Fórum Comunidade Eventos Relançamento do site H2O+Something

Relançamento do site H2O+Something

Anúncios de reuniões da sociedade aquariofilia marinha devem ser colocados neste fórum. Os off-topic que não se enquadrem no tema deste fórum serão apagados ou movidos.

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Meus amigos,

É com muito orgulho que anuncio o relançamento do site H2O+Something. Com a liberalização do domínio .pt, agora o site localiza-se em http://www.h2oplusomething.pt e não .com como antigamente.

O que é o H2O+Something?
Para quem não conhece o H2O+Something, o site surgiu da reunião de um grupo de amigos e aquaristas que sentiram necessidade de criar um site âncora dos fóruns para reunir informação sobre a manutenção de aquários de recife. É um site género blog/magazine.
O site foi criado em 2009, e por estupidez minha foi desactivado no final de 2013. Felizmente fiz uma cópia da base de dados antes de desactivar o site, sendo que todos os artigos que estavam na base dados anteriormente estão agora novamente disponíveis.
O H2O+Something não pretende ser um substituto dos fóruns, nomeadamente do recife.pt. Pretende-se apenas que seja um espaço de reunião de informação sob a forma de artigos, um sítio onde facilmente se encontram algumas referências para os comentários aqui efectuados. Irão ser criados novos tópicos aqui no Recife.pt para fomentar a discussão com alguns dos artigos publicados no H2O.

Novidades H2O+Something

1) A principal novidade é a mudança de língua do Inglês para o Português. Os artigos anteriores vão manter-se em Inglês, mas todo o novo conteúdo adicionado passará a ser em Português. Em 2009, muita gente, e com razão, criticou o facto de se ter criado mais um site em Inglês, quando a informação em Português é muito escassa. Não interessa aqui entrar nas razões porque na altura optamos pelo Inglês, mas hoje admito que foi um erro e que levou a muita gente a alhear-se de participar com conteúdos de grande valor para o site.

2) Guia de Iniciação ao Aquários de Recife
O principal objectivo do H2O anteriormente era "disponibilizar as mais recentes e avançadas técnicas na manuntenção de espécies em aquários de recife". Foi dado um grande destaque às novidades e técnicas complexas de manutenção e descuramos a informação a quem se inicia no Hobby. Este também é um erro que queremos emendar. Está ser disponibilizado na página principal do site uma área de destaque com vários artigos - muito básicos - para iniciados na aquariofilia marinha. Esta secção ainda não está concluída e serão adicionados mais artigos nas próximas semanas. (Quem quiser contribuir com conteúdos nesta secção é só mandar uma mp, toda a ajuda é bem-vinda).

3) Reefpedia
A Reefpedia tem a ambição de ser uma mini-enciclopédia, onde se pode encontrar fotografias e informação sobre algumas espécies de peixes, corais e invertebrados. Tudo para facilitar a correcta identificação de espécies e os cuidados correspondentes na manutenção. Desde há algum tempo para cá que tem sido um desígnio meu criar um site de identificação de espécies de SPS. A ideia cresceu e com ajuda do Pedro Torres, Nuno Moreira e Pedro Conceição foi possível criar uma mini-catálogo de espécies de peixes, corais e invertebrados. Para já só tem o nome da espécie e a fotografia, mas temos a pretensão de incluir informação em cada uma das espécies.
Se encontrarem algum erro na identificação das espécies, por favor, enviem-me uma mp. Isto foi feito por nós, e não nos consideramos nenhuma "entidade" na identificação destas "coisas". Portanto, é perfeitamente natural que a Reefpedia nesta fase contenha erros e apreciávamos imenso a vossa ajuda/colaboração. Também existem algumas espécies (poucas) que nem sequer sabemos o nome - mais uma vez, quem quiser sinta-se à vontade para colaborar (basta uma mp...: A foto img_xxxx corresponde ao peixe com o nome da espécie Y).

Exemplo da secção de Acroporas da Reefpedia

Imagem 4262



O restante mantém-se muito igual, 4 artigos de destaque e notícias relevantes publicadas sob a forma de breves notas.

- Periodicamente (mensal ou a cada 2 meses) será publicado um "Aquário Seleccionado"
Para começar este mês seleccionamos o Aquário do Quim do Algarve

Imagem


- Na review deste mês, fizemos a comparação de PAR de várias calhas de LED's e T5 que se encontram no nosso mercado

Comparador de PAR

Imagem


- O César Soares escreveu um artigo sobre o impacto dos Nutrientes na Coloração dos SPS

Melhorar a coloração de corais duros de pólipo pequeno (SPS) - Nutrientes

Imagem

- Outro dos artigos em destaque é da autoria do Pedro Torres sobre como tirar melhores fotografias aos nossos aquários.

