Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros White Snow Reef

White Snow Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 01/ago/2013, 14:11

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Acho porreiro mas não sei se não é muita coisa... Muitos "T" etc... Não sei se vai dar para tudo. Também não sei os caudais que queres em cada torneira por isso a ver vamos.

Como exemplo o aquário do Quim tem uma AGV de 8000L e são daquelas bombas de "piscina" da TMC que são muito fortes e tem 2 saídas de 2000L e 3 de +/- 700L, mas é uma bomba muito potente em elevação.

Sent from my Galaxy Nexus using Tapatalk 4 Beta
Cump.
Anthony

Mensagem 01/ago/2013, 16:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Armando Fernandes Escreveu:
Viva André,

Epah... explica lá essas tubagens a malta =)

Rui Melo está sempre em grande no que toca a projectos e acabamentos na construção de qualquer tipo de aquário.

1 Abraço,
Armando

Pareceu confuso? =))
Vamos lá a ver, não é nada de complicado. Muito simples até.
Sai um tubo flexivel (ainda não visivel nas fotografias) da bomba DC 10.000 na vertical até à primeira curva.
Depois temos as bifurcações para:
1 - Reactor de Zeolitos
2 - Reactor fluidizado para biopellets que estou a diminuir semanalmente até retirar de vez. Depois ficará sem nada, para se for preciso no futuro...
3 - Reactor fluidizado com carvão
4 - TPA's, limpeza de SUMP com Saco de Microns, etc
5 - UV (também desligada por agora).

Depois segue até à bifurcação de onde saem aqueles tubos compridos que vão ser furados tal como os chuveiros da Eheim para não acumular lixo no chão da SUMP permanentemente ou então só os ligo quando estiver a limpar a sump para levantar a poeira. Neste momento como tenho o saco de 200 microns na queda e já não tenho rocha na sump, acumula-se muito menos sujidade por isso é possível que fiquem sempre ligados os chuveiros para manter a Sump Limpinha.

Finalmente apenas mais uma torneira para o retorno do aquário.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 01/ago/2013, 16:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Boas,

Ok, percebido.

Mas em relação ao lixo da sump, não era mais fácil colocares uma bomba da tunze ou jebao para andar sempre a movimentar a água da sump?

1 Abraço,
Armando

Mensagem 01/ago/2013, 16:31

Anthony Neto Escreveu:
Acho porreiro mas não sei se não é muita coisa... Muitos "T" etc... Não sei se vai dar para tudo. Também não sei os caudais que queres em cada torneira por isso a ver vamos.

Como exemplo o aquário do Quim tem uma AGV de 8000L e são daquelas bombas de "piscina" da TMC que são muito fortes e tem 2 saídas de 2000L e 3 de +/- 700L, mas é uma bomba muito potente em elevação.

Sent from my Galaxy Nexus using Tapatalk 4 Beta

Boas Anthony,
Esse é o meu principal medo. ainda por cima porque fiz tudo com tubagens de 32mm. Poderia ter feito com 25 ou mesmo menos.
Mas como as ponteiras são estreitas e a elevação é de cerca de 80cm (exceptuando o retorno que faz 1,70m), esperemos que dê.
Logo à noite já devo fazer o teste.
Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 01/ago/2013, 16:48

Armando Fernandes Escreveu:
Boas,

Ok, percebido.

Mas em relação ao lixo da sump, não era mais fácil colocares uma bomba da tunze ou jebao para andar sempre a movimentar a água da sump?

1 Abraço,
Armando

Boas Armando,
Mais fácil provavelmente era. Mas o meu objectivo principal é retirar o máximo de bombas da SUMP. Neste momento tenho lá 6.
Por outro lado uma Tunze ou Jebão não fariam a movimentação total do chão como este sistema (espero) fará. :)
E por ultimo, não ficava tão maricas como vai ficar :) :ymparty:

Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 28/ago/2013, 22:17

Boas,
Testes após 3 semanas sem mexer no aquário:
KH: 7,0
CA: 485
MG: 1305
K: 290
NO3: 0,00
PO4: 0,02

Nada mau. Os corais apresentam-se de boa saúde talvez a sofrer um pouco dos nutrientes baixos demais e sem alimento.
A aeroporto sp verde parece-me estar a branquear na base...

Vou tirar fotos para colocar.
Abraço.

Sent from my iPad using Tapatalk - now Free
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 28/ago/2013, 22:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Hehehe ... A.gora é acertar esses valores devagarinho ...

Ja agora o que é uma aeroporto sp verde ???;) ;)

Sent from my iPad using Tapatalk HD
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 29/ago/2013, 00:02

Paulo Oliveira Escreveu:
Hehehe ... A.gora é acertar esses valores devagarinho ...

Ja agora o que é uma aeroporto sp verde ???;) ;)

Sent from my iPad using Tapatalk HD

:) aeroporto também conhecida por Acropora Formosa. Nem sp é :)

O CA nao baixa nem por nada...

Abraço

Sent from my iPad using Tapatalk - now Free
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 29/ago/2013, 07:57

Mas os corais não o estão a consumir ???

Mensagem 29/ago/2013, 15:15

Boas,
Sinceramente não entendo bem. Porque me parece muito pouco consumo para tanto coral e 3 semanas sem TPA nenhuma. MAs não sei explicar, nem sei bem quanto poderá consumir cada coral por dia ou por semana...

Seguem as fotos do coral afectado para ver se me conseguem ajudar e do resto do crescimento (ou não) da coralada:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Abraços.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 29/ago/2013, 15:56

sinceramente não sei também , mas deverias ter consumos , isso deverias , paraste o balling ??

Quanto aos corais , para mim isso falta ai nutrientes ... cada vez mais chego a conclusão que 0 de nitratos não é tão bom quanto parece, os corais ficam muito entre o muitooo bonito e o morto , penso na minha opinião que entre 1 a 4 de nitratos os corais ficam mais fortes e vibrantes a nível de cores isto é a minha opinião que ja tive 0,25 e antes da mudança tinha 1,5 de nitrato e gosto muito mais do que com 0,25 ...

Just my 2 cents ...

Mensagem 29/ago/2013, 16:00

Paulo Oliveira Escreveu:
sinceramente não sei também , mas deverias ter consumos , isso deverias , paraste o balling ??

Quanto aos corais , para mim isso falta ai nutrientes ... cada vez mais chego a conclusão que 0 de nitratos não é tão bom quanto parece, os corais ficam muito entre o muitooo bonito e o morto , penso na minha opinião que entre 1 a 4 de nitratos os corais ficam mais fortes e vibrantes a nível de cores isto é a minha opinião que ja tive 0,25 e antes da mudança tinha 1,5 de nitrato e gosto muito mais do que com 0,25 ...

Just my 2 cents ...

Boas,
Baling so esta a dosear Kh.
Eu também queria subir nitratos mas nao sei bem como. Estou a carregar na comida...

Sent from my iPhone using Tapatalk - now Free
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 13/Oct/2013, 15:34

Boas,
Kh:7, 0
CA: 370
MG:1320
K:360
NO3: 0, 00
PO4: 0, 00

Imagem

Imagem

Imagem

Enviado do meu GT-N8010 utilizando o Tapatalk [url='http://tapatalk.com/m?id=10']now Free[/url]
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 13/Oct/2013, 16:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Boas André,

3 coisas :)

1º - O vidro de trás e a lateral limpos o aquário fica com um aspecto completamente diferente. Não falo só para a foto, já vi isso das duas maneiras e principalmente para aí em casa apreciarem o aqua melhor mantém isso limpinho. :ar!

2º - Tens de subir o cálcio. Se não tiveres usado o Cloreto de cálcio todo para a mistura num deposito e tiveres algum a parte, mistura 90g aí em 1L de água de osmose. Depois de misturado (a água ficar cristalina) mete metade "agora" metade daí a 1h ou 2h. E na doseadora dá só um ajuste pequeno.

3º - Nas próximas fotos baixa os estores para evitar o reflexo do vidro. ;)
Abraço
Ricardo Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 13/Oct/2013, 17:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
André Jorge Silva Escreveu:
Paulo Oliveira Escreveu:

Just my 2 cents ...

Boas,
Eu também queria subir nitratos mas nao sei bem como. Estou a carregar na comida...

Cuidado,

Se eu fosse a ti não carregava na comida, vais subir mais depressa os fosfatos que os nitratos e aí é o caos. Foi isso que me aconteceu. É preferível teres tudo a zero e dares aminoácidos.

Abraço

Mensagem 13/Oct/2013, 17:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Boas André,

Nesta foto a rocha aparenta ter algas e possivelmente cianos, sinal de que os Fosfatos não estarão a 0 como medidos... poderá ser isso a causa da redução no consumo de Cálcio...

Imagem
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 13/Oct/2013, 21:50

Ricardo Santos Escreveu:
Boas André,

3 coisas :)

1º - O vidro de trás e a lateral limpos o aquário fica com um aspecto completamente diferente. Não falo só para a foto, já vi isso das duas maneiras e principalmente para aí em casa apreciarem o aqua melhor mantém isso limpinho. :ar!

2º - Tens de subir o cálcio. Se não tiveres usado o Cloreto de cálcio todo para a mistura num deposito e tiveres algum a parte, mistura 90g aí em 1L de água de osmose. Depois de misturado (a água ficar cristalina) mete metade "agora" metade daí a 1h ou 2h. E na doseadora dá só um ajuste pequeno.

3º - Nas próximas fotos baixa os estores para evitar o reflexo do vidro. ;)

Ola Ricardo,
Sabes que te dou toda a razão. O vidro de fundo e a lateral limpos fazem o aquario muito mais bonito, mas tem faltado mesmo tempo para essa tarefa.
Na realidade para quase todas alem da tpa que faco todas as semanas.
Por isso é que como tinha o calcio acima do óptimo, só ontem é que voltei a testar os parametros. Isto tambem porque pelo que vejo e pelas visitas dos entendidos ;) as co de s dos corais me têm parecido bastante bem.
Já estou a dosear calcio no balling que estava parado. Nao posso fazer o que sugeres porque com os novos depositos de balling fiz logo 10 litros e gastei o po todo.
Quanto aos estores... vou ver se me lembro :)
Grande abraco e obrigado!

Enviado do meu GT-N8010 utilizando o Tapatalk [url='http://tapatalk.com/m?id=10']now Free[/url]
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 13/Oct/2013, 21:52

Miguel Pinho Escreveu:
Paulo Oliveira Escreveu:

Just my 2 cents ...

Boas,

Cuidado,

Se eu fosse a ti não carregava na comida, vais subir mais depressa os fosfatos que os nitratos e aí é o caos. Foi isso que me aconteceu. É preferível teres tudo a zero e dares aminoácidos.

Abraço

Olá,
Tudo com muita suavidade e a testar os parametros, como diz o Ricardo Prata, teve que aumentar os peixes e alimentação para levar o po4 a 0, 02.
Mas vou ter atenção.

Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 13/Oct/2013, 22:02

Artur Fonseca Escreveu:
Boas André,

Nesta foto a rocha aparenta ter algas e possivelmente cianos, sinal de que os Fosfatos não estarão a 0 como medidos... poderá ser isso a causa da redução no consumo de Cálcio...

Imagem

Boas Artur,
Percebo o que dizes mas a realidade é que sempre tive algas no meu aquário, valonias, verdes, etc. As paredes e vidros se nao limpar em uma semana ficam cobertas de alga castanha como se pode ver nas fotos.
Acualmente ate tenho cianos possivelmente porque comecei a dosear coral vitaliser e amino acid diariamente e deve ter sido demais...
Os fosfatos a 0 nao sei explicar mas acredito plenamente neles por duas razoes. Teste duplo hanna checker e olhos de um mestre que passou awui em casa e me disse logo que estava com os nutrientes muito baixos. :D

Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 14/Oct/2013, 11:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
André,

Como eu sofri uma mini tragédia com os fosfatos tento alertar os outros para que não lhes aconteça o mesmo ;) .

Outra nota, não há PO4 = 0.00 isso não é possível podes ter pouco até 0.03 mas ZERO nem a água da osmose te dá isso nem a água do mar.

Verifica os teus testes os mais precisos são os eletrónicos da Hanna que a baixo dos 0.10 só esses é que te dão algum valor.

Abraço

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros