Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Primeira experiência com Nano Reef 30L

Primeira experiência com Nano Reef 30L

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 65
Sob o conselho do nosso amigo Mota, iniciei-me ao mundo marinho com um pequeno TMC microhabitat 30L.

Estou a dar os primeiros passos, ou seja comprei esta semana comprei areia ATI Fiji White Sand, 1,5Kg de rocha viva, uns litros de água salinada - made in Fragário.
Agora estou a iniciar o ciclo de 5/6 semanas, tentando controlar o nível de água, acrescentando água de osmose. Nunca pensei que evaporasse tanta água;) Tive também um pequeno problema com o termóstato, estava com a água com 27ºC, mas hoje já consegui passar aos 24,5-25ºC.

Vou tentar colocar umas fotos para verem o meu layout.

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Marco Casado Escreveu:
Sob o conselho do nosso amigo Mota, iniciei-me ao mundo marinho com um pequeno TMC microhabitat 30L.

Estou a dar os primeiros passos, ou seja comprei esta semana comprei areia ATI Fiji White Sand, 1,5Kg de rocha viva, uns litros de água salinada - made in Fragário.
Agora estou a iniciar o ciclo de 5/6 semanas, tentando controlar o nível de água, acrescentando água de osmose. Nunca pensei que evaporasse tanta água;) Tive também um pequeno problema com o termóstato, estava com a água com 27ºC, mas hoje já consegui passar aos 24,5-25ºC.

Vou tentar colocar umas fotos para verem o meu layout.

A evaporação depende da diferença de temperatura entre o aquário e o exterior.

Vais ver que baixando a temp para os 24 isso vai evaporar menos.
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Boas,

Por experiência acho que a evaporação depende da área de superfície da água e das temperaturas do aquário e ambiente.

Por exemplo no meu nano de 54 litros, a área da superfície era de 60x30cm2. No Inverno evaporava 1 litro por dia. No Verão evaporava 0.5 litro. Ou seja, com o frio (maior diferença temperatura aqua/ambiente), evapora mais água.

No novo reef a área de superfície é de 110x60cm2, e a evaporação no Verão ronda os 4 litros diários, no Inverno uns 2 litros diários. Ou seja, bate certo, é cerca de 4 vezes mais a evaporação do nano 54 litros, tal como a área da superfície da água (4 x mais).

Se esse cubo 30 tem 30 x 30 cm2 de superfície de água, aposto que a evaporação agora no Verão ronda os 250ml diários e no Inverno 0.5 litro / dia. ;)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

É isso!

Daqui uns dias, vou iniciar os testes para ver como andam os parâmetros, o que me aconselham visto ser novo nestas andanças, quer dizer que seja prático.

Devido a minha ida de férias daqui uns dias comprei uma bomba de reposição TMC V2 Auto Top Up System Standard, mas bem difícil de ser colocada devido ao pouco espaço do meu microhabitat, melhorando por sua vez o setup do meu pequeno;)

Como mais uma ida ao Fragário, tive a oportunidade de falar com o Sr Renato que me vendeu esta superba rocha viva, substituindo o meu 1º Layout.
Acrescentei hoje a minha equipa de limpeza com 7 Nassarius Snail e 2 Tectus fenestratus (Turbo snail)

1º Dia
Imagem

Imagem

Imagem

Primeiros sinais do ciclo

Imagem

Imagem

Imagem

Colocação da equipa de limpeza e nova rocha viva

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Hoje apareceram umas bolhas de ar e umas manchas verde como podem ver nas fotos

Imagem

Imagem

Já agora durante o ciclo, as algas mudam muitas vezes de cor?
As cores têm algum significado?

Nesta fase é importante controlar os níveis ou mais para a frente?

Voltar para Novo no hobby