Fórum Aquariofilia Marinha Fotografias & Vídeos Lysmata rathbunae ... exterminador de aiptasia

Lysmata rathbunae ... exterminador de aiptasia

Um fórum para partilhar fotos, videos e também para discutir técnicas de fotografia e vídeo.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 283
Idade: 23
Localização: Mariana Trench
Neste video pode-se ver como "limpar" uma tridacna "cravejada" de Aiptasia em 3 minutos ... Estes Lysmata rathbunae deviam estar famintos e eram mais do que muitos, um aspecto a ter em consideração quando se pretende resultados fulminantes :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil:

Из Бездны Марианской впадины
Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)
Imagem =:) (*) *-:) :ymparty:


Grupo: Utilizadores Mensagens: 314
Idade: 48
Localização: Quinta do Conde
Boas!

Muito interessante....

A mim sempre me disseram que as tridacnas não deviam sair de dentro de água.....será mais um mito?

cumps


Grupo: Utilizadores Mensagens: 283
Idade: 23
Localização: Mariana Trench
Pedro Chouriço Escreveu:
Boas!

Muito interessante....

A mim sempre me disseram que as tridacnas não deviam sair de dentro de água.....será mais um mito?

cumps


Quem te disse isso possivelmente tem falta de conhecimento ou não referiu as espécies ...

Neste video podes ver como algumas ficam na baixa mar ou maré vaza como queiras chamar. Os jactos de água são as tridacnas que os produzem em reacção de defesa quando sentem vibração de por exemplo alguém a aproximar-se .... mas isto não é para andar ali a perturbar as meninas ;;) ... capisce! ;)

Из Бездны Марианской впадины
Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)
Imagem =:) (*) *-:) :ymparty:


Grupo: Utilizadores Mensagens: 283
Idade: 23
Localização: Mariana Trench
Pedro Chouriço Escreveu:
Boas!

Muito interessante....

A mim sempre me disseram que as tridacnas não deviam sair de dentro de água.....será mais um mito?

cumps


Há quem faça até uma sinfonia :ymdevil:



Ambos os vídeos retratam tridacnas na ilha de orfeu (orpheus island) situada na grande barreira de recife Australiana em Queensland
Из Бездны Марианской впадины
Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)
Imagem =:) (*) *-:) :ymparty:


Grupo: Utilizadores Mensagens: 283
Idade: 23
Localização: Mariana Trench
Pedro Chouriço Escreveu:
Boas!

Muito interessante....

A mim sempre me disseram que as tridacnas não deviam sair de dentro de água.....será mais um mito?

cumps


Para que conste e te ajude a esclarecer ... as Tridacna gigas aguentam bem o habitat de zona intertidal. O mesmo não acontece com as Tridana derasa e squamosa entre outras espécies, que gostam de zonas sub tidais, ou seja, ficam sempre submersas. As hipos hipopus são as mais resistentes e gostam de ambos os habitats.

No video abaixo pode-se ver uma cultura de Tridacna gigas em zona intertidal na ilha de Orfeu na grande barreira de recife Australiana, portanto as Tridacnas gigas ficam expostas algumas horas ao ar mas sempre com água do mar ou húmidas. ... são as meninas do mar ;;) ;;) ;;) ...

Gerald A. Heslinga Escreveu:
https://docs.google.com/document/d/1nOk ... =en&pli=1#

Rick Braley and Warwick Nash lead a tour of the Orpheus Island Clam Nursery, Townsville, Australia, on March 29,1987. The intertidal nursery developed by the James Cook University team resulted in excellent growth and survival of the large giant clam Tridacna gigas, which can tolerate an intertidal habitat and periodic exposure to air during low tides. This exposure helps reduce algal fouling of the mesh cages.

Other tridacnid species, such as Tridacna derasa and Tridacna squamosa, favor subtidal lagoonal areas which are always submerged. Hippopos hippopus, perhaps the hardiest clam species in the tridacnid family, thrives in either habitat.

Thanks to Rick Braley, Warwick Nash, John Lucas, Joe Baker, John Munro, James Cook University, the Australian Institute of Marine Science (AIMS), and the Australian Centre for International Agricultual research (ACIAR). Produced by Gerald Heslinga (NMFS/NOAA).


Из Бездны Марианской впадины
Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)
Imagem =:) (*) *-:) :ymparty:


Grupo: Utilizadores Mensagens: 283
Idade: 23
Localização: Mariana Trench
Agora voltando ao tema do tópico, os Lysmata versus as Aiptasia ... um parente próximo em acção - Lysmata wurdmanii




Из Бездны Марианской впадины
Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)
Imagem =:) (*) *-:) :ymparty:


Grupo: Utilizadores Mensagens: 283
Idade: 23
Localização: Mariana Trench
E para quem possa não saber ou se ter entretanto esquecido, aqui vai uma obra escrita por um Biólogo e Investigador Português de renome e reconhecimento internacional sobre o assunto, o Ricardo Calado

Ricardo Calado - Biologo e autor
Imagem

O Livro
Marine Ornamental Shrimp

Imagem

Marine Ornamental Shrimp - Ricardo Calado - Balckwell Publishing

Ricardo Calado - Colaboração para livro sobre camarões ornamentais
Из Бездны Марианской впадины
Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)
Imagem =:) (*) *-:) :ymparty:


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Boas Pedro Nuno...
épa obrigado, não sabia que o Ricardo tinha lançado um livro sobre "os seus camarões"!
Durante quase um ano tive o prazer de trabalhar junto a ele e vi muitas das experiencias e dedicação que ele dava á causa dos camarões ornamentais! Espero que tenha tido sucesso com este livro não só aqui em Portugal como lá fora.
Tens por acaso alguma informação referente a isso?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 283
Idade: 23
Localização: Mariana Trench
Marco Madeira Escreveu:
Boas Pedro Nuno...
épa obrigado, não sabia que o Ricardo tinha lançado um livro sobre "os seus camarões"!
Durante quase um ano tive o prazer de trabalhar junto a ele e vi muitas das experiencias e dedicação que ele dava á causa dos camarões ornamentais! Espero que tenha tido sucesso com este livro não só aqui em Portugal como lá fora.
Tens por acaso alguma informação referente a isso?


Olá Marco
Não tenho dados concretos mas sei que é uma obra de referência e de estudo. Melhor seria falar com ele ou mesmo pedir-lhe que aqui venha falar sobre o seu livro e sobre o assunto.
Из Бездны Марианской впадины
Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)
Imagem =:) (*) *-:) :ymparty:


Grupo: Utilizadores Mensagens: 131
Idade: 44
Localização: Aveiro & S Felix da Marinha VNG
Parabéns ao Ricardo! :ymapplause:
Felizmente também tive oportunidade de acompanhar e conversar com o Ricardo sobre algumas das suas pesquisas.

Abraço,
Paulo Marinheiro


Voltar para Fotografias & Vídeos