Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros White Snow Reef

White Snow Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 20/nov/2012, 13:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
DATA DA MONTAGEM: 01-01-2011

Bom dia, ;)
Vou tentar resumir a montagem do meu Reef que fez um ano no dia 1 de Novembro de 2012:

Aquário 120x60x60 com coluna seca externa do lado esquerdo com 3 buracos (um de descarga, um ladrão de descarga e um de reposição);
Sump 100x50x50 amplo sem divisórias;
Bidon de reposição de agua doce com cerca de 100 litros com controlador de nivel com duas boias;

Material:
Iluminação de Leds da Aqualed light - 4 reguas de 120cm com 10 leds de 3W cada. duas reguas brancas 10.000K e duas réguas Royal Blue;
2 Bombas de Circulação: Vortech MP40W ES;
Reactor de Calcio TMC V2 1000 (está arrumado, não estou a utilizar;
Doseador GHL de 3 saídas para sistema Balling Light;
Controlador de PH com duas sondas TMC;
Termostato Jagger 300W e Visiterm 200W;
Lampada UV TMC 600 (24 horas/dia);
Escumador ATI PowerCone 250i;
Bomba de Retorno Eheim Compact 5000l/h;
Areia de Coral granulo médio 25Kg
Rocha viva Fiji Special 66 Kg
Dois Filtros fluidizadores, um com BioPellets e um com carvão activo;
Saco de 200Microns na descarga;

A evolução da montagem:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Depois foi feito o ciclo, tive muitos problemas de algas que foram resolvidos mais ou menos facilmente...
Entradas de peixes e corais:
Novas entradas:
Zebrassoma Flavens
Zoanthus.

Ficam as fotos:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

As fotos da Zona técnica organizada :)
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Entretanto o layout foi alterado, introduzi uma anemona que morreu "estraçalhada" na vortech :(
Os Zooanthus que sempre estiveram espetaculares começaram a fechar...
Algumas fotos de Agosto - Aquário com 8 meses +/-:
Armário lateral ao aquário para controladores e material:
Imagem

Zona inferior do armário com água de reposição, sal e balling Light:
Imagem

Sump:
Imagem

Imagem

UV:
Imagem

Alimentação e produtos de adição diária:
Imagem

Testes:
Imagem

Arrumação:
Imagem

Aquário:
Lado Esquerdo:
Imagem
Centro:
Imagem
Direita:
Imagem

Imagem

Zoanthus fechados... :(
Imagem

Chatalafylia e Euphylia: A Catalaphylia já esteve mais aberta.
Imagem

Goniopora pouco abre agora:
Imagem

SPS (nome???) que se tem dado muito bem:
Imagem

Pocylopora com branqueamentos (estará a morrer?):
Imagem

Geral:
Imagem

Já em Outubro de 2012:
Ainda não consegui ter os parâmetros estáveis e com férias e afins o aquário não está nada bonito.
De qualquer forma segue um video e umas fotos possíveis tiradas ontem já com as ultimas entradas de peixes e corais. Ah e mais uma vortech MP40.
[video=youtube;WZ1UC2KWruo]http://www.youtube.com/watch?v=WZ1UC2KWruo&feature=youtu.be[/video]

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E as fotos tiradas ontem com a introdução de novos corais:
Já agora os parametros actuais:
PH - 8,2
Temp - 25
Salinidade - 1025
KH - 10
CA - 400
MG - 1500 :(
PO4 - 0,8
NO3 - 2

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Fica a faltar os videos que coloco à tarde.

Abraços a todos!
Editado pela última vez por André Jorge Silva em 25/nov/2015, 13:25, num total de 1 vez.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 20/nov/2012, 18:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Olá Pessoal,
Tal como prometido seguem dois videos feitos ontem.
Tenho recebido opiniões que o aquário fica muito feio com o fundo assim.
Acham que deva raspar a coralina/algas? Que outras soluções podem haver?
O aquário não tem fundo, por trás está a parede branca...
Obrigado,




Abraços,
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 20/nov/2012, 20:23

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Boas Andre,

Adoro o trabalho de madeira esta 5*, foste tu que fizeste ou deste a fazer?

