Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Nano reef a começar

Nano reef a começar

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 28/jul/2015, 20:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 84
Idade: 49
Localização: Sao domingos rana
Ola a todos, decidi lançar-me no mundo maravilhoso dos salgados, passei algum tempo nos plantados e no Discus e
depois de muito hesitar, e de ouvir falar muito mal dos salgados e de como são um poço de fortunas enterrada sem qualquer sucesso, decidi começar a preparar o caminho para o tão mal fadado salgado.
Decidi começar por algo simples, uma coisa pequena (que como sabemos, quanto mais pequeno é o aquário.... =(( ), para que se correr mal não faça muita mossa no orçamento.
Acabei por adquirir o seguinte material :

- Aquário 60x30x35 (comp/larg/alt)
- Calha odissea 60cm (lâmpadas royal blue e actinica se não estou em erro)
- Bomba de circulação usada de 3000l/h
- Termostato
- Sal (Premium Meersalz)
- Escumador Blau SCUMA 0635
- Areia branca
- 2kg rocha morta
- 2kg rocha viva
- Bomba de reposição de agua com duas boias

Escolhi o local que me pareceu mais correcto e lá procedi a produção de agua salgada, como já tinha filtro de osmose e depois de analizar a agua e o resultado ser praticamente 0 , avancei para os 50l de produção.

Fiz a minha mistura usando 31g de sal por litro, obtendo assim o valor 1024

E como todos sabem, aqui nada de novo, foi colocar a areia, a agua, a rocha morta e o escumador a começar a trabalhar, ficou assim por 3 semanas.

Imagem

Durante este tempo andei pela internet a namorar calhas, e quanto mais magnificas são, mas assustadoramente o preço sobe, foi quando me deparei com a zetlight ZA2421 que possibilita com a ajuda do controlador ZN1001 fazer a "programação" do madrugada, amanhecer, dia, anoitecer e moonlight e claro a famosa trovoada e tempo enublado e como já se esta a ver comprei esta calha.

Foi entao altura de colocar a rocha viva, algum tempo depois vieram as primeiras xenias e os green star polyps

Imagem

Imagem

Posto isto chegou a altura de ir de férias, deixei o meu aqua entregue aos cuidados do amigo João Pereira, que se prontificou a fazer as religiosas TPA e limpeza do escumador para que tudo chegue a bom porto.

Sem nada para fazer para matar o tempo de papo para o ar na praia decidi comprar alguns livros desponiveis no amazon (desculpem a pub )
- Marine reef aquarium 107 tips
- The new Saltwater Aquarium guide
- Coral reef
- The nano reef handbook
- your own saltwater aquarium
- the 101 best Marine Invertebrates

Gostei de todos eles, é obvio que estive a ler a mesma coisa mas escrita de formas diferentes e abordada de diferentes formas, algumas não compreendi outras acho que cheguei lá.
Palavras de ordem como paciência e resista à compra impulsiva são algo que nos fica a ecoar pela cabeça, mas que nem sempre me vi a respeitar e já paguei por isso.
Depois de receber o telefonema do amigo jão com a frase :
- Tens aiptasias !!!!!!
Levou a compra de 2 pepermint que deram muito bem conta do recado e foi tambem por volta dessa altura que coloquei a equipa de limpeza ( 5 eremitas patas verdes ) que começaram a atacar as já esperadas algas.

Depois de 2 meses e com tudo felizmente a correr bem, foi a vez de chegar a Sump, praticamente com o mesmo tamanho aquário permitiu-me aumentar a litragem em quase 100l.
Comprei também uma bomba jebão 3000 de fluxo regulável e 1 saco de nylon de 200 microns.
Como o aquário não era furado, tive de comprar também uma overflow box 1500 da blau, constantemente ligada a uma bomba de agua na sump para que numa eventual falha de electricidade e caso desferre, a bomba fará o favor de a voltar a ferrar.

