Fórum Aquariofilia Marinha Fotografias & Vídeos Inspecionar pestes em corais

Inspecionar pestes em corais

Um fórum para partilhar fotos, videos e também para discutir técnicas de fotografia e vídeo.
Mensagem 02/ago/2012, 23:32

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Um vídeo muito ilustrativo das pestes mais comuns de alguns corais, bem como excelentes demonstrações de técnicas para erradicar estas pragas dos nossos aquários.




Um agradecimento ao Artur Fonseca por ter partilhado este vídeo.
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :) ,

Aproveito então para dar mais uma pequena contribuição e pedir que tornem este post fixo pois terá concerteza informação muito útil para a posteridade.

Ricordea Florida, tal como todos os outros também tem o seu predador natural.

Protozoários das Ricordeas são extremamente pequenos. Do tamanho de metade de uma cabeça de alfinete e conseguem dar cabo de colónias completas de Ricordeas Florida num dia. Há relatos de 80 a 100 rics que desapareceram de um dia para o outro.

Se virem Ricordeas encolhidas, a derreter então estes são os sinais de alerta e um banho numa solução de Lugols (Iodo) por 8 minutos mata estes protozoários por completo.

A alternativa é um banho de 8 minutos numa mistura de 50% água, 50% água oxigenada.

Nesse caso, convém colocar depois a ricordea em cima de egg-crate com rede (véu de noiva) dentro de um tupperware ou recipiente própria, pois isto vai impedir que os protozoários se espalhem a outros pólipos.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
Idade:
a mim um colonia de zoas desapareceram de um dia para , mas acho que foi de estarem relativamente perto da vortech, agora tenho zoas a crescer em tudo que é sitio :-\


Voltar para Fotografias & Vídeos