Boa tarde a todos,
Finalmente surgiu a oportunidade de ter um aquário, desejo já antigo. Após alguma pesquisa fiquei inclinado para o salgado pelas cores, peixes, corais e possibilidades.
Experiência em aquariofilia -----> 0 "Zero"
Mas após algumas horas de leituras decidi arriscar e já comecei a comprar algum material para arrancar este fim de semana o ciclo. O meu plano é ir para algo simples, gastar o mínimo possível e conseguir algo bonito e espero simples de cuidar. Acredito que no inicio quase toda a gente pensa assim, mas para já é este o meu objectivo.
Uma coisa que foi difícil ter percepção, durante a minha pesquisa, foi relativo ao custo de montar uma coisa destas (acho que a malta nem quer fazer contas ) por isso vou tentar acompanhar o tópico com todos os gastos que vou tendo ao longo do processo.
Normalmente estou algum tempo fora do pais durante o ano e espero conseguir educar a Maria ao aquário para que ela consiga fazer TPA's, repor agua evaporada e ir tendo um olho critico e manter o aquario na minha ausencia.
Para já:
Agua e areia recolhida no portinho da arrabida, irei usar também esta agua para fazer as TPA's semanalmente (vou buscar este fim de semana) - "Grátis"
- Comprei um aquario usado de 80 Litros no OLX 80x30x37 Alt c/ iluminação ( apenas uma lampada tubular, que não está na foto)- 25€
- Consegui uma bomba Tunze 6015 1800 L/H no ebay em leilão nova por 25.40€
- Refractometro ATC chinês, espero que cumpra minimamente o esperado 15.62€
-Rocha viva, já tenho um negocio fechado para ir buscar este fim de semana, mas ainda nao tenho a certeza dos kg por isso nao posso por o valor. Já agora qual a quantidade de recomendam para um aquario deste genero?
-Termostato vou comprar um Eheim Jager 100W, estava a aguardar por um bom negocio até ao fim de semana, se não surgir vou buscar à loja.
E pronto, para arrancar com o ciclo acho que está tudo! Espero que a lampada comum que veio com o aquário sirva para o ciclar para posteriormente pensar em ilumicação LED e escumador quando começar a meter corais e peixes.
Obrigado desde já à comunidade que muito ajudou para chegar aqui, e muito irá ajudar com toda a certeza.