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Quarentena de peixes

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Mensagem 19/set/2012, 21:46

Grupo: Fundadores Mensagens: 234
Idade: 39
Localização: Penafiel
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
nunomoreira Escreveu:
Boas,
Tenho que frisar o que o Cesar disse mais uma vez:
Eu recomendava fazer o TTM para todos os peixes que entram no sistema, até mesmo mandarins.
Se entrar algum que seja portador de um unico trofonte, todo o sistema vai por água abaixo.


Eu já corri os métodos todos menos o TTM (porque desconhecia) e posso dizer que depois de ter tudo sem Crypto, impecável ate os hepatus e leucosternum, o parasita entrou num molho de SPS que comprei... Devia vir na base...

Com isto quero dizer que só a quarentena de peixes, não é suficiente...infelizmente por muito que uma pessoa tente fazer temos que aceitar que o crypto mais cedo ou mais tarde estrará no sistema (ou atraves de um coral ou atraves de um peixe que apesar de quarentena continua portador).
Agora pensem, se fazer quarentena a um peixe é "chato" imaginem o que será fazer quarentena a corais...o equipamento que é necessário para esta operação não é so uma bomba de ar e um aquecedor.... Por muito que queiramos ninguem o faz, nem eu que até tinha condições de espaço para isso,preguiça? Talvez :D

Acho que acima de tudo isto esta a boa aclimatização do peixe ao sistema e a sua boa alimentação. Peixe stressado é mais volátil do que um peixe estabilizado.

Abraço,
Nuno Moreira



Boas,

Porque não fazer a corais e RV também?

Porque é que o equipamento será diferente? É só adicionar luz (t5/leds) e uma bomba. Num recipiente pequeno e baixo qualquer bomba e iluminação serve.

Eu vou tentar implementar. Ainda por cima tenho uma calha de leds que montei de 50cm que servirá para isso mesmo (para além da zona de propagação na sump)

Ainda por cima para quem quer ter o aquário predominantemente só com uma espécie (como eu com as Ricordeas) é um autêntico perigo não o fazer. Um só pólipo pode dizimar completamente o aquário.

Abraços,
Rui


Para qualquer tipo de coral menos os SPS isso chegará, agora no caso de SPS o mais certo é branquear tudo...Se com uma calha de led e circulação se conseguisse mante-los, o carlos mota deixava de vender frags.

Filipe Pires Escreveu:
nunomoreira Escreveu:

Eu já corri os métodos todos menos o TTM (porque desconhecia) e posso dizer que depois de ter tudo sem Crypto, impecável ate os hepatus e leucosternum, o parasita entrou num molho de SPS que comprei... Devia vir na base...

Com isto quero dizer que só a quarentena de peixes, não é suficiente...infelizmente por muito que uma pessoa tente fazer temos que aceitar que o crypto mais cedo ou mais tarde estrará no sistema (ou atraves de um coral ou atraves de um peixe que apesar de quarentena continua portador).
Agora pensem, se fazer quarentena a um peixe é "chato" imaginem o que será fazer quarentena a corais...o equipamento que é necessário para esta operação não é so uma bomba de ar e um aquecedor.... Por muito que queiramos ninguem o faz, nem eu que até tinha condições de espaço para isso,preguiça? Talvez :D

Acho que acima de tudo isto esta a boa aclimatização do peixe ao sistema e a sua boa alimentação. Peixe stressado é mais volátil do que um peixe estabilizado.

Abraço,
Nuno Moreira


Eu para os corais uso o Ultra Pest Control de acordo com as instruções (2 banhos separados de 1 semana) e só os meto no aquário 1 ou 2 semanas depois de os comprar.

Até agora o que entrou diretamente foram os ermitas, turbos e afins.


O ultra pest control de certeza que não tem qualquer efeito no quisto do Crypto, e alem do mais o ciclo do parasita acho que anda nos 30dias(corrijam se estiver errado), pelo que se aconselha no minimo 40dias de quarentena....

não se esquecam que ao criar o metodo Recife.pt, temos sempre que colocar em letra grandes
RESULTADO VARIA CONFORME AQUARIOFILISTA - PROBABILIDADE DE SUCESSO 99,99%
Tipo os contraceptivos, eles protegem mas ás vezes =))

Mensagem 04/Oct/2012, 02:49

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ;) ,

César Soares Escreveu:
Tens de mudar o peixe nos dias certos e sempre de manhã antes de as luzes se acenderem.

Não podes apanhar o peixe com rede, mas sim à mão ou com um tupperware.



