Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros ReefSpot

ReefSpot

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 06/nov/2012, 18:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Amigo eu tinha o aquário carregado de corais quando fiz o apagão , e se queres que te diga não notaram nada , nadinha ... fiz apagão de 3 dias e depois no 4ª dia só acendi as 2 azuis , no 5º dia azuis e 3 horas das restantes ao fim de mais 2 dias voltou a luz ao normal ....

Os corais não é por 3 dias sem luz que vão morrer, agora podem morrer por causa das algas penduradas neles isso acredita que podem , 3 dias sem luz não tem problema nenhum amigo ...

Abraço ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 06/nov/2012, 18:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Nao fazia a minima!!! Pensei que tivesses retirado os corais.
Mas vendo pelas fotos até parece que lhes fez bem o apagão!!!!! Isso cada vez está melhor :D
Ok vou estudar a coisa e ver se me livro disto.

Mensagem 06/nov/2012, 18:34

Obrigado amigo ....

Tira la essa foto para se ver essas algas ... :ymdevil: :ymdevil:

Abração ..

Mensagem 06/nov/2012, 21:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 315
Boas!

Obrigado pela resposta ao meu comentário....

cumps

Mensagem 06/nov/2012, 21:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Boas,

Falando por experiencia própria esse tipo de algas parece-me cianos. Isso significa excesso de PO3. Inicialmente são teias que depois se transformam em tapete.

Eu resolvi o meu problema em 20 dias reduzindo a comida e aumentando a capacidade de filtragem biológica com siporax e aumentando o número de bactérias e potencializando a ação das mesmas.

De 3 em 3 dias adicionei:

KZ Zeobac 1 gotas por cada 100L
KZ Zeofood 1 gota por cada 100L
KZ Zeostart 0,1ml por cada 100L

Foi remédio santo. :D

Abraço

Mensagem 06/nov/2012, 21:51

Pedro Chouriço Escreveu:
Boas!

Muito bom o teu aqua!Cores brutais!

Só um reparo...também já tive as minhas vortech nessa configuração (as duas na mesma lateral) e o que me aconteceu, foi que alguns corais começaram a crescer deformados!!!

A agua batia no vidro oposto às bombas enrrolava e vinha no sentido contrario, mais junto ao fundo.....as histrix, as calendrium e a milka cresceram todas nesse sentido....ficou um bocado estranho!

Agora não sei se seria eu que tinha as mp60 com um circulação muito elevada....

è só para ires reparando nos crescimentos dos corais!

Cumps e continua com o bom trabalho!

Amigo Pedro , peço 1000000000000000000000000 Desculpas por não ter respondido , não foi por mal , não me apercebi nem do teu comentário nem do do Filipe Valente , o pessoal mete-se a ir aos fóruns no trabalho, e para não ser caçado só abre janelinhas pequenas e depois passa os posts grandes e Importantes , as minhas desculpas Amigo Pedro ...

Quanto ao conselho das bombas, por acaso não noto muito isso , até porque o que me parece é que as bombas não enrolam muito para traz, apesar de estarem no máximo da potencia , e elas estão desencontradas , estão em anti Sync , mas já agora da uma vista de olhos pelos meus corais a ver se encontras alguma indicação desse sintoma que referiste , uma vez que já passaste por isso, e certamente tens mais olho para isso do que eu , se bem que as MP60 têm muitooooo mais power que estas como sabes,mas ja agora se reparares nalguma coisa avisa , o que se passou foi que começaram a crescer para baixo, ou cresceram no sentido contrario as vortech em vez de crescerem para cima ??

Quanto ao comentário , Muito Obrigado amigo , recentemente tive a almoçar com vocês na francesinha, se bem que o almoço foi curto e depois tive que vir embora , mas ficam convidados a passar aqui para trocar-mos umas palavras, um dia que façam outra passagem a caminho do "santuário de Lobão" :ymdevil: :ymdevil:

Mais uma vez mil desculpas por ter saltado o Post amigo ...

