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Quarentena de peixes

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Mensagem 18/set/2012, 12:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Hugo Figueiredo Escreveu:
Agora a reler a "Receita César Silvério" reparei numa coisa que não tinha reparado antes.

A água do banho de água doce deve estar à temperatura no de quarentena, claro, mas o ph também?
E a água doce tem de ser de osmose ou pode ser mesmo da torneira? :D


A água doce convém ser uma água desclorinada e de preferência filtrada; eu costumo usar a água de um aquário de diskus que continuo a ter, à qual acrescento uma pitada de bicarbonato de sódio, para aproximar o ph de 8.
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 18/set/2012, 14:12

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
César Silvério Escreveu:
Hugo Figueiredo Escreveu:
Agora a reler a "Receita César Silvério" reparei numa coisa que não tinha reparado antes.

A água do banho de água doce deve estar à temperatura no de quarentena, claro, mas o ph também?
E a água doce tem de ser de osmose ou pode ser mesmo da torneira? :D


A água doce convém ser uma água desclorinada e de preferência filtrada; eu costumo usar a água de um aquário de diskus que continuo a ter, à qual acrescento uma pitada de bicarbonato de sódio, para aproximar o ph de 8.

Ok, que então dizer, que então confirma-se que o ph da água do banho deve ser próximo do ph da água da quarentena, certo?

Mensagem 18/set/2012, 14:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
César, foi recentemente descoberta uma estirpe de ictio que aguenta 1.005! É preciso compreender que existem imensas estirpes de ictio e que umas são mais resistentes que outras e mais ou menos mortiferas.

Eu sempre li que o ideal são os 1.009. Há muitas estirpes que aguentam bem 1.011 e 1.012. Eu sempre fiz com 1.009 mas não tive bons resultados... Alguns dos peixes evidenciavam sinais evidentes de stress ao fim de uma ou duas semanas.

O Tank Transfer Method é o que uso de momento e é muuuito bom!

Basicamente consiste em teres dois aquários pequenos cada um com o seu aquecedor e uma bomba de ar que dê para os dois. Os peixes chegam e vao diretamente para um dos aquários (com água salinada fresca!) à temperatura certa. Conhecendo o ciclo de vida do ictio, percebe-se que o parasita fica no máximo 48 horas a alimentar-se no peixe depois cai e para o fundo onde encista para mais tarde se multiplicar e infetar novos peixes. Ora então o que se faz: tira-se o(s) peixe(s) ao fim de 3 dias! Para o outro aquário, com a salinidade e a temperatura igual ao primeiro. E faz-se isto 4 vezes, ou seja muda-se o(s) peixe(s) ao 4º, ao 7º e ao 10º e ao 13º tira-se para o aquário principal, ou melhor ainda, para um aquário de quarentena. Simples e 100% eficaz se feito corretamente.

Eu uso dois bidons de 50 litros.
Não uso filtração porque em 3 dias a amónia não é significativa.
Não podes cruzar equipamento de um aquário para o outro.
Tens de mudar o peixe nos dias certos e sempre de manhã antes de as luzes se acenderem.
Depois de esvaziar o bidon, encho com água doce e lixivia durante um dia e deixo secar.
É um bocado stressante para o peixe trocar de bidon de 3 em 3 dias, por isso é importante comprar um peixe que já esteja a comer bem.
E aliemento todos os dias, moderadamente.
Não podes apanhar o peixe com rede, mas sim à mão ou com um tupperware.
Não é necessário iluminação, desde que o peixe não fique completamente ás escuras.
Dá um bocado de trabalho mas compensa.

Funciona apenas com o ictio, e por isso é que depois dos 12 dias, vao para um aquário de quarentena normal, com rocha etc que tenho e lá ficam mais duas semanas.
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 18/set/2012, 15:04

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
César Soares Escreveu:
César, foi recentemente descoberta uma estirpe de ictio que aguenta 1.005! É preciso compreender que existem imensas estirpes de ictio e que umas são mais resistentes que outras e mais ou menos mortiferas.

