Fórum Aquariofilia Marinha Artigos Quarentena de peixes

Quarentena de peixes

Área para publicação e discussão de artigos avançados.
Mensagem 28/dez/2012, 16:03

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Na próxima transfega vou tentar tirar uma foto ao peixe fora de água para colocar aqui!

Quanto aos flukes (?!?!?) nesta muda não noto as tais gosmas como notava na outra, pelo que se não eram flukes, alguma coisa seria.... :-\

Mensagem 28/dez/2012, 23:35

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Entretanto esquecime de referir uma coisa que também considero estranha:

Tanto na última muda (quanto estavam com praziquantel), como nesta (que não tem qualquer medicamento) não encontro fezes dos peixes, apesar de lhes dar bastante comida até...

Será normal? :-\

Mensagem 30/dez/2012, 04:27

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Dia de mais uma transfega!

O leucosternon já me pareceu bem melhor e sinceramente não notei pontos brancos. Notei sim umas lesões (?!?!?!) um pouco maiores que pontos brancos (Conseguem ver? Por cima da barbatana, junto às guelras):

Imagem

Do outro lado, pareceu-me idêntico:

Imagem

Que vos parece?


Mas continuo preocupado relativamente à total ausência de fezes. Durante os últimos 4 dias, tenho alimentado os peixes normalmente, eles comem, mas não vislumbro qualquer feze. É normal? Estarão com as fezes líquidas e por isso não as vejo porque são diluídas na água? Mas isso também não seria normal, pois não? :ympray: :!!

Mensagem 31/dez/2012, 19:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Hugo,

Tenho acompanhado o problema, mas não sei o que te diga (senão já o tinha feito); experimenta fazer mais uma troca antes de meteres os peixes no aquário, ou dá-lhes um banho de água doce antes de os transferires (ou ambos).

Para o banho de água doce, faz primeiro a aclimatação lenta ao aquário principal, dá-lhes o banho (10 min, se palhaços 15) e liberta-os.
Acho que não custa muito e pode ser decisivo

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 31/dez/2012, 19:47

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Obrigado César!

Não vou colocar os peixes no aquário, sobretudo o leucosternon, enquanto não estiverem sem sinais de problemas (pelo menos aparente).

É possível o Leucosternon ter crypto e o louriculus não?
É que o louriculus não aparenta nada e já o inspecionei com lupa e luz direta :-B
Mas o leocusternon ainda tem sinais de crypto e as 3 pintas/manchas pretas voltaram! :((

Mensagem 31/dez/2012, 20:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Hugo Figueiredo Escreveu:
Obrigado César!

Não vou colocar os peixes no aquário, sobretudo o leucosternon, enquanto não estiverem sem sinais de problemas (pelo menos aparente).

É possível o Leucosternon ter crypto e o louriculus não?
É que o louriculus não aparenta nada e já o inspecionei com lupa e luz direta :-B
Mas o leocusternon ainda tem sinais de crypto e as 3 pintas/manchas pretas voltaram! :((



Hugo,

Possível é, mas não é natural depois de "terminado" o tratamento (TTM).
Dá-lhes um banho de água doce e faz mais uma transfega de TTM; não tenhas receio do banho de água doce, pois eles aguentam.
Põe a água doce (osmose, ou de um aquário), à mesma temperatura e ph (bicarbonato de sódio) e dá-lhes o banho; observa em permanência e só os tires se eles fizerem natação errática, ou vierem à superfície respirar de forma muito agitada; se se deitarem no fundo, não intervenhas.
Depois, muda-os para nova água do TTM; se os pontos pretos forem parasitas e estiverem à superfície da pele, vão saltar.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 31/dez/2012, 20:36

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Quando perguntei referia-me mais ao louriculus, ou seja, se é possível ele estar "limpo" tendo o leucsternon ainda pontos brancos...

Mensagem 31/dez/2012, 23:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Hugo,

Não sei, mas eu não arriscaria todo o trabalho anterior; manda os dois ao banho e depois faz mais uma dose de TTM.

Abraço e Bom Ano
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 01/jan/2013, 13:05

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Ok, vu então dar o banho de água doce!

Pode ser com água da torneira (agitando bem para sair o cloro)?
E depois PH e temperatura iguais?

Mensagem 01/jan/2013, 13:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Hugo,

Nunca fiz com água da torneira, mas se não tens outra, experimenta; se tiveres, mete uma pedra difusora, ou uma bomba pequena, mas fica atento ao comportamento dos peixes (10 min.!!!).
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 01/jan/2013, 14:49

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
O peixe anda é a gozar comigo!!!
Hoje não vejo sinal nenhum de pontos brancos, pretos, azuis ou amarelos!!! :-o

Neste momento separei os 2 peixes (leucosternon e louriculus). O Louriculus continua no caixote e o leucosternon está num aquário que aqui tenho (e que iria servir para a quarentena precisamente, não fosse ter conhecido este método TTM).

O louriculus parece-me porreiro tirando o facto de continuar sem defecar (pelo menos não vejo nada no fundo).
O leucosternon também esta porreiríssimo. Come como um campeão, já está domesticado (cada vez que chego perto segue a minha mão), só que também não vejo fezes no fundo e apresentava até ontem, pontos brancos e pretos!