Mensagem 06/nov/2012, 21:57

Filipe Valente Escreveu:
Boas Paulo,

Parabéns pela tua obra-prima :)

Já pensaste em aumentar o número de peixes conseguindo assim aumentar os nutrientes?

Por vezes em aquários com com grandes potências de escumação e materiais filtrantes (siporax), os peixes fazem milagres.

Grande abraço e espero um dia poder ver a tua obra ao vivo.

Boas Filipe

como fiz com o Pedro peço-te 10000000 desculpas por ter saltado o teu post...

eu já não tenho problemas com algas , como se pode ver nas fotos de topo as minhas ja se foram a uns tempos , quanto aos peixes está prevista a entrada de um sohal e um lineatus para breve , e de preferência os dois ao mesmo tempo , para que na haja falta de matéria orgânica , se bem que penso que ja tenho alguns peixes , não muitos mas alguns .. ;) ;), quero so meter isto bom a nível de corais que quero , devolver alguns que estão aqui que não são meus ao dono , e não são poucos , e depois quando for a altura da mudança de casa ou mesmo depois de ter mudado vão entrar mais essas duas vedetas ...

Abração ...

Mensagem 06/nov/2012, 22:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 315
Boas!

Não há problema....a mim também já me aconteceu!

Quanto aos crescimentos disformes por causa da corrente é fácil de ver....o coral começa todo, mas todo mesmo a crescer a favor da corrente.....As minhas mp60 estavam a 75%....mesmo com 2 metros a agua enrrolava e o fluxo mesmo depois de bater no vidro tinha força suficiente para deformar os corais!

Os teus ainda estão pequenos e não parecem apresentar esses sintomas!

Em relação à francezinha, estava boa....também não ficamos muito mais tempo, pois ainda tinhamos de escolher alguns "brindes" e regressar ao "Deserto"!!

De uma proxima ida, se der passamos para ver a tua "poça"!

Cumps e continuação de bom trabalho!

Mensagem 07/nov/2012, 00:23

Obrigado Pedro ...

Apareçam quando quiserem ...

abraço ..

Mensagem 07/nov/2012, 02:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Ora essa Paulo, não tem qualquer problema.

No entanto fazes bem em pôr mais peixes, tens um GRANDE escumador em todos os apetos e a siporax aumenta em muito a capacidade de filtragem, reduzindo nutrientes.

Os corais agradecem os presentes dos peixes. :ymhug:

Só por curiosidade, que testes usas para medir os parâmetros?

Grande abraço

Mensagem 07/nov/2012, 09:58

Boas ....

Obrigado pelo comentário ...
Os testes que uso são Salifert , todos Salifert ....
Em relação aos peixes , são mesmo os dois meninos que quero meter , mas com tempo , tem que ser com calma :ymdevil: :ymdevil:

Abraço

Mensagem 07/nov/2012, 10:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Boas Amigo,

Não sei até que ponto é válido ou não, mas ultimamente estou a ficar com o pé atrás relativamente ao siporax.... o motivo é simples, a matéria é tão eficaz(no meu caso) que me retira os nutrientes todos...
O meu "outBreak" de dinos, pode eventualmente ter a ver com isso, segundo me disseram, estou a pensar seriamente em reduzir a quantidade aos poucos, até encontrar um equilibrio, assim me livre dos dinos e depois vejo se faço ou não isso.

Ou isso ou coloco mais peixes... para equilibrar ;)

Relativamente ao siporax, creio que dentro das imensas vantagens, esta pode ser de facto uma desvantagem, a eficácia é tal que podemos chegar a um ULNS sem nos apercebermos disso, e quando nos apercebemos já é tarde, e como sabes tudo o que é mau neste hobby vem depressa e o que é bom... é muito lento.

Agora já sei... sempre que aconselhar siporax a alguem vou referir "CUIDADO: Isso pode "xupar" os nutrientes todos da água..."

Abraço.

Mensagem 07/nov/2012, 11:10

Boas amigo ...

é verdade que retira nutrientes, mas penso que por si só não chega nem faz milagres, isto no meu ponto de vista, mas pode também ser de eu ter pouca quantidade de siporax para o meu aquario , eu so tenho dois sacos de siporax , para 730 litros brutos , quanto é que tu tens no teu aquário ??

eu penso que os teus nutrientes a 0 pode ser do facto de as algas os estarem a consumir , e dai dar 0 mas o que é certo é que para teres algas tens que ter nutrientes , isso é certo , ou não , ultimamente ja não sei o que é certo ou o que não é certo ... lool .. :ymdevil: :ymdevil:

Abraço ...

Mensagem 07/nov/2012, 11:59

Pois... tenho 1 lt para 370 brutos...também não acho que seja muito.

De facto ter algas significa que também tenho nutrientes, ou... os dinos e as cyanos alimentam-se da luz(?).
Como te contei, o boom deu-se quando começei com AA, que deve ter servido de alimento para a algaria, e foi de uma semana para a outra(começei com 3 gotas 2X semana), e no ultimo dia que fiz AA também fiz CV(quis começar primeiro com AA e só depois com CV), parei logo em seguida por causa do Boom. A unica adição que faço é calcio e alk. No ultimo mês fiz TPA's com água do mar, mas como vinha a 1.030, adicionei osmose para acertar a salinidade, problema do caneco... e o calcio... e o magnésio... e a alkalinidade?!?!?!? estupido... isto também pode ter provocado um desiquilibrio que levou a este problema.

A verdade é que ainda não tinha nada disto e tinha os nitratos a 0, depois subiram para 5 e começaram a aparecer algas, de novo baixaram para 2,5 já com as algas em "big-Bang"...

Falei com um amigo e assim que lhe disse que estava com dinos ele fez-me 3 perguntas... tens pellets, adicionas outra fonte de carbono e tens siporax...

Achei estranha a pergunta, até porque tenho uns 15kg de RV no máximo e não pensei que o siporax fosse de facto tão eficaz como me está a parecer que é... Como tenho a mania das experiências malucas, qualquer dia, monto um tanque(mini) só para testar esta teoria. Não digo que seja necessáriamente o Siporax, até porque num reef existem centenas senão milhares de variáveis que podem levar a ULNS ou ao aparecimento de algas(que por norma é o contrario de ULNS), e cada tanque é um tanque...
Enfim, ontem lá começei com a agua oxigenada e reduzi o tempo de iluminação para 8h(estava em 9h, vou reduzir mais uma hora/dia até ficar com 4h durante estas 2 semanas, fazendo o tal apagão pelo meio), vamos ver se daqui por uma semana já noto resultados.

O tema do Siporax pareceu-me de facto interessante porque como sabes nutrientes em excesso era um dos meus problemas antigos, e sinceramente por algum motivo que penso ser este, neste tanque os nutrientes estão controlados, até demais...

Tendo em conta que o Racio de RV é menor, o escumador é o mesmo a carga organica idem, e a diferença é o Siporax, penso que pode ser por aí...

Mas deixemos de lado o meu tanque que o tópico é do reefspot ;)
Esse imperador anda a fazer-me uma inveja... estou a pensar colocar mais um peixe de porte, e um imperador pode ser uma hipotese, só tenho receio por causa do crescimento... será que aquilo se vai dar no meu tanque... já lá tenho 3 cirurgiões, por isso estou com algum receio... LPS tenho euphyllias, que não acredito que o imperador lhes toque e tenho uma caulastrea alem da scolymia(que sinceramente não estou a ver com muita saude).

E pronto já começei de novo com a mania de escrever testamentos nos posts... Sorry.

Aquele abraço.

Mensagem 07/nov/2012, 13:42

Não ha problemas dos testamentos, a malta até gosta de ler ;) ;) ...

Normalmente quando se adiciona osmose á aguá do mar , eu faço e já me chamaram maluco por o fazer, mas também já me disseram, que fazia bem , uma vez que devido a este método não tinha que andar sempre a mudar o doseamento dos elementos CA, MG, KH e não destabilizava o tanque ....

o que eu faço é acertar os valores da água que entra para os valores do tanque , ou seja eu no aquário tenho CA-430 MG-1290 KH-7,7 , e na água do mar tenho valores bem diferentes , CA-370 MG-1200 KH-6 , o que faço é primeiro acertar a salinidade da água de TPA e temperatura , e depois meço a água e obtenho os valores que meti acima da água do mar, ou seja estes valores são para água ja a 1025 e a 25º , depois começo a acertar , coloco normalmente com os pós do balling 27.5GR de CA , 4Gr. de KH e 94gr de MG ... depois de adicionado os pós espaçadamente , volto a testar só para me certificar que está tudo dentro da normalidade , se estiver ai é que vai para o tanque , evitando destabilizar o sistema ....

em relação á tua água, já experimentaste medir nitratos da água que trouxeste do mar , é estranho não teres nada e depois começares a ter de repente ...

mas agora faço-te as mesmas perguntas ?? tens pellets ?? adicionas que produtos para manteres o CA MG e Kh ?? siporax já sei que tens ....

Abraço ..

Mensagem 07/nov/2012, 13:56

Os dinoflagelados sobrevivem através dos nutrientes ou da fotosintese? É que no meu caso tenho 0,02 de PO4 e 2ppm de nitrato, ou seja tenho muito poucos nutrientes para gerar tanta alga!!!

Mensagem 07/nov/2012, 14:37

os dinos penso que se "alimentam" da luz , dai o apagão ....

Mensagem 07/nov/2012, 14:39

Pois era o que eu pensava. As cianos é que lutam pelos nutrientes certo?

Mensagem 07/nov/2012, 15:48

Boas,

Sim as cyanos "papam" os nutrientes todos, pode até ser um método bom(de exportação de nutrientes para fora do sistema), desde que controlado...e por quem tenha paciência para o controlar (geração de nutrientes pelos animais e comida -> Cyanos consomem nutrientes -> aspiração de cyanos = Exportação de nutrientes para fora do tanque).

Pois, nada de pellets nem fontes de carbono, adiciono uma solução de duas partes, adicionava trace mas parei e acho que vou voltar ao kalk, uma vez que estou com o PH muito baixo(7,9 da ultima vez que medi), os nitratos da água do mar veem a 0...

O "pico" de nitratos teve a ver seguramente com 3 cardinais que adicionei e só comem congelados... não vejo outra explicação... mais uma estupidez, adiciono o cubo sem descongelar...Mas de momento estão a 2,5 e com dinos, algumas cyanos, mas muito ligeiro, nada de especial. Ou seja, não me parece que o problema seja pelos nutrientes, seria mais pela falta deles, por algumas explicações que me deram.

Ou seja, as algas que tinha na outra montagem, bem como os valores marados, neste momento estão controladas, daí achar que é pelo siporax me retirar os nutrientes da água(o que é optimo, menos optimo é o aparecimento dos dinos que penso ser por falta de nutrientes na água...).

PS. para quem não está contextualizado, a minha montagem vai a caminho de 4 meses...ou seja ainda está a terminar o periodo de estabilização.

PSII. Se forem a uma farmácia pedir agua oxigenada a 3% e a pessoa responder que não tem, digam que querem uma de 10volumes(e confirmem que na garrafa diz 3%)...

Epá, mas estou a roubar-te o tópico... Espero que desta a coisa marche, vou dando noticias, se tiver duvidas ligo.

Abraço.

Mensagem 07/nov/2012, 21:52

Por falar em algas, andava aqui de volta da actualização das minhas algas, e encontrei esta, será que alguém me ajuda a identificar esta alga ??

Imagem

Imagem

Abraço

Sent from my iPad using Tapatalk HD

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros