Voltando a este tema...
Num outro forum, e com a preciosa ajuda do Cesar Silverio, resumi o seu método de quarentena (Cesar, corrige-me se estiver alguma coisa errada, pf) da seguinte forma:
1. Preparação do aquário de banhoNão precisa de ser muito grande, servirá apenas para dar um banho de água doce ao peixe durante cerca de 10 minutos.
Deve-se controlar a temperatura e o PH, que deverão estar iguais ao aquário de quarentena, descrito em baixo.
Uma pedra difusora ajuda na oxigenação da água!
1.1. Preparação do aquário de quarentenaPreparar o aquário de quarentena (pode ser com água do tanque principal se estiver controlado) e corrigir a densidade até perto dos 1.014.
Este aquário deve ter:
1.Aquecimento
2.Pouca luz
3.Movimentação moderada
4.Alguns abrigos (tubos de PVC, por exemplo)
5.Filtro externo com materias filtrantes maturadas (na sump do tanque principal, por exemplo)
2. Método de Quarentena1.Aclimatar durante cerca de 1 hora com água do aquário de quarentena.
2.Mergulhar o Peixe no aquário de banho durante 5/7 minutos, de preferência 10 e no caso dos palhaços, possivelmente mais de 14 minutos, por causa da brokinella.
IMPORTANTE: Acompanhar comportamento do peixe. Natação lateral e ir ao fundo são normais, mas natação errática e respiração ofegante são sinais de alerta. Neste caso retirar imediactamente o peixe e passar ao passo 2.
3.Colocar o peixe no aquário de quarentena.
4.Passadas +/-24H, descer a salinidade para perto de 1.010 e deixar assim durante pelo menos 20 dias.
IMPORTANTE: Durante esta fase é importante acompanhar o estado o peixe e se for necessário fazer algum tratamento, recomeçar a contar os 20 dias a partir do fim do mesmo.
5.Durante este período devem-se fazer trocas de 2 em 2 dias de 20%/25% da água, não esquencendo nunca de corrigir a salinidade para os 1.010.
6.Passados os 20 dias (mínimo) começar a subir a salinidade gradualmente nunca ultrapassando os 0.003/dia até se atingir a densidade do tanque principal.
7.Finalmente introduzir o peixe no tanque principal (aclimatando), preferencialmente com as luzes apagadas.
Basicamente julgo ser isto!
Entretanto neste tópico abordou-se uma alternativa mais comercial (mais química se assim se pode dizer) e gostaria da vossa participação para se tentar elaborar também uma receita mais química.
Falou-se aqui em alguns produtos comerciais, em alguns produtos activos que encontramos na farmácia, etc, mas julgo ainda persistirem algumas dúvidas nas quantidades e no próprio método em si!
Assim sendo, quem quer começar?
César Soares, queres começar? indicando mais em pormenor o que fazes com os teus peixes e como os quarentenas, indicando quantidades e produtos?
Obrigado desde já!