Paulo R Oliveira Escreveu:
Como eu disse anteriormente, precisamente por ser uma pessoa das que têm menos de um ano disto, pois nem sequer uma lata de atum tenho fará um cabaz de conhecimentos, eu não sou a pessoa indicada para ajudar quem quer que seja e disso mesmo alertei quem estava a pedir ajuda para não ficar pelas minhas palavras.
Agora, eu vejo constantemente aqui neste fórum e noutros, muitos dos que já tem muitos anos de Hobby e vários cabazes a entrar em desacordo sobre diversos e inúmeros temas e até julgo ser esse o motivo pelo qual nem sempre se recebe ajuda.
Já todos devem ter passado pela vergonha de serem contestados sobre o que sugeriram na boa intenção de ajudar e apreenderam da pior forma que é melhor deixar de tentar ajudar e por isso por vezes levantamos questões e dúvidas nos fóruns que ficam sem uma única linha de resposta
Mas isto é só o sentimento de quem nem sequer tem um ano de Hobby e que cá veio parar por acidente mas que se tem esforçado por aprender
Diogo, desculpa o off-topic.
Boas Paulo,
Já tenho uns anos disto e basicamente os mesmos anos de foruns de Reef. Aprendi muito no principio em Foruns e Blogs Brasileiros e ainda bem que os havia e ainda bem que havia disacordos e várias opiniões.
Não deixes de ajudar por vergonha ou qualquer outro sentimento... não podes sentir vergonha por tentar ajudar o próximo mesmo que não seja da forma mais correcta ou mais indicada. Mas na altura que ajudaste foi de certeza com as melhores das intenções e provavelmente opinião formada por leituras em foruns ou mesmo experiencia empirica... e não há nem pode hver vergonha nenhuma acerca disso.
O real problema dos foruns são as pessoas não saberem responder de forma educada e constuctiva e realmente debaterem os assuntos com civismo e com bases e fundamentos válidos e não apenas porque alguem disse ou porque naquele dia é melhor respoder assim porque vi um video que disse que sim...., faz lembrar o video do falam falam falam do gato fedorento. Se as pessoas forem educadas, souberem esponder com critica constructiva, respeitarem e perceberem os prós e contras das 1000 maneiras de manter um reef, então seria mais facil não haver pessoas a pensarem como tu.
Cabe a nós moderadores, fundadores, administradores e pessoas com mais anos disto andarmos aqui também a tentar regrar observar e responder devidamente as duvidas das pessoas, tentar ajudar da melhor maneira as pessoas que agora começam, que no fundo são o futuro deste magnifico hobby.
Não existe a melhor maneira... existem várias maneiras, todas com os seus pros e contras.... e quem pensa que tem a formula mágica, até a pode ter, mas é apenas a SUA formula mágica que pode até nem funcionar muito bem no próximo aquário que monte.
Por favor continua a contribuir, aliás todos nós!, para que o forum continue a ser um bom Site a visitar quando necessitamos.