Fórum Convidados Química da Água Parâmetros da Água Natural - Costa

Parâmetros da Água Natural - Costa


Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
Idade: 67
Localização: Charneca de Caparica
Calção pé descalço para enrijar os ossos, até dá saúde. :D
Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar.

Abraço
José Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook


Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
Boa tarde,

Tenho aqui os testes realizados no passado dia 2 de Outubro, fica a informação disponivel.

Local: Sesimbra
Quantidade: 2600 litros
Data: 02-10-2014
Hora inicio: 09:06
Hora fim: 09:40
Temperatura da água: 14,7ºC
Temperatura de teste: 25ºC
Densidade: 1025
PH: 8,0
KH: 6
Cálcio: 380
Magnésio: 1120
PO4: (sens) < 0,02

As chuvas anteriores podem ter influenciado alguns parametros como a densidade p. ex. a recolha foi efectuada em maré alta e 72 horas após as últimas chuvadas dignas desse nome.

Nestas condições as próximas TPA são sem correção de densidade, a natureza dá uma ajuda e poupa-me muito trabalho :D
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil


Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Vitor Pedroso Escreveu:
Figueira da Foz - 27-SET-2014

SG - 1025
PH - 8
KH - 7
CA - 420
MG - 1200
NH4 - 0
NO3 - 0
NO2 - 0
PO4 - 0,01


Uma semana de armazenamento e mantém-se as specs. :D


Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica
Fonte da telha (10/10/2014)

SG - 1.027 g/L
KH - 7 dkh
Ca - 420 ppm
PO4 - n.d.
NO3 - < 0.1 ppm
Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Parece confirmar-se a fraca concentração de cálcio da nossa costa (de norte a sul e ilhas). Será por este motivo que não temos tantos corais? Ou a temperatura terá mais peso?!...

Outra coisa curiosa é que apesar de KH e Calcio serem baixos, a salinidade é alta, o que significa que há outros compostos com concentração alta na água.

Os fosfatos elevados também poderão ser um problema para alguns casos, por isso é importante continuarmos a colocar aqui as análises :)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Penso que os fosfatos medidos tem a haver com o factor de apanharem a agua junto as rochas, beira mar, etc onde talvez o lixo se acumule mais. Eu na Ericeira apanho a agua ao fundo do pontão, cerca de 150 ou 200 metros da beira mar onde a agua talvez esteja mais livre de sujeiras por ser ja "mar alto" (tirando aqueles dias em que a agua nao esteja limpa claro!) pois eu sempre que testei os fosfatos acusou sempre zero no hanna.


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Joao Tomas Escreveu:
Penso que os fosfatos medidos tem a haver com o factor de apanharem a agua junto as rochas, beira mar, etc onde talvez o lixo se acumule mais. Eu na Ericeira apanho a agua ao fundo do pontão, cerca de 150 ou 200 metros da beira mar onde a agua talvez esteja mais livre de sujeiras por ser ja "mar alto" (tirando aqueles dias em que a agua nao esteja limpa claro!) pois eu sempre que testei os fosfatos acusou sempre zero no hanna.

Será? hás-de testar junto da praia para comparar. Estou a estranhar que por 150m haja diferença de concentração de PO4... Não sei...


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Hugo Figueiredo Escreveu:
Joao Tomas Escreveu:
Penso que os fosfatos medidos tem a haver com o factor de apanharem a agua junto as rochas, beira mar, etc onde talvez o lixo se acumule mais. Eu na Ericeira apanho a agua ao fundo do pontão, cerca de 150 ou 200 metros da beira mar onde a agua talvez esteja mais livre de sujeiras por ser ja "mar alto" (tirando aqueles dias em que a agua nao esteja limpa claro!) pois eu sempre que testei os fosfatos acusou sempre zero no hanna.

Será? hás-de testar junto da praia para comparar. Estou a estranhar que por 150m haja diferença de concentração de PO4... Não sei...


Nao sei se é por isso mas que a zona de recolha nao tem nada a ver isso nao, é como se estivesse num barco a 150m a recolher agua sem estar "presa" nas rochas a acumular por exemplo os fosfatos.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Nazaré - 1-10-2014

SG - 1028
KH - 7.5
CA - 400
MG - 1200
NO3 - 0
PO4 - 0,00

Recolhida junto as rochas ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica
Hugo Figueiredo Escreveu:
Parece confirmar-se a fraca concentração de cálcio da nossa costa (de norte a sul e ilhas). Será por este motivo que não temos tantos corais? Ou a temperatura terá mais peso?!...

Outra coisa curiosa é que apesar de KH e Calcio serem baixos, a salinidade é alta, o que significa que há outros compostos com concentração alta na água.

Os fosfatos elevados também poderão ser um problema para alguns casos, por isso é importante continuarmos a colocar aqui as análises :)

Boas,

Fraca concentração de cálcio? KH baixo? Fosfatos altos? Hugo de onde tiraste essa conclusão?

Quanto a outros compostos, sim existem, por exemplo é certo e sabido que a água da nossa costa é rica em iodo por exemplo, salvo erro tem boa concentração de Fitoplâncton. Outras diferenças para a água dos recifes devem existir certamente, no entanto aponto a temperatura como factor principal para não existirem certo tipo de vivos.
Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Ricardo Santos Escreveu:
Fraca concentração de cálcio? KH baixo? Fosfatos altos? Hugo de onde tiraste essa conclusão?

Das medições feitas e colocadas aqui no forum!

O cálcio anda na roda dos 400, o KH não sobe muito acima de 7 e há medições de PO4 acima dos 0,1...


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Hugo Figueiredo Escreveu:
Ricardo Santos Escreveu:
Fraca concentração de cálcio? KH baixo? Fosfatos altos? Hugo de onde tiraste essa conclusão?

Das medições feitas e colocadas aqui no forum!

O cálcio anda na roda dos 400, o KH não sobe muito acima de 7 e há medições de PO4 acima dos 0,1...


Hugo como disse anteriormente acho esses valores de fosfato muito altos e deve-se ao local em que apanham a agua de certeza...


Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica
Hugo Figueiredo Escreveu:
Ricardo Santos Escreveu:
Fraca concentração de cálcio? KH baixo? Fosfatos altos? Hugo de onde tiraste essa conclusão?

Das medições feitas e colocadas aqui no forum!

O cálcio anda na roda dos 400, o KH não sobe muito acima de 7 e há medições de PO4 acima dos 0,1...

Boas,

Com base neste tópico, foram até agora foram testadas 9 amostras, apenas duas tiveram PO4 acima dos 0.1 ppm, e 7 (sete) registaram entre 0 e 0.04 ppm.
A média do valor do Cálcio é de 406 ppm e do KH de 7.13 dkh. Ambos são bons valores para aquários de corais, e perfeitamente equilibrados.
Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
São precisamente os valores que tenho no meu aquário mas tipicamente aponta-se para valores superiores. [FACE WITH STUCK-OUT TONGUE AND WINKING EYE]


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Hugo.. o Ricardo tem razao.
Nivel medio e equilibrado em recife é KH de 7 e Calcio nos 410. Nos é que inventamos... se tiveres esses valores estabilizádos num aquário nao há coral que morra, antes pelo contrario. O problema é a estabilizacao desses valores a longo prazo e dai o pessoal preferir usar valores de KH e CA elevados...

O problema da nossa agua principalmente é a temperatura... e mais importante que isso a variaçao dela durante o ano. A nossa amplitude termica é muito alta.
Quanto ao resto dos valores é facil de comprovar..., alguns aquas que por aqui andam no forum nao sao nada mais do que agua da nossa costa a uma temperatura constante de 26/27 graus.

Outra... vais ali a Sagres e ja tens corais...(mais resistentes as nossas temperaturas, ou vá lá mais compativeis) ou vais ali a Madeira e aos Acores onde a temperatura media da agua é mais elevada e com menos amplitude termica e já tens varios corais. Temperatura nao é o unico motivo mas penso que seja o primeiro a ser apontado.


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Parece que eu estou aqui a dizer mal da água natural, e não é esse ocaso! ;)
Como disse esses são os meus valores de KH e CA, precisamente porque só uso água natural e não me queixo, agora para zeovits, ULNS, tritons, pellets e mais um par de botas e "invenções2 para aí andam são valores baixos, é só isso!

Para mim está mais que bom porque não uso nada disso! :ymhug:


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Ho malndro..., eu sei que usas a nossa água e que gostas!, a minha explicacao era a mais a ver com o que disseste antes:

"...Parece confirmar-se a fraca concentração de cálcio da nossa costa (de norte a sul e ilhas). Será por este motivo que não temos tantos corais? Ou a temperatura terá mais peso?!...
Outra coisa curiosa é que apesar de KH e Calcio serem baixos, a salinidade é alta, o que significa que há outros compostos com concentração alta na água.
Os fosfatos elevados também poderão ser um problema para alguns casos, por isso é importante continuarmos a colocar aqui as análises..."


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Eu percebi. Estava mais a referir-me aos valores de referencia destes métodos todos "novos". :D

É continuar a colocar aqui as medições para se ir acompanhando e vermos padrões :)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica
Hugo Figueiredo Escreveu:
Eu percebi. Estava mais a referir-me aos valores de referencia destes métodos todos "novos". :D

É continuar a colocar aqui as medições para se ir acompanhando e vermos padrões :)

Hugo, até aí estás errado...
Vai lá ler o guia Zeovit, e verás que apontam exactamente para estes valores.
Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Anterior

Voltar para Química da Água



cron