Fórum Aquariofilia Marinha Peixes, Corais & Invertebrados 1ª Postura Casal de Percula e Ocellaris

1ª Postura Casal de Percula e Ocellaris

Fórum para discussão e identificação de peixes, corais e invertebrados. O que colocar, quando colocar, compatibilidade, alimentação, doenças, comportamento e condições de manutenção.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 135
Idade:
Localização: Funchal
Boas,

apenas para partilhar a primeira postura do meu casal de palhaços - femea percula - macho ocellaris.

Penso que foram cerca de 80-100 ovos. No futuro vou tentar criá-los mas não antes das férias pois irei estar fora de casa e como é óbvio não sobreviveriam sem cuidados especiais,

Se alguém que cria ou já criou quiser dar umas dicas agradeço.

Aqui fica link com os pormenores da postura

http://www.mbisite.org/Forums/tm.aspx?high=&m=72421&mpage=1#72424

e uma foto dos ovos

Imagem

e do casal

Imagem

enjoy


Grupo: Fundadores Mensagens: 620
Idade: 36
Localização: Funchal, Madeira & London, UK

Muito bom Marco eheheh o fotografo apanhou mesmo bem os ovos =))

Vamos tentar fazer um video dos palhaços a cuidar dos ovos :-? fica a idea hehe
Cumprimentos,
Pedro

O meu reef :) The Island Reef


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Muito Bom ..

Realmente o Fotografo tem andado a tirar umas fotos ai pela ilha, muito boas , espero que ele nos continue a mostrar aquarios ai desse lado do oceano ... :D :D

Abraço ...
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Utilizadores Mensagens: 135
Idade:
Localização: Funchal
Realmente o Pedro é um excelente fotógrafo e um ainda melhor conselheiro técnico!! Obrigado Pedro por todas as tuas ajudas.

Através da Foto do Pedro, consegui contar os ovos com a ajuda do Paint, e são 126 os ovitos.

Pretendo tentar criá-los, mas só mais para a frente pois estou quase a sair para férias, e além disso tenho de me preparar com os rotiferos.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Olá Marco,

É bom sinal quando os peixes começam a fazer posturas, boa alimentação, bom ambiente, aquário equilibrado e bons parâmetros físico-químicos.

O meu conselho vai no sentido de não perturbares o casal durante as primeiras posturas, por exemplo se retiras a postura ou fazes alguma alteração à disposição da rocha, alimentação ou população de peixes o casal pode deixar de as fazer. Aproveita os primeiros tempos "sem mexer" para tomar algumas notas como o dia e hora da postura e eclosão e também para recolheres informação e te preparares para fazer crescer os palhaços bébés.

Precisas de uma cultura de rotíferos (Brachionus plicatilis) para as primeiras 2 semanas. Para alimentares os rotíferos cultivas micro-algas, a espécie mais usada é a Nannochloropsis oculata pelo seu elevado perfil nutricional.

Neste link encontras muita informação prática e que te vai ajudar na reprodução dos peixes palhaço - http://www.cultivo.algas.nom.br/

Boa sorte :)
facebook.com/zoacorals


Grupo: Utilizadores Mensagens: 135
Idade:
Localização: Funchal
Obrigado pelas belas dicas Ricardo.

Tenho lido bastante coisa sobre craição de palhaços, e inclusive adquiri há cerca de um ano , os considerados dois melhores livros:

O do Frank Hoff, - http://www.amazon.com/Conditioning-Spaw ... 096629601X

e este que é menos técnico mas muito útil para um amador como eu

http://www.amazon.com/Clownfishes-Capti ... pd_sim_b_6

Para cultivo de comida diversa aconselho este que é mesmo muito bom

http://www.amazon.com/Plankton-Culture- ... gy_b_img_c


Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Não tenho nenhuma experiência com a reprodução destes peixes, mas assim à primeira vista, o primeiro desafio que estou a ver no teu sistema é retirar os alevins para um aquário à parte. Como estás a pensar fazer isso?

Já ponderaste colocar aí nesse local qualquer coisa decorativa, que fosse de fácil remoção... sei lá, tipo uma placa de acrílico ou de azulejo?
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L


Grupo: Utilizadores Mensagens: 135
Idade:
Localização: Funchal
Pois não vou rretirar os alevins para já: tenho um bocado de azulejo mas o par não quis lá fazer a postura... Talvez mudar de sitio, mas não devo forçar muito sob pena deles deixarem de ter posturas. è possivel colher as larvas no momento da eclosão mas é bastante mais dificl e trabalhoso. Para já e como sugeriu alguem deixar o casal por algumas posturas e estudar bem os timmings dos acontecimentos.


Grupo: Fundadores Mensagens: 620
Idade: 36
Localização: Funchal, Madeira & London, UK

E como disse no outro tópico do aquário cá está as fotos dos ovos prestes a eclodir.

Imagem

já se vê os olhos das crias.

:ymdaydream:
Cumprimentos,
Pedro

O meu reef :) The Island Reef


Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Olá,

Vão eclodir no entardecer do 8º dia, fiz bem as contas?

Eu ando aqui com 2 casais que estão quase, quase mas não há maneira!

Boa fotografia :)
facebook.com/zoacorals


Grupo: Fundadores Mensagens: 104
Idade: 39
Localização: Ponta Delgada, Azores / Porto
Marco, tinhas um senhor já com certa idade ai no Funchal que criava José Julio certamente já ouvis te falar dele, tenta conseguir o contacto dele pois ele certamente irá ajudar te!
Melhores Cumprimentos
João Santos Silva


Grupo: Utilizadores Mensagens: 135
Idade:
Localização: Funchal
Bom dia,

Os ovos ainda não eclodiram, e penso que devem eclodir entre hoje e depois de amanha. Quanto ao Julio , sou seu amigo e o mesmo deu alguns conselhos aquando da minha iniciação no vício. Já falei em tempos com ele sobre a criação de palhaços.

Obrigado pela dica.

Estou a escultar opiniões acerca da dimensão do aqua de criação das larvas, penso fazer com vidro 5 mm, com as laterais e traseira tapadas com autocolante preto, e será um aqua de 40/50 Litros mais para o comprido e estreito, pois acho que a coluna de água não deve ser muito alta. Alguem opina?


Grupo: Fundadores Mensagens: 27
Idade:
Marco Fernandes Escreveu:
Bom dia,

Os ovos ainda não eclodiram, e penso que devem eclodir entre hoje e depois de amanha. Quanto ao Julio , sou seu amigo e o mesmo deu alguns conselhos aquando da minha iniciação no vício. Já falei em tempos com ele sobre a criação de palhaços.

Obrigado pela dica.

Estou a escultar opiniões acerca da dimensão do aqua de criação das larvas, penso fazer com vidro 5 mm, com as laterais e traseira tapadas com autocolante preto, e será um aqua de 40/50 Litros mais para o comprido e estreito, pois acho que a coluna de água não deve ser muito alta. Alguem opina?


Curiosamente também fui presenteado com uma postura, vou seguir atentamente este tópico para ver se aprendo alguma coisa e se me safo com a criação também :)

Fica aqui já uma dúvida:
Tenho um aquário de 40L a maturar já há mais de três meses, com rocha viva, areia de coral e que usa a mesma água do principal.
Será bom para usar como maternidade? Ou será melhor não ter areia e rocha?
Imagem]


Grupo: Utilizadores Mensagens: 135
Idade:
Localização: Funchal
Nao, para isso apenas se usa um bare bottom, nada de substrato, apenas termoestato e uma pequena areação no inicio, e passado algum tempo entra um sponge filter, mais nada, além de um pouco de iluminação durante cerca de 14 horas dia acho eu.


Grupo: Fundadores Mensagens: 27
Idade:
Marco Fernandes Escreveu:
Nao, para isso apenas se usa um bare bottom, nada de substrato, apenas termoestato e uma pequena areação no inicio, e passado algum tempo entra um sponge filter, mais nada, além de um pouco de iluminação durante cerca de 14 horas dia acho eu.


Desde já, desculpe estar aqui a infiltrar-me no seu tópico, mas penso que será bom que a informação sobre a reprodução fique concentrada num tópico tão bem ilustrado :)

Será melhor então tirar toda a rocha e areão? Não deixo uma pedrita sequer?
Neste momento a circulação é feita com um filtro de cascata, substituo por uma bomba de ar com pedra difusora?
Imagem]


Grupo: Utilizadores Mensagens: 135
Idade:
Localização: Funchal
Pelo que li, numa primeira fase em que ainda estamos em estado larval ou pouco mais, em alevins, não deve existir circulação: apenas temperatura e areação. Mais tarde entra o filtro de esponja, sendo que usamos sempre agua do aqua principal, e tps bastante regulares.

Quanto ás esponjas, devemos colocar as mesmas na sump, 2/3 semanas antes de as usarmos por forma a que sejam colonizados pelas bactérias depuradoras.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 135
Idade:
Localização: Funchal
Aqui fica uma foto da segunda postura ( a qualidade é má pois foi tirada com o meu Iphone, mas depois pode ser que o amigo pedro gomes tire outras melhores ).

Depois de férias começa a aventura da reprodução. Já tenho as coisas planeadas, apenas estando indeciso entre criar o meu phyto ou comprar comida na reefphyto para alimentar os rotiferos. Ainda me faltam esses mesmos rotiferos. Eles vendem mas não sei se aguentam o tempo de viagem até cá . 3/4 dias a temperatura ambiente pode ser fatal. Se não tiver outra fonte de rotiferos terei de arriscar e mandar vir de UK.

Imagem


Grupo: Fundadores Mensagens: 27
Idade:
Marco Fernandes Escreveu:
Aqui fica uma foto da segunda postura ( a qualidade é má pois foi tirada com o meu Iphone, mas depois pode ser que o amigo pedro gomes tire outras melhores ).

Depois de férias começa a aventura da reprodução. Já tenho as coisas planeadas, apenas estando indeciso entre criar o meu phyto ou comprar comida na reefphyto para alimentar os rotiferos. Ainda me faltam esses mesmos rotiferos. Eles vendem mas não sei se aguentam o tempo de viagem até cá . 3/4 dias a temperatura ambiente pode ser fatal. Se não tiver outra fonte de rotiferos terei de arriscar e mandar vir de UK.



Acho que o Carlos Mota do Frgário consegue arranjar rotíferos.
Imagem]


Grupo: Utilizadores Mensagens: 135
Idade:
Localização: Funchal
Boas,

Acabo de presenciar a terceira postura, o que foi uma experiência fantástica. Esta postura parece bem maior!



A femea começou a por os ovos ás 15:45 e meteu a maioria até ás 16:20, mas parece que ainda está a colocar mais uns.

Aqui fica uma foto e fica ainda a promessa de umas fotos prós com a colaboração do Pedro Gomes.

Imagem
Editado pela última vez por Marco Fernandes em 15/jul/2012, 19:25, num total de 5 vezes.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Muito bom :)

Como é que vão os preparativos para os começar a fazer crescer?

Os meus dois casais continuam sem fazer posturas... os malandros!
facebook.com/zoacorals

Próximo

Voltar para Peixes, Corais & Invertebrados



cron