Fórum Aquariofilia Marinha Artigos Quarentena de peixes

Quarentena de peixes

Área para publicação e discussão de artigos avançados.
Mensagem 04/nov/2012, 23:18

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Já agora, que quantidade de lixívia se deve usar para lavar os depósitos e o resto do material?

Mensagem 04/nov/2012, 23:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 135
Idade:
Localização: Funchal
Sensivelmente 30 ml lixivia/por Litro de agua!

Mensagem 18/nov/2012, 13:19

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Bom, vou por em prática o TTM pela primeira vez no primeiro peixe que vou colocar. Como o aquario é novo, vou usar água do próprio aquário.

Fiquei só com uma dúvida picuinhas :D

Quando começa a contar o 1º dia? Ou seja se eu meter o peixe no 1º aquário de manha (quando o compro) é uma coisa, se o coloca de noite é outra.

Esse dia, o da entrada não se conta? Por exemplo se eu colocar o peixe numa 2ª-feira às 20h, quando o devo trocar? 4ª de manhã? E se for na mesma 2ª-feira Às 10h? também 4ª de manhã? :-\

Mensagem 18/nov/2012, 15:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Olá Hugo.
Não é dúvida picuinhas nada! É mesmo bem pertinente..
O primeiro dia é para "queimar", ou seja não conta por isso comprares o peixe ás 10h da manhã ou ás 20h é indiferente.
Se comprares numa 2a, fazes na 5a e não na 4a.

Por isso

1º dia - 2a
4º dia - 5a
7º dia - Domingo
10º dia - 4a
13º dia - Sábado

Sempre de manhãzinha... :D
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 18/nov/2012, 19:05

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Perfeito César, obrigado! :-bd

Já agora, como fazes a limpeza do aquecedor e da pedra difusora? Deixas dentro do balde com lixívia, quando o lavas?


Julgo que ja tinha feio esta pergunta, mas não me lembro se alguém respondeu: Não seria benéfico baixar um pouco a salinidade durante o TTM? Não digo fazer hiposalinidade, mas por exemplo em vez de 1024 fazer o TTM a 1022 ou assim?

Mensagem 18/nov/2012, 19:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Eu no final de cada transferência encho o bidão com água da torneira até cima, coloco um copo e lixívia branca e meto tudo lá dentro. Pedra difusora e tubo de ar, aquecedor, pedaços de PVC para os peixes se esconderem e o tuperware que uso para apanhar os peixes. Umas horas e deixo secar tudo...

Podes e deves baixar a salinidade. Eu pessoalmente uso 1.019 mas como depois os coloco em quarentena antes de ir para o aquário principal, dá-me tempo para ir subindo devagar (2 semanas) até atingir os 1.026. Não convém usar muito baixo e depois de acabar o tratamento, e colocar no aquário principal onde a salinidade é bem mais elevada...

Por isso se não vais usar quarentena depois do TTM podes baixar uns 3 ou 4 pontos abaixo do que tens no aquário principal e fazes uma aclimatização prolongada..
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 18/nov/2012, 22:24

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Obrigado mais uma vez, César!!! :ymhug:

A minha ideia é fazer quarentena num aquário próprio após o TTM, sim!
Eu tenho o aquário principal a 1024, qual é a melhor forma de fazer?

Poderia começar nos 1019 e ir subindo 1 em cada transferência, ou seja, no final teria 1023 e subia mais um na quarentena, mas deve ser arriscado trazer o peie de uma loja e colocá-lo logo a 1019, não? Mesmo com uma aclimatação demorada...

A propósito de aclimatação, sem salinidade baixa, deve-se colocar imediatamente o peixe logo no 1º tanque sem aclimatação ou com aclimatação "normal"?

Mensagem 18/nov/2012, 23:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Colocar um peixe numa salinidade mais baixa nao tem problema nenhum sem aclimatar. O contrário é que é perigoso...
Eu apenas verifico a salinidade da água da loja e se for superior á do TTM coloco o peixe dentro do saco a boiar meia hora até a temperatura acertar e vai diretamente para o balde. Se a salinidade for inferior á do TTM aí sim faço algo mais lento com pinga pinga...

Podes fazer esse método que falaste de ir subindo um ponto em cada transferencia.
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 19/nov/2012, 21:27

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Já o meti a 1021. Não sai do sítio nem aceita comida, mas fora isso parece "normal"!

César, outra dúvida (desculpa ser tão chato...):
No processo de transferência, se apanhas o peixe com um tupperware, como o moves de balde sem que caiam algumas gotas (que sejam) do tupperware para o balde B? Não sei se me fiz entender, mas o que quero dizer é que no processo transferência é pratiacmente impossível que não haja água do tanque A a ir para o tanque B, nem que sejam umas gotinhas...


