Fórum Aquariofilia Marinha Artigos Quarentena de peixes

Quarentena de peixes

Área para publicação e discussão de artigos avançados.
Mensagem 18/dez/2012, 09:53

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Ok, obrigado!

Mensagem 19/dez/2012, 00:43

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Acham importante, mesmo sem sinais disso, tratar os peixes com alguns medicamentos tipo prazinquantel por exemplo?

Tenho de momento (entraram hoje) um loriculus e um leucosternon no 1º balde e como o leucosternon sobretudo é um peixe considerado "manhoso" estou na dúvida se deverei tratar com prazinquantel ou não! Ele comeu granulado de algas, mas... queria saber a vossa opinião!

Mensagem 19/dez/2012, 01:17

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:
Acham importante, mesmo sem sinais disso, tratar os peixes com alguns medicamentos tipo prazinquantel por exemplo?

Tenho de momento (entraram hoje) um loriculus e um leucosternon no 1º balde e como o leucosternon sobretudo é um peixe considerado "manhoso" estou na dúvida se deverei tratar com prazinquantel ou não! Ele comeu granulado de algas, mas... queria saber a vossa opinião!


Boas,

Eu não trataria ... Se o peixe não apresenta doença para que o tratamento? qualquer dia temos os chamados super-resistentes em aquariofilia.

Fazes TTM e depois quarentena? ou TTM e depois aquário?

Se fôr para quarentena então definitivamente que não!

Mas é só a minha opinião!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 19/dez/2012, 09:39

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Pois, o principal problema é como identificar que o peixe tem alguns problemas, como flukes e outras doenças/parasitas.
Se bem sei julgo que um indício de flukes são as feses brancas mas não conheço outro sintoma!

Bem sei que a medicação profilática não é bem encarada por toda a gente! Acontece o mesmo nos próprios humanos... :D
Pessoalmente não tenho nada contra nos peixes, sobretudo em peixes complicados como é o caso do leucosternon.


Quanto à questão da querentena após o TTM, depende!
Por exemplo no caso do escienus não fiz, foi direto para o aquário porque estava o dobro do tamanho, a comer, e sem qualquer sinal de doença e parecia-me mais stressado ali que no tanque principal.
Mas por exemplo no caso destes 2 vão para a quarentena. O loriculus nem iria em princípio, mas como está a fazer o TTM com o leucosternon e vieram do mesmo aquário onde havia crypto com fartura, acho preferível!


Mas voltando ao tema da medicação profilática: como é que o pessoal que faz quarentena há mais tempo costuma fazer?

Mensagem 19/dez/2012, 10:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Eu faço sempre o praziquantel.

A probabilidade de um peixe trazer flukes é bastante (muito) elevada. O tratamento não é agressivo nem complicado de fazer e acho que, neste caso, é melhor prevenir que remediar.
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 19/dez/2012, 10:30

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
César Soares Escreveu:
Eu faço sempre o praziquantel.

A probabilidade de um peixe trazer flukes é bastante (muito) elevada. O tratamento não é agressivo nem complicado de fazer e acho que, neste caso, é melhor prevenir que remediar.

Pois tenho lido que os americanos não são muito amigos de tratamentos profiláticos, mas por exemplo os alemães usam de tudo. é engraçado ver estas diferenças culturais também no hobby :)

César, podes colocar aqui como fazes, que quantidades, que medicamento, etc?

Obrigado mais uma vez ao mestre quarentena =))

Mensagem 19/dez/2012, 11:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
César Soares Escreveu:
Eu faço sempre o praziquantel.

A probabilidade de um peixe trazer flukes é bastante (muito) elevada. O tratamento não é agressivo nem complicado de fazer e acho que, neste caso, é melhor prevenir que remediar.



Olá homónimo,

100% de acordo.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 19/dez/2012, 11:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Mestre quarentena ehehehe Já perdi muitos peixes (e ainda acontece embora menos frequentemente) por facilitar.
Desde que descobri o TTM que sou grande defensor deste método.

Eu o uso o tenilvet (comprimidos de 50mg). A embalagem tráz 4 e custa cerca de 6 euros.

Uso um comprimido por cada 50 litros de água (Mas aqui talvez o César Silvério possa dar a opinião dele porque sei que também usa o prazinquantel).

Dissolvo o comprimido num pouco de água do TTM e coloco no balde apenas no 3º dia e no 10 diaº. Faço duas vezes para diminuir a hipótese de haver ovos que tenham ficado e que poderão re-infetar os peixes.
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 19/dez/2012, 12:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Bom dia pessoal,

Já que o mestre me chama a dar opinião àcerca disto diria:
Com este método (TTM), à partida e por não haver diminuição suficiente da salinidade não há a garantia de se actuar sobre os dactylogyrus (parasitas das guelras) e sobre os gyrodactylus (parasitas da pele), pelo que, será aconselhável fazer o prazinquantel (Droncit/Tenilvet/Paraquisitel/Zypiran, etc. - 50mg/comprimido), se queremos maiores garantias.

A dose eficaz na água e em banho prolongado (3 dias), será de 2 mg/litro (1 comp./25 litros), mas como os peixes de água salgada não bebem água, esta forma de administração não é eficaz para parasitas intestinais (tipo Cestodes/ténias), pelo que se quisermos actuar a este nível teremos que usar o prazinquantel na comida; o prazinquantel na comida, também não atinge concentrações suficientes para actuar na pele e nas guelras.
A dose na comida deverá ser de 500 mg de prazinquantel (10 comprimidos), para 100 gramas de alimentos e deverá ser administrada durante três dias a cinco dias, de preferência a todas as refeições.

Ideias retiradas do excelente artigo assinado pelo nosso companheiro de vício Rui Ferreira de Almeida (veterinário), na Revista Aquário, de Maio de 2004 (pags.37/39)- "Prazinquantel e Metranidazol - desparasitantes perfeitos para os nossos peixes".

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 19/dez/2012, 12:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Hugo Figueiredo Escreveu:
Quanto à questão da querentena após o TTM, depende!
Por exemplo no caso do escienus não fiz, foi direto para o aquário porque estava o dobro do tamanho, a comer, e sem qualquer sinal de doença e parecia-me mais stressado ali que no tanque principal.
Mas por exemplo no caso destes 2 vão para a quarentena. O loriculus nem iria em princípio, mas como está a fazer o TTM com o leucosternon e vieram do mesmo aquário onde havia crypto com fartura, acho preferível!


Olá Hugo,

Penso que ou fazes aos peixes todos, ou talvez não valha a pena o esforço; um que passe contaminado pode estragar todo o esforço que fizeste com os outros.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 19/dez/2012, 13:51

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Éh páh, vós sois fantásticos!!!

Eu vou tentar administrar o prazinquantel (é indiferente qualquer dessas "marcas"? as concentrações são as mesmas em todos?).

No TTM posso então aplicar 2mg/litro (1 comp./25 litros) na 1ª e 3ª mudanças, deixando assim o peixe nessa água durante os 3 dias de cada período do TTM).

É isto?

Mensagem 19/dez/2012, 14:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Hugo Figueiredo Escreveu:
Éh páh, vós sois fantásticos!!!

Eu vou tentar administrar o prazinquantel (é indiferente qualquer dessas "marcas"? as concentrações são as mesmas em todos?).

No TTM posso então aplicar 2mg/litro (1 comp./25 litros) na 1ª e 3ª mudanças, deixando assim o peixe nessa água durante os 3 dias de cada período do TTM).

É isto?


É isso, se optares por fazer duas doses de tratamento para os flukes externos; se quiseres prevenir parasitas internos tens que dar na comida.

Penso que o Tenilvet é mais fácil de encontrar (farmácias) e mais económico, pois tem/tinha, uma embalagem de 50 comprimidos, a 50 mg.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 19/dez/2012, 14:27

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Muito bem César!

E essa estória da comida?
Como se processa? Como fazer? Junta-se com flocos? Só se consegue com artémia enriquecida? Congelada?

Como é?

Nota: Prometo que depois acrescento esta componente do prazinquantel à "receita" principal deste tópico!

Mensagem 19/dez/2012, 14:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Hugo Figueiredo Escreveu:
Muito bem César!

E essa estória da comida?
Como se processa? Como fazer? Junta-se com flocos? Só se consegue com artémia enriquecida? Congelada?

Como é?

Nota: Prometo que depois acrescento esta componente do prazinquantel à "receita" principal deste tópico!



Hugo,

Eu normalmente dou com comida congelada, mas também podes tentar com grânulos; neste caso deves humedecer a comida, uns dez/quinze minutos antes de alimentares, misturar o medicamento e dar aos peixes, mas assim é dificil dosear o medicamento.

Com a comida congelada faz assim:
Pega em metade de uma embalagem de comida congelada (artémia/mysis/outra), cerca de 50 gramas, deixa-a descongelar parcialmente (ficar meia mole) e escorre a água:
Desfaz e dissolve 5 comprimidos de prazinquantel numa pequena quantidade de água de osmose, mistura na comida meia descongelada e volta a congelar tudo.

Não deixes a comida descongelar totalmente para que não corras o risco de se alterar.