(Foi nesta altura que me lembrei de ler nos livros .... planei muito bem o que vai comprar para não ter encargos desnecessários )

Com o decorrer da situação confesso que estou... bastante assustado por ainda nada ter corrido mal.... mas a festa continua e comecei por ir colocando mais corais, como não me vejo a ter sps ou lsp ... decidi percorrer o caminho menos difícil e ficar pelos moles, para já é o que me vejo a conseguir suportar e dar atenção e como facilmente me apaixonei pelos Zoanthus tenho vindo a coleccionar alguns e para ajudar na lida da areia veio o Sr Goby que adoro ficar a ver enquanto vai remexendo as areia e ajeitando o fundo ao sei jeito.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Adicionei também, uma estrela do mar , e um animal filtrante, peço desculpa não saber o nomes, tenho de tratar deste pormenores .

Ja aqui vai um testamento, deixo por fim uma foto recente do aquário.
Obrigado pela vossa paciência, todas as criticas são bem vindas, espero não ter feito muita as asneira....

Por ultimo, recebi uns frags de sps (montipora) de um amigo para fazer um teste, não acredito que tenha muito sucesso.
A única coisa que estou a dosear neste momento é o reef energy da Red Sea reef program.

Imagem

Imagem

Imagem
Editado pela última vez por Miguel Pires em 28/jul/2015, 20:53, num total de 1 vez.
[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]

Mensagem 28/jul/2015, 20:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 84
Idade: 49
Localização: Sao domingos rana
As imagens estão péssimas, não sei o que possa ter feito mal, que link devo usar do imageshack ? usei o que diz forum....
[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]

Mensagem 29/jul/2015, 00:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Idade:
O aquário está porreiro e como o foste evoluindo também. Ao inicio também tive algum receio de por sump mas o meu primeiro aquário com sump tinha 800 litros e foi o "ai jesus". Lembro-me quando o testei ...desligando a bomba de retorno a ver se a sump suportava a agua vinda do aquário.

Mas a sump e um elemento essencial... nos salgados há tanto material complementar e tantas mudanças no sistema ao longo do tempo que meter esse material todo no display ficaria muito pouco funcional e feio.

Estou curioso de ver a evolução dos sps debaixo desses leds. Possivelmente vai ter de começar a pensar em adicionar cálcio e magnésio por culpa dos sps e talvez a maneira mais facil e de baixo custo seja o Kalk.

Boa sorte com esta tua nova experiência e que corra tudo bem.

Mensagem 29/jul/2015, 01:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Muito cedo para a estrela do mar....

Mensagem 29/jul/2015, 13:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 84
Idade: 49
Localização: Sao domingos rana
Hugo Rafael Escreveu:
O aquário está porreiro e como o foste evoluindo também. Ao inicio também tive algum receio de por sump mas o meu primeiro aquário com sump tinha 800 litros e foi o "ai jesus". Lembro-me quando o testei ...desligando a bomba de retorno a ver se a sump suportava a agua vinda do aquário.

Mas a sump e um elemento essencial... nos salgados há tanto material complementar e tantas mudanças no sistema ao longo do tempo que meter esse material todo no display ficaria muito pouco funcional e feio.

Estou curioso de ver a evolução dos sps debaixo desses leds. Possivelmente vai ter de começar a pensar em adicionar cálcio e magnésio por culpa dos sps e talvez a maneira mais facil e de baixo custo seja o Kalk.

Boa sorte com esta tua nova experiência e que corra tudo bem.


Ola Hugo, obrigado pelo teu feedback, eu não tenho muita esperança que os sps venham a sobreviver, já cá estão a duas semanas, o que esta mais a frente tem uma zona em que vi mesmo os polips desaparecerem, mas estão a reaparecer aos pouco, penso ate que lhes toquei com os dedos sujos da massa que fiz para o fixar a rocha, quanto aos consumos, para já não notei nada de alterações nos valores mas estou atento a essa situação, quanto ao adicionar o Mg Ca , ja andei a ler soubre o balling , kalk e o chamado 2 partes, acredito que tenhas razão, mas senti mais confiança no 2 partes, nem te sei dizer bem porque, talvez pelos vídeos do Bulk reef supply http://www.youtube.com/watch?v=bVI69xOb_JM .
Prometo colocar melhor fotos em breve usando outro que não o imageshack.
[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]

Mensagem 29/jul/2015, 13:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 84
Idade: 49
Localização: Sao domingos rana
Vitor Pedroso Escreveu:
Muito cedo para a estrela do mar....


