Fórum Comunidade DIY (Do-It-Yourself) Bean Animal Simplificado By Rui Gaspar

Bean Animal Simplificado By Rui Gaspar

Fórum para partilhar os seus projectos "Faça Você Mesmo" (DIY).

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Tudo isto começou com o facto de andar à procura de um método silencioso para a minha queda de água.

Quem me conhece sabe que detesto barulho dentro do aquário.

Na minha senda cheguei a um tópico no ReefCentral chamado "Silent and Failsafe Overflow System"

Este tópico e o método foi criado por um utilizador chamado Bean Animal e a coisa pegou ao ponto do método se chamar Bean Animal.

O meu problema é que ele usava três furos para queda e eu já tinha mandado fazer o aquário com três furos contanto com um deles para retorno.

Com isto fui rever os meus conceitos de física / dinâmica de fluídos e decidi arriscar a construção baseada no mesmo princípio mas de uma forma mais simples.

Tem as mesmas "features" de segurança (já explico mais à frente) e muito menos peças de PVC do que o modelo original.

O que vos posso mostrar é o resultado. Zero ruído e zero bolhas na SUMP.
Assim que se põe o sistema a trabalhar demora cerca de cinco minutos até o ar sair todo das tubagens e o sistema se tornar silencioso ...

Alguns comentários ao sistema ...

Marco Madeira Escreveu:
Pessoal, não é brincadeira... nunca tinha visto um aquário que fizesse tão pouco barulho como este. Se ele desliga então o escumador é o silencio absuluto, mesmo com todas as portas do armário aberto. Incrível! :-bd


Joao Tomas Escreveu:
AH e ruidos ZERO!!!! Bem agora percebo porque dizias que a bomba de retorno fazia barulho (eu continuo a achar silenciosa no meu ponto de vista claro :p ) é que tanto o aquário como a sump não fazem put#$ de barulho, impressionante!! com o movel todo aberto, barulho praticamente ZERO!!!


Ricardo Maia Escreveu:
Oh Rui ainda estou aqui a pensar qual o ruido que te incomoda é que eu nao ouvi nada :-?



Para o meu sistema "BeanAnimal" Simplificado são necessários três furos: A dimensão dos furos depende da litragem que queremos fazer passar na tubagem mas posso-vos dizer que consigo com tubagem de 25mm lidar com uma bomba de retorno de 5000l/h que faz a uma altura de 1.2m entre 4.000 e 4.200 litros por hora.

Claro que se meter a bomba a trabalhar a 5000l/h o que acontece é ter barulho na queda do aquário para dentro da coluna seca mas subindo ligeiramente o nível dentro da coluna seca isso desaparece. Mas fica menos eficaz na remoção da gordura de superfície.

Assim, a minha recomendação se como eu estão a tentar atingir o objectivo de ruído zero é usarem um máximo de 3.000l/h

Claro que tenham sempre em atenção que para outros esse barulhito não é nada. Experimentem ...

Então o esquema é este:

Imagem

A montagem em termos de material:

1 - Durso
* 1x passa-muros (geralmente corto os topos e aproveito só a rosca e as borrachas)
* 2x adaptadores rosca/colar (para usar com o passa muros)
* 1x "T"
* 1x Curva 90º
* 1x tampão (este terá que ser furado e colocado um tubo de ar)
* 1x tubo de ar - Este tem que ser colocado no tampão e virado para baixo até ficar 1/2mm acima do nível de água
dentro da coluna seca. Vejam a imagem
* 1x adaptador (rosca/tubo --> para o tubo de ar). Se quiserem. Senão usam o tubo directo no tampão.
* 1x bracadeira de plástico
* Quantidade de tubo e curvas necessárias para que a água vá directo até à SUMP. (para mim foi tubo de 25mm e
duas curvas de 45º)

2 - Retorno
* 1x passa-muros (geralmente corto os topos e aproveito só a rosca e as borrachas)
* 2x adaptadores rosca/colar (para usar com o passa muros)
* 1x acessório de colar para encaixe de mangueira flexivel
* Eu usei loc-line mas poderão usar o que quiserem

3 - Queda-livre
* 1x passa-muros (geralmente corto os topos e aproveito só a rosca e as borrachas)
* 2x adaptadores rosca/colar (para usar com o passa muros)
* 1x "crivo" para minimizar a entrada de qq coisa
* Quantidade de tubo e curvas necessárias para que a água vá directo até à SUMP. (para mim foi tubo de 25mm e
duas curvas de 45º)
* 1x torneira


O funcionamento:

Quando pomos o sistema a funcionar o nível de água (6) dentro da coluna seca fica junto à saída da queda-livre (3)

O que vamos fazer é fechar a torneira (4) lentamente até que o nível de água (6) começe a subir muito devagarinho. Quanto mais devagar consigam que o nível de água dentro da coluna seca suba mais silencioso vai ser o sistema.

O nível de água (6) vai subindo até chegar a meio do "T" no durso (1) - ver imagem - e esse remanescente de água vai descer até à sump.

E é só isto. Mais nada ... Simples não é?

A segurança

Caso haja algum entupimento na queda-livre (3) o nível de água irá sendo cada vez maior para dentro do durso (1) e em caso de insuficiência do durso (1) em lidar com o volume adicional o nível de água (6) vai subir mais 1 ou 2 milimetros - ver montagem - até atingir e tapar o tubo de ar. Assim que este tubo de ar fica fechado o durso (1) deixa de funcionar como Durso e passa a funcionar como sifão - dinâmica de fluidos.

Ou seja na realidade temos 2 protecções extra em caso de entupimento da queda-livre (3)


A limpeza da coluna seca

A limpeza da coluna seca é o mais simples de tudo. abanem se quiserem a água dentro da coluna seca sem desligar a bomba de retorno e abram a torneira (4) toda e levantem o durso (1) . e Voilá .... coluna seca limpinha.


Ver se depois consigo colocar umas imagens da minha montagem e um video do seu funcionamento.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Excelente post!!! Como me disseste da ultima vez, vou ver se consigo adaptar este sistema no meu aquario ;)


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Joao Tomas Escreveu:
Excelente post!!! Como me disseste da ultima vez, vou ver se consigo adaptar este sistema no meu aquario ;)


Epá já te disse combinamos e dou um salto a tua casa. E vemos o que é preciso para implementar.

Podemos até combinar no FDS. aproveito e vejo o teu aquário!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Joao Tomas Escreveu:
Excelente post!!! Como me disseste da ultima vez, vou ver se consigo adaptar este sistema no meu aquario ;)


Epá já te disse combinamos e dou um salto a tua casa. E vemos o que é preciso para implementar.

Podemos até combinar no FDS. aproveito e vejo o teu aquário!

Abraços,
Rui


Por mim estas a vontade Rui ;)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Idade: 46
Localização: Lisboa
Bom post! :ymapplause:

Mais uma ideia tua que eu introduzi no meu aqua logo de origem :p

Abraço
Sérgio Magro Jacinto
A experiência é obtida imediatamente após ter sido necessária!


Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Muito bom!

E fotos da montagem não há?

Não é que os desenhos estejam mal...

=))

Abraço e obrigado pela partilha!

:-bd
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Muita bom Rui!!! :-bd

Tenho este sistema no meu aquário (o original com 2 tubos ladrão) e realmente o barulho é ZERO!!!
Embora eu tenha ainda menos PVC, mas como está aqui é que é o correto em termos de segurança!

Muito TOP!!! :-B


Grupo: Utilizadores Mensagens: 407
Idade: 44
Localização: Caria

Bom post
de facto há varias maneiras de silenciar o barulho da queda de agua.
O que eu tenho é igual ao vídeo:
Mas eu tenho uma torneira na saída com corte de agua para fazer a agua subir
até ao topo, e um tubo ladrão para o caso de haver azar.
99%silencioso.
Fica a dica também.
http://www.youtube.com/watch?v=NqROZsSBAAU
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Viva Rui,

Muitos parabéns pelo Step by Step =)

1 Abraço,
Armando


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas Rui ....

O teu sistema está muitoooo Bom , e por acaso fiz o teste no meu aqua e realmente acaba com o ruido que tenho de água a cair, apesar de não ter muito , fica mesmo ZERO ....
Mas no meio disto tudo ficou-me uma duvida , caso o teu Durso entupa, será que um tubo de 25mm com a torneira estrangulada , te vai dar conta da água toda que a bomba manda para o aquário ?? será que o tubo aguenta com os tais 4000 Lt/h ??
Realmente foi a unica duvida que me restou e não tive tempo de testar , porque que o sistema funciona para eliminar barulho isso funciona ...



abração ...
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Paulo...
antes do durso entupir o outro tubo da torneira tinha de entupir. A quantidade de água que vai para o durso é residual... mas percebo a tua duvida. Para ficar 110% o tubo da descida do durso devia ser maior que o tubo da torneira. No caso do Rui seria tubo de 25 com torneira e durso com tubo de 32.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas MArco ....

Olha que experimentei ontem e não me pareceu residual , a mim fico com muito pouca passagem de água no Outro tubo , não sei se é por o meu Durso ser Exagerado , mas o que sei é que tinha que fechar a torneira quase toda para conseguir subir a água dentro da coluna seca, o meu durso é em tubo de 50 mm e o "ladrão" que neste caso iria ser estrangulado tenho tubo de 32 ...

Tenho que testar melhor ...
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade: 51
Localização: Portimão - Algarve
Boas

Também tenho este sistema montado no meu aqua mas está um pouco simplificado pois não tem a opção 3 mas de resto é igual e também não tenho barulhgo no meu aqua...
Um abraço

Luis M Carrilho


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Marco Madeira Escreveu:
Paulo...
antes do durso entupir o outro tubo da torneira tinha de entupir. A quantidade de água que vai para o durso é residual... mas percebo a tua duvida. Para ficar 110% o tubo da descida do durso devia ser maior que o tubo da torneira. No caso do Rui seria tubo de 25 com torneira e durso com tubo de 32.



Boas ... Aí é que está a maravilha do sistema :D :D :D

FACTO: Reparem o durso estando a 25mm já é maior que a queda livre que tem 25mm mas está estrangulada.

FACTO: O problema é que num durso não desce só água também desce ar logo o durso não consegue lidar com tanta água como a queda livre ...

A beleza da coisa !!! quando a queda livre entope o durso não consegue lidar com o volume de água todo e a água continua a subir dentro da coluna seca até tapar o tubo de ar ...

Assim que tapa o tubo de ar o Durso deixa de trabalhar como durso e passa a trabalhar tal e qual a Queda livre (sifão) mas sem o estrangulamento da torneira (logo maior 25 que a queda livre 25-estrangulamento) .... EFICAZ ....

O que acontece é que depois aquilo parece um autoclismo a fazer carga e descarga ... mas tudo bem. O objectivo em caso de entupimento deixa de ser o fazer barulho e passa a ser o não inundar !!!!

:D

Funciona que já testei de todas as maneiras e feitios e ainda à 15dias atrás um turbo da nossa costa entrou pela queda livre a dentro ... Por isso também recomendo a colocação de um crivo na queda livre!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Pedro N Torres Escreveu:
Muito bom!

E fotos da montagem não há?

Não é que os desenhos estejam mal...

=))

Abraço e obrigado pela partilha!

:-bd



Realmente não tenho mesmo jeito nenhum para o desenho.

Para além das fotos (ver se tiro este FDS) quero tb fazer um Video para perceberem a quantidade de água que desce no durso. Aquilo bem afinado são só umas gotinhas!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
A ciência da coisa esta precisamente no sifão como diz o Rui!

Em sifão a quantidade de agua é tremenda! Até menos de 25 aguentava! Alias como diz o outro é fazer as contas:)


Sent from my iPhone using Tapatalk


Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Eu só tenho um furo de descida onde tenho durso, mas tás a dar-me ideias!!! :D

Mesmo sem 2º furo de descida consigo fazer isso acho.

Pondo um Y em baixo com torneira faço o mesmo e tenho o tubo sempre cheio de água.

O meu já não faz mt barulho, mas assim realmente pode fazer menos! ;)
Imagem


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Joao Alves Escreveu:
Eu só tenho um furo de descida onde tenho durso, mas tás a dar-me ideias!!! :D

Mesmo sem 2º furo de descida consigo fazer isso acho.

Pondo um Y em baixo com torneira faço o mesmo e tenho o tubo sempre cheio de água.

O meu já não faz mt barulho, mas assim realmente pode fazer menos! ;)


Boas,

Só com um furo não funciona. a água tende sempre a ir pelo caminho menos dificil.

Além disso corres o risco de inundação!

Mas posso dar um salto a tua casa e avaliamos isso!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Pois... nem me tinha lembrado que quando a água sobe pelo tubo do durso vai tapar a saida de ar pelo tubo e ai acabou-se a preocupação!!

Espero que tenhas entendido Paulo. ;)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
O que estou a falar é o que está na imagem em anexo.

Assim, penso que reduz o barulho, pq o tubo vai tar cheio de àgua pelo menos até aonivel da torneira, o ar fica só daí para cima.

Imagem
Imagem

Próximo

Voltar para DIY (Do-It-Yourself)



cron