Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Shallow reef

Shallow reef

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 01/abr/2019, 16:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 44
Localização: Évora
Viva,

Inspirado nalguns shallow reefs que tenho visto pela internet, decidi montar um projecto nessa base.

Apesar da pouca experiência em salgados, decidi avançar.

Decidi que as dimensões do aquario seria de 70*30*30 e do sump 38*32*40.

Ainda não tenho o setup completo, pois faltam-me adquirir ainda alguns equipamentos, nomeadamente escumador e iluminação.

Assim sendo o setup será:

aquario 70*70*30 (adquirido)
sump 58*53*40 (adquirido)
escumador: reef octopus 110-S (adquirido)
iluminação: Maxspect Razor rsx 150W (adquirido)
bomba retorno: eheim 2000 (adquirido)
areao: white fiji (adquirido)
rocha caribsea south sea base rock (adquirido)
bomba circulação: 2 jebao sow4 (adquirido)

Relativamente ao movel, decidi eu próprio construi-lo, bem como montar as canalizações entre sump e aquario.

Aqui vão algumas fotos do projecto:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Editado pela última vez por Helder Piteira em 15/abr/2019, 17:02, num total de 2 vezes.

Mensagem 01/abr/2019, 16:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 44
Localização: Évora
mais umas fotos, com as tubagens e o aquario com areia.
Hoje chegou a rocha pelo que brevemente ja terei o layout completo:

Um dos tubos (branco) será substituido por um tubo loc line que estou a aguardar que chegue.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Mensagem 01/abr/2019, 17:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
esta porreiro .. mas os tubos vao ficar assim no aquario….

Mensagem 01/abr/2019, 17:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 143
Idade: 36
Localização: aveiro
Boas..gosto dessas medidas..só acho que essa tubagem ficaria melhor fora do aqua..
Atencao aos "L" metalicos principalmente os de cima com o tempo vao enferrujar e pode aos poucos contsminar-te a agua..
Cont de bom projecto

Mensagem 01/abr/2019, 17:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 44
Localização: Évora
Bruno Escaleira Escreveu:
esta porreiro .. mas os tubos vao ficar assim no aquario….


Sim , a ideia é o tubo ladrão e o tubo de saída de água ficarem tapados pela rocha que irei colocar. O tubo branco de entrada de água será substituido por um tubo loc line.

Assim dará um aspecto muito "clean" ao aquario, não terei necessidade de ter um coluna seca, que rouba sempre espaço e com isso terei mais espaço no aquario.

A ideia é dar ao aquario um ar o mais natural possivel, sem "footprint"
Editado pela última vez por Helder Piteira em 01/abr/2019, 19:24, num total de 2 vezes.

Mensagem 01/abr/2019, 17:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 44
Localização: Évora
Manuel pereira Escreveu:
Boas..gosto dessas medidas..só acho que essa tubagem ficaria melhor fora do aqua..
Atencao aos "L" metalicos principalmente os de cima com o tempo vao enferrujar e pode aos poucos contsminar-te a agua..
Cont de bom projecto


sim estarei atento.
Eu queria mesmo era ter uma estrutura sem ser em madeira, mas tive mais facilidade em construir o móvel em madeira.
Todo ele foi "banhado" em verniz maritimo para ter uma maior durabilidade.

veremos

Mensagem 01/abr/2019, 19:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 44
Localização: Évora
Já comecei a trabalhar no layout, a ideia é ser mais ou menos assim:

Imagem

Mensagem 02/abr/2019, 14:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
so vejo o problema de quando a bomba de retorno parar por alguma momento toda a agua do aquario vai descer a sump tem de suportar toda essa agua… alem de que vais ter de conseguir afinar muito bem para não teres o efeito sifão da agua a descer…

Mensagem 02/abr/2019, 15:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 44
Localização: Évora
Bruno Escaleira Escreveu:
so vejo o problema de quando a bomba de retorno parar por alguma momento toda a agua do aquario vai descer a sump tem de suportar toda essa agua… alem de que vais ter de conseguir afinar muito bem para não teres o efeito sifão da agua a descer…



Sim efectivamente terei de encontrar um ponto de equilibrio para não surgir o efeito sifão, será um desafio sem dúvida.

Se a bomba de retorno parar de funcionar, a água do aquario não irá toda para o sump. A água que apenas irá descer para o sump será até ao nível do tubo de saída. E pelas minhas contas essa quantidade de água é suportada perfeitamente pelo sump, que tem um tamanho razoável e já o fiz a contar com essa situação. Pelo que nunca terei "alagamento", a não ser que o aquário parta B-) B-) B-) B-)

Mensagem 02/abr/2019, 17:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
ok.. boa então… e porque não colocas uma tampa no tubo por causa de peixes pequenos que vais colocar para não irem pelo tubo abaixo..

Mensagem 15/abr/2019, 12:36

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Olá Helder...
meu proximo aqua também vai ser um shallow a replicar uma zona de mangal. o teu tem umas dimensões mesmo porreiras.
Vou seguir com atenção, abraço e boa sorte. ;)

Mensagem 15/abr/2019, 16:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 44
Localização: Évora
Bruno Escaleira Escreveu:
ok.. boa então… e porque não colocas uma tampa no tubo por causa de peixes pequenos que vais colocar para não irem pelo tubo abaixo..


Efectivamente nao me tinha lembrado desse pormenor...
Colocarei talvez coloque uma pequena esponja no topo para evitar essa situação :)

Mensagem 15/abr/2019, 16:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 44
Localização: Évora
Cá vai uma actualização.

Este será o aspecto final do layout. Penso que consegui esconder as tubagens por detrás da rocha maior. Gostei do aspecto final:

Imagem

Imagem

Imagem
Imagem

Relativamente ao setup houve umas alterações.

Escumador será o reef octopus 100-s - Já o comprei chegará entre hoje e amanhã

iluminação será a maxspect razor rsx 150W - já a comprei, chegará talvez no final desta semana

reposição água da osmose - wavereef 110 -Já o comprei chegará entre hoje e amanhã

Mensagem 15/abr/2019, 17:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 44
Localização: Évora
Não foi fácil fazer o aquascaping da rocha maior. Estava indeciso qual cola comprar, optei pela Aqua scape fix 500 ml Fauna Marin e não me arrependi. Transparente, fácil manuseamento e cola quase de forma instantânea.

Aconselho.

Mensagem 15/abr/2019, 18:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 44
Localização: Évora
mais umas fotos:

Imagem

Imagem

Mensagem 16/abr/2019, 10:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 44
Localização: Évora
Hoje chegada do escumador e do nível da água da osmose B-) B-) B-) B-)

Imagem

Imagem

Aguardo impacientemente a maxspect razor rsx 150w.....

Mensagem 16/abr/2019, 11:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Boas,
O layout ficou excelente.
Mas continuo sem perceber como vai funcionar essa troca de água entre o aquário e a sump.

Aguardo com curiosidade.

Porque não puseste ainda água nisso a rolar?
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 16/abr/2019, 12:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 44
Localização: Évora
André Jorge Silva Escreveu:
Boas,
O layout ficou excelente.
Mas continuo sem perceber como vai funcionar essa troca de água entre o aquário e a sump.

Aguardo com curiosidade.

Porque não puseste ainda água nisso a rolar?



Viva, não coloquei água porque ainda tenho de encomendar sal e um filtro de sedimentos e de carbono para o meu sistema de osmose. Aguardo também a iluminação que chegará provavelmente no final desta semana.
Vivendo em Évora, não é fácil adquirir os equipamentos, pelo que terão de ser encomendados quase todos pela net.

Relativamente ao sistema de trocas de água é muito simples:

3 tubos:

1 tubo de emergência- apenas será usado em caso de emergência (entupimento do tubo principal de saída).
1 tubo principal de saída de água
1 tubo de entrada de água (branco) - este tubo está conectado à bomba de retorno. Estou a aguardar que chegue por correio um tubo loc line para substituir por esse tubo branco.

Tanto o tubo de saida como de entrada de água tenho válvulas para regular os fluxos de água.

caso a bomba de retorne avarie, a água do aquario vai descer para o sump até ao nível que tenho o tubo de saída. Essa água que irá descer para a sump, que comporta essa quantidade de água.

Sistema muito simples que até ver funciona, pelo menos nos testes que efectuei resultou muito bem, com ausência total de barulhos no que respeita à passagem da água pelos tubos.

Assim consigo ter um especto muito clean no aquário, sem tubos à vista e sem coluna seca que iria roubar muito espaço ao aquário. Assim quem olha para o aquario só vê rocha, areia, peixes e corais B-) B-) B-) B-) B-)

Mensagem 16/abr/2019, 14:24

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Desde que não tenhas uma bomba de retorno muito forte não deves ter problema com barulhos.
Se ela for forte vais ter aquele barulho tipico de queda de água. Tens torneiras nos dois tubos certo? Também ajuda bastante, como no sistema bean animal.

Por outro lado Helder, como uma bomba de retorno mais fraca, agora não, mas no futuro vais precisar de pelo menos mais 1 bomba para circulação a não ser que seja para ter apenas moles e lps. Pensa nisso.

Esponja na queda de água não vai funionar muito bem, já para não falar nos detritos que lá ficam presos e depois tens de andar sempre a limpar senão o nivél de água sobe. Coloca um crivo de proteção contra os peixes e poiuco mais.

Mensagem 16/abr/2019, 17:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 44
Localização: Évora
Marco Madeira Escreveu:
Desde que não tenhas uma bomba de retorno muito forte não deves ter problema com barulhos.
Se ela for forte vais ter aquele barulho tipico de queda de água. Tens torneiras nos dois tubos certo? Também ajuda bastante, como no sistema bean animal.

Por outro lado Helder, como uma bomba de retorno mais fraca, agora não, mas no futuro vais precisar de pelo menos mais 1 bomba para circulação a não ser que seja para ter apenas moles e lps. Pensa nisso.

Esponja na queda de água não vai funionar muito bem, já para não falar nos detritos que lá ficam presos e depois tens de andar sempre a limpar senão o nivél de água sobe. Coloca um crivo de proteção contra os peixes e poiuco mais.


Sim tenho 2 válvulas. Inicialmente apenas tinha uma válvula no tubo de saída, no entanto após testes senti necessidade de colocar outra válvula no tubo de entrada para controlar melhor o fluxo de água.

A bomba de retorno é uma ehneim 2000 e terei 2 bombas de circulação jebão sow 4. Talves utilize apenas uma

relativamente à esponja tens toda a razão, estava a evitar colocar a esponja por esse mesmo motivo, onde poderei arranjar esse tal crivo de proteção?

Mais uma questão, alguém sabe se a maxspect razor rsx 150w vem com o kit de cabos de suspensão ou terei de comprar à parte?

Próximo

Voltar para Novo no hobby



cron