A respeito do vidro traseiro...pa isso é como mais gostas, eu prefiro com coralina, no entanto se deixares com a parede branca nao sei se ficará muito bonito...

Ja tens o reator de calcio a trabalhar? Não tenho grande feedback desses reatores...

E a UV? porque a 24h? Vais manter assim sermpre? A minha ideia da UV é que matas o bom e o mau e não sei se é muito compativel com as biopellets....

:-bd

P.S.: E fotos da calha?
Cump.
Anthony

Mensagem 20/nov/2012, 22:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Anthony Neto Escreveu:
Boas Andre,

Adoro o trabalho de madeira esta 5*, foste tu que fizeste ou deste a fazer?

A respeito do vidro traseiro...pa isso é como mais gostas, eu prefiro com coralina, no entanto se deixares com a parede branca nao sei se ficará muito bonito...

Ja tens o reator de calcio a trabalhar? Não tenho grande feedback desses reatores...

E a UV? porque a 24h? Vais manter assim sermpre? A minha ideia da UV é que matas o bom e o mau e não sei se é muito compativel com as biopellets....

:-bd

P.S.: E fotos da calha?

Olá Anthony,
Desde já obrigado pelos comentários.
O trabalho em Madeira dei a fazer, foi uma quase copia do móvel de um amigo meu que gostei muito. Por isso foi só (muito complicado) arranjar alguém que me fizesse o trabalho :)

O reactor de cálcio não o coloquei a funcionar nunca. Comprei num primeiro ímpeto mas depois ao ler muito sobre a matéria optei pelo balling e pus o reactor de lado.

A UV...
Os únicos peixes que me morreram no aquário foram Oceallaris (o triste número de 10). Depois de ler algumas coisas e apesar de parecer que quase ninguém tem problemas com eles, descobri que existe uma doença muito comum que os mata.
As soluções que consegui encontrar foram, o banho de agua doce, quarentena e o filtro UV.
Pensei fazer a quarentena e o banho de agua doce mas tive medo de não fazer as coisas correctamente e matar mais peixes, por isso experimentei o UV e coincidência ou não, o palhaço que comprei ainda esta vivo...
Conheço as opiniões que o UV mata o mau e o bom mas optei por manter por agora. Em relação à incompatibilidade com biopellets é que já não sabia.
Qual a razão?

Vou ver se tiro umas fotos da calha para colocar, mas fica já a informação que é da AquaLed Light.

Abraço.
AJS
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 20/nov/2012, 23:18

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
André Jorge Silva Escreveu:
Anthony Neto Escreveu:
Boas Andre,

Adoro o trabalho de madeira esta 5*, foste tu que fizeste ou deste a fazer?

A respeito do vidro traseiro...pa isso é como mais gostas, eu prefiro com coralina, no entanto se deixares com a parede branca nao sei se ficará muito bonito...

Ja tens o reator de calcio a trabalhar? Não tenho grande feedback desses reatores...

E a UV? porque a 24h? Vais manter assim sermpre? A minha ideia da UV é que matas o bom e o mau e não sei se é muito compativel com as biopellets....

:-bd

P.S.: E fotos da calha?

Olá Anthony,
Desde já obrigado pelos comentários.
O trabalho em Madeira dei a fazer, foi uma quase copia do móvel de um amigo meu que gostei muito. Por isso foi só (muito complicado) arranjar alguém que me fizesse o trabalho :)

O reactor de cálcio não o coloquei a funcionar nunca. Comprei num primeiro ímpeto mas depois ao ler muito sobre a matéria optei pelo balling e pus o reactor de lado.

A UV...
Os únicos peixes que me morreram no aquário foram Oceallaris (o triste número de 10). Depois de ler algumas coisas e apesar de parecer que quase ninguém tem problemas com eles, descobri que existe uma doença muito comum que os mata.
As soluções que consegui encontrar foram, o banho de agua doce, quarentena e o filtro UV.
Pensei fazer a quarentena e o banho de agua doce mas tive medo de não fazer as coisas correctamente e matar mais peixes, por isso experimentei o UV e coincidência ou não, o palhaço que comprei ainda esta vivo...
Conheço as opiniões que o UV mata o mau e o bom mas optei por manter por agora. Em relação à incompatibilidade com biopellets é que já não sabia.
Qual a razão?