Noções básicas de fotografia em Aquários - Parte I

Imagem


Quero agradecer especialmente ao Pedro Torres, Nuno Moreira, César Soares e Pedro Conceição o relançamento do site. Obrigado também ao Anthony Neto, Carlos Mota, Carlos Basaloco, Paulo Oliveira, Pedro Gomes e ao Ricardo Prata pelas contribuições mais recentes. Obrigado também à TMC Iberia pela partilha de alguns artigos para o "Guia de Iniciação ao Aquário Marinho".

Por fim não posso também deixar de agradecer a todos os que fizeram (fazem) parte do H2O+Something, nomeadamente, Nelson Pena, André Silvestre, Filipe Simões, João Soares, Miguel Reis, Hugo Figueiredo, Rui Ferreira de Almeida, Machado de Sousa, Roberto Denadai, Filipe Oliveira, César Silvério, Marco Madeira, António Tristão, Artur Vasconcelos, António Vitor, Pedro Nuno Ferreira, Artur Fonseca, Sonny Harajly, Reinaldo Chen, Yi Kai.
Acho que não me esqueci de ninguém e espero juntar mais nomes a esta lista no futuro próximo.


Espero que de alguma forma o site vos seja útil, foi para isso que investimos o nosso tempo.

Sugestões/comentários, críticas e "gritos de alma" são bem-vindos, por isso não se acanhem. :ymhug:
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L


Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
eu pessoalmente fico mt contente com o relançamento do site, quando me iniciei neste hobby foi dos sites que mais visitei para a aprender.
Para mim é mais um site para visitar e aprender, parabéns


Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 52
Localização: Albufeira

Parabéns pela iniciativa, pois tal como eu, de certo que haverão muitos mais que iremos tirar partido do mesmo.


Sent from my iPhone using Tapatalk
Imagem


Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
É com muito prazer que assisto ao relançamento do H2O!
Tenho muito orgulho em ter contribuído para esta nova fase que espero seja útil a todos aqueles que partilham a nossa paixão por este Hobby.
Contamos com a ajuda de todos que queiram contribuir para fazer do H2O + something.pt uma referência nacional.

Deixo aqui um agradecimento público ao Ricardo Pinto por esta magnífica iniciativa com a qual ajudará a evoluir certamente a aquáriofilia em Portugal.
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368


Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas Ricardo

Parabens pela iniciativa! O site mesmo em inglês e estando na altura afastado do hobby, continuei sempre a acompanhar. Se precisarem de ajuda nalguma coisa é só dizer!


Cps
Gil


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Faço das palavras do Pedro as minhas ...

para mim é muito bom ter a H20+something de volta ... como já disse ao amigo Ricardo , no que puder e souber ajudar estou por aqui ...

Aquele abraço amigo ..

Ps. Adoro o coral Raro na ReefPedia , a Acropora Marinha Grande :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil:
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
Idade:
Localização: Portugal
Muito boa iniciativa e é bastante informação para quem percebe pouco como eu...
Já li alguns artigos e contêm bastante informação, como os niveis de PAR da minha calha e manutenção de SPS...

No que for preciso posso ajudar no pouco que sei...

Abraço


Grupo: Utilizadores Mensagens: 12
Idade:
vai diretamente para os favoritos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Idade: 43
Localização: Ourem
Gosto mais uma boa iniciativa e uma forma de reuniar muita informação, gosto particularmente da base de dados dos sps e de 2 fotos dos mesmos. :D :D :D :D :D
Cumprimentos

Rui Vieira

VieiraSpot
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=902&start=60


Grupo: Utilizadores Mensagens: 256
Idade: 53
Localização: Perafita

Parabéns Ricardo com o regresso do H2O+Something. Esse projecto no passado enquanto ".com" correu os 4 cantos do mundo, agora com novo domínio ".pt", vamos ter que correr outros 4 cantos diferentes. Como sempre, podes contar comigo.

Abraço
carlos
Carlos Basaloco


Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 50
Localização: Vizille França (rhone Alps)
Muito bom!
imagem cuidada com qualidade.
;)
um prazer ler o H2O.
Localização Vialonga? quer dizer a 1900 kms... lol


Voltar para Eventos



cron