Boas Vitor, tenho a mesma opinião, mas foi oferecida pela minha esposa que se deu ao trabalho de ir a uma loja, explicar em que ponto estava o meu aqua e comprou-a, mas sei que certamente me vais aconselhar em como poderei melhorar-lhe a vida e o tempo que passar no meu aquario. Obrigado
[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]

Mensagem 30/jul/2015, 09:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 84
Idade: 49
Localização: Sao domingos rana
Imagemtransferir by Miguel Pires, no Flickr
[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]

Mensagem 03/ago/2015, 10:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 84
Idade: 49
Localização: Sao domingos rana
Mais alguns corais novos, iniciei o programa zeovit, e adicionei o peixinho do costume, eram dois, o outro infelizmente saltou fora durante a noite :(
ImagemIMG_0767 by Miguel Pires, no Flickr

ImagemIMG_0766 by Miguel Pires, no Flickr

Passo algum tempo a observar este rapazinho, da me imenso gozo, adora flocos e artemia :)
ImagemIMG_0762 by Miguel Pires, no Flickr

ImagemIMG_0761 by Miguel Pires, no Flickr

ImagemIMG_0760 by Miguel Pires, no Flickr

ImagemIMG_0755 by Miguel Pires, no Flickr

A casa das makinas ainda por organizar
ImagemIMG_0754 by Miguel Pires, no Flickr

ImagemIMG_0757 by Miguel Pires, no Flickr
[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]

Mensagem 10/ago/2015, 19:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 84
Idade: 49
Localização: Sao domingos rana
Adicionei alguns lps :)

ImagemIMG_0794 by Miguel Pires, no Flickr
[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]

Mensagem 10/ago/2015, 22:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Idade:
Com a evolução que está a ter está fantástico ;) Afinal a sump sempre veio :D Está muito bonito mesmo.

Mensagem 12/ago/2015, 10:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 84
Idade: 49
Localização: Sao domingos rana
Obrigado Hugo, estou agora a começar a ter consumos de kh, ja levantei o valor , um pouco acima do desejado 8,3, estou a fazer mediçoes de 24 em 24h para perceber o consumo diario, isto assusta me um pouco pois ainda não sei reagir bem a este tipo de situações, todos os conselhos e ajudas são bem vindos.
O meu obrigado desde já.
[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]

Mensagem 21/ago/2015, 11:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 84
Idade: 49
Localização: Sao domingos rana
actualizações :)
kh esta a ser consumido a 4ml por dia do produto que estou a usar... parece-me que vou ter de avançar para uma bomba doseadora.... opnioes são bem vindas

ImagemDSC_0514 by Miguel Pires, no Flickr

ImagemDSC_0497 by Miguel Pires, no Flickr

ImagemDSC_0510 by Miguel Pires, no Flickr

ImagemDSC_0462 by Miguel Pires, no Flickr

ImagemDSC_0460 by Miguel Pires, no Flickr

ImagemDSC_0458 by Miguel Pires, no Flickr
[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]

Mensagem 21/ago/2015, 15:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
kalk na agua de reposiçao e resolves isso...

Mensagem 22/set/2015, 20:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 84
Idade: 49
Localização: Sao domingos rana
Novidades....

ImagemIMG_0872 by Miguel Pires, no Flickr
[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]

Mensagem 22/set/2015, 22:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 161
Idade:
Localização: lisboa
Olá Miguel,

Só agora vi o teu tópico, normalmente não é tão comum ver tópicos passo a passo com nanos. Gostei muito do teu aquário e do teu passo a passo. Está muito bom.
Quais são os próximos passos?

Também tenho um aquário ligeiramente maior que o teu, com Sump também.
No inicio comecei uma uma calha LED + uma PAR, que acabei por motivos estéticos por trocar por uma T5 semelhante com aquela que começaste. Como te estás a dar com a calha? De onde a mandas-te vir?
Sobre o Zeovit, para Nanos, sempre funcionei com um bom escumador e TPAs religiosas semanais de 10% e pontualmente uma mensal maior. Notaste alguma diferença? Quais os custos iniciais e de manutenção?

Abraço e vai colocando as novidades

Mensagem 23/set/2015, 22:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 84
Idade: 49
Localização: Sao domingos rana
Boas AJF
Para proximos passos, neste momento será so avançar com uma bomba doseadora, porque o aqua neste momento esta a consumir 6ml de Kh Mg e Ca por dia (ja leva os elementos trace misturados), e depois a palavra de ordem será manter e aprender claro.
Estou muito contente com estas calhas, não fazem um crescimento brutal nos sps, mas nenhum me morreu :ympray: e ate se tem mantido bem, sem problemas, é claro que ja reparei que não tem a cor conseguida com calhas melhores, mas diria que para começar estou contente, comprei em dois sítios, uma na ecoarium, a outra na oceanusiberia, podes também adquiri-la na aquafish.
Quanto ao Zeovit... olha eu mesmo n sei o que te dizer, a melhor forma e a mais honesta que me ocorre... é de que não vejo carências e tudo esta a correr bem, bem ate demais... tao bem que ate assusta depois de tanta coisa que ouvi antes de começar.
Outra coisa que gosto no zeovit, acho que a longo prazo se torna barato.
Os custos iniciais... ui... já deixei de contar.... a agua de osmose sou eu que a faço, já ponderei se não me sai mais barato comprar em lojas, o agua salgada também sou eu que a faço, 35l de cada vez, 1530g se n estou em erro.... religiosas TPA todos os sábados... não sei se era a estes custos que te referias.
Obrigado pelo teu feedback
[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]

Mensagem 23/set/2015, 23:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Mas já houve updates do material e aumento do vidro!?


:-bd
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 24/set/2015, 18:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 84
Idade: 49
Localização: Sao domingos rana
Sim houve, o novo aqua tem 100x40x40, o escumador é agora um bubble magus nac 3.5 e foi adicionada mais uma bomba de circulação :)
[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]

Mensagem 27/set/2015, 11:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 161
Idade:
Localização: lisboa
Miguel Pires Escreveu:
Boas AJF
Para proximos passos, neste momento será so avançar com uma bomba doseadora, porque o aqua neste momento esta a consumir 6ml de Kh Mg e Ca por dia (ja leva os elementos trace misturados), e depois a palavra de ordem será manter e aprender claro.
Estou muito contente com estas calhas, não fazem um crescimento brutal nos sps, mas nenhum me morreu :ympray: e ate se tem mantido bem, sem problemas, é claro que ja reparei que não tem a cor conseguida com calhas melhores, mas diria que para começar estou contente, comprei em dois sítios, uma na ecoarium, a outra na oceanusiberia, podes também adquiri-la na aquafish.
Quanto ao Zeovit... olha eu mesmo n sei o que te dizer, a melhor forma e a mais honesta que me ocorre... é de que não vejo carências e tudo esta a correr bem, bem ate demais... tao bem que ate assusta depois de tanta coisa que ouvi antes de começar.
Outra coisa que gosto no zeovit, acho que a longo prazo se torna barato.
Os custos iniciais... ui... já deixei de contar.... a agua de osmose sou eu que a faço, já ponderei se não me sai mais barato comprar em lojas, o agua salgada também sou eu que a faço, 35l de cada vez, 1530g se n estou em erro.... religiosas TPA todos os sábados... não sei se era a estes custos que te referias.
Obrigado pelo teu feedback


Olá Miguel,
Quando falava de custos iniciais era sobre o zeovit, do que leio ainda é um investimento inicial bastante grande e de manutenção o mesmo... Onde compras/compraste os componentes para a manutenção?

Obrigado pela resposta e vai pondo novidades!

Mensagem 28/set/2015, 20:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 84
Idade: 49
Localização: Sao domingos rana
115€ para os produtos Zeo e mais 70 do reactor da DD para o zeovit zeolit .... sabes que nem tinha reparado, pois fui comprando a pouco e pouco..... mas não me posso queixar do resultado .... comprei na oceanusiberia
[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron