Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Iniciação aos Aquários de Água Salgada

Iniciação aos Aquários de Água Salgada

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
Boas eu tive um redsea igual ao que tem. Em relação ao calor é por ser um aquario tapado, tens duas opções compras um chiller ou deixas parte da tampa aberta que chega só se a tua casa for muito quente é que nao dá. Em relação ao kit que vem, usa-o, a areia lava-a se possível com agua do mar. As tpas como o Joaquim Galinhas disse e muito bem a água do mar é boa eu tb uso mas é o risco... no redsea farás cerca de 30L de tpa semanais o que tb nao fica muito caro, fica ao teu critério.

Em relacao à osmose, poderes ter ligado ao aquario com uma eletrovavula ou entao fazes a agua para um garrafao e depois colocas dentro do movel com o sistema osmoregulador. A primeira vez se quisseres usar sal podes encher o aquario com agua de osmose e coloca a quantidade de sal. Deixas trabalhar o aquario com tudo ligado durante algum tempo já com aquecedor, escumador etc... até a agua ficar límpida de seguida rocha vivace morta, segue areia e depois inicias-te o ciclo. Atenção esta é a minha experiência mas deve haver malta com outras opiniões.

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Boas,

André Jorge Silva Escreveu:
- Luz: HQI (em desuso), T5 (com provas dadas para manter corais duros (SPS)), LEDS (depende dos leds, alguns já têm provas dadas que conseguem manter SPS's), outras luzes servem para manter corais moles e peixes.
As Luzes que vêm no REDSEA130 são suficientes para manter corais moles e alguns duros. Não são excepcionais mas dão para o gasto.
...
- Bombas de circulação: Os salgados precisam de muito mais circulação que um doce. Dizem que 10x a litragem do aquário. Por exemplo para o REDSEA130 basta uma vortech MP10, ou uma bomba de 3000/5000 litros/hora.

Subscrevo em geral as dicas do André e só não concordo com a afirmação sobre os LEDs pois desde que seja uma calha desenhada para aquários de corais, já nada têm a provar.

E a circulação, na realidade deverá rondar os 20x a 30x (10x é pouco). Na litragem da bomba exemplificada já está bem referido (20 a 40x).
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 38
Obrigada a todos mais uma vez.

Olá,

Estive um pouco ausente, mas estou de volta. Vou iniciar a montagem do aquário na próxima semana, vou começar pelo mais pequeno TMC 30L, mesmo sabendo que sim quanto mais pequeno mais dores de cabeça poderá trazer... mas bom a decisão está feita.

Tenho uma questão que é: vou usar o substrato que vinha com o pack do RedSea - Reef Base. Tenho de lavar o areão antes de o colocar no aquário? E se sim, tenho de lavar com água salgada?

Para um aquário deste tamanho basta por pouco areão penso, que dizem de uns 2cm?
Quanto a rocha viva, sou capaz de ir comprar online, que peso mais ou menos aconselham? Ponho um pouco de rocha viva e rocha morta. Corais e isso tudo será outra história a pensar mais para a frente.
Por agora para iniciar a ciclagem é mesmo só a água, a rocha viva e o substrato correcto? (e claro toda a montagem do escumador, etc)..

Agora estou na dúvida se este aquário já trás bomba de circulação ou não... estou longe dele e não consigo ir ver..

Obrigada,
Cumprimentos

Boa noite.

Hoje fui recolher água ao mar.. já tenho a água substrato e o aquário.
Amanhã gostava de já começar a montagem, mas ainda não tenho a rocha viva...

Gostaria de saber o que aconselham?
Por o substrato e a água e depois daqui a 2 dias a rocha viva?
Por apenas a água e aquario em funcionamento e depois a rocha viva e substrato?

Lavo este substrato? ( pergunta do post anterior)

Obrigada

Boas...colocas sempre primeiro a rocha e depiis a areia

Enviado do meu GT-I9300 através de Tapatalk

Olá
Preciso de opiniões e ajuda.

