Fórum Aquariofilia Marinha Artigos Quarentena de peixes

Quarentena de peixes

Área para publicação e discussão de artigos avançados.
Mensagem 21/dez/2012, 20:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá Ricardo,

Saúdo o teu regresso; este Fórum e não só, tem sentido a tua ausencia.

Apolemichthys trimaculatus? Eu também gostava, mas será que é reef safe?
Vai dando notícias sobre ele.

Abraço e Feliz Natal :ymparty: :ymparty: :ymparty:
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 22/dez/2012, 13:28

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Olá César,

Obrigado pelas tuas palavras.

Eu só tenho SPS, por isso decidi comprar este peixe. Com LPS, esta espécie talvez não seja reef-safe. Eu vou dando novidades, o peixe para já tem um tamanho minúsculo. :D
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 22/dez/2012, 20:43

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Ricardo Pinto Escreveu:
Ontem foi dia de comprar peixes.... :D

Imagem 1244


Comprei 2 Halichoeres chrysus, 2 mandarins, 1 centropyge vroliki e 1 Apolemichthys trimaculatus. Achei melhor não fazer o TTM aos mandarins. O resto dos peixes estão no balde.

Ricardo, quantos litros tens para esses peixes todos?


Entretanto e porque considero informação importante para quem quer usar o TTM, ontem tive uma boa e uma má notícia:

Quanto cheguei a casa, vi o locirulus deitado de lado (pareciame morto) e o o leucosternon a respirar ofegantemente.
Reparei entretanto que a pedra difusora tinha saído do tubo e o tubo estava a mandar ar para... fora de água.
Das duas uma, ou foi da falta de oxigénio (acho que sim) ou foi do prazinquantel (não creio porque apliquei o comprimido para cerca de 30litros). Por isso e se realmente foi falta de oxigenação fica aqui o testemunho da importância da bomba de ar...

Quando já ia enterrar o loriculus, reparei que ele mandava uns suspiros tipo de 3 em 3 segundos e então resolvi mudálos para água nova com salinidade bastante mais baixa do que eles tinham.

A boa notícia é que o loriculus recuperou (nunca esperei...) e o leucosternon também já respira normalmente.

Preferia que isto não tivesse acontecido, mas por um lado estou contente porque acho que foi a 1ª vez na minha já longa carreira de aquariofilista (doce e salgado) que posso dizer que consegui salvar um peixe de morrer com uma ação (neste caso decidir mudar de água com uma salinidade mais baixa)!

A ver se coloco aqui também fotos, como o Ricardo, para verem quão fáil e simples é aplicar este método! ;)

Mensagem 23/dez/2012, 01:05

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Hugo,

O balde tem +/- 40L de água. Mas são 4 peixes em que o maior é o centropyge, o trimaculatus é do tamanho de uma moeda de 2€.

Realmente tiveste azar com o teu o TTM, a oxigenação é fundamental. Eu tenho uma pedra difusora muito boa e a bomba de ar é muito potente.
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 24/dez/2012, 11:44

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Hoje foi dia de transfega e reparei que o leucosternon tem ainda crypto e detetei também 3 pintas pretas na parte inferior do peixe junto à barbatana:

Imagem

Imagem

Sei que as fotos não são as melhores mas não consegui melhor!
Sabem do que se trata?
Será Black Ich?

Mensagem 24/dez/2012, 14:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Olá Hugo.

Não me parece ser black ich... As pintas são muito grandes para o serem, parece-me... O black ich é exatamente igual em aparência ao ictio normal.

Isso deve ser mais algum tipo de lesão na pele, mas pelas fotos é dificil de ter a certeza.

Foi a primeira transferência do Leucosternon?
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 24/dez/2012, 14:36

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Obrigado César!

Entretanto coloquei praziquantel e passado +/- 1 hora não consigo vislumbrar as pintas pretas... :-\
Esta foi a 2 mudança!

O que noto na água é uma espécie de "gosmas" brancas (não consigo explicar melhor nem tirar fotos) a boiar na água...
Serão flukes e por ter colocado o Praziquantel sairam?

Mensagem 24/dez/2012, 16:55

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Concordo com o César.

E é normal que na 2ª transferência ainda existam pontos brancos. Agora vais ver na última o peixe todo limpinho, é impressionante. O meu leucosternon, no final, até tinha "buracos" na "pele", de ter estado tanto tempo atacado com ictio. Mas recuperou rapidamente e agora está impecável, até dá medo colocar outros peixes no aquário.
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 25/dez/2012, 18:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Hugo, provavelmente são mesmo os flukes. São bem visiveis se já forem adultos reprodutores. E por vezes são ás centenas... Incrível , mas é verdade.

De resto, é como disse o Ricardo, é normal na 2a ainda haver pontos brancos. Aliás a ideia base de serem 4 é mesmo essa, em cada uma ir diminuindo até à ultima em que em principio o peixe fica limpo. No entanto, se achares que após a última o peixe ainda apresenta ictio, podes fazer mais uma ou mesmo mais duas sem problemas nenhuns. Mas por norma as 4a chegam...

Hugo Figueiredo Escreveu:
Obrigado César!

Entretanto coloquei praziquantel e passado +/- 1 hora não consigo vislumbrar as pintas pretas... :-\
Esta foi a 2 mudança!

O que noto na água é uma espécie de "gosmas" brancas (não consigo explicar melhor nem tirar fotos) a boiar na água...
Serão flukes e por ter colocado o Praziquantel sairam?
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 25/dez/2012, 20:54

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Certo, vou continuar até o final do TTM e depois colocar os peixes num aquário de quarentena. Eles estão a comer muito bem e a engordar à grande :)

Mensagem 25/dez/2012, 23:00

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Estive à pouco a ver os peixes e a água está bastante amarela (só deveria mudar na 5ª), embora os peixes não me pareçam estar a respirar anormalmente...

