Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby "Las Vedras" ReefTank - Retorno ao hobby!

"Las Vedras" ReefTank - Retorno ao hobby!

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade:
Localização: Algueirão, Sintra
Boas Reefers,

Antes mais espero que estejam todos bem e de saúde com esta pandemia que nos afecta a todos.

Estou com a ideia de voltar ao hobby. Muitos poucos sabem, mas tive umas aventurar muito curtas e que sempre por uma razão ou outra não vingaram.
Neste momento estou confiante que é para andar em frente e claro que uma ajuda/opinião de malta experiente é sempre uma dádiva para não se cometer erros.

Tenho uma grande afinidade e gosto pelos sistemas da RedSea e tenho a noção que podem sair mais caros do que construindo algo por nós próprios mas a minha habilidade de bricolages e DIY é péssima!

Assim sendo fiz aqui em 1 hora um pequeno apanhado para um novo sistema estando eu limitado a dimensões máximas em torno dos 60cm. O objectivo é manter uns LPS e moles, mas o meu gosto está principalmente nos peixes.

Opção 1: ( RedSea Reefer Series )
Aquário: RedSea Reefer 170 Deluxe ( inclui ReefLed 90, sump, reservatório de Osmose e tubagens ) - Preço em site alemão 1165€ (falta transporte )
Escumador: Pelas minha averiguações um escumador até 500L julgo que seria o ideal. Bubble Magus G-5 a 126€
Circulação: Dado que terei em torno de 140L úteis pensei em ter entre 20 a 25x do volume, então uma bomba de circulação até 4000l/h seria o ideal. Não sei se a alternativa de ter duas de 2000l/h poderá ser mais eficiente, mas em todo o caso: Jebao SLW-10 a 68€
Retorno: Não há muito a dizer, o retorno ajuda um pouco à circulação também, mas tendo escolhido uma circulação que até está a mais do que pretendo julgo que a Jebao DCP-3000 seria um bom comprimisso a 79€.
Rocha: Dado que vou fazer sistema todo novo e para evitar pragas e afins optei só por rocha morta. Neste caso e como não tenho assim tanto volume de agua não pretendo abusar muito na rocha dado que considero que o ideal seria 10% do volume de água mas em kilos para a rocha. Assim sendo começarei com um pouco mais de metade do que talvez no final possa vir a ter e optei por 8kg de rocha morta com um custo de 48€.
Areia: Nada de especial, Bali Sand 2-3mm e para fazer uma altura de 2 cm. 5 kilitos de areia deve chegar e com um custo de 14€
Água: Ou arranjar 170L de água natural ou comprar água de osmose e sal. Ainda não me debrucei sobre este aspecto.
Termostáto: Termostáto de 200W faria a festa. Custo em torno dos 20€

Custo total para projecto com este aquário: 1500€ + transporte do mesmo até Portugal

Com o mesmo aquário mas na versao de 200L e mantendo escumador, bombas de retorno e circulação e só aumentando um pouco a quantidade de rocha teria um custo inicial de 1610€ + transporte

Depois as duas opção AIO que considerei da RedSea. ( RedSea Max Nano )
O RedSea Nano Max (com ReefLed 50 )algo mais pequeno mas muito interessante e que só necessita do upgrade da bomba de retorno para uma um pouco mais potente. No entanto além do sistema AIO acresce então a bomba Jebao DCT1200 para upgrade da existente, 4Kg de rocha para iniciar, a jebao SLW10 e 5kg de areia. Teria um custo de 977€ + transporte do mesmo para Portugal.

A opção que a mim mais me agrada é o RedSea Max-E 170. ( RedSea Max-E Series )
É um AIO bastante completo, que conta com uma AI Hydra 26 HD, uma bomba de retorno de 4300l/h passível de ser feito upgrade e tem ainda a possíbilidade de a qualquer altura colocar o sistema de upgrade de sump e tubagens. Com tudo o que sistema trás mais a bomba de circulação jebao SLW10, 8kg de rocha e os 5kg de areia teria um custo de 1592€ + transporte para Portugal.

Para me aventurar neste início estou a esquecer algo em equipamentos?

Quero as vossas opiniões mesmo em termos de alternativas a aquários ou mesmo exemplos dos vossos sistemas. Sempre que se possa reduzir custos e aumentar a eficiência/eficácia e beleza é bem vindo.

Um abraço a todos e fiquem em segurança.
Editado pela última vez por Ricardo Carpinteiro em 11/ago/2020, 17:22, num total de 1 vez.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 308
Idade:
Boas,
Já tive o MaxNano e agora tenho o reefer 170, e na manutenção tem uma diferença enorme...

Boa sorte :ymapplause:


Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade:
Localização: Algueirão, Sintra
Andre Eufrasio Escreveu:
Boas,
Já tive o MaxNano e agora tenho o reefer 170, e na manutenção tem uma diferença enorme...