Vou ver se tiro umas fotos da calha para colocar, mas fica já a informação que é da AquaLed Light.

Abraço.
AJS


Boas Andre,

Ve aqui

O pouco que percebo é que estas a "forçar" o sistema em bacterias mas depois tens algo a matalas dai a incompatibilidade.... mas.... Eu percebo nada disto.... ^#(^

A respeito do balling EU já adorei esse sistem mas depois voltei pa o reator EU acho muito menos trabalhoso o balling para acertar os valor que o reator nao chega sim mas usar apenas EU nao uso mais uma vez EU.

:-bd
Cump.
Anthony

Mensagem 21/nov/2012, 00:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 102
Idade: 49
Localização: Fânzeres - Gondomar
Boas

As bactérias não são afectadas pelo UV porque estão dentro do reactor e é aí que ocorre a desnitrificação ;) Deve-se é colocar a saída do filtro das bio pellets junto da entrada do escumador para eliminar a maior parte das bactérias que morrem e que poderiam libertar fosfatos se forem para o aquário.

Não sendo uma forma de colocação de um aquário que eu gosto muito, acho que esse móvel ficou muito bom :-bd

Cumpts

Mensagem 21/nov/2012, 08:36

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Vitor Teixeira Escreveu:
Boas

As bactérias não são afectadas pelo UV porque estão dentro do reactor e é aí que ocorre a desnitrificação ;) Deve-se é colocar a saída do filtro das bio pellets junto da entrada do escumador para eliminar a maior parte das bactérias que morrem e que poderiam libertar fosfatos se forem para o aquário.

Não sendo uma forma de colocação de um aquário que eu gosto muito, acho que esse móvel ficou muito bom :-bd

Cumpts


Ok,.... sempre pensei que com a ajuda das biopellets tinhamos um aumento grande de bacterias no sistema... por sua vez as que passam na uv tchau...

;)
Cump.
Anthony

Mensagem 21/nov/2012, 09:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Bom dia André,

Para tentar ajudar-te a melhorar o aquário gostaria de saber mais sobre as rotinas de manutenção e que tipo e quantidade de rocha utilizaste?

Sobre a utilização de métodos de fertilização, Balling light ou Reactor de Cálcio estes funcionam se o aquário estiver estabilizado biológicamente, ou seja existir entre a população de organismos vivos e o filtro biológico (população de bactérias aeróbias) um equilíbrio tal que te mantenha os compostos azotados e fosfatados em valores óptimos compatíveis com o crescimento dos corais. Ou seja numa primeira fase em que nem tens necessidade de melhorar o Ca, KH e Mg da água do aquário porque o nº de corais assim não o justifica para quê utilizar estes métodos? Cada aquário tem a sua forma de evoluir e não há dois aquários iguais (mesmo que partilhem igual equipamento) portanto o primeiro passo é conheceres o teu próprio aquário, simples, com rocha viva maturada e de qualidade (leve, bastante porosa), um bom escumador como o que tens, iluminação adequada ao tipo de corais que pretendes vir a ter, boa circulação, trocas de água regulares e acompanhamento dos parâmetros físico-químicos mensuráveis com registo dos mesmos.

Sobre a utilização de biopellets, carvão activado, UV e restantes produtos químicos gostaria de saber porque razão os estás a utilizar? O carvão activado é útil por exemplo para tornar a água mais cristalina promovendo melhor penetração de luz na coluna de água, entre outras funções.

Abraço
facebook.com/zoacorals

Mensagem 21/nov/2012, 17:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Anthony Neto Escreveu:
Vitor Teixeira Escreveu:
Boas

As bactérias não são afectadas pelo UV porque estão dentro do reactor e é aí que ocorre a desnitrificação ;) Deve-se é colocar a saída do filtro das bio pellets junto da entrada do escumador para eliminar a maior parte das bactérias que morrem e que poderiam libertar fosfatos se forem para o aquário.

