ou seja 340g para 10L de água de osmose. Segundo anunciam eu deveria ficar com:

Ca = 456 ppm
Mg = 1360 ppm
KH = 12.4 dkH


Boas Miguel,

No caso desse reef, pelo menos suponho que há um tempo atrás, com as TPA's semanais mas sem grandes adições de CA/KH/MG durante a semana, o KH elevado desse sal na ordem dos 12ºd permite uma grande reserva da alkalinidade e então daí esse reef ter tido muito sucesso a nível dos corais. B-)
Já para a aplicação do Balling (Fauna Marin, etc.), acho que é recomendado ter níveis intermédios do KH (6.5 - 7.5 ºd).

André Jorge Silva Escreveu:
Já agora sabes a conversão dessa salinidade em PPT para a normal que usamos (1023, 1025, etc)?


Boas André, a salinidade de 33.5ppt corresponderá aproximadamente à densidade de 1025 (a habitualmente mais recomendada nos reefs). Já a salinidade de 35.5 corresponderá a salinidade mais elevada de 1027. ;)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 30/jan/2014, 22:37

Grupo: Moderadores Mensagens: 102
Idade: 53
Localização: Guarulhos - São Paulo - Brasil
César Silvério Escreveu:
Olá a todos, especialmente ao Rinaldo que ainda não tinha a oportunidade de saudar.

Teste de potássio feito ontem a água salinada com sal Tetra (1.025), K = 390 ppm (teste com Salifert).


Há um tópico neste fórum chamado" Agua Natural vs Agua Salinada/Sal sintético", onde seria útil que os resultados das análises feitas às várias marcas de sal fossem registadas, para possível orientação futura de membros que necessitem corrigir parâmetros usando os sais mais adaptados ao seu problema.


http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=5&t=470&p=5798&hilit=%C3%81gua+salinada#p1951"

Mais uma vez aqui fica a sugestão.


Abraço


Boas pessoal, estive um pouco longe de comentários sobre este assunto pois ainda estou na falta de meu notebook que quebrou a tela....... :((

Saudações ao companheiro César Silvério e obrigado pela citação!!!!! ^:)^

Penso que as marcas de sais que estão a dizer tem suas vantagens e desvantagens em vários aspectos. Uns são muito difíceis de dissolverem na água outros apresentam valores de oligoelementos a demasia mais posso dizer a todos que estes valores não afectam em nada a vida marinha.

Usei em meu aquário antigo o sal da RED SEA CORAL PRÓ e gostei muito de seu rendimento apesar de não fazer testes neste período em que o aquário estava activo. A coloração dos corais estava sempre viva e saudável.

Pra já no Brasil ouve a um tempo que o sal da TMC dava um problema que não lembro qual era mais foi somente no lote.

Mais voltando ao ponto principal que é o potássio, este pelo que vimos quase não tem muita variação nos sais já citados, penso que a malta já percebeu isso!

O que vejo de maior problema seria o consumo do potássio nos aquários, consumo em demasia ou o não consumo, quais são os organismos que vocês acham que consomem o potássio, são somente os corais?

Deixem a vossa opinião!
Abraços.

Rinaldo Fontenele

Química da água.

Mensagem 31/jan/2014, 13:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá Rinaudo,

Não estou muito por dentro acerca de quais as entidades maiores consumidoras de potássio em aquários, mas pelo que entendo do que leio no Fórum Zeovit, parece que os zeólitos, são dos maiores consumidores de potássio :D :D :D .

No meu caso não é assim, ou então as TPAs compensam os consumos.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 31/jan/2014, 14:39

Grupo: Moderadores Mensagens: 102
Idade: 53
Localização: Guarulhos - São Paulo - Brasil
César Silvério Escreveu:
Olá Rinaudo,

Não estou muito por dentro acerca de quais as entidades maiores consumidoras de potássio em aquários, mas pelo que entendo do que leio no Fórum Zeovit, parece que os zeólitos, são dos maiores consumidores de potássio :D :D :D .

No meu caso não é assim, ou então as TPAs compensam os consumos.

Abraço


Boas César, zeólitos são realmente bons consumidores de potássio, os corais também, já li em um artigo que alguns tipos de caramujos utilizam o potássio para ajudar na estrutura se suas conchas.
Abraços.

Rinaldo Fontenele

Química da água.

Anterior

Voltar para Química da Água



cron