Fórum Aquariofilia Marinha Artigos ATM Agent Green - Review Portuguesa (Em construção)

ATM Agent Green - Review Portuguesa (Em construção)

Área para publicação e discussão de artigos avançados.

Grupo: Fundadores Mensagens: 234
Idade: 39
Localização: Penafiel
Imagem 4023

Espero com este artigo tentar esclarecer algumas duvidas que possam haver sobre o uso deste produto, já que nos foruns estrangeiros existem muitas informações dispersas sem que se consiga chegar a uma boa conclusão...
O meu objectivo é relatar aqui, diariamente o efeito deste produto no meu aquario Mozinho Reef 2 até que o produto acabe ou então até chegar aos valores que pretendo que são os 0.08ppm de fosfatos.

Para quem não conhece o ATM Agent Green é um produto a base de Cloreto de Lantanio, da empresa ATM, isso mesmo a empresa da serie Tanked. Este produto foi apresentado como um excelente removedor de fosfatos atravês de floculação, mas diferente de todos os outros produtos á base de Cloreto de Lantanio, tentando assim afastar todos os receios que andam de mãos dadas com o mau uso desta substância.
Como muitos de nós que têm problemas de fosfatos e depois de tentar todos os produtos existentes no mercado achei que se calhar a minha única solução seria um produto deste genero, pelo que nasceu esta tentativa de review ao produto.

Em relação ao produto, não passa de uma garrafa de 118ml básica com uma mistura qualquer sem odor, cuja composição não colocam impressa no rotulo. Esta garrafinha trata 4731l, 1ml por 38l de litragem de aquario para baixar 1ppm, e a uníca observação que a ATM faz em relação ao seu uso é que não se deve baixar mais de 1ppm de fosfatos por dia.

As únicas indicações que encontrei para o uso do produto foram:
  • Usar em local de extremo fluxo de água (Coluna Seca)
  • A frente do local onde se coloca o produto usar um filter bag de 10micro no minimo (Eu usei de 5micro)
  • Não desligar filtragem mecânica

Desta forma usei metade da dose recomendada para baixar 1ppm, usei 15ml do produto.
No ínicio deste teste atraves do Hanna Checker de fosfatos obtive o valor de 1.44ppm, e coloquei 5ml de Agent Green + 5ml passados 5minutos + 5ml passados 5minutos.
Constatei que passados segundos a agua na coluna seca ficou esbranquiçada, e que passados 2/3minutos o 1º filter bag estava a transbordar. O 2º filter bag demorou mais tempo (10min) e depois o 3º filter bag que ainda não troquei...

Em relação aos vivos não notei nada de estranho no seu comportamento, o que me satisfez muito devido a lista de peixes que possuo e que estimo com muito afinco. A nivel de invertebrados posso dizer que um ermita, encontrava-se dentro da coluna seca e la continua vivo, por isso acho que tambem não os afeta pelo menos no imediato.

Passado 2 horas medi novamente os fosfatos pelo que obtive uma leitura de 1.10ppm, logo uma redução de 0.34ppm em duas horas.
Irei acompanhar o progresso atá á proxima dosagem que será 24h depois da primeira, medindo os valores pelo menos mais uma vez.

1ª Actualização

Passados 12horas:
Escumadores a funcionar normalmente e os filter bags quase entupidos.
Voltei a medir fosfatos e obtive 1.14ppm, uma subida de 0.04ppm em 10 horas. Esta subida não me supreendeu e apenas veio confirmar o que temia, rocha ou areao a libertar fosfatos de montagens anteriores. Pelo menos com este teste sei +/- qual será a minha dose diaria/manutenção.

De salientar que a nivel de vivos (Peixes, invetebrados, Estrelas, corais moles, SPS e LPS) nada tenho a declarar, tudo normal. Apenas noto realmente a agua mais cristalina, se calhar devido ao efeito floculante.

