Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros White Snow Reef

White Snow Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 10/jan/2014, 21:38

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Boas

Isso é mesmo tramado... no entanto acho que tens ai pragas muito mais complicadas que essa... vejo ai aptasias e também velonias... trata mas é disso e deixa que as cianos logo se vão ;)

Enviado do meu GT-N7000 através de Tapatalk
Cump.
Anthony

Mensagem 10/jan/2014, 22:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Anthony Neto Escreveu:
Boas

Isso é mesmo tramado... no entanto acho que tens ai pragas muito mais complicadas que essa... vejo ai aptasias e também velonias... trata mas é disso e deixa que as cianos logo se vão ;)

Boas Anthony,
Realmente tenho essas duas pragas bem fortes tambem.
Das Aiptasias tenho tratado aos poucos e estou a pensar colocar um Chelmon. Parece-me que se resolve.
Em relacao as valonias, nao sei como as hei-de erradicar. Comprei um ciganus vulpinus logo no inicio do aqua mas nunca tocou em nenhuma... parece que não gosta!!!
Algum outro predador mais eficaz?

As cyano chateiam-me mais porque estao a subir por doida corais e tenho medo que os mate...

Abraço.

Enviado do meu GT-N8010 através de Tapatalk
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 10/jan/2014, 22:32

Grupo: Fundadores Mensagens: 745

boas

compra um dejardini, geralmente adoram as valónias (geralmente :D :D :D )

.
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Mensagem 10/jan/2014, 23:04

Carlos Mota Escreveu:
boas

compra um dejardini, geralmente adoram as valónias (geralmente :D :D :D )

.

Epá Mota nao me digas isso...
O dejardini sempre foi dos meus peixes preferidos mas como nao o encontrava acabei por o Veliferum.
Para comprar o dejardini terei que vender ou trocar pelo veliferum.

Mas obrigado pela dica :)
Abraço

Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 10/jan/2014, 23:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Olá André,

Sugiro aumentar ligeiramente, de alguma forma, fosfatos e nitratos.

Os fosfatos são medidos eletronicamente?

Talvez também algum Zeozym e Coral Snow com, alternadamente Zeobac e Biomate, três vezes por semana.

Nitratos e fosfatos a zero... corais com fome e cianos.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 11/jan/2014, 10:10

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Para as velonias tens este caranguejo http://www.liveaquaria.com/product/prod ... pcatid=628 é muito bom pelo menos conheço quem tenha comprado e limpou aquilo tudo...

Cump.
Anthony

Mensagem 11/jan/2014, 12:05

César Silvério Escreveu:
Olá André,

Sugiro aumentar ligeiramente, de alguma forma, fosfatos e nitratos.

Os fosfatos são medidos eletronicamente?

Talvez também algum Zeozym e Coral Snow com, alternadamente Zeobac e Biomate, três vezes por semana.

Nitratos e fosfatos a zero... corais com fome e cianos.

Abraço

Olá César.
Em primeiro lugar, sim, os fosfatos são medidos com o Hanna Checker.
É isso que tenho andado a tentar ultimamente. Aumentei um pouco a comida, não lavo a comida congelada, coloquei o Escumador a escumar mais seco, diminui o Zeobak e Zeo Start e diminuí as TPA para 2 em 2 semanas.

Estou à espera que as LFS (Lojas de peixes :D ) tenham o CoralSnow e o Cyanoclean em stock para começar a utilizar.
O Zeozym com o biomate tenho feito 2x por semana... posso aumentar para 3.
Mas o Zeozym parece-me que ainda ajuda mais na "limpeza" do aquário e consequente diminuição dos nutrientes.
Estou errado?

Obrigado pela ajuda César.
Abraço.
AJS
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 11/jan/2014, 12:06

Anthony Neto Escreveu:
Para as velonias tens este caranguejo http://www.liveaquaria.com/product/prod ... pcatid=628 é muito bom pelo menos conheço quem tenha comprado e limpou aquilo tudo...

Exacto Anthony, era mesmo desse bicinho que andava a pesquisar. Já tinha ouvido dizer que limpava as valónias :)
Por acaso acho que o têm na Aquahobby, vou ligar para lá e se tiverem vou busca-lo.

Obrigado e abraço.
AJS
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 11/jan/2014, 12:15

Anthony Neto Escreveu:

Exacto Anthony, era mesmo desse bicinho que andava a pesquisar. Já tinha ouvido dizer que limpava as valónias :)
Por acaso acho que o têm na Aquahobby, vou ligar para lá e se tiverem vou busca-lo.

Obrigado e abraço.
AJS
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 11/jan/2014, 17:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Boas,

Quanto ás valonias, atenção que as que tens são da grandes, e não daquelas mais comuns (pequenas). Estas ultimas pelo menos os Siganus spp. comem, já tive mais que 1 e tratavam delas. Quanto aos Z. desjardini que as comem penso que seja idêntico, ou seja, as pequenas. Os anjos também as comem mais as Aiptasias. :D

Quanto ás cianobactérias...
- Não me fiava nesses valores 0 de NO3 e PO4, não que a leitura por parte dos testes não esteja correcta, mas porque olhando para as fotos vejo muitos indicadores de que não se trata de um ULNS. Nos vidros algas castanhas de lado, algas verdes atrás, há as valonias, as cianos, e muitas aiptasias pequenas que é sinal que estão a proliferar.
- Tal como disse no tópico do Anthony, é um erro reduzir as TPA, principalmente quem usa água natural, que é o vosso caso. É a forma mais equilibrada de repor e exportar "nutrientes" e outras coisas.
- Procura manter em equilibrio o Kh e o Ca. Para kh a volta de 7dKH, Ca a volta de 410 ppm
- Se anteriormente lavavas a comida congelada, continua a fazê-lo, porque não acho que os "nutrientes" que coloques por aí sejam benéficos.
- A diminuição de Zeobak e Zeostart é sugerido no sistema Zeovit aquando o aparecimento de cianos?
- Tens usado carvão?
Abraço
Ricardo Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 12/jan/2014, 00:17

Olá André,

Penso que será boa ideia como o Ricardo sugeriu, confirmar os valores dos testes, sobretudo o dos nitratos.

Quanto ao Zeozym, a ideia que tenho é que é um enzima/catalisador que amplifica os efeitos dos produtos a que é associado.

Eu acabei com os meus cianos, usando esta receita, mas foi uma luta de vários meses, usando também trocas de água (salinada), frequentes e embora o meu aquário seja diferente do teu (não tem falta de nutrientes, antes pelo contrário), penso que esta receita também pode funcionar no teu.
Quanto ao Cyanoclean, não tenho experiência, pois é um produto recente.

A diminuição da dose de Zeostart 3, não visa combater diretamente os cianos, mas simcontribuir para aumentar o NO3 e o PO4.

Abraço

Mensagem 14/jan/2014, 20:16

Ricardo Santos Escreveu:
Boas,

Quanto ás valonias, atenção que as que tens são da grandes, e não daquelas mais comuns (pequenas). Estas ultimas pelo menos os Siganus spp. comem, já tive mais que 1 e tratavam delas. Quanto aos Z. desjardini que as comem penso que seja idêntico, ou seja, as pequenas. Os anjos também as comem mais as Aiptasias. :D

Quanto ás cianobactérias...
- Não me fiava nesses valores 0 de NO3 e PO4, não que a leitura por parte dos testes não esteja correcta, mas porque olhando para as fotos vejo muitos indicadores de que não se trata de um ULNS. Nos vidros algas castanhas de lado, algas verdes atrás, há as valonias, as cianos, e muitas aiptasias pequenas que é sinal que estão a proliferar.
- Tal como disse no tópico do Anthony, é um erro reduzir as TPA, principalmente quem usa água natural, que é o vosso caso. É a forma mais equilibrada de repor e exportar "nutrientes" e outras coisas.
- Procura manter em equilibrio o Kh e o Ca. Para kh a volta de 7dKH, Ca a volta de 410 ppm
- Se anteriormente lavavas a comida congelada, continua a fazê-lo, porque não acho que os "nutrientes" que coloques por aí sejam benéficos.
- A diminuição de Zeobak e Zeostart é sugerido no sistema Zeovit aquando o aparecimento de cianos?
- Tens usado carvão?
Olá Ricardo,
Se tiver o no3 e o po4 a zero as valonias, aptasias e as algas nos vidros desaparecem?
- Vou continuar com as tpa mas neste momento com agua salinada. Nao tenho ido ao mar.
- O kh, ca têm estado bem estáveis. O problema é que o cálcio não baixa.
Nao sei se a KZ sugere diminuir zaostart e Zeobak com cianos, mas partindo do princípio que as minhas cianos se devem a baixos nutrientes...
- quem tem visto o aquário ao vivo tem opinado que os corais estao a fome e os nutrientes estao baixo.
- Sim, tenho usado carvão.

Isto é bastante complicado. Ha muitos factores a condicionar e a levar a isto os aquilo.
Mas com calma chegarei ao equilibrio :)

Abraço
AJS

Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 14/jan/2014, 20:21

César Silvério Escreveu:
Olá André,

Penso que será boa ideia como o Ricardo sugeriu, confirmar os valores dos testes, sobretudo o dos nitratos.

Quanto ao Zeozym, a ideia que tenho é que é um enzima/catalisador que amplifica os efeitos dos produtos a que é associado.

Eu acabei com os meus cianos, usando esta receita, mas foi uma luta de vários meses, usando também trocas de água (salinada), frequentes e embora o meu aquário seja diferente do teu (não tem falta de nutrientes, antes pelo contrário), penso que esta receita também pode funcionar no teu.
Quanto ao Cyanoclean, não tenho experiência, pois é um produto recente.

A diminuição da dose de Zeostart 3, não visa combater diretamente os cianos, mas simcontribuir para aumentar o NO3 e o PO4.