Não sendo uma forma de colocação de um aquário que eu gosto muito, acho que esse móvel ficou muito bom :-bd

Cumpts


Ok,.... sempre pensei que com a ajuda das biopellets tinhamos um aumento grande de bacterias no sistema... por sua vez as que passam na uv tchau...

;)

Penso que mesmo que a UV mate algumas bactérias, outras sobreviverão e alojar-se-ão na rocha viva e afins.
Por isso apesar de poder ser contraproducente, penso que não é totalmente incompatível... :)
Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 21/nov/2012, 17:21

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
André Jorge Silva Escreveu:
Anthony Neto Escreveu:
Vitor Teixeira Escreveu:
Boas

As bactérias não são afectadas pelo UV porque estão dentro do reactor e é aí que ocorre a desnitrificação ;) Deve-se é colocar a saída do filtro das bio pellets junto da entrada do escumador para eliminar a maior parte das bactérias que morrem e que poderiam libertar fosfatos se forem para o aquário.

Não sendo uma forma de colocação de um aquário que eu gosto muito, acho que esse móvel ficou muito bom :-bd

Cumpts


Ok,.... sempre pensei que com a ajuda das biopellets tinhamos um aumento grande de bacterias no sistema... por sua vez as que passam na uv tchau...

;)

Penso que mesmo que a UV mate algumas bactérias, outras sobreviverão e alojar-se-ão na rocha viva e afins.
Por isso apesar de poder ser contraproducente, penso que não é totalmente incompatível... :)
Abraço.


Bha continuou a achar desnecessário na mesma, mas como tudo se esta tudo bem e achas que deves e estas a dar bem com ela é deixar. ;)
Cump.
Anthony

Mensagem 21/nov/2012, 17:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Ricardo Rodrigues Escreveu:
Bom dia André,

Para tentar ajudar-te a melhorar o aquário gostaria de saber mais sobre as rotinas de manutenção e que tipo e quantidade de rocha utilizaste?

Sobre a utilização de métodos de fertilização, Balling light ou Reactor de Cálcio estes funcionam se o aquário estiver estabilizado biológicamente, ou seja existir entre a população de organismos vivos e o filtro biológico (população de bactérias aeróbias) um equilíbrio tal que te mantenha os compostos azotados e fosfatados em valores óptimos compatíveis com o crescimento dos corais. Ou seja numa primeira fase em que nem tens necessidade de melhorar o Ca, KH e Mg da água do aquário porque o nº de corais assim não o justifica para quê utilizar estes métodos? Cada aquário tem a sua forma de evoluir e não há dois aquários iguais (mesmo que partilhem igual equipamento) portanto o primeiro passo é conheceres o teu próprio aquário, simples, com rocha viva maturada e de qualidade (leve, bastante porosa), um bom escumador como o que tens, iluminação adequada ao tipo de corais que pretendes vir a ter, boa circulação, trocas de água regulares e acompanhamento dos parâmetros físico-químicos mensuráveis com registo dos mesmos.

Sobre a utilização de biopellets, carvão activado, UV e restantes produtos químicos gostaria de saber porque razão os estás a utilizar? O carvão activado é útil por exemplo para tornar a água mais cristalina promovendo melhor penetração de luz na coluna de água, entre outras funções.