Vamos ver como corre o banho! :-ss

Obrigado César! :-bd

Mensagem 01/jan/2013, 18:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 64
Idade:
Não é possível o peixe estar com diarreia? Talvez as feses se desfaçam!
Imagem

Mensagem 01/jan/2013, 19:51

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Filipe Pires Escreveu:
Não é possível o peixe estar com diarreia? Talvez as feses se desfaçam!

Sim se isso existir nos peixes... :D
Mas também não será uma situação normal!!! =((

Mensagem 01/jan/2013, 23:20

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:
Filipe Pires Escreveu:
Não é possível o peixe estar com diarreia? Talvez as feses se desfaçam!

Sim se isso existir nos peixes... :D
Mas também não será uma situação normal!!! =((


Boas,

Não vês tipo "pó" no fundo dos depósitos de TTM?
Quando fiz o TTM aos meus ficava sempre um depósito no fundo.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 01/jan/2013, 23:44

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Hugo Figueiredo Escreveu:
Filipe Pires Escreveu:
Não é possível o peixe estar com diarreia? Talvez as feses se desfaçam!

Sim se isso existir nos peixes... :D
Mas também não será uma situação normal!!! =((


Boas,

Não vês tipo "pó" no fundo dos depósitos de TTM?
Quando fiz o TTM aos meus ficava sempre um depósito no fundo.

Abraços,
Rui

Pois... Não!!!
Noto a água mais turva, mas pode ser da comida não sei.

Entranto tenho-o visto a tentar roçar-se no fundo, sinais de ainda tem parasitas, certo?

Mensagem 02/jan/2013, 16:34

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Hoje vi o gajo a deslargar-se!
Mal liguei a luz do fish room, pimbas!!!
Realmente as fezes são algo líquidas e é natural que se desfaçam na água (logo já confirmo quando chegar a casa...).

Entretanto surgiu-me uma dúvida:

O banho não precisa de ser em muitos litros, pois não?
Como são só 10 minutos, pode ser tipo em 15 litros ou assim, certo?

E também não se faz aclimatação. Nem a passar para o banho, nem do banho de volta ao tanque onde estava, correto?
Isto depois de cocloar PH e temperatura iguais, claro está! :-B

Mensagem 02/jan/2013, 19:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Hugo,

Quinze litros chega bem; põe um terço/meia colher de café de bicarbonato de sódio para subir o ph e areja.
Não vais fazer mais uma dose de TTM? Depois do banho (mudança brusca de salinidade), muda-o para a água nova (sem parasitas).
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 02/jan/2013, 20:20

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Olá,

Perdi um crysus enquanto fazia o TTM, na 4a transferencia. A razão aparente foram flukes nas guelras. Isto apesar de ter colocado TenilVet na 2 transferencia.
Em relação ao ictio, os peixes estão limpos.

Para já, o saldo está em 6 peixes comprados há 13 dias, uma baixa. Atenção que eu sou muito bom a matar peixes, portanto, vamos lá ver como corre nos proximos dias com a introdução no aquário.
O casal de mandarins, nos quais eu nao fiz TTM, aparentam ter-se adaptado muito bem.


Sent from my iPhone using Tapatalk
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 02/jan/2013, 22:52

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Já fiz o banho!!!
Nem sei dizer como correu! :-s

Umas m#$%das ficaram na água isso é certo, mas o ponto branco grandito manteve-se e o peixe ficou com umas cores muia estranhas com manchas (que julgo serem normal e derovadas do stress)!

Tirei fotos e fiz filme mas tenho de editar! Amanhã coloco aqui!

O louriculus, optei por não fazer o banho. Olhei o peixe e não consegui ver nada de mal. OPtei por colocá-lo no tanque principal. Ele tinha algum medo do Leucosternon pelo que acho que estava mais stressado e não aparenta ter problema algum!
Já o vejo ali a bicar na rocha e já comeu granulado e flocos!


Ricardo, 6 peixes é muita oliça para uma vez só mas realmente percebo a tua opção por fazer tudo ao mesmo tempo!
Não me parece que o saldo seja negativo, até agora!!! ;)

Mensagem 03/jan/2013, 14:57

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Ora bom!!!

Eu não sei o que se passa com o peixe, mas depois das mudanças que ele já teve, se ainda não morreu é mesmo resistente...

Hoje já não tinha as manchas no corpo (deve mesmo ter sido do stress), embora continue com uma pinta branca que não me parece crypto porque é maior que crypto. Parece mais uma borbulhinha... Na foto que coloquei com ele na mão dá para ver bem...

Os pontos pretos não consegui ainda verificar se permanecem ou não!

Entretanto e como prometido aqui ficam umas fotos (as menos más), já que o video não se vê um caracol!!! :ymsick:

Imagem

Imagem

Vêm estas manchas, que mais parece que o peixe foi interrogado pela PJ com uma lista telefónica?
São estas que ontem me pareciam de stress e que hoje de manhã já não tinha!


Não sei que faça mais... :|
O peixe continua a comer bem, não me parece magro e está ativo, mas continuo com medo de o colocar no tanque principal...

A minha mulher está-me sempre a dizer:"Lá foste tu comprar esse peixe que matou tudo no aquário anterior". E tem razão, e já por isso foi dos primeiros a comprar, para ver se o coloco sem bichezas, mas... :-ss

Mete-lo com UV iria ajudar em alguma coisa? :ympray:

AnteriorPróximo

Voltar para Artigos



cron