Como paga para isto, quero ir ver o teu aquário e beber umas minis, quando ele estiver a rolar. :ymparty: =p~

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 19/dez/2012, 14:58

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Combinadíssimo!!!
Já tenho as minis a gelar :) =))

Tu fazes este procedimento da comida com todos os peixes que entra no sistema?

Mensagem 19/dez/2012, 15:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Hugo Figueiredo Escreveu:
Combinadíssimo!!!
Já tenho as minis a gelar :) =))

Tu fazes este procedimento da comida com todos os peixes que entra no sistema?



Aqui para nós que ninguém nos ouve ... nem sempre.

Eu uso/tenho usado, como como método de quarentena a hiposalinidade e nem sempre trato os internos; só nos diskus é que tenho tratado com prazinquantel.

No meu aquário raramente entram peixes, o ultimo foi em Fevereiro (C. loricula) e morreu porque foi mal recebido pelos dois centropyges que cá tenho e que não o deixaram ambientar-se; antes deste, introduzi um Hallichores marginatus, em Setembro de 2011.
Felizmente as baixas são poucas e os peixes mais antigos que cá tenho são um Siganus vulpinus e um Ctenochaetus strigosus, entrados em Julho de 2007; a maioria dos outros entraram em 2008.

Da próxima vez que compre algum peixe, estou tentado a experimentar o TTM, acompanhado de um banho de água doce e de prazinquantel, por ser menos trabalhoso, mas vamos a ver.

Mete as minis no frio que já vou no ar! :-bd

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 19/dez/2012, 15:39

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Eu só fiz o TTM ainda num peixe, mas pelo que li e vocês dizem, posso afirmar que:

NÃO HÁ RAZÃO PARA NINGUÉ NÃO FAZER QUARENTENA!!!
Quem não fizer é desculpa e só está a colocar em risco o seu sistema!

O praziquantel para parasitas externos (para quem como eu não se choca com tratamentos profiláticos, antes pelo contrário! :D ) também me parece muito simples e até joga com os 3 dias do TTM! Bate tudo certo!

O prazinquantel para parasitas internos, aqui já me parece mais complexo, trabalhoso e cuidadoso e para já não o vou fazer!

Agora o TTM com prazinquantel, está definido e ñenhum peixe vai escapar! :-B

Mensagem 21/dez/2012, 12:02

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Hoje (1ª troca) já deixei os 2 peixes com o Tenil Vet!
Aquilo nem turvou nada a água, é mesmo assim? Um comprimido para 25litros (ok, deveria ter 30 litros, mas mesmo assim)
não turvou nada a água!

Entretanto o leucosternon não apresentou qualquer pinta, mas esta é uma situação que tenho de mudar!
Eu estou a usar 2 caixas daquelas com rodinhas para arrumar debaixo da cama ou assim! e aquilo é plástico e o plástico não deixa ver bem os leixes de lado (já que de cima não se vê pontos brancos nenhuns a não ser que o peixe esteja apinhado deles). Eu, como tenho espaço para tal, vou arranjar as coisas para passar a usar 2 aquários de 30 litros ou assim para poder ver melhor os peixes durante o TTM.

E como é habitual, outra precura:
Os crypto, a partir do momento que se fixa ao peixe, este apresenta logo o ponto branco ou o crypto pode estar no peixe sem que se veja o ponto branco?

Mensagem 21/dez/2012, 12:30

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:
Hoje (1ª troca) já deixei os 2 peixes com o Tenil Vet!
Aquilo nem turvou nada a água, é mesmo assim? Um comprimido para 25litros (ok, deveria ter 30 litros, mas mesmo assim)
não turvou nada a água!

Entretanto o leucosternon não apresentou qualquer pinta, mas esta é uma situação que tenho de mudar!
Eu estou a usar 2 caixas daquelas com rodinhas para arrumar debaixo da cama ou assim! e aquilo é plástico e o plástico não deixa ver bem os leixes de lado (já que de cima não se vê pontos brancos nenhuns a não ser que o peixe esteja apinhado deles). Eu, como tenho espaço para tal, vou arranjar as coisas para passar a usar 2 aquários de 30 litros ou assim para poder ver melhor os peixes durante o TTM.

E como é habitual, outra precura:
Os crypto, a partir do momento que se fixa ao peixe, este apresenta logo o ponto branco ou o crypto pode estar no peixe sem que se veja o ponto branco?



Pode estar no peixe sem que se veja o ponto branco ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 21/dez/2012, 19:41

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Ontem foi dia de comprar peixes.... :D

Imagem 1244


Comprei 2 Halichoeres chrysus, 2 mandarins, 1 centropyge vroliki e 1 Apolemichthys trimaculatus. Achei melhor não fazer o TTM aos mandarins. O resto dos peixes estão no balde.
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

AnteriorPróximo

Voltar para Artigos



cron