Fórum Convidados Química da Água Potássio

Potássio

Mensagem 04/jan/2014, 22:08

Grupo: Moderadores Mensagens: 102
Idade: 53
Localização: Guarulhos - São Paulo - Brasil
Boas pessoal, gostava que os companheiros deixassem tuas experiências sobre o potássio em vossos aquários.
Vamos discutir qual a importância do manuseio deste elemento no dia a dia da poça e como podemos administrar correctamente.
Abraços.

Rinaldo Fontenele

Química da água.

Mensagem 04/jan/2014, 22:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Boas,

O Potássio é um dos elementos traço que doseio manualmente. O consumo de Potássio não é muito elevado e normalmente tento o manter nos 380ppm. Hoje estava a 350 de modo que utilizei um concentrado que contém imodeto de potássio e boro.

Nunca tive potássio a baixo dos 350 e nunca tive a cima dos 400.

É importante para os corais sps de cor vermelha. Aliás quando tive branqueamento de corais a minha montipora prato ficou rosa clarinho, nessa altura optei por ter os níveis de potássio nos 400ppm.

Cumprimentos
Miguel

Mensagem 04/jan/2014, 23:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica
Boas,

Só como nota, atenção que o potássio não é um elemento traço, pelo contrário :-!
Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 05/jan/2014, 00:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Ricardo Santos Escreveu:
Boas,

Só como nota, atenção que o potássio não é um elemento traço, pelo contrário :-!


Andas-me enganar, Ricardo. No teu site os aditivos à base de potássio aparecem na secção dos aditivos/elementos traço.

Em todo lado aparece assim, mas tu é que és o expert na matéria :)

Abraço
Miguel

Mensagem 05/jan/2014, 20:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 204
Idade: 45
Localização: Viseu
Viva Miguel!

O potássio é um aditivo... tal como o cálcio e o magnésio.

Todos os valores que queremos ter em grande percentagem são considerados majoritários.

Mensagem 05/jan/2014, 21:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Pedro Vigario Escreveu:
Viva Miguel!

O potássio é um aditivo... tal como o cálcio e o magnésio.

Todos os valores que queremos ter em grande percentagem são considerados majoritários.



Estou sempre a aprender.
Eu sei que existe em cerca de 380ppm no oceano por isso é maioritário. Mas não noto grande consumo deste elemento químico.

Para além de favorecer as cores vermelhas dos corais, qual é a importância do Potássio?


Cumprimentos
Miguel Pinho

Mensagem 06/jan/2014, 11:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Boas,
O que tenho lido ultimamente, principalmente nos utilizadores de Zeovit é que o potássio é tão importante como o cálcio e o magnésio. Mantê-lo à volta dos 400 é imprescindível para o sucesso dos SPS's.

Desta forma tenho doseado manualmente cerca de 5ml de Potassium da Brightwell por forma a manter o nível de 400.

O que também tenho lido é que uma forte escumação e o UNLS fazem baixar muito o potássio.

Acerca da real necessidade do potássio não sei bem. Penso que, como diz o Miguel, seja importante para os vermelhos e rosas.

Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 06/jan/2014, 11:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
André Jorge Silva Escreveu:
Boas,
O que tenho lido ultimamente, principalmente nos utilizadores de Zeovit é que o potássio é tão importante como o cálcio e o magnésio. Mantê-lo à volta dos 400 é imprescindível para o sucesso dos SPS's.

Desta forma tenho doseado manualmente cerca de 5ml de Potassium da Brightwell por forma a manter o nível de 400.

O que também tenho lido é que uma forte escumação e o UNLS fazem baixar muito o potássio.

Acerca da real necessidade do potássio não sei bem. Penso que, como diz o Miguel, seja importante para os vermelhos e rosas.

Abraço.



Os corais cor de rosa é mais importante o iodo que o potássio. ;)

Mensagem 06/jan/2014, 21:08

Grupo: Fundadores Mensagens: 620
Idade: 36
Localização: Funchal, Madeira & London, UK

Nunca tive problemas com o potássio ... o teste da KZ dava-me sempre 380-400 doseando normalmente K-Balance... mesmo com o aquário completamente cheio de SPS. Logo penso que a minha água natural tem muito potássio e consegue compensar bem.

.
Cumprimentos,
Pedro

O meu reef :) The Island Reef

Mensagem 06/jan/2014, 21:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Meus caros,

A pergunta que se coloca é:

Ter o potássio a 360ppm ou a 400ppm qual é a diferença a nivel de comportamento dos corais?

Ou antes...

Se um aquário tem 360ppm de K e o outro tem 400ppm de K, o que é que acontece num e no outro aquário.