Eu sempre li que o ideal são os 1.009. Há muitas estirpes que aguentam bem 1.011 e 1.012. Eu sempre fiz com 1.009 mas não tive bons resultados... Alguns dos peixes evidenciavam sinais evidentes de stress ao fim de uma ou duas semanas.

O Tank Transfer Method é o que uso de momento e é muuuito bom!

Basicamente consiste em teres dois aquários pequenos cada um com o seu aquecedor e uma bomba de ar que dê para os dois. Os peixes chegam e vao diretamente para um dos aquários (com água salinada fresca!) à temperatura certa. Conhecendo o ciclo de vida do ictio, percebe-se que o parasita fica no máximo 48 horas a alimentar-se no peixe depois cai e para o fundo onde encista para mais tarde se multiplicar e infetar novos peixes. Ora então o que se faz: tira-se o(s) peixe(s) ao fim de 3 dias! Para o outro aquário, com a salinidade e a temperatura igual ao primeiro. E faz-se isto 4 vezes, ou seja muda-se o(s) peixe(s) ao 4º, ao 7º e ao 10º e ao 13º tira-se para o aquário principal, ou melhor ainda, para um aquário de quarentena. Simples e 100% eficaz se feito corretamente.

Eu uso dois bidons de 50 litros.
Não uso filtração porque em 3 dias a amónia não é significativa.
Não podes cruzar equipamento de um aquário para o outro.
Tens de mudar o peixe nos dias certos e sempre de manhã antes de as luzes se acenderem.
Depois de esvaziar o bidon, encho com água doce e lixivia durante um dia e deixo secar.
É um bocado stressante para o peixe trocar de bidon de 3 em 3 dias, por isso é importante comprar um peixe que já esteja a comer bem.
E aliemento todos os dias, moderadamente.
Não podes apanhar o peixe com rede, mas sim à mão ou com um tupperware.
Não é necessário iluminação, desde que o peixe não fique completamente ás escuras.
Dá um bocado de trabalho mas compensa.

Funciona apenas com o ictio, e por isso é que depois dos 12 dias, vao para um aquário de quarentena normal, com rocha etc que tenho e lá ficam mais duas semanas.

Método interessante!!! e ainda parece-me mais fácil de praticar (pelo menos até se arrnjar um método) que o da hiposalinidade...

A questão é se a hiposalinidade consegue combater mais "maleitas" (digamos assim) que este método, que me parece combater apenas o ictio, estou certo?

Mensagem 18/set/2012, 16:18

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Pronto... Eu estava à espera do Senhor TTM (aka César Soares) falasse. Afinal de contas foi ele quem me apresentou este método interessantíssimo.
Eu completei um ciclo de 12 dias num Leucosternon, e posso dizer-vos, o peixe ficou espectacular, sem uma pinta. Agora está num aquário de quarentena (para engordar), para voltar a lidar com o ictio quando entrar no aquário =))

A questão é se a hiposalinidade consegue combater mais "maleitas" (digamos assim) que este método, que me parece combater apenas o ictio, estou certo?


O Método é apenas para o ictio, mas podes fazer como eu... num dos ciclos de 3 dias adicionei Praziquantel para tratar "Flukes", que o peixe também tinha. Quem diz este medicamento, diz outros tratamentos.

Este tipo de tratamento é uma solução muito prática. O meu medo era o peixe stressar ou morrer por estar num aquário (leia-se balde) durante 3 dias. O certo é que não deu tempo para acumular amónia suficiente e o peixe estava completamente saudável nesse recipiente, a comer normalmente como comia no aquário.

Aproveito para dizer que uso água da torneira na preparação dos recipientes.
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 18/set/2012, 16:19

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Ricardo Pinto Escreveu:
Pronto... Eu estava à espera do Senhor TTM (aka César Soares) falasse. Afinal de contas foi ele quem me apresentou este método interessantíssimo.
Eu completei um ciclo de 12 dias num Leucosternon, e posso dizer-vos, o peixe ficou espectacular, sem uma pinta. Agora está num aquário de quarentena (para engordar), para voltar a lidar com o ictio quando entrar no aquário =))

A questão é se a hiposalinidade consegue combater mais "maleitas" (digamos assim) que este método, que me parece combater apenas o ictio, estou certo?