Devido a subida de fosfatos decidi avançar com a proxima dosagem, pelo que coloquei mais 15ml, assim fico com um total de 30ml em 24h.

Aproveito para deixar alguns valores que consigo medir instantaneamente que são:

ORP: 420
PH: 8.1º


2ª Actualização

Medição passados 24h da 1º Utilização

Fosfatos - 0.84ppm
Ph- 8.65º
ORP- 437mv

Em relação aos vivos tudo normal, escumação normal.
Adicionei mais 15ml de Agent Green

3ª Actualização

Medição passados 36h da 1º Utilização

Po4: 0.48ppm
PH: 8.62º
ORP: 444mv

Em relação aos vivos tudo normal, escumação normal.
A água já não fica tão esbranquiçada.
Adicionei mais 10ml de Agent Green.

Baixei a dose para 10ml, porque com os ultimos 15ml os fosfatos baixaram 0.36ppm e assim posso continuar a baixa-los mas mais lentamente.
Vamos ver onde vai parar de baixar.

4ª Actualização

Medição passados 48h da 1º Utilização

Po4: 0.38ppm
ORP: 431mv
PH: 8.81º

A nivel de vivos tudo normal, escumação normal.
A água já não fica tão esbranquiçada.

5ª Actualização

Medição passados 60h da 1º Utilização

Po4: 0.24ppm
ORP: 444mv
PH: 8.62º

A nivel de vivos tudo normal, escumação normal.
Noto que continua a baixar mas mais lentamente.

Doseei novamente 10ml.

6ª Actualização

Medição passados 72h da 1º Utilização

Po4: 0.10ppm
ORP: 439mv
PH: 8.8º

A nivel de vivos tudo normal, escumação normal.

Doseei novamente 5ml.

7ª Actualização

Medição passados 84h da 1º Utilização

Po4: 0.12ppm subida de 0.02ppm
ORP: 444mv
PH: 8.6º

A nivel de vivos tudo normal, escumação normal.

Doseei novamente 7,5ml. para compensar a subida devido a pesada alimentacao que fiz na noite anterior.

8ª Actualização

Medição passados 96h da 1º Utilização

Po4: 0.08ppm :D :D :D :D
ORP: 431mv
PH: 8.81º
KH:7dkh

Valor de KH antes de começar esta review 7.3dkh

A nivel de vivos tudo normal, escumação normal.

Doseei 2.5ml para ver qual será a minha dose de manutenção. Se o valor subir de manha tenho de aumentar a dose, se o valor diminuir tenho de diminuir a dose.

Conclusão: O produto no meu caso foi eficaz. Não notei nada de estranho nos vivos, apenas tenho a dizer que para se usar o produto com segurança, torna-se um pouco trabalhoso.Não aconselho o seu doseamento em reactor, porque acho que o segredo do bom uso do produto esta em usá-lo num local que tenha o maximo de contacto com a água do aquario e antes dos filter bags. Assim sendo doseei o produto na coluna seca, sempre em intervalos de 12h e antes e depois de o dosear tinha de lavar os filter Bags(quando tinha concentrações elevadas). Agora para o fim so lavava os filter bags antes de dosear, por isso 2 vezes ao dia.
O produto deixa a água um pouco turva em altas concentrações mas não notei que isso tivesse interferência nos vivos.

Em relação ao anunciado pelo produto na embalagem, acho que cumpre minimamente o prometido vendo os valores de decrescimo obtidos em proporção com o usado/recomendado pelo fabricante.

Assim sendo e considerando que o metodo que usei e continuarei a usar ser trabalhoso mas eficaz, para aquarios com altas concentrações de fosfatos e com condições de filtracão mecánica, testes de fosfatos á mão e grande volume de água, esta é sem dúvida uma solução a considerar.


Aproveito para informar que este produto se encontra á venda no Fragario do Norte com o preço de 19€.

Os filter Bags podem comprar no Fragario do Norte por 12€.


