Mais uma vez, o meu muito obrigado pelos teus contributos para esta discussão. Respondo em baixo de forma segmentada para ser mais fácil.
César Silvério Escreveu:
A diferença é que o TTM demora duas semanas e esse método mais de dois meses e como já ando há muito tempo nisto, sei que é difícil para a maioria das pessoas, aguentar essa disciplina cada vez que compra um peixe.
100% de acordo. Tenho a meu favor neste momento o facto de ainda não ter o aquário montado e isso permite-me fazer as coisas com calma e paciência. E não quer dizer que vá seguir este método. Apenas estou inclinado para isso.
César Silvério Escreveu:
Quanto ao material poderás fazer o TTM usando 3 caixas de plástico de 50/60 litros, que compras no Aki; fiquei porém com uma dúvida quando falaste em material: estás a pensar fazer a uma quarentena usando cobre no aquário onde depois vais pôr invertebrados? Não me parece boa ideia.
Não. Esse aquário não vai levar invertebrados nenhuns. Eventualmente poderei isolar invertebrados num outro aquário pequeno. Os tais de 25 Lt.
Quando falei em duplicação do material referia-me a aquecedores, filtros, PVCs, etc... Ou seja, todo o material que esteja que englobe cada um dos estágios do TTM.
César Silvério Escreveu:
Mas como disse, penso que esse esforço é demasiado e não compensa, para depois introduzires no aquário água natural, corais, rocha, etc., sem qualquer tratamento.
Mas isto é só a minha opinião
Mas isto é só a minha opinião
Aqui é que fiquei com as maiores dúvidas.
Corais falaremos mais tarde, mas estou consciente que podem ser introduzidas doenças nas bases ou rochas dos corais. A discutir as melhores opções mais tarde para não dispersar o assunto.
Rocha - Vou usar artificial, pelo que aqui não terei problemas a menos que entrasse alguma por via dos corais.
Quando falas em "introduzires água natural"... Há possibilidade de introduzir doenças por esta via? Ainda que sim, não será essa probabilidade muito baixa?
Abraço,
Bruno Silva.