Boa sorte :ymapplause:


Olá André,

Não percebi se consideras esse aspecto da manutenção uma desvantagem ou não.
Eu acho que foi ctg que ainda trocamos umas mensagens no OLX por causa do NanoMax

Abraço


Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
para um aquario de 60cm so para lps com 1500 euros mais transporte montas algo com melhor equipamento.
se fores as lojas existem varias que te fazem projecto na mao e vai te sair mais em conta vais ver que ainda poupas muitos trocos para os lps e peixes. se bem que em 60 cm estas limitado nos peixes.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade:
Localização: Algueirão, Sintra
Bruno Escaleira Escreveu:
para um aquario de 60cm so para lps com 1500 euros mais transporte montas algo com melhor equipamento.
se fores as lojas existem varias que te fazem projecto na mao e vai te sair mais em conta vais ver que ainda poupas muitos trocos para os lps e peixes. se bem que em 60 cm estas limitado nos peixes.


Olá Bruno,

Percebo o que falas, mas dos 7 emails que enviei para lojas do nosso mercado só uma é que me respondeu com orçamento. Troco emails com lojas alemãs e holandesas por exemplo e tenho as respostas em 24h. É um pouco esquisito esta situação.
A verdade é que os sistemas AIO nos limitam para o futuro à exceção do MAX-E que te permite no futuro acrescentar sump pois já vem preparado para tal.

O que é certe é que para sistema de 170L (sump incluída) anda na realidade à volta dos 1500€.
Vou continuar a minha pesquisa com as lojas Portuguesas que se dignaram a responder e com as estrangeiras.

Obrigado


Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
Em Portugal tens de ir mesmo as lojas se nao esquece. se fores mesmo ha loja vais ver que o tratamento é outro e vais ficar logo com uma ideia diferente. fazem te o sistema todo chave na mao se for preciso e ainda te vao montar a casa. tens varias mais perto de onde moras tens a reef mais em alfragide e tens a freakincorals em benfica. estas duas vao te ajudar de certeza no que precisas.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade:
Localização: Algueirão, Sintra
Bruno Escaleira Escreveu:
Em Portugal tens de ir mesmo as lojas se nao esquece. se fores mesmo ha loja vais ver que o tratamento é outro e vais ficar logo com uma ideia diferente. fazem te o sistema todo chave na mao se for preciso e ainda te vao montar a casa. tens varias mais perto de onde moras tens a reef mais em alfragide e tens a freakincorals em benfica. estas duas vao te ajudar de certeza no que precisas.



A freakinCorals está a ajudar-me assim como a TopCorals.
As restantes conhecidas no nosso mercado nem me responderam aos emails.

Essa de Alfragide não conheço, mas vou invetigar.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade:
Localização: Algueirão, Sintra
Boas Reefers,

Mais um avanço neste novo projecto.
Ficou decidido hoje qual será o aquário :ymparty: =; , trata-se de um TMC ReefHabitat 90 ( 90x50x50 ) com móvel, sump e tubagens. Aproveitei um kit que a TMC está a fazer para estes aquários e descrevo abaixo o equipamento já definido:

Aquário: Aquário TMC ReefHabitat 90 ( 90x50x50 ) em vidro ultratransparente de 10mm, volume total do sistema 230L, sump, tubagens e móvel
Iluminação: 2xTMC Photon 84W com suporte
Escumador: : TMC ReefSkim 500 Pro DC, recomendado para aquários até 500L
Bomba Retorno: TMC ReefPump 2000 DC, bomba recomendada para este sistema
Termostato: TMC V2Therm 200W
TMC Starter Kit: 10Kg TMC Reef Salt, TMC All-for-Reef (250ml), TMC Nitribiotic (25ml), TMC Acclimation Kit, TMC Hidrometro, TMC Kit Testes ( 100 testes PH, 50 Testes PO4, 50 testes NH4+/NH3, 50 testes NO2/NO3 e 100 testes KH )

Tudo isto é vendido num pack feito pela TMC a um preço muito interessante e que feitas as contas do que pretendia considerei a melhor opção.

TMC ReefHabitat 90

Rocha: Está pensado para início colocar cerca de 15kg de Marco Rock
Areia: 9kg de Caribsea Araglive Fiji Pink (é LINDO :x )
Circulação: Dúvida :-$ TMC ReefTide 4000S ou Jebao SLW-20, existe uma diferençazita no preço. Não se há colegas com ambas as bombas que possam dar a opinião deles pois seria excelente.
ATO: TMC Reef-fill ou D-D compact ATO
Cont. de Temperatura: D-D Heating & Cooling

É claro que tenho de deixar o meu agradecimento à FreakinCorals que tem sido incansável comigo e fui um pouco chato. Muito obrigado à equipa toda e em especial ao Hugo.

Agora é esperar que chegue e que acontaça a mudança para a casa nova para dar início a tudo.
A fauna está a ser estudada e mais tarde irei partilhar convosco.

Hoje batizei este menino e será o "Las Vedras" ReefTank :)

Obrigado e fiquem em segurança

Abraço a todos


Voltar para Novo no hobby



cron