Outra questão: Os cistos ou o próprio parasita consegue ficar agarrado aos objetos? tubos de pvc, termostato, etc ou o importante é mesmo a contaminação água-água?

Mensagem 20/nov/2012, 12:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Olá Hugo, nós estamos aqui é para transmitirmos as nossas experiencias, por isso pergunta à vontade. :D

Eu coloco a tampa do tupperware e deixo so uma pequena abertura e deixo escorrer a água toda. Depois "despejo" o peixe no balde do TTM. Algumas gotas passam sempre mas isso é inevitável... mas a probabilidade de um cisto ou parasita passar é baixa. No entanto, se acontecer, a probabilidade de numa próxima transferencia esse mesmo cisto passar é ainda menor.. Portanto, muito dificilmente (eu diria quase impossível) a probabilidade de o mesmo parasita ou cisto passar sempre nesses pingos em todas as transferencias é infima...

E sim, eles agarram-se a qualquer superficie mas com muito maior facilidade a superficies rugosas, daí não ser aconselhável o uso de redes...
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 20/nov/2012, 14:10

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Mas usas sempre o mesmo tupperware ou também tens 2?

Mas eu referia-me sobretudo aos tubos de PVC! Será que não daria, retirar os tubos, lavar com água da torneira e um pouco de lixivia e limpar bem? Os cistos não morreriam ou sairiam dos tubos?

Mensagem 20/nov/2012, 14:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Só uso um. E depois de usar lixivia com ele.
Os tubos eu julgo que se lavares bem e limpares não haverá problema. Mas eu como tenho varias pontas e curvas ponho tudo na lixivia. Não custa nada e assim jogo pelo seguro.

Mas hugo, Tas a pensar fazer quarentena de tudo? É que depois há sempre a possibilidade de algum entrar num coral ou num bocado de rocha.. Todo o trabalho vai por água abaixo..

Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 20/nov/2012, 14:49

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Estava a pensar fazer de tudo sim!
Corais (mais difícil por causa da iluminação) e invertebrados.

Mas destes não estava a pensar fazer o TTM, apenas quarentena... :-\

Mensagem 20/nov/2012, 15:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Sim sim, o TTM é só para peixes.

Os corais podes ter maior taxa de sucesso se lhe retirares as bases/rochas.
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 22/nov/2012, 14:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 64
Idade:
Gostava de colocar uma questão aos mais experientes.
Todos os peixes que compro passam pela quarentena com densidade baixa.
Mas queria ter um mandarim… como posso fazer isto? O gajo não vai encontrar alimento no aquário de quarentena e não vai resistir 4 semanas sem comer!

Como é que fizeram?
Imagem

Mensagem 22/nov/2012, 14:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Boas Filipe,

Procura por um mandarim que esteja a comer artemia na loja.

Mensagem 24/nov/2012, 21:10

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Mais uma pergunta parva:

Faz sentido que a salinidade do último balde do TTM (ou do aquário de quarentena para quem usa após o TTM, como eu) esteja um pouco acima da do tanque principal para a passagem para o tanque principal, que normalmente causa sempre mais stress pois há territórios, outros peixes, predadores, etc, ser mais pacífica, já que grande parte da energia de um peixe é a fazer a osmoregulação do sal no organismo?

Mensagem 17/dez/2012, 18:52

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
A pergunta em baixo continua válida :D

E tenho outra: como misturar sal?
Pela primeira vez na minha vida vou ter de comprar sal e fazer água (mas só para o TTM, porque o aquário continua a levar apenas natural) devido a falta de tempo/disponibilidade de ir buscar água natural. Neste sentido gostaria de saber qual a forma mais rápida de misturar sal e se sempr se pode utilziar água da torneira como referiu o Ricardo...

Obrigado! :ymhug:

Mensagem 18/dez/2012, 01:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Olá Hugo.
Sim idéia de usares a salinidade um pouco mais alta na última transferência é boa. Desde que a diferença do primeiro balde para o último não seja muito grande.

Sim podes usar água da torneira. Eu uso sem problemas nenhuns. E quando uso água salinada misturo durante dois dias com uma pequena bomba. Depois é só aquecer e já tá..

Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 18/dez/2012, 08:17

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas Hugo ...
Eu ponho uma bomba de ar durante 30m antes de pôr o sal e já nem bomba de circulação. Com o sal da TMC ao fim de uma hora está tudo dissolvido. Uso e uma aeração forte.
E desapareceram todos os depósitos de cálcio que tinha.

Abraços,
Rui

Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

AnteriorPróximo

Voltar para Artigos



cron