Abraço
ola César,
Obrigado pela ajuda.
Vou testar varias vezes o no3 com diferentes testes para confirmar resultados. Infelizmente não tenho tido tempo.
Obrigado pela explicação do zeozym, vou fazer também essa receita, aliás já está a marinar desde manhã para colocar o biomate quando chegar a casa e pôr no aquário. Ja agora, como fazes isto? Colocas o zeozym n Torres mrecipiente com 0, 5l de água e misturas, depois deixas repousar sem mexer 8 horas e só depois juntas o biomate e deitas no aquário?
Obrigado e abraço.
AJS

Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 14/jan/2014, 20:25

Olá André,

Quanto ao cocktail, preparo tudo, deixo repousar e adiciono ao aquário; penso que assim é que é.

Se se confirmarem os valores dos nitratos e se usas reator de Zeólitos, pára isso, ou diminui o caudal drasticamente, diminui a quantidade de Zeostart e de Zeobac, põe o escumador a escumar mais líquido, ou pára-o durante algumas horas por dia, para ver se consegues aumentar ligeiramente os nutrientes, diminuir os cianos e deixares algum alimento disponível para os corais

Abraço

Mensagem 15/jan/2014, 15:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Tanto quanto sei as cianos são chamadas as más bactérias e que numa disputa num sistema ULN competem com as boas bacterias, se o doseamento de carbono for elevado e sobrar para as cianos elas vão se aproveitar desse carbono para puderem se reproduzir, penso que cortar no zeostart ou aumentar a dose de bacterias irá ajudar à diminuição das cianos. Penso que se usas zeovit, devas aumentar a dose de zeobak para que estas dominem o sistema sobre as cianos.

Mensagem 15/jan/2014, 16:31

Joao Tomas Escreveu:
Tanto quanto sei as cianos são chamadas as más bactérias e que numa disputa num sistema ULN competem com as boas bacterias, se o doseamento de carbono for elevado e sobrar para as cianos elas vão se aproveitar desse carbono para puderem se reproduzir, penso que cortar no zeostart ou aumentar a dose de bacterias irá ajudar à diminuição das cianos. Penso que se usas zeovit, devas aumentar a dose de zeobak para que estas dominem o sistema sobre as cianos.

Olá João,
Muito obrigado pela dica. Essa ainda não tinha ouvido mas faz sentido.

Até agora já passei por muitos problemas e as cyanos parecem-me as mais difíceis de entender e perceber de que forma se combatem.

O G. Alexander no Forum Zeovit também aconselha a aumentar Zeobak e juntar com CoralSnow. Mas não diminui o Zeostart, mas penso que isto para eles nunca se pode tocar. Zeolitos e Zeostart são a base de tudo! Intocáveis :-\

Obrigado mais uma vez e Abraço.
AJS
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 15/jan/2014, 17:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
André Jorge Silva Escreveu:
Joao Tomas Escreveu:

Olá João,
Muito obrigado pela dica. Essa ainda não tinha ouvido mas faz sentido.

Até agora já passei por muitos problemas e as cyanos parecem-me as mais difíceis de entender e perceber de que forma se combatem.

O G. Alexander no Forum Zeovit também aconselha a aumentar Zeobak e juntar com CoralSnow. Mas não diminui o Zeostart, mas penso que isto para eles nunca se pode tocar. Zeolitos e Zeostart são a base de tudo! Intocáveis :-\

Obrigado mais uma vez e Abraço.
AJS

Sim, nao precisas de diminuir o zeostart, até para evitar desiquilibrios, isto porque retirar o carbono vais retirar para todas as colonias de bacterias (zeovit bak + cianos) e o problema continuará, mas podes aumentar no zeobak como o Alexander diz e aí sim as cianos iram perder para as do zeovit, o coralsnow tanto quanto sei ajuda a limpar o areao e certamente irá ajudar a retirar as cianos também mas nao tenho experiencia com esse produto nem sei bem como ele actua.

Mensagem 16/jan/2014, 16:19

Boas,
Eis então a receita que vou tentar com a vossa ajuda e do forum Zeovit:

- Manter a dose de 5ml/dia de ZeoStart;
- 9ml de CoralSnow, com 5 gotas de Zeobak diariamente;
- Uma colher de Zeozym com 10 gotas de Biomate diariamente;
- 10 Gotas de CyanoClean diariamente.

Vou postando resultados.
Abraço.
AJS
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 16/jan/2014, 16:37

Olá André,

5ml/dia de ZeoStart ?

Penso que te enganaste nas casas decimais.

E as outras dosagens, também são maiores do que as que eu usei e que me foram indicadas há algum tempo...
...mas se a indicação vem de alguém credível do fórum...

Abraço
Editado pela última vez por César Silvério em 16/jan/2014, 16:43, num total de 1 vez.

Mensagem 16/jan/2014, 16:41

César Silvério Escreveu:
Olá André,

5ml/dia de ZeoStart ?

Penso que te enganaste nas casas decimais.

E as outras dosagens, também são maiores do que as que eu usei e que me foram indicadas, há algum tempo...
...mas se a indicação vem de alguém credível do fórum...

Abraço

0,5ml :D
Os 9ml de Coralsnow é maior que o indicado na embalagem, mas foi o Zeohead que me disse...

Obrigado pela correcção
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros