Boas Reefers,
Antes mais espero que estejam todos bem e de saúde com esta pandemia que nos afecta a todos.
Estou com a ideia de voltar ao hobby. Muitos poucos sabem, mas tive umas aventurar muito curtas e que sempre por uma razão ou outra não vingaram.
Neste momento estou confiante que é para andar em frente e claro que uma ajuda/opinião de malta experiente é sempre uma dádiva para não se cometer erros.
Tenho uma grande afinidade e gosto pelos sistemas da RedSea e tenho a noção que podem sair mais caros do que construindo algo por nós próprios mas a minha habilidade de bricolages e DIY é péssima!
Assim sendo fiz aqui em 1 hora um pequeno apanhado para um novo sistema estando eu limitado a dimensões máximas em torno dos 60cm. O objectivo é manter uns LPS e moles, mas o meu gosto está principalmente nos peixes.
Opção 1: ( RedSea Reefer Series )
Aquário: RedSea Reefer 170 Deluxe ( inclui ReefLed 90, sump, reservatório de Osmose e tubagens ) - Preço em site alemão 1165€ (falta transporte )
Escumador: Pelas minha averiguações um escumador até 500L julgo que seria o ideal. Bubble Magus G-5 a 126€
Circulação: Dado que terei em torno de 140L úteis pensei em ter entre 20 a 25x do volume, então uma bomba de circulação até 4000l/h seria o ideal. Não sei se a alternativa de ter duas de 2000l/h poderá ser mais eficiente, mas em todo o caso: Jebao SLW-10 a 68€
Retorno: Não há muito a dizer, o retorno ajuda um pouco à circulação também, mas tendo escolhido uma circulação que até está a mais do que pretendo julgo que a Jebao DCP-3000 seria um bom comprimisso a 79€.
Rocha: Dado que vou fazer sistema todo novo e para evitar pragas e afins optei só por rocha morta. Neste caso e como não tenho assim tanto volume de agua não pretendo abusar muito na rocha dado que considero que o ideal seria 10% do volume de água mas em kilos para a rocha. Assim sendo começarei com um pouco mais de metade do que talvez no final possa vir a ter e optei por 8kg de rocha morta com um custo de 48€.
Areia: Nada de especial, Bali Sand 2-3mm e para fazer uma altura de 2 cm. 5 kilitos de areia deve chegar e com um custo de 14€
Água: Ou arranjar 170L de água natural ou comprar água de osmose e sal. Ainda não me debrucei sobre este aspecto.
Termostáto: Termostáto de 200W faria a festa. Custo em torno dos 20€
Custo total para projecto com este aquário: 1500€ + transporte do mesmo até Portugal
Com o mesmo aquário mas na versao de 200L e mantendo escumador, bombas de retorno e circulação e só aumentando um pouco a quantidade de rocha teria um custo inicial de 1610€ + transporte
Depois as duas opção AIO que considerei da RedSea. ( RedSea Max Nano )
O RedSea Nano Max (com ReefLed 50 )algo mais pequeno mas muito interessante e que só necessita do upgrade da bomba de retorno para uma um pouco mais potente. No entanto além do sistema AIO acresce então a bomba Jebao DCT1200 para upgrade da existente, 4Kg de rocha para iniciar, a jebao SLW10 e 5kg de areia. Teria um custo de 977€ + transporte do mesmo para Portugal.
A opção que a mim mais me agrada é o RedSea Max-E 170. ( RedSea Max-E Series )
É um AIO bastante completo, que conta com uma AI Hydra 26 HD, uma bomba de retorno de 4300l/h passível de ser feito upgrade e tem ainda a possíbilidade de a qualquer altura colocar o sistema de upgrade de sump e tubagens. Com tudo o que sistema trás mais a bomba de circulação jebao SLW10, 8kg de rocha e os 5kg de areia teria um custo de 1592€ + transporte para Portugal.
Para me aventurar neste início estou a esquecer algo em equipamentos?
Quero as vossas opiniões mesmo em termos de alternativas a aquários ou mesmo exemplos dos vossos sistemas. Sempre que se possa reduzir custos e aumentar a eficiência/eficácia e beleza é bem vindo.
Um abraço a todos e fiquem em segurança.