Abraço

Olá Ricardo, obrigado pela disponibilidade. Vou tentar responder a tudo, ainda que para algumas questões não tenha uma razão fundamentada, porque para um novato da água salgada, apenas com 2 ou 3 amigos a darem opiniões e muita pesquisa e leitura nos foruns, nem sempre se consegue tomar uma decisão definitiva e até por vezes ao tentar fazer tudo bem, usamos coisas a mais que se tornam incompativeis. Mas vamos lá a isto :)
- O areão que utilizei foi o minimo possivel (cerca de 1cm) para tapar o vidro. Em algumas TPA's aspiro o possivel areão e remexo-o todo para não acumular lixo nenhum.
- A Rocha viva foi-me vendida como FIJI Premium e são 66Kg (A maior parte no Layout do aquário e o resto na SUMP). a Sumpa desta forma acumula um pouco mais de lixo, mas quando faço TPA's por vezes também aspiro a sump e tento com uma bomba de circulação movimentar toda a poeira acumulada no fundo da sump (isto não tem acontecido parque a minha SUNSUN deu o berro).
- A Manutenção passa por TPA's de 65litros (cerca de 10%) semanais com água natural do Cabo Raso - a água Natural comecei a utilizar há cerca de mês e meio. antes disso as TPA's eram feitas com SAL da Tropic Marin PRO REEF.
- Limpeza do copo do escumador também semanal;
- Limpeza da bomba do escumador e da bomba de retorno talvez de 2 em 2 meses;
- As BioPellets (500gr) estão a funcionar desde o primeiro dia do aquário - Utilizo-as para fazer cultura de batérias e reduzir Nitratos e Fosfatos (Será assim?). Também adiciono diariamente bactérias da Fauna Marin de acordo com as instruções do fabricante;
- O carvão activo também utilizo desde o inicio para colocar a água cristalina e também porque no inicio utilizei ZEOBAK, ZEOFOOD e ZEOSTART e a KZ "sugere" a utilização de carvão. Depois disso continuei a utilizar e faço a mudança do mesmo de mês a mês (mais coisa menos coisa).
- Há cerca de 2 meses, com o aumento de corais SPS comecei a utilizar os produtos da RED SEA Reef Care Program, nomeadamente o ReefEnergy A e B para "alimentação" dos corais.
- Tenho também o NO3POX do mesmo programa mas só agora estou a começar a dosea-lo porque só esta semana recebi os testes da REDSEA também.

Acho que não ponho mais nada no aquário, tento mexer o mínimo possível, alimentar os peixes diariamente (Se calhar peco por excesso de comida, mas gosto de os ver comer bem).
Em Agosto introduzi mal uma anemona que morreu desfeita na Vortech. A unica coisa que notei foram os Zoanthus a fecharem, só agora recomeçam a abrir.

Já agora deixo os testes feitos ontem porque acho que a assinatura não actualizou por alguma razão:
TEMP - 25º
Salinidade - 1025
PH - 8,4
KH - 10
CA - 340
MG - 1600
NO3 - 4ppm
PO4 - 0,08ppm

Já estou a dosear CA e não consigo baixar o MG por nada :(

Desculpem o testamento mas acho que assim já se percebe como estou a funcionar com o aquário.
Toda a ajuda é bem vinda.

Abraços.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 22/nov/2012, 01:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 102
Idade: 49
Localização: Fânzeres - Gondomar
Boas

Em relação ao Mg, tenta fazer o teste á água das tpas ou com outra marca de testes. Por vezes a água do mar vem com 1600!!

Cumpts

Mensagem 22/nov/2012, 10:27

Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boas

Em relação ao Mg, tenta fazer o teste á água das tpas ou com outra marca de testes. Por vezes a água do mar vem com 1600!!


Victor não me leves a mal a pergunta :( mas tens a certeza disso :-\








,
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Mensagem 22/nov/2012, 10:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Boas,
Já fiz testes à água das TPA's.
MG - 1340
CA - 440
KH - 8
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 22/nov/2012, 15:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Fazer uma TPA de 50% é exequível? A nível de vivos não haverá consequências negativas?

Obrigado e abraços,
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 26/nov/2012, 11:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Bom dia a todos,
Ontem fiz uma TPA de 210litros com água acabada de recolher no Cabo Raso.
A TPA incluiu aspirar o areão o melhor possível, retirar tudo da Sump e aspirar todo o lixo que estava acumulado.

Entretanto aconteceu-me uma coisa engraçada. Da ultima vez que tinha ido buscar água a bomba tinha ficado presa nas rochas e infelizmente perdi-a. Comprei uma nova mais potente e lá fui eu. Ontem como a maré estava um pouco mais baixa, pus-me a olhar olhar olhar e vi o cabo da bomba perdida, fui lá abaixo e lá estava ela presa numa rocha :)

2 horas depois da TPA os níveis estavam assim:
KH - 10,5
CA - 490
MG - 1410-1430
NO3 - 2-4ppm (não consegui distinguir bem)
PO4 - 0,08ppm

Pelos vistos não estou a conseguir baixar os NO3 e o PO4. Continuo a usar o produto especifico da REDSEA Reef Care Program para o efeito.

Por outro lado, esse mesmo programa indica que os níveis optimos para SPS Frags/Accelarated Grouwth são:
CA - 465
MG - 1390
KH - 12,6

Concordam com estes valores?
Abraço,
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 26/nov/2012, 12:26

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Epá tanta coisa ....

Ele é Biopellets, Carvão, Bactérias agora Red Sea???

Biopellets e carvão ao mesmo tempo não! não faz sentido.

Biopellets e bactérias ou o programa Red Sea. As duas coisas ao mesmo tempo não.

Além de que precisas de tempo para que as coisas vão ao sítio. Se mudas de método o trabalho perde-se.

Escolhe um e mantêm-te com ele.

Agora não andes é a misturar tudo e a não dar tempo a que façam efeito. Assim é que dificilmente terás resultados.

A aspiração faz para a sump com um filterbag! consegues aspirar sem retirar água.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 26/nov/2012, 17:37

Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boas

Por outro lado, esse mesmo programa indica que os níveis optimos para SPS Frags/Accelarated Grouwth são:
CA - 465
MG - 1390
KH - 12,6


eu não concordo :D

mas isto sou eu, B-) segundo a minha experiência,neste momento eu acho que o melhor é

CA - 420
MG - 1260
KH -8/9

mas é bom lembrar que isto vale o que vale ;)




;
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Mensagem 26/nov/2012, 18:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Epá tanta coisa ....

Ele é Biopellets, Carvão, Bactérias agora Red Sea???

Biopellets e carvão ao mesmo tempo não! não faz sentido.

Biopellets e bactérias ou o programa Red Sea. As duas coisas ao mesmo tempo não.

Além de que precisas de tempo para que as coisas vão ao sítio. Se mudas de método o trabalho perde-se.

Escolhe um e mantêm-te com ele.

Agora não andes é a misturar tudo e a não dar tempo a que façam efeito. Assim é que dificilmente terás resultados.

A aspiração faz para a sump com um filterbag! consegues aspirar sem retirar água.

Abraços,
Rui

Olá Rui, muito obrigado pela ajuda e criticas.
Efectivamente devo estar a exagerar nos produtos/métodos. Talvez seja um dos erros mais comuns em principiantes.
Ainda assim, como qualquer principiante em vez de aceitar as criticas dos mais experientes, gosta de refutar. Só duas perguntinhas e duvidas:
Quanto ao carvão não fazia ideia que não fazia sentido ou era incompatível com Biopellets. Vou retirar.
Em relação aos Biopellets, pelo que li servem para fazer uma cultura de bactérias, certo? Então se eu adicionar mais bactérias não fará mal ao aquário ou faz?
Concordo que o NO3:PO4-X da REDSEA já seja a mais porque a função é igual à dos Biopellets. Mas se os biopellets não estão a conseguir fazer o seu trabalho (assim me parece), o que fazer?

De resto tens razão, precisa de estabilizar e eu tento ao máximo fazer isso, mas nem sempre é facil. Quando as coisas correm menos mal, temos tendência a "mexer" em alguma coisa...

e depois quando vemos aquários com 6 meses e cheios de cores e vida... ficamos demotivados por ter um com 1 ano onde nada corre bem :(

Abraço e mais uma vez obrigado.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 26/nov/2012, 18:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Carlos Mota Escreveu:
boas
eu não concordo :D
mas isto sou eu, B-) segundo a minha experiência,neste momento eu acho que o melhor é

CA - 420
MG - 1260
KH -8/9

mas é bom lembrar que isto vale o que vale ;)
;

Muito Obrigado Carlos,
Isto dum gajo andar a brincar com uma ciência que não tem nada de exacta é complicado.
:)
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron