Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Cubo 45

Cubo 45

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 24/jun/2013, 18:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Lamento o que aconteceu, de facto andarmos a inventar corremos sempre o risco de maltratar o nosso aquario, fica aqui o testemunho que as vezes devemos pensar nas consequências antes de fazer alguma coisa!

Boa sorte com o inicio do cubo, agora com mais experiencia vais voltar a ter o aquario que tinhas mais rapidamente ou ainda melhor ;)

Abraço

Mensagem 24/jun/2013, 18:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Viva Adérito,

Conforme falamos na loja no sábado, isso acontece (não devia mas acontece). Foi a maneira de fazeres um Restyling novo ao aquário :)) :))

Agora com a Rocha que compraste e a areia viva, tens de melhorar isso um bocadinho... mas já sabes....

Deita o raio do Aptásia Killer FORAAAAAA :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil:

1 Abraço,
Armando

Mensagem 24/jun/2013, 18:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 85
Obrigado João Tomás (ainda estás pela faculdade?).

Armando Fernandes o aipasia killer já está no lixo !!

Pois... agora é ter paciência e deixar a natureza correr.
cubo: http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=1186

Mensagem 24/jun/2013, 19:36

Grupo: Fundadores Mensagens: 1385
Aderito... lamento a perda pois o aqua estava muito bonito. .quando quiseres passas la em casa e levas frags do que quiseres.
Abraco e força na recuperação.

Sent from my GT-I9505 using Tapatalk 2

Mensagem 24/jun/2013, 19:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312

É uma chatice, o aquário estava fantástico. A melhor forma de combater as Aiptasias é o controlo biológico.

Boa sorte para o recomeço!

abraço
facebook.com/zoacorals

Mensagem 24/jun/2013, 22:04

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Ricardo Rodrigues Escreveu:
É uma chatice, o aquário estava fantástico. A melhor forma de combater as Aiptasias é o controlo biológico.

Boa sorte para o recomeço!

abraço

Lamento imenso a perda ... muito mau. Mas devias ter feito só a uma de cada vez para experimentar!

Ricardo,

Podes elaborar? Peixes? Camarões? ou outro tipo de método?
É que mesmo montando o aquário com rocha morta já lá andam duas ou três aiptaisas!

Como vou partir os pedregulhos para montar o novo layout quero ver se aproveito e mando esses pedaços fora!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 24/jun/2013, 22:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Tenho pena Adérito!! Estava realmente fantástico e tinha aquele factor maturação que lhe dava um grande toque!

Abraço e boa sorte para o novo!

Mensagem 24/jun/2013, 23:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Ricardo,

Podes elaborar? Peixes? Camarões? ou outro tipo de método?

Rui, com os peixes obtive os melhores resultados, nomeadamente o peixe-folha Acreichthys tomentosus e o Chelmon rostratus, sendo que o primeiro é de mais fácil aclimatação e adaptação à vida em aquário :) Há outros peixes que também as devoram mas que não são completamente "reef safe", é o caso do Chaetodon ulietensis, Heniochus acuminatus e Chaetodon kleinii.

Os camarões (Lysmata seticaudata e Lysmata wurdemanni) também resultam, assim como os nudibrânquios Berghia verrucicornis, a população destes deve ser escolhida de acordo com a população de Aiptasias a eliminar. Se forem poucas a eliminação manual com uma pinça de pontas finas é também uma boa solução.

abraço
facebook.com/zoacorals

Mensagem 25/jun/2013, 09:54

Vamos ver como fica o próximo... É uma "dor" olhar para o cubo só com água e areia...

Marco, sei que estou em falta contigo pois ainda não fui ver o teu cubo...

Ricardo, o problema com o controle das Aiptasias feito por peixes tem a ver com o tamanho do aquário. Um cubito de 45 não permite grandes peixes... Experimentei os camarões Lysmata wurdemanni mas depois de uns dias no aquário só queriam comer a comida dos peixes. Deixaram de comer as Aiptasias.

Tenho pena de nunca ter encontrado à venda Berghia verrucicornis.

Obrigado a todos pelas simpáticas palavras.

Abraço,
Adérito

Mensagem 15/abr/2014, 14:27

Depois deste "acidente de percurso" resolvi reiniciar o sistema com rocha morta.

Claro que o ciclo demorou muuuito mais do que com rocha viva mas não tinha pragas (valónia, alga verde rija... aiptasias).

Neste processo morreram mais uns corais... os peixes aguentaram-se.

Como um mal nunca vem só a bomba do balling avariou e deitou todo o KH para dentro do aqua.... imaginem 1 litro do preparado kh na saturação máxima em 100 litros.... lá ficou o aqua completamente branco. Havia pó que cobria as rochas... uma descraça. Troquei toda a água....duas vezes... novo ciclo.... as poucas mudas que tinha .... branquearam....

Entretanto, passado uns tempos numa TPA quando aspirava o areao a mangueira saiu do filter bag da sump e verteu água para cima das fichas eléctricas..... Escusado será dizer que até ter mudado todas as fichas de vez em quando rebentava o disjuntor e o aqua ficava sem energia... por vezes toda a noite....

Agora finalmente está a caminhar de novo, graças às TPA regulares, já não há alguedo na areia e as rochas já não estão tão verdes..... Confesso que já estou farto de tantos ciclos .....

O João Ribeiro ofereceu-me de novo mais umas quantas mudas (obrigado João) ;) e agora já está a "dar gozo" de novo apesar de estar no início.

Quero agradecer também ao Hugo(AquaHobby), ao Luís(AquaHobby) e a todos os outros pela força que me deram para continuar.

Agora é esperar que as mudas fiquem maiores e ir apreciando.

Obrigado,
Adérito

Mensagem 30/mar/2015, 22:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Olá Adérito!

Há novidades do cubo? Umas fotografias? Já deve estar quase tão bom como estava antes!

Um abraço

Mensagem 07/abr/2015, 22:45

Olá Miguel Pinto,

É verdade, já existe outro aquário desde Outubro de 2014. Um bocadinho maior para poder colocar mais uns peixitos e uns coralitos... mas também já está cheio.... B-) Agora é ver crescer as mudas e tentar que as cores se mantenham ou melhorem.

Tenho que colocar um tópico com o novo aquário.... o problema tem sido falta de tempo...

Abraço,
Adérito

Anterior

Voltar para Aquários dos Membros