Questões e sugestões são bem vindas.
Abraço
Editado pela última vez por Nuno Moreira em 28/jan/2015, 23:10, num total de 13 vezes.


Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Viva Nuno,
Estou muito curioso acerca deste produto mas como tu mesmo disseste há muita informação contraditória e que não ajuda a ter uma ideia concreta sobre o produto. Admiro a tua coragem a servires de cobaia e melhor ainda decidido a partilhar a tua experiência com todos nós. Desde já muito obrigado!
Se puderes fazer umas fotos ou vídeo para mostrar como doseaste o produto era porreiro.
Não tenho dúvidas que isso resulta na redução dos fosfatos mas os aquários da ATM não têm corais (a não ser de plastico) nem rocha pelo que é muito interessante verificar o uso desse produto num aquário a funcionar em pleno como o teu.
Resta - me dizer que gostei muito da tua abordagem da meia dose recomendada!
Abraço
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368


Grupo: Fundadores Mensagens: 234
Idade: 39
Localização: Penafiel
Boas Pedro,

Em relação á coragem foi mais uma obrigação do que outra coisa qualquer...estava a ficar com os fosfatos descontrolados... Em relação aos corais, não notei nada de negativo muito pelo contrario, notei uma extensão de polipos maior depois do produto do que antes.
Vou ver se faço um video da proxima dose e tiro fotos de como fica a agua.

Aquele abraço,


Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Grande Nuno,

Muito bom tópico. Descreveste muito bem o uso deste produto e assim ficámos com poucas dúvidas de como fazer.
Confesso que não conhecia este produto, mas já tinha ouvido falar do cloreto de lantanio como sendo uma maneira excelente de remover fosfatos. Penso que foi o César Silvério que me ensinou isso.
Estou curioso para ver como vai correr a tua experiência, vai fazendo testes e colocando aqui os resultados para irmos acompanhando isso.

Neste produto da ATM gosto particularmente do facto de ser um "floculante", portanto para além de remover os fosfatos, provavelmente vai deixar a água totalmente cristalina.
Eu costumava usar o Sera Crystal Clear (que também é um floculante) nos aquários plantados e a água ficava mesmo muito cristalina (tipo o aquário do Paulo Oliveira =)) ). Já por várias vezes tive vontade de experimentar o Sera Crystal Clear nos meus reefs para colocar a água mais cristalina, mas tive também sempre demasiado medo de experimentar.

Obrigado e um abraço,
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Como ja foi dito , muito obrigado pela partilha e pela e pelo teste ... tambem acho que descreveste perfeitamente o produto, fico a aguardar pelas cenas da proxima aplicação e pelo resultado que vais obter ...
... aquele abraço e muito obrigado pela partilha ...

Amigo Ricardo pinto , eu nunca usei nada disso para ter a agua cristalina , so o saco no dia que limpo os vidros mais nada, muito menos produtos ;) :)
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Aquele abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Paulo, Eu referia-me ao facto da água do teu aquário ser muito cristalina e não quis dizer que usavas o produto A, B ou C... Apenas comparei o teu aquário com os meus plantados. Eu nunca consegui ter a água tão cristalina em reef.
Ainda para mais, como o teu aquário tem 3 frentes é ainda mais impressionante. Já fui a tua casa 3 ou mais vezes e a água está sempre muito cristalina, vê-se perfeitamente de um lado para o outro. Estava a elogiar o teu aquário, amigo.
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Heheh .. eu entendi isso amigo ricardo , so expliquei que nao fazia nada para isso , se fizesse tambem o dizia , sei que estavas a dizer bem nunca pensei o contrario amigo , so que tambem nao entendo isso , muito pessoal me diz isso e nao entendo mesmo o porque de a minha agua estar sempre assim porque na realidade eu nao faço grande coisa para que isso aconteça ... é realmente estranho ...
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Utilizadores Mensagens: 249
Idade: 36
Localização: Almeirim
Obrigado pela partilha..
E sempre bom haver haver alguém que tome a iniciativa.

Também já tinha ouvido falar desses produtos, mas não tinha a noção do desempenho..

Mais alguém já testou os outros produtos da ATM, pelo menos os:
- Colony marine
- Outbreak marine
Cump
Rui Silva


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
A melhor pessoa para para se pronunciar neste tópico é o César Silvério. Sei que ele já leu bastante sobre o tema só não me recordo se chegou a usar ou não... :ymhug:

Este produto parece ser um pouco como o PO4x4, não pelo que contem, mas porque a própria marca não dá muitas indicações de como o usar, apenas: "Não sobredosear" e "não baixar ais de 1ppm por dia" Ambos os produtos referem isso. E também ambos os produtos dizem que: "esta embalagem serve para tratar X litros de água salgada". Ou seja, tudo muito vago o que sinceramente me parece bastante estranho, não concordam? Qualquer outro produto tem indicação de usar X do produto para Y de litros de água, que é o que faz sentido, parece-me a mim. Depois tanto um como outro tem relatos contraditórios (se calhar precisamente pelas próprias marcas não recomendarem corretamente a forma de dosear).

Os produtos são diferentes quimicamente, apenas faço esta analogia entre ambos porque são 2 produtos algo "obscuros" e envoltos em polémica, grande parte causada pelas próprias marcas por não darem a informação corretamente (e eu continuo a questiornar-me do porquê).

Vai-nos mantendo atualizados, Nuno!
Estou muito curioso para ver os resultados. :ymapplause:


Grupo: Fundadores Mensagens: 234
Idade: 39
Localização: Penafiel
Boas,

Irei respondendo aqui com a evolução e irei actualizando o post inicial.

Passadas 12horas:
Escumadores a funcionar normalmente e os filter bags quase entupidos.
Voltei a medir fosfatos e obtive 1.14ppm, uma subida de 0.04ppm em 10 horas. Esta subida não me supreendeu e apenas veio confirmar o que temia, rocha ou areao a libertar fosfatos de montagens anteriores. Pelo menos com este teste sei +/- qual será a minha dose diaria/manutenção.

De salientar que a nivel de vivos (Peixes, invetebrados, Estrelas, corais moles, SPS e LPS) nada tenho a declarar, tudo normal. Apenas noto realmente a agua mais cristalina, se calhar devido ao efeito floculante.

Devido a subida de fosfatos decidi avançar com a proxima dosagem, pelo que coloquei mais 15ml, assim fico com um total de 30ml em 24h.

Aproveito para deixar alguns valores que consigo medir instantaneamente que são:

ORP: 420
PH: 8.1º


Daqui por 2h coloco os resultados novamente.
Editado pela última vez por Nuno Moreira em 25/jan/2015, 11:37, num total de 2 vezes.


Grupo: Fundadores Mensagens: 234
Idade: 39
Localização: Penafiel
Rui Silva Escreveu:
Obrigado pela partilha..
E sempre bom haver haver alguém que tome a iniciativa.

Também já tinha ouvido falar desses produtos, mas não tinha a noção do desempenho..

Mais alguém já testou os outros produtos da ATM, pelo menos os:
- Colony marine
- Outbreak marine


Se calhar depois deste irei testar mais um ou outro produto noutro aquario que tenho. Caso assim seja irei abrir um topico do genero deste.

Boas Hugo,
Sabes que ja testei de tudo e mais uma vez friso que todos os aquarios são diferentes... O po4x4 comigo não funcionou (se calhar porque saturou depressa) e conheco pessoal que adora o po4x4. Se calhar para manter baixas concentrações seja espetacular.
Para mim o melhor produto granulado para remover fosfatos que usei foi a midia da ATI que podes ver aqui, facil de lavar, e realmente notava alguma coisa nos testes, mas para baixar o meu valor de fosfatos atraves desta midia tinha de gastar fortunas.... :((

Boas Ricardo,
Eu nos plantados tambem adorava esse produto, os peixes pareciam que voavam... Olha que com este produto estou a notar um pouco isso. Vamos ver como corre.


Abraço para o povo....


Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
Olá Nuno
Eu tb tive alguns problemas com os fosfatos e comecei a usar a midia da ati, uso no Reactor e tenho andado com os fosfatos a 0,09.
Quando dizes fácil de lavar queres dizer o que?
Vou acompanhar este tópico pk tb estou mt curioso com este produto.


Grupo: Fundadores Mensagens: 234
Idade: 39
Localização: Penafiel
Boas Nuno,
Convem passar por agua a midia antes de usar para libertar os restos de po que traz. Na midia da ati não é necessario lavar/passar por agua tanto como na rowaphos por exemplo, aquilo é desesperante....primeiro que a agua comece a sair sem ser castanha...
Abraço


Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
Há ok eu já estava a pensar que que se podia reutilizar a midia.


Grupo: Fundadores Mensagens: 234
Idade: 39
Localização: Penafiel
A midia po4x4 da para regenerar, sendo preciso usar um produto deles desenvolvido para o efeito.
Acho que pode ser regenerada pelo menos 2x mas pelo que consta o processo é um pouco perigoso.
Abraco


Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
Ok Nuno, obrigado e continua a partilhar a evolução


Grupo: Utilizadores Mensagens: 314
Idade: 47
Localização: Quinta do Conde
Boas!

De um post da reef central....

No........ Don't use liquid phosphate removers. They deplete the O2 level in the tank. These may be the most dangerous products on the market.

If these products are simply dosed to the tank, the phosphate will precipitates out. Then later on it can break down and enter the water again. These products should not be called phosphate removers, because they don't remove phosphate. They simply bind it for a time.

To use these products efficiently, you'd need to set up a very slow flow filter sock, with a micron rating of about 5. The product can then be VERY slowly dosed to the sock. As the phosphate precipitates out, it gets caught in the sock. When the sock is removed the phosphate is also removed.

There are much easier, and safer was of dealing with phosphate without dumping harmful chemicals into the tank.

outro diz o seguinte:

Because lanthanum chloride forms an insoluble precipitate in the presence of phosphate (lanthanum phosphate). You want some sort of mechanical filtration to remove the precipitate, which can be a protein skimmer, a filter sock, or the filtration in a dedicated lanthanum chloride reactor.

Dosing lanthanum chloride will have no effect on the oxygen content of the tank water, but there is some antectdotal suspicion that tangs of the zebrasoma genus are sensitive to lanthanum. Whether this turns out to be true will take scientific study. In the meantime, I personally wouldn't use lanthanum in a tank with zebrasoma tangs - water changes and GFO would be a safer, proven alternative.

http://www.reefcentral.com/forums/showt ... ?t=2323842

Já agora onde se podem arranjar esses sacos de 5 ou 10 microns????


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Já agora onde se podem arranjar esses sacos de 5 ou 10 microns????

Era o que ia perguntar também... :-\


Grupo: Fundadores Mensagens: 234
Idade: 39
Localização: Penafiel
Boas Pedro,
Em relacao ao primeiro post da reefcentral eu nao acho isso do o2 ate pq como tenho muito escumacao e muito movimento de agua a superficie, acabo sempre por compensar o que possa diminuir. Se assim fosse via os meus peixes a respirar a superficie o que nao acontece. Para remover o floculante uso um filter bag de 5 micro que comprei no fragario do norte.
Esta review nasceu por ler informacao muito contraditoria, e como eu acho que 50% do sucesso do produto vem do seu utilizador e das condicoes do aquario decidi correr o risco.
Em relacao ao produto ser extermamente prejudicial so posso dizer que os grandes aquario publicos no estrangeiro usam cloreto de lantanio para controlo dos fosfatos.
Vamos ver como isto vai correr.
Abraco

Próximo

Voltar para Artigos



cron