Aguardo pelas vossas respostas :-w

Abraço
Miguel

Mensagem 07/jan/2014, 11:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Miguel Pinho Escreveu:
Meus caros,

A pergunta que se coloca é:

Ter o potássio a 360ppm ou a 400ppm qual é a diferença a nivel de comportamento dos corais?

Ou antes...

Se um aquário tem 360ppm de K e o outro tem 400ppm de K, o que é que acontece num e no outro aquário.

Aguardo pelas vossas respostas :-w

Abraço
Miguel


Na minha modesta opinião, acho que o potássio tem que ser mantido a níveis próximos dos 400ppm. Não há drama nenhum se baixar um pouco (resta saber até quantos ppm). Já li na revista Bioaquaria que se os niveis forem altos que os corais começam a escorecer nas pontas e posteriormente a morrer (também resta saber quantos ppm). Nota quando os meus corais branquearam a Montipora prato vermelha ficou rosa clarinho e quando eu comecei a dosear K+ a cor vermelha foi gradualmente aparecendo mas das pontas para o meio do prato.

Rinaldo, tu que és expert em química da água consegues dar-nos mais informação?


Abraço
Miguel

Mensagem 07/jan/2014, 12:07

Grupo: Moderadores Mensagens: 102
Idade: 53
Localização: Guarulhos - São Paulo - Brasil
Boas Miguel, a absorção do potássio se da pelos pólipos do coral e fisicamente falando o coral com níveis de potássio entre 380 a 400 ppm absorvem todas as cores menos as avermelhadas que é a cor que nós vemos. Pelo que entendo este é um caso de biocoloração ou pigmentação através de metais presentes na água do mar.

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk
Abraços.

Rinaldo Fontenele

Química da água.

Mensagem 07/jan/2014, 13:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Rinaldo Fontenele Escreveu:
Boas Miguel, a absorção do potássio se da pelos pólipos do coral e fisicamente falando o coral com níveis de potássio entre 380 a 400 ppm absorvem todas as cores menos as avermelhadas que é a cor que nós vemos. Pelo que entendo este é um caso de biocoloração ou pigmentação através de metais presentes na água do mar.

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk


E se tiver o K+ a 360ppm é grave?

Mensagem 07/jan/2014, 17:16

Grupo: Moderadores Mensagens: 102
Idade: 53
Localização: Guarulhos - São Paulo - Brasil
Boas Miguel, não teras problemas pois só tera efeitos na pigmentação dos SPS.

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk
Abraços.

Rinaldo Fontenele

Química da água.

Mensagem 07/jan/2014, 20:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Rinaldo Fontenele Escreveu:
Boas Miguel, não teras problemas pois só tera efeitos na pigmentação dos SPS.

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk


Ok obrigado :-bd

Mensagem 07/jan/2014, 23:25

Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boas

durante estes anos todos e aquariofilia, noto que a suplementação de potássio é mais precisa para quem usa agua salinada
a nossa agua do mar de todos os testes que fiz ao longo dos tempos anda sempre pelos 400 ou perto, o consumo do aquário é baixo, mas dependendo da marca sal nunca medi mais 340/360 em agua salinada



.
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Mensagem 08/jan/2014, 02:47

Grupo: Moderadores Mensagens: 102
Idade: 53
Localização: Guarulhos - São Paulo - Brasil
Boas Carlos, sabes que a concentração dos elementos químicos variam dependendo da região.
Infelizmente não sei exatamente os valores de potássio aqui no Brasil, é algo para pesquisar.

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk
Abraços.

Rinaldo Fontenele

Química da água.

Mensagem 27/jan/2014, 13:51

Grupo: Moderadores Mensagens: 102
Idade: 53
Localização: Guarulhos - São Paulo - Brasil
Estudos apontam que a concentração de iões de potássio na água do mar chega a 1% do total de todos os iões presentes.

A concentração em ppm média no mundo é de 390 ppm.

Se esta concentração estiver acima dos 390 ppm, poderás ter branqueamento e até a morte dos corais.

Este ião pode afectar a coloração na faixa do vermelho ao roxo.
Abraços.

Rinaldo Fontenele

Química da água.

Mensagem 27/jan/2014, 20:17

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,
Agora que meço os valores de potássio, a água da nossa costa anda sempre entre os 390 e 400.
Pelo que tenho lido é como o Carlos diz. Para quem faz água salinizada a suplementação é necessária.

Abraços,
Rui

Sent from my HTC One using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 28/jan/2014, 00:06

Grupo: Moderadores Mensagens: 102
Idade: 53
Localização: Guarulhos - São Paulo - Brasil
Boas Rui, sem dúvida que o sal sintético tem deficiência nos iões especialmente nos elementos traços.
A suplementação é muito importante para manter a coloração dos corais mais intensa.

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk
Abraços.

Rinaldo Fontenele

Química da água.

Próximo

Voltar para Química da Água



cron