Entretanto vejo imensas daquelas "gosmas" a boiar (e no fundo). Serão mesmo flukes, ou pelo menos sairam dos peixes de certeza...

Vou estar atento à respiração dos peixes no dia de amanhã...

E aqui ficam umas fotos do meu sistema de TTM:

Imagem

Imagem

Imagem

Mais simples não há:

Caixa de arrumação do chinês
Bomba de ar
Termómetro
Termostato

Isto x2 (excepto a bomba de ar onde apenas troco o tubo e a pedra difusora).

Quem é que pode dizer que não tem possibilidades de fazer quarentena?
Só não faz quem não quer! X(

Mensagem 26/dez/2012, 15:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Hugo diz me uma coisa, quantos litros tens de água aí? Para quantos peixes?
Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 26/dez/2012, 16:28

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Realmente, percebo a intenção da pergunta do César. Esse balde tem mais de 30-40L? Acho que menos de 30L é arriscado.


Sent from my iPhone using Tapatalk
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 26/dez/2012, 16:39

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Eu percebo a pergunta!
Parece pouca água mas aqui estão cerca de 30 litros!

A caixa é de 50!

A água está baixa mas se virem na foto vista de cima dá para comparar com o tamanho do leucosternon.

Preferi comprar mais comprido que alto para os peixes poderem nadar a vontade...

Mensagem 26/dez/2012, 23:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Mas tem atenção à amonia.
30 litros para um peixe de médio porte pode ser suficiente, mas mais, cuidado... Compra um daqueles sticks de amónia pelo sim pelo não!
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 27/dez/2012, 15:48

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Hoje foi dia de nova mudança (3ª)!
Se aquilo são realmente flukes, são aos milhares... :-o

Ao mudar o Leucosternon, reparei que estava apinhado de pontos brancos! Bem mais do que quando o coloquei no TTM...

Será que fazer o TTM com mais que um peixe ao mesmo tempo é contraproducente?
Não vá andar o "bicho" de um peixe para outro e nós a mudarmos água sem qualquer efeito...

Faz sentido, na 3ª transfega ver mais crypto que no início?

Mensagem 27/dez/2012, 16:37

Grupo: Fundadores Mensagens: 27
Idade:
Hugo Figueiredo Escreveu:
Hoje foi dia de nova mudança (3ª)!
Se aquilo são realmente flukes, são aos milhares... :-o

Ao mudar o Leucosternon, reparei que estava apinhado de pontos brancos! Bem mais do que quando o coloquei no TTM...

Será que fazer o TTM com mais que um peixe ao mesmo tempo é contraproducente?
Não vá andar o "bicho" de um peixe para outro e nós a mudarmos água sem qualquer efeito...

Faz sentido, na 3ª transfega ver mais crypto que no início?


Não acompanhei o tópico, quando dizes 3a mudança, há quantos dias começaste?
O íctio pode estar no peixe até 7 dias, depois cai e penso que 3 dias depois volta a procurar um hospedeiro.
Quando mudas o peixe, dás algum banho de água doce ao peixe? É que aqui corres sempre o risco de estar a transportar na água o íctio para o novo tanque.
Já agora, nenhum dos peixes do teu aquário principal tem ou teve íctio recentemente pois não?
Imagem]

Mensagem 27/dez/2012, 21:45

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Não, não é normal. Já devia estar bastante mais limpo.
Tens a certeza que são pontos brancos? O meu leucosternon tinha era "buracos" brancos, de ter tido tantos pontos brancos. Quando aquilo começou a cair, até buracos ficaram na "pele" do peixe.

Tens sido um bom menino e desinfectado tudo com lixívia? =)) Termostasto incluído? Utilizas uma rede para apanhar os peixes?

Será que fazer o TTM com mais que um peixe ao mesmo tempo é contraproducente?
Não vá andar o "bicho" de um peixe para outro e nós a mudarmos água sem qualquer efeito...


O "bicho" não passa de um peixe para o outro sem primeiro passar na casa de partida e receber os 20.000$ :D . Sendo que a casa de partida é ficar na fase de cisto, ou seja ir "ao chão". Alguém tem aí um link com o ciclo de vida do parasita? Não tenho tempo para ir procurar ao google....

Não acompanhei o tópico, quando dizes 3a mudança, há quantos dias começaste?
O íctio pode estar no peixe até 7 dias, depois cai e penso que 3 dias depois volta a procurar um hospedeiro.
Quando mudas o peixe, dás algum banho de água doce ao peixe? É que aqui corres sempre o risco de estar a transportar na água o íctio para o novo tanque.


Paulo,

A ideia é mesmo essa, o parasita caí e quando vai à procura de um novo hospedeiro, já o peixe está noutro tanque. Por isso é que eu digo que não é nada normal, na 3ª transferência o peixe ter mais ictio do que no início. Não tem qualquer lógica.
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 28/dez/2012, 00:52

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Tenho desinfetado tudo com lixivia sim!
Apanho o peixe com um tupperware (que também está na lixivia), pego nele com a mão, e coloco-o na outra caixa!

Pois, agora se são pontos brancos ou buracos brancos, já não sei, mas posso tentar tirar uma foto. quanto tempo aguenta um peixe fora de água. :D :-B

Mensagem 28/dez/2012, 03:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Hugo o Ricardo já disse tudo. Só acrescento que já li relatos no reefcentral de peixes soltarem milhares de flukes e inclusive de o peixe morrer disso. Ao saírem deixam ferida aberta.. Imagina isso vezes centenas ou milhares..

Muita gente substima os flukes. São quase sempre invisíveis a olho nu e muito mortiferos..
Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

AnteriorPróximo

Voltar para Artigos



cron