Pergunta: porque é que tem que ser de manhã antes das luzes acenderem?

e porque não apanhar com uma rede? Mesmo que esta fique a seco durante 3 dias acham que à perigo de contágio?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 04/Oct/2012, 08:41

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Eu nunca gostei de apanhar os peixes com redes!

Acho o processo bastante stressante...
Apanho sempre à mão, sempre que tal é possível!

Mensagem 04/Oct/2012, 10:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Rui,
de manhã porque assim que as luzes se acendem é quando os trofontes se "deslocam" do substrato/fundo/rocha para procurar um novo hospedeiro. E a ideia é transferires o peixe com o minimo de parasitas possivel, dai ser aconselhável tirares antes de as luzes se acenderem.

A rede não é aconselhavel porque tem tendencia para captar cistos e os "free-swimmers" em grande quantidade devido á sua porosidade/rugosidade. Eu uso um tupperware e deixo sair praticamente toda a água antes de libertar o peixe no novo tanque.
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 04/Oct/2012, 10:40

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :) ,

César Soares Escreveu:
Rui,
de manhã porque assim que as luzes se acendem é quando os trofontes se "deslocam" do substrato/fundo/rocha para procurar um novo hospedeiro. E a ideia é transferires o peixe com o minimo de parasitas possivel, dai ser aconselhável tirares antes de as luzes se acenderem.

A rede não é aconselhavel porque tem tendencia para captar cistos e os "free-swimmers" em grande quantidade devido á sua porosidade/rugosidade. Eu uso um tupperware e deixo sair praticamente toda a água antes de libertar o peixe no novo tanque.


Explicadissimo. Obrigado César.

Abracos,
Rui

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Mensagem 09/Oct/2012, 11:23

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
E onde é que vocês arranjam esses baldes de 50Litros?
Sal suponho...

Por acaso ninguém me arranja 2 baldinhos desses, não? :D

Mensagem 09/Oct/2012, 11:56

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:
E onde é que vocês arranjam esses baldes de 50Litros?
Sal suponho...

Por acaso ninguém me arranja 2 baldinhos desses, não? :D



Boas. Sim, comigo é um "baldito" de sal ...
Quando vier o próximo já fico com dois.
Depois disso posso arranjar-te os restantes mas até lá ainda vai demorar.

Agora porque não passas num AKI e compras daquelas caixas de 30l? foi o que comecei a usar. Custam 3 ou 4 euros e servem perfeitamente.

Já agora faltam só 3 dias para a última transição dos peixes. A RV e os corais deixei num balde isolado sem peixes. Espero que daqui por 4/5 dias já a possa colocar dentro do aquário. São mesmo só 3 dias sem hospedeiro ou acham melhor deixar a rocha um pouco mais tempo isolada?

Abraços,
Rui
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Mensagem 09/Oct/2012, 12:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Rui, essa rocha que falas esteve em "contato" com peixes que estavam infetados?
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Mensagem 09/Oct/2012, 12:29

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
César Soares Escreveu:
Rui, essa rocha que falas esteve em "contato" com peixes que estavam infetados?


Sim, esteve.
Embora não saiba se os peixes estavam infectados. Como disse anteriormente são dois casais, um de oceallaris e outro de bangaii.

Abraços,
Rui
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Mensagem 09/Oct/2012, 12:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Se os peixes estiveram infetados, então a rocha poderá estar também. E os cistos podem "hibernar" durante semanas.
Para teres a certeza terias de deixar a rocha sem peixes pelo menos umas 8 semanas.
Mas como presumo que isso não seja possível, vais ter de correr o risco e esperar que ou os peixes não tivessem realmente infetados ou então que os cistos que eventualmente se tenham alojado na rocha tenham sido libertados e morrido por falta de hospedeiro nesse tempo.
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Mensagem 09/Oct/2012, 14:58

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
César Soares Escreveu:
Se os peixes estiveram infetados, então a rocha poderá estar também. E os cistos podem "hibernar" durante semanas.
Para teres a certeza terias de deixar a rocha sem peixes pelo menos umas 8 semanas.
Mas como presumo que isso não seja possível, vais ter de correr o risco e esperar que ou os peixes não tivessem realmente infetados ou então que os cistos que eventualmente se tenham alojado na rocha tenham sido libertados e morrido por falta de hospedeiro nesse tempo.



Boas,

Obrigado César ... Então assim é mais tranquilo. Aquilo é só uma pedrita de 400g ... que mantenho como recordação do meu primeiro Reef à 10 anos atrás. :D

Pode ficar num balde com água e circulação durante 3 meses na boa !!!! até mais. Ou então pode mesmo ir fora que não me chateia muito.

Só tenho que retirar as Ricordeas daquela rocha e agarrar noutra.

Abraços,
Rui
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Mensagem 15/Oct/2012, 11:19

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Então dizem vocês que usam água da torneira com sal para o TTM é isto?

Também se pode usar água do aquário (desde que tenhamos a certeza de não ter infecções), certo?
Em cada reservatório colocar apenas um esconderijo qualquer (julgo ser sempre bom para alguns peixes) e depois temperatura e salinidade iguais ao tanque principal.

Não faria sentido baixar um pouco a salinidade para diminuir o stress do peixe, sendo que no final do TTM ele iria para um aquário de quarentena e não para o tanque? o mesmo para a temperatura...? :-\

Mensagem 15/Oct/2012, 11:32

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:
Então dizem vocês que usam água da torneira com sal para o TTM é isto?

Também se pode usar água do aquário (desde que tenhamos a certeza de não ter infecções), certo?
Em cada reservatório colocar apenas um esconderijo qualquer (julgo ser sempre bom para alguns peixes) e depois temperatura e salinidade iguais ao tanque principal.

Não faria sentido baixar um pouco a salinidade para diminuir o stress do peixe, sendo que no final do TTM ele iria para um aquário de quarentena e não para o tanque? o mesmo para a temperatura...? :-\


Confesso-te Hugo que para não ter percepitações de cálcio usei água de osmose.
Baixei um pouco a densidade mas a temperatura mantive a mesma que no aquário principal.

Já passei os peixitos para a nova casa e até agora (para além de estarem um pouco assustadíssos) está tudo bem!

Abraços,
Rui
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Mensagem 16/Oct/2012, 08:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Bom dia

Já há algum tempo que não lia os posts deste tópico.
Surpreso com a qualidade das explicações do César.
Não fazia ideia de qual a justificação para algumas das observações.

Muito bom! ^:)^

Nunca gostei de tocar apanhar peixes com a mão... dar festas ainda dou... agora apertar-lhes o pescoço é que não... é o que sinto quanto lhes pego...

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 19/Oct/2012, 09:39

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Tentar fazer um resumo do TTM para ser mais fácil. Ajudem se estiver alguma coisa mal ou faltar algo porque nunca pratiquei o método. :D

TTM (Tank transfer Method)

Equipamento Necessário
* Aquário/Balde/Bidon com capacidade para albergar sem muito stress um peixe. 25-75 litros parece ser uma litragem aceitável!
* Aquecedor
* Bomba de ar

NOTA: Todo este material deve ser em duplicado já que o método necessita de ter 2 separados e sem qualquer contacto entre si.

Preparação do(s) aquário(s)
Os aquários (A e B) poderão ser cheios de uma das seguintes formas:
1- Água da torneira + sal até à salinidade correcta do tanque principal
2- Água de osmose + sal até à salinidade correcta do tanque principal
3 - Água do tanque principal se tivermos absoluta certeza que não está contaminado

Temperautra igual ao tanque principal!
Bomba de ar para ajudar na oxigenação!

Pondo o método em prática
Dia 1 - Colocar o peixe no aquário A.
Dia 2-3 - Controlar o comportamento do peixe.
Dia 4 - Apanhar o peixe com a mão ou tupperware e transferí-lo para o aquário B.
Dia 5-6 - Lavar com lixivia aquário, aquecedor e tubo e pedra porosa do tanque A.
Dia 7 - Transferir o peixe para o aquário A.
Dia 8-9 - Lavar com lixivia aquário, aquecedor e tubo e pedra porosa do tanque B.
Dia 10 - Transferir o peixe para o aquário B.
Dia 11-12 - Lavar com lixivia aquário, aquecedor e tubo e pedra porosa do tanque B.
Dia 13 - Colocar o peixe no tanque principal ou de preferência colocá-lo num aquário de quarenta por mais 15 dias.

Notas Importantes:
[*]Os aquários e os equipamentos dos 2 aquários nunca se podem tocar para não haver contaminação!
[*]Em qualquer dos ciclos pode ser usado qualquer medicamento (cobre, prazinquantel, etc...) se for necessário/pretendido
[*]Fazer sempre a transferência do peixe de manhã ou antes das luzes acenderem
[*]Fazer sempre a transferência do peixe de manhã ou antes das luzes acenderem, já que os cistos do cryptocarium caem de noite


É +/- isto, pessoal entendido?
Editado pela última vez por Hugo Figueiredo em 19/Oct/2012, 11:57, num total de 2 vezes.

Mensagem 19/Oct/2012, 10:38

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:
Tentar fazer um resumo do TTM para ser mais fácil. Ajudem se estiver alguma coisa mal ou faltar algo porque nunca pratiquei o método. :D

TTM (Tank transfer Method)

Equipamento Necessário
* Aquário/Balde/Bidon com capacidade para albergar sem muito stress um peixe. 25-75 litros parece ser uma litragem aceitável!
* Aquecedor
* Bomba de ar

NOTA: Todo este material deve ser em duplicado já que o método necessita de ter 2 separados e sem qualquer contacto entre si.

Preparação do(s) aquário(s)
Os aquários (A e B) poderão ser cheios de uma das seguintes formas:
1- Água da torneira + sal até à salinidade correcta do tanque principal
2- Água de osmose + sal até à salinidade correcta do tanque principal
3 - Água do tanque principal se tivermos absoluta certeza que não está contaminado

Temperautra igual ao tanque principal!
Bomba de ar para ajudar na oxigenação!

Pondo o método em prática
Dia 1 - Colocar o peixe no aquário A.
Dia 2-3 - Controlar o comportamento do peixe.
Dia 4 - Apanhar o peixe com a mão ou tupperware e transferí-lo para o aquário B.
Dia 5-6 - Lavar com lixivia aquário, aquecedor e tubo e pedra porosa do tanque A.
Dia 7 - Transferir o peixe para o aquário A.
Dia 8-9 - Lavar com lixivia aquário, aquecedor e tubo e pedra porosa do tanque B.
Dia 10 - Transferir o peixe para o aquário B.
Dia 11-12 - Lavar com lixivia aquário, aquecedor e tubo e pedra porosa do tanque B.
Dia 13 - Transferir o peixe para o aquário A.
Dia 16 - Colocar o aquário no tanque principal ou de preferência colocá-lo num aquário de quarenta por mais 15 dias.

Notas Importantes:
[*]Os aquários e os equipamentos dos 2 aquários nunca se podem tocar para não haver contaminação!
[*]Em qualquer dos ciclos pode ser usado qualquer medicamento (cobre, prazinquantel, etc...) se for necessário/pretendido
[*]Fazer sempre a transferência do peixe de manhã ou antes das luzes acenderem
[*]Fazer sempre a transferência do peixe de manhã ou antes das luzes acenderem, já que os cistos do cryptocarium caem de noite


É +/- isto, pessoal entendido?



Boas,

Eu adicionava às tarefas de dia 6, 9 e 12 o enchimento dos respectivos tanques e salinização.

Podes adicionar também que para uma correcta dissolução do sal dever-se-á arejar bem a água antes de lhe juntar sal, usar uma bomba para misturar e só depois de completaemnte dissolvido ligar o aquecedor.

Também na questão da preparação dos aquário poderá ser usada água natural com a salinidade e temperatura corrigidas.

Faltou ainda também (pois não é só a salinidade e a temperatura) o pH deverá ser igual ao do aquário principal. Para isto poder-se-á usar uma gota de vinagre.

E ainda a somar a tudo isto, uma fonte de luz. Eu utilizo uma vulgar lâmpada flourescente para os peixes. Mas precisamos conseguir ver como o peixe se está a aguentar e se não há muito stress.

E uma secção de correcção de problemas também era porreiro. Tipo o que fazer se o peixe estiver a stressar, a nadar de lado, respiração ofegante, etc.

Abraços,
Rui
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Mensagem 19/Oct/2012, 11:36

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Muito bom Hugo, é isso mesmo. Só tens é um ciclo a mais. Eu só faço ate ao dia 12. São 4 vezes - A,B,A,B


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Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 19/Oct/2012, 13:59

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Localização: Lousada
É isso mesmo Hugo e Rui.

Só está uma transferência a "mais", como disse o Ricardo e falta mencionar a importância da alimentação, pouca e adequada.

De resto tá aí tudo...
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

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My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 19/Oct/2012, 14:51

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Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :D ,

E para além disso tudo, só falta mesmo quem escreva o artígo para a H2O e para a Bioaquária!

Abraços,
Rui
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Mensagem 19/Oct/2012, 14:58

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Para a "receita" ficar na primeira página do tópico alterei um post meu (sem grande interesse diga-se):
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=9&t=756&p=3955#p3955

Se quem iniciou o tópico quiser, também pode colocar no 1º post para melhor referência! :D

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