Montei o meu TMC 35. Coloquei a água salgada (recolhida ontem no Cabo raso - cascais). Aquário neste momento apenas tem a água e tudo que vinha incluído nele montado e a funcionar.
- como sei que quantidade de bolhas devo por no escumador??
- quantos kg de rocha viva deverei colocar? 2kg?
- medi a salinidade parece-me muito alta. 2.030. Para descer que hipóteses tenho? Não tenho água de osmose (ainda ando a pensar se terei mesmo de adquirir).. água destilada não faz o mesmo efeito?? E a salinidade desce se acrescentar água destilada ou de osmose?
- não vejo muita movimentação na água.. aconselham arranjar uma bomba de circulação para este aquario?
- tenho o termóstato a 24 graus.
- quando colocar rocha viva começo a ligar as luzes correcto? Quanto tempo aconselham para o período de ciclagem?

Obrigada

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
Olá

Montei o meu TMC 35. Coloquei a água salgada (recolhida ontem no Cabo raso - cascais). Aquário neste momento apenas tem a água e tudo que vinha incluído nele montado e a funcionar.
- como sei que quantidade de bolhas devo por no escumador?? qual o escumador?
- quantos kg de rocha viva deverei colocar? 2kg? acho que chega
- medi a salinidade parece-me muito alta. 2.030. Para descer que hipóteses tenho? Não tenho água de osmose (ainda ando a pensar se terei mesmo de adquirir).. água destilada não faz o mesmo efeito?? E a salinidade desce se acrescentar água destilada ou de osmose? 2030 tens a certeza? ou 1030 ?
- não vejo muita movimentação na água.. aconselham arranjar uma bomba de circulação para este aquario? qual a bomba q tens ?
- tenho o termóstato a 24 graus. mete a 25 26
- quando colocar rocha viva começo a ligar as luzes correcto? Quanto tempo aconselham para o período de ciclagem? 2 horas para ciclar chega

Obrigada

Grupo: Utilizadores Mensagens: 251
Duarte Maio Escreveu:
Olá

- como sei que quantidade de bolhas devo por no escumador??
- quantos kg de rocha viva deverei colocar? 2kg?
- medi a salinidade parece-me muito alta. 2.030. Para descer que hipóteses tenho? Não tenho água de osmose (ainda ando a pensar se terei mesmo de adquirir).. água destilada não faz o mesmo efeito?? E a salinidade desce se acrescentar água destilada ou de osmose?
- não vejo muita movimentação na água.. aconselham arranjar uma bomba de circulação para este aquario?
- tenho o termóstato a 24 graus.
- quando colocar rocha viva começo a ligar as luzes correcto? Quanto tempo aconselham para o período de ciclagem?

Obrigada

Bom dia Duarte eu sou nova nisto mas vou tentar responder naquilo que sei se estiver errada depressa alguém corrige.
Para descer a salinidade usas agua de osmose ou a distilada, e comprar osmose é sempre bom, pois tens de repor a água que evapora e quando o tempo não deixar e precisares de agua salgada não podes adiar a manutenção do aquário terás de fazer a tua água salgada isso a comprar comprar água destilada depressa ultrupassas o preço de uma unidade de osmose quando mudares para o aquario da red sea então compensa ainda mais. Para quarentena, sais de bailling culturas tal como phytoplankton ou zooplankton vais sempre usar agua de osmose.
Quanto ao resto a quantidade de rocha pões o que fica mais apelativo ao teu olho na minha opinião. :D
Boa sorte com o projecto.
Cumprimentos
Ana Lúcia da Costa

Boas Duarte para baixar a salinadade usa-se agua de osmose e não destilada. temperatura esta aceitavel apesar de os 25 é o ideal, regula o aquecedor, em relação podes tentar colocar uma bomba de circulação pequena. o filtro de osmose a meu ver é quase obrigatorio, pois as aguas tem fosfatos e silicatos que te enchem o aquario com algas. qualquer duvida dispoe, coloca um mes a ciclar e depois colocas uns hermitas e nassarios(equipa de limpeza) e vais conhecendo o aquario..... atenção ao fotoperiodo coloca na primeira semana ás escuras ou só uma ou duas horas e vais aumentado de semana para semana ;) ficas a dever fotos para a malta ver o aquario.

Escumador deve ter a espuma seca de maneira que tires a tampa do escumador e venha espuma agarrada, a rocha devia ser 10% a quantidade de agua

Olá.
Muito obrigada.
Amanhã chega o meu sistema de osmose e chega também a rocha viva. :) Depois coloco fotos :)
2 perguntas:
- convém reduzir a salinidade antes de colocar a rocha viva?
- o copo do meu escumador tem água dentro. É normal ou montei mal?

Obg

Olá.
Muito obrigada.
Amanhã chega o meu sistema de osmose e chega também a rocha viva. :) Depois coloco fotos :)
2 perguntas:
- convém reduzir a salinidade antes de colocar a rocha viva?
- o copo do meu escumador tem água dentro. É normal ou montei mal?

Obg

convem reduzires a salinidade sim, nao coloques com a salinidade tao alta como disseste ou vais matar tudo...

deves ter o escumador mal regulado, mas as vezes 'e normal acontecer isso no inicio tambem.

coloca umas fotos 'e mais facil pra te ajudar ;)

baixa a salinadade para o 1025 e os escumador ao inicio fica maluco mas depois regula-se ao fim de 2 dias senão é não regulação

Olá,

Chegou a rocha viva :D
Aqui vão umas fotos, vejam o que acham... eu tentei com que a areia não ficasse por baixo da rocha..
Digam o que acham... se deveria mudar a disposição, etc..

Chegou também o meu sistema de Osmose, o qual vou agora começar a aprender para depois fazer para as reposições e controle de salinidade.

Com a rocha viva reparei que veio um mini mini caranguejo, ele foi para dentro do aquário, agora já nem o vejo... haverá algum problema?
Faz-me confusão os aquários de água salgada não terem filtro assim como os de água doce... a filtragem li que é mesmo a rocha viva que ajuda e claro o escumador.. mas mesmo assim faz-me confusão.

Dêem opiniões, conselhos, bem que preciso deles. :) E mais uma vez muito obrigada por todas as dicas que recebi neste forum e ajudas por mensagem privada.

Ainda não efectuei nenhuma medição de parâmetros, excepto claro o da salinidade.
Agora é esperar... estou curiosa de ver como vai sendo a ciclagem aqui.. Semanalmente aconselham a fazer TPA's correcto? Mesmo no período de ciclagem.

Aqui vão fotos. Qualquer coisa que achem mal agradeço mesmo que digam :)

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Imagem

Imagem

Estou aqui a ver as próprias fotos e se calhar aquele lado direito não está muito bem.. O que acham?
Quero que fique bonito, mas o principal para mim é realmente o 'pensar no futuro', ou seja... quando o aquário estiver pronto para receber os habitantes e alguns corais.

Obg

cuidado com o caranguejo poderas ter problemas no futuro dependendo da especie, se o vires tira uma foto e posta aqui ;)

Ok. Eu só o vi mesmo mal coloquei a rocha dentro do aquário. Agora nicles de caranguejo e já passei uns bons minutos à procura dele. Por enquanto não irá fazer nada de mal no aquário espero eu, se o vir tiro foto. :)

procura ha noite quando as luzes apagarem ;)

Boas.
Eu enganei-me quando falei na salinidade. É 1.030 e não 2.030. Peço desculpa. Confusão de iniciante.
Vou descer misturando água de osmose correcto? Como é que vou saber mais ou menos que quantidade por para descer??

A rocha viva é de facto um pequeno mundo vivo.. vejo lá mini seres a mecher.

Pedro penso que me perguntaste que escumador uso e que bomba uso.. eu uso tudo que vinha de origem com o TMC micro habitat 30L. Amanhã tento dizer mais ao certo quais são os equipamentos.

Boas.
Eu enganei-me quando falei na salinidade. É 1.030 e não 2.030. Peço desculpa. Confusão de iniciante.
Vou descer misturando água de osmose correcto? Como é que vou saber mais ou menos que quantidade por para descer??

A rocha viva é de facto um pequeno mundo vivo.. vejo lá mini seres a mecher.

Pedro penso que me perguntaste que escumador uso e que bomba uso.. eu uso tudo que vinha de origem com o TMC micro habitat 30L. Amanhã tento dizer mais ao certo quais são os equipamentos.

vai colocando agua de osmose aos poucos devagar porque o aquario é pequeno baixa num instante.

coloca foto do escumador para ver o nível de agua etc

AnteriorPróximo

Voltar para Novo no hobby