O Método é apenas para o ictio, mas podes fazer como eu... num dos ciclos de 3 dias adicionei Praziquantel para tratar "Flukes", que o peixe também tinha. Quem diz este medicamento, diz outros tratamentos.

Este tipo de tratamento é uma solução muito prática. O meu medo era o peixe stressar ou morrer por estar num aquário (leia-se balde) durante 3 dias. O certo é que não deu tempo para acumular amónia suficiente e o peixe estava completamente saudável nesse recipiente, a comer normalmente como comia no aquário.

Aproveito para dizer que uso água da torneira na preparação dos recipientes.


Boas,

Água da torneira?
Mas pelo menos deixas repousar e arejas durante pelo menos 24 horas antes de usar. Certo?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 18/set/2012, 16:24

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Não, aí cerca de 12 horas. Normalmente encho o recipiente na noite anterior e coloco o sal. Ligo a pedra difusora no máximo e depois no dia seguinte, se a salinidade e temperatura estiverem correctas, coloco lá o peixe.
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 18/set/2012, 16:29

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Porreiro!
Acho que vou praticar... :D

Mensagem 18/set/2012, 16:42

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:
Porreiro!
Acho que vou praticar... :D



Achas? ...

Eu vou praticar de certeza. Aproveitar que não tenho peixes nenhuns no aquário, o areão é novo, a rocha também ...

Só tenho um casal de oceallaris e um de kauderni.

Não há problema em colocar logo esses? ou também poderão ser portadores de ictio?

De qualquer maneira Ricardo, como é que doseas depois os medicamentos e onde os arranjas?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 18/set/2012, 18:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Como o Ricardo disse, só funciona com o ictio.
O que constitui, eu diria, uns bons 90% de responsabilidade das mortes de peixes nos nossos aquários. O que eu faço adicionalmente é usar o prazinquantel para eliminar parasitas intestinais e os "flukes", muito comuns também.

Rui, já tens esses peixes no aquário?
Eu recomendava fazer o TTM para todos os peixes que entram no sistema, até mesmo mandarins.
Se entrar algum que seja portador de um unico trofonte, todo o sistema vai por água abaixo.

PS: águinha da torneira e nunca tive problemas! :D E já agora uso densidades de 1.020 pa poupar um bocado no sal. :D
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

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My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 19/set/2012, 00:44

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
César Soares Escreveu:
Como o Ricardo disse, só funciona com o ictio.
O que constitui, eu diria, uns bons 90% de responsabilidade das mortes de peixes nos nossos aquários. O que eu faço adicionalmente é usar o prazinquantel para eliminar parasitas intestinais e os "flukes", muito comuns também.

Rui, já tens esses peixes no aquário?
Eu recomendava fazer o TTM para todos os peixes que entram no sistema, até mesmo mandarins.
Se entrar algum que seja portador de um unico trofonte, todo o sistema vai por água abaixo.

PS: águinha da torneira e nunca tive problemas! :D E já agora uso densidades de 1.020 pa poupar um bocado no sal. :D



Boas,

Ok, Prazinquantel, onde arranjar?

Ainda não. Os peixes estão num pequeno aquário de 30l e posso inicial o processo de TTM. Só preciso de arranjar uma bomba de ar como deve de ser que não tenho nenhuma.

Alguma recomendação?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

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Mensagem 19/set/2012, 00:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
César Soares Escreveu:
Como o Ricardo disse, só funciona com o ictio.
O que constitui, eu diria, uns bons 90% de responsabilidade das mortes de peixes nos nossos aquários. O que eu faço adicionalmente é usar o prazinquantel para eliminar parasitas intestinais e os "flukes", muito comuns também.

Rui, já tens esses peixes no aquário?
Eu recomendava fazer o TTM para todos os peixes que entram no sistema, até mesmo mandarins.
Se entrar algum que seja portador de um unico trofonte, todo o sistema vai por água abaixo.

PS: águinha da torneira e nunca tive problemas! :D E já agora uso densidades de 1.020 pa poupar um bocado no sal. :D



Boas,

Ok, Prazinquantel, onde arranjar?

Ainda não. Os peixes estão num pequeno aquário de 30l e posso inicial o processo de TTM. Só preciso de arranjar uma bomba de ar como deve de ser que não tenho nenhuma.

Alguma recomendação?

Abraços,
Rui


Rui, vais a uma farmácia e pedes Tenilvet. Comprimidos.

Bombas de ar porreiras tens as da Eheim.
Mas julgo que a maioria dá para os gastos... Nunca tens muitos peixes juntos...
www.reeffresh.com
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Mensagem 19/set/2012, 12:50

Grupo: Fundadores Mensagens: 234
Idade: 39
Localização: Penafiel
Boas,
Tenho que frisar o que o Cesar disse mais uma vez:
Eu recomendava fazer o TTM para todos os peixes que entram no sistema, até mesmo mandarins.
Se entrar algum que seja portador de um unico trofonte, todo o sistema vai por água abaixo.


Eu já corri os métodos todos menos o TTM (porque desconhecia) e posso dizer que depois de ter tudo sem Crypto, impecável ate os hepatus e leucosternum, o parasita entrou num molho de SPS que comprei... Devia vir na base...

Com isto quero dizer que só a quarentena de peixes, não é suficiente...infelizmente por muito que uma pessoa tente fazer temos que aceitar que o crypto mais cedo ou mais tarde estrará no sistema (ou atraves de um coral ou atraves de um peixe que apesar de quarentena continua portador).
Agora pensem, se fazer quarentena a um peixe é "chato" imaginem o que será fazer quarentena a corais...o equipamento que é necessário para esta operação não é so uma bomba de ar e um aquecedor.... Por muito que queiramos ninguem o faz, nem eu que até tinha condições de espaço para isso,preguiça? Talvez :D

Acho que acima de tudo isto esta a boa aclimatização do peixe ao sistema e a sua boa alimentação. Peixe stressado é mais volátil do que um peixe estabilizado.

Abraço,
Nuno Moreira

Mensagem 19/set/2012, 13:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
A única forma de evitar que o ictio entre no sistema é quarentenar tudo "molhado". Tudo... peixes, corais, invertebrados, areia, rocha, etc...

Obvio que não adianta fazer tratamento a peixes quando depois se introduzem corais ou rocha de sistemas com peixes infetados. A probabilidade de virem cistos é muito grande...
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

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Mensagem 19/set/2012, 13:21

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
nunomoreira Escreveu:
Boas,
Tenho que frisar o que o Cesar disse mais uma vez:
Eu recomendava fazer o TTM para todos os peixes que entram no sistema, até mesmo mandarins.
Se entrar algum que seja portador de um unico trofonte, todo o sistema vai por água abaixo.


Eu já corri os métodos todos menos o TTM (porque desconhecia) e posso dizer que depois de ter tudo sem Crypto, impecável ate os hepatus e leucosternum, o parasita entrou num molho de SPS que comprei... Devia vir na base...

Com isto quero dizer que só a quarentena de peixes, não é suficiente...infelizmente por muito que uma pessoa tente fazer temos que aceitar que o crypto mais cedo ou mais tarde estrará no sistema (ou atraves de um coral ou atraves de um peixe que apesar de quarentena continua portador).
Agora pensem, se fazer quarentena a um peixe é "chato" imaginem o que será fazer quarentena a corais...o equipamento que é necessário para esta operação não é so uma bomba de ar e um aquecedor.... Por muito que queiramos ninguem o faz, nem eu que até tinha condições de espaço para isso,preguiça? Talvez :D

Acho que acima de tudo isto esta a boa aclimatização do peixe ao sistema e a sua boa alimentação. Peixe stressado é mais volátil do que um peixe estabilizado.

Abraço,
Nuno Moreira



Boas,

Porque não fazer a corais e RV também?

Porque é que o equipamento será diferente? É só adicionar luz (t5/leds) e uma bomba. Num recipiente pequeno e baixo qualquer bomba e iluminação serve.

Eu vou tentar implementar. Ainda por cima tenho uma calha de leds que montei de 50cm que servirá para isso mesmo (para além da zona de propagação na sump)

Ainda por cima para quem quer ter o aquário predominantemente só com uma espécie (como eu com as Ricordeas) é um autêntico perigo não o fazer. Um só pólipo pode dizimar completamente o aquário.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
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Mensagem 19/set/2012, 13:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 64
Idade:
nunomoreira Escreveu:

Eu já corri os métodos todos menos o TTM (porque desconhecia) e posso dizer que depois de ter tudo sem Crypto, impecável ate os hepatus e leucosternum, o parasita entrou num molho de SPS que comprei... Devia vir na base...

Com isto quero dizer que só a quarentena de peixes, não é suficiente...infelizmente por muito que uma pessoa tente fazer temos que aceitar que o crypto mais cedo ou mais tarde estrará no sistema (ou atraves de um coral ou atraves de um peixe que apesar de quarentena continua portador).
Agora pensem, se fazer quarentena a um peixe é "chato" imaginem o que será fazer quarentena a corais...o equipamento que é necessário para esta operação não é so uma bomba de ar e um aquecedor.... Por muito que queiramos ninguem o faz, nem eu que até tinha condições de espaço para isso,preguiça? Talvez :D

Acho que acima de tudo isto esta a boa aclimatização do peixe ao sistema e a sua boa alimentação. Peixe stressado é mais volátil do que um peixe estabilizado.

Abraço,
Nuno Moreira


Eu para os corais uso o Ultra Pest Control de acordo com as instruções (2 banhos separados de 1 semana) e só os meto no aquário 1 ou 2 semanas depois de os comprar.

Até agora o que entrou diretamente foram os ermitas, turbos e afins.
Imagem

Mensagem 19/set/2012, 13:55

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Os corais e invertebrados é outro tema, que iria deixar depois de tentarmos arranjar um "método" que todos que fazem quarentena tivessem confortáveis! Método Recife.pt, se quiserem! :D

Primeiro para peixes, e deopis para corais!

Mas para corias eu diria que o pior é mesmo a iluminação porque o resto até pode ser mais fácil... parece-me a mim que nunca fiz quarentena. lol

Mensagem 19/set/2012, 16:58

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
César Silvério Escreveu:
Olá Hugo,

Está perfeito; é assim que eu faço e até hoje não tive problemas.

Geralmente faço apenas 2 semanas a 1.010/1.012 (< 1.014), sempre medindo com refractometro.

Atenção à amónia durante os primeiros dias; um AmoniaAlert da Seachem poderá ser importante.

Abraço

Depois quero ir ver esse aquário!!



Boas,

Já agora onde é que se pode adquirir este Amonia Alert da Seachem?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

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Mensagem 19/set/2012, 18:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 64
Idade:
Hugo Figueiredo Escreveu:
Os corais e invertebrados é outro tema, que iria deixar depois de tentarmos arranjar um "método" que todos que fazem quarentena tivessem confortáveis! Método Recife.pt, se quiserem! :D

Primeiro para peixes, e deopis para corais!

Mas para corias eu diria que o pior é mesmo a iluminação porque o resto até pode ser mais fácil... parece-me a mim que nunca fiz quarentena. lol


Em termos de iluminação e como tenho no aquário de quarentena apenas 1 frag de cada vez no aquário uso um foco tipo GU10 de 9w (3 x cree 3w a 6500K).
Imagem

Mensagem 19/set/2012, 19:53

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Para os invertebrados não estou a ver uma solução prática. Mas para os corais, por causa do ictio mas também pelos AEFW, se calhar devíamos retirar a "rocha" onde o coral vem agarrado. Não costumo ter este hábito, porém faz algum sentido.
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

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