Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Pico Reef 20l

Pico Reef 20l

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 12/mar/2017, 18:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 53
Idade: 20
Localização: Coimbra
Boas,

Estas aqui sao algumas fotos do meu Pico Reef 20l que vai fazer 3 meses dia 23!

Data de Montagem: 23/12/2016

Setup
Aquário: ICA Nano AquaLED 20Lts 26,7 x 26x7 x 32cm (com algumas modificações)
Sump: Nao tenho

Equipamentos
Escumador: Hydra Nano Plus (faz de escumador)
Aquecedor: Eheim 50w
Circulação: Jebao RW-4 500-4000l/h (Uso-a no minimo)
Iluminação: Led SunSun AD-200 12w (18x Brancos 0,5w, 9x Azuis 0,5w, 6xVermelhos 0,6w, 6xVerdes 0,6w)
Reposição de Agua doce: De momento estou a fazer manualmente com agua do pingo doce pois ainda nao tenho filtro (tem problema?)
Testes: De momento só tenho um densimetro de plastico, mas em breve comprarei alguns testes. Poderiam me dizer quais necessito comprar?

Aquascape: Rocha Viva e areão sugar size

Aditivos: Coral Food da Salifert (0,4ml a cada 2 dias) , devo dar mais alguma coisa?
Dosagens: Nenhuma por agora, mas estou a pensar comprar o Red Sea Foundation e dosar manualmente. O que acham?

Fauna
Apenas um turbo adulto, mas esta semana que vem em principio adicionarei um peixe

Corais
10x Cabeças de sinularia dura
2x Cabeças de euphylia paradivisa, acho que agora três pois quando os alimentei consegui ver 3 bocas!
1x Disco Verde 3x Discos Vermelhos
Algumas colonias de zoanthus




Perguntas

1º: Nao estou a notar assim muito desenvolvimento nos corais, o que posso dar lhes para que se desenvolvam mais?

2º: Que peixes posso manter neste aqua?

3º: Se fossem vocês, o que davam upgrade?

4º: A iluminaçao é boa para os corais?

5º: Posso usar agua destilidada ou agua da chuva para a reposição?

Imagem 6752
Zoanthus

Imagem 6751
Sinularia Dura

Imagem 6750
Disco Verde

Imagem 6749
É uma Euphylia Paradivisa? Nao tenho a certeza...

Imagem 6748

Imagem 6747


Em breve postarei mais novidades

Diogo.
PicoReef20L
Imagem
Abraço, Diogo

Mensagem 13/mar/2017, 10:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Olá Diogo,
Tentando responder a algumas das tuas perguntas:
Agora mineral não pode ser adicionada a aquários de recife, têm demasiados metais pesados que são prejudiciais aos corais. Há lojas que vendem água de osmose barata.
Nesta altura e com esses corais não deves ter necessidade de dar suplementos.
Adições de cálcio magnésio e kh também não deves precisar. Com as dimensões do aquario, tpas são suficientes para repor os níveis.
Os corais não crescem porque não tens luz, que é uma das coisas mais importantes para eles.
Equaciona alteração da iluminação para umas par38 ou uma AI...
Espero ter ajudado
Abraço


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 13/mar/2017, 11:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 53
Idade: 20
Localização: Coimbra
Boas André, obrigado pela resposta, para a reposição como disse, posso usar água destilada ou da chuva? Talvez compre um filtro de osmose, sabes algum filtro bom e barato? E acerca das Par38, qual compro? E uma é suficiente? E que sal escolho? E a comida para os corais da Salifert é boa? ou recomendas outra? (Estava a pensar comprar Coral Frenzy e Reef Roids...)

Abraço, Diogo.
PicoReef20L
Imagem
Abraço, Diogo

Mensagem 13/mar/2017, 17:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Diogo Gomes Escreveu:
Boas André, obrigado pela resposta, para a reposição como disse, posso usar água destilada ou da chuva? Talvez compre um filtro de osmose, sabes algum filtro bom e barato? E acerca das Par38, qual compro? E uma é suficiente? E que sal escolho? E a comida para os corais da Salifert é boa? ou recomendas outra? (Estava a pensar comprar Coral Frenzy e Reef Roids...)

Abraço, Diogo.

Água destilada ou da chuva não dá para os aquários de recife. Aparelhos de osmose baratos podes procurar nas Reefnatura. Acho que há alguma coisa em conta.
As PAR38 talvez uma seja suficiente, mas talvez sejam melhor duas para teres um espectro mais abrangente. Procura no EBAY que há baratas.
Sal é o que quiseres, são todos mais ou menos bons.

Comida para corais como te disse, para o tipo de corais que tens não deves precisar. MAs há centenas de marcas, é dificil dizer qual a melhor.
eu vou começar a usar aquaforest agora...
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 13/mar/2017, 20:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 53
Idade: 20
Localização: Coimbra
Obrigado pela resposta, ajudas te bastante :) , só mais uma coisa, como vou comprar esta semana um Peixe, eu estava a pensar comprar Rods Food, ou talvez comprar Garlic e assim para suplementar no Mysis Shrimp, o que achas?

Obrigado mais uma vez, abraço, Diogo.
PicoReef20L
Imagem
Abraço, Diogo

Mensagem 13/mar/2017, 22:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Boas Diogo

So para te desejar felicidades com o teu Pico e sê bem vindo aos pico mini micro, ou como se queira chamar :-)

Não posso ser muita ajuda :) pois estou há pouco neste mundo dos aquas :-)

Mas sempre posso partilhar as experiências que já tive ( boas e mas ) com o meu micro :-)

Mensagem 13/mar/2017, 23:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 78
Idade: 46
Localização: Amadora
Olá Diogo.
Além do que já te disseram em relação à água de osmose para fazer a reposição, chamo também a atenção para a bomba de circulação.... 4000!!!!!!!!!! Eu não sei quanto representa o mínimo, mas 4000 é 200 X mais a litragem, quando se recomenda qualquer coisa como 20 X... Sendo alvo de alguma discussão. Mas nunca uma bomba dessas.
Não sei como sobrevivem as euphilias porque estas não gostam de muito movimento.

Mensagem 13/mar/2017, 23:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 53
Idade: 20
Localização: Coimbra
Paulo R Oliveira Escreveu:
Boas Diogo

So para te desejar felicidades com o teu Pico e sê bem vindo aos pico mini micro, ou como se queira chamar :-)

Não posso ser muita ajuda :) pois estou há pouco neste mundo dos aquas :-)

Mas sempre posso partilhar as experiências que já tive ( boas e mas ) com o meu micro :-)


Olá Paulo, muito obrigado :) Abraço.
PicoReef20L
Imagem
Abraço, Diogo

Mensagem 13/mar/2017, 23:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 53
Idade: 20
Localização: Coimbra
João Canena Escreveu:
Olá Diogo.
Além do que já te disseram em relação à água de osmose para fazer a reposição, chamo também a atenção para a bomba de circulação.... 4000!!!!!!!!!! Eu não sei quanto representa o mínimo, mas 4000 é 200 X mais a litragem, quando se recomenda qualquer coisa como 20 X... Sendo alvo de alguma discussão. Mas nunca uma bomba dessas.
Não sei como sobrevivem as euphilias porque estas não gostam de muito movimento.


Olá João, a bomba de circulação varia entre 500l/h e 4000l/h e eu uso a no minimo neste caso a 500l/h. Obrigado, abraço.
PicoReef20L
Imagem
Abraço, Diogo

Mensagem 14/mar/2017, 12:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 53
Idade: 20
Localização: Coimbra
Boas, tenho mais uma duvida, acerca da reposição, eu tenho um amigo que tem um aqua de água doce, eu posso utilizar água do aqua dele para fazer a reposição de água doce, enquanto não tenho um filtro de osmose?...E alguem sabe como posso tirar o ruido da minha bomba de circulação (Jebao Rw-4)? Obrigado, Diogo.
PicoReef20L
Imagem
Abraço, Diogo

Mensagem 14/mar/2017, 17:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 78
Idade: 46
Localização: Amadora
A água de osmose é que deve ser utilizada em reposição. Se ele usa água de osmose tudo bem, senão tal não é possível.

Quanto ao barulho da bomba eu tenho uma rw-8 e não faz barulho...

Mensagem 14/mar/2017, 17:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 53
Idade: 20
Localização: Coimbra
João Canena Escreveu:
A água de osmose é que deve ser utilizada em reposição. Se ele usa água de osmose tudo bem, senão tal não é possível.

Quanto ao barulho da bomba eu tenho uma rw-8 e não faz barulho...


Olá João, obrigado pela resposta, deve ser então sujidade que provoca o ruido, sabes me dizer como posso limpa-la? Abraço. Diogo.
PicoReef20L
Imagem
Abraço, Diogo

Mensagem 14/mar/2017, 19:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 78
Idade: 46
Localização: Amadora
É fácil desmontar a bomba e limpar o veio, contudo será que não voltamos ao facto de ser muito forte para o sistema e por isso fazer alguma vibração?
Mas também podes experimentar colocar noutra posição e ver o que acontece.

Mensagem 14/mar/2017, 20:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 53
Idade: 20
Localização: Coimbra
Obrigado pela resposta João, mas 500l/h é muito forte para o meu aqua?
PicoReef20L
Imagem
Abraço, Diogo

Mensagem 14/mar/2017, 21:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Diogo Gomes Escreveu:
Obrigado pela resposta João, mas 500l/h é muito forte para o meu aqua?


Olá Diogo

Não sou a pessoa indicada para dar opiniões pois só agora entrei neste mundo e a única coisa que nos aproxima em termos de aquário é o tamanho :-)

O meu, apesar de anunciar que é de 25 litros na prática tem menos de 17 litros de água ( tirando Areão, folga da tona de água até ao topo do vidro, rocha e equipamentos )

E não tenho bomba de circulação para além da bomba do filtro que debita 50l h no mínimo até 200l h no máximo

Já por várias vezes me questionei e pesquisei na net se precisaria de uma bomba de circulação e ainda tenho dúvidas se preciso mas parece-me que não preciso.

Para além do pouco espaço físico para a instalar receio que transforme o ambiente em " tempestade ".

não sei qual a experiência que tem com a bomba que utiliza mesmo a 500 lh e como os corais reagem á "corrente"

Vou estar atento ao seu para ir vendo a evolução

Mensagem 14/mar/2017, 21:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Quanto a reposições de água evaporada

Só utilizo água de osmose comprada numa loja e gasto cerca de 2 litros por semana

Quanto a TPA não sei que percentagem fazes

Eu faço 5 litros por semana o que faz com que seja mais de 20 % semanal

Faço análises e os parâmetros têm-se mantido estáveis

Agora vou comprar mais testes pois passei a ter mais corais e um deles duro, apesar de ser um LPS, mas só depois de estudar bem que testes preciso
Os corais que tenho tem-se multiplicado a olhos vistos ( excepção do zoanthus que levou uma lavagem de água de osmose por causa de um nudibranquio )

Isto só para dizer que com a bomba de 200 lh acho que o meu aquário tem-se portado bem :-)

Mensagem 14/mar/2017, 23:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 53
Idade: 20
Localização: Coimbra
Paulo R Oliveira Escreveu:
Quanto a reposições de água evaporada

Só utilizo água de osmose comprada numa loja e gasto cerca de 2 litros por semana

Quanto a TPA não sei que percentagem fazes

Eu faço 5 litros por semana o que faz com que seja mais de 20 % semanal

Faço análises e os parâmetros têm-se mantido estáveis

Agora vou comprar mais testes pois passei a ter mais corais e um deles duro, apesar de ser um LPS, mas só depois de estudar bem que testes preciso
Os corais que tenho tem-se multiplicado a olhos vistos ( excepção do zoanthus que levou uma lavagem de água de osmose por causa de um nudibranquio )

Isto só para dizer que com a bomba de 200 lh acho que o meu aquário tem-se portado bem :-)


Boas Paulo, acerca das TPAS eu faço 25% ou seja 5 litros por semana. Testes ainda não tenho nenhuns mas em breve obterei alguns, sendo assim porque faço TPAS maiores e frequentemente. Usas algum aditivo ou com que alimentas os corais? E que iluminação usas?

Abraço,
Diogo.
PicoReef20L
Imagem
Abraço, Diogo

Mensagem 15/mar/2017, 00:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 277
Idade: 58
Localização: Algarve
Diogo Gomes Escreveu:
Paulo R Oliveira Escreveu:
Quanto a reposições de á....

....alimentas os corais? E que iluminação usas?

Abraço,
Diogo.


Boas Diogo

Eu não sou a pessoa ideal para te aconselhar sobre luzes ou sobre muitas coisas :-) pois eu próprio ando a ver o que hei-de fazer com o meu :-)

Não sei se tiveste oportunidade de ler o meu post, está lá a minha história e as evoluções desde que comprei por ignorância este aquário de água doce para albergar uma blue Tang e dois oscellaris.

Quanto a alimentação não tenho dado nada para além da comida dos oscellaris granulat da Sera e flocos Krill da JBL e uma v s por semana, um petisco :-) dou camarão congelado spirulina da gamma blister mas tudo em quantidades muito reduzidas.

Os excessos são o perigo dos aquários como os nossos.

Na última compra que fiz, a loja deu-me Coral Food da Salifert, mas não tenho usado.

Tenho tido multiplicai de corais a olhos vistos e se tem funcionado, não altero ( isso já aprendi :-) )

Só comprei porque nessa compra, comprei um coral LPS uma Euphylia diferente da tua , mas pode ser mais exigente do que os corais que tinha pois são todos moles

Mas como não quero muitas multiplicações ou crescimentos exagerados não estou preocupado, Só me preocuparei se eles adoecerem ou começarem a perder alguma característica

Mensagem 15/mar/2017, 00:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 53
Idade: 20
Localização: Coimbra
Obrigado pela resposta Paulo :) Abraço.
PicoReef20L
Imagem
Abraço, Diogo

Mensagem 15/mar/2017, 00:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 53
Idade: 20
Localização: Coimbra
Boas, o que acham da iluminação Maxspect Celestial, estava a pensar comprá-la ou umas Par38 como me aconselharam?...
PicoReef20L
Imagem
Abraço, Diogo

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron