Fórum Comunidade DIY (Do-It-Yourself) [Ideia] "Reator" Kalk

[Ideia] "Reator" Kalk

Fórum para partilhar os seus projectos "Faça Você Mesmo" (DIY).
Mensagem 07/nov/2012, 00:33

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
baseado nos nossos irmãos brasileiros que "inventaram" este pequeno-grande "reator":

Imagem

Tive uma ideia que é:

Fazer exatamente uma coisa deste género mas com uma melhor forma de misturar o kalk, que me parece ser o único problema deste pequeno reator.

O princípio seria o de aumentar bastante o fluxo de água na entrada do reator para que isso faça um remoinho e misture melhor o kalk.
Para compensar este fluxo elevado e porque a saída para o aquário deve continuar gota-a-gota, criava-se um bypass na saída. Qualquer coisa deste género:

Imagem


A torneirinha controlava o fluxo da saída para a sump e o resto voltava ao circuito aumentando ainda mais a turbolência dentro do reator e evitando que a pressão seja tal que possa rebentar com o reator!

É parvo? :-\

Mensagem 07/nov/2012, 01:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Posso-te dizer uma coisa , ja tinha olhado para essa foto muitas vezes , mas muitooo longe de mim ter reparado que isso era um reactor de Kalk , ou uma espécie disso ....

Realmente pelo teu esboço consegues controlar o pinga pinga , mas se calhar tens que aplicar uma torneira dupla , para que te limite no pinga pinga e não no "retorno" ...

Abraço ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 07/nov/2012, 09:32

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Sim... ali no desenho não ficou muito muito bem proque parece uma torneira de 3 entradas, mas basta no pinga-pinga, porque o excedente volta ao tubo de entrada no reator!

Este retorno ladrão, chamemos-lhe assim serve apenas para não criar uma pressão extrema no reator pelo facto de entrar muito mais água do que a que sai. Assim o pinga-pinga continua controlável, mas a água a entrar é que é significativamente mais para criar o turbilhão! :-B

Mensagem 07/nov/2012, 10:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 129
Idade: 43
olha eu fiz um assim como o da foto e não correu bem, talves o altere com a tua ideia da torneira, é que aquilo ligado á bomba de reposição da Tunze meteu o meu aqua todo branco X(

Jaime
O meu Aquário:
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=754

Mensagem 07/nov/2012, 10:43

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Parece-me a mim que a grande vantagem deste sistema é também o facto de não gastar qualquer eletricidade...

A ideia é alimentar o reator com a água da queda ou da subida... ;)

Mensagem 07/nov/2012, 10:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 129
Idade: 43
pois mas eu quis alimentar isso com a reposição ....
Alimentando isso com a agua de queda ou subida não vamos contaminar demais o kalk e não vamos por demais ????
O meu Aquário:
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=754

Mensagem 07/nov/2012, 10:53

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Fiz-me explicar mal!!!
Queda do reservatório de osmose mas sem qualquer ajuda mecânica, digamos assim (leia-se bomba)!

Mensagem 07/nov/2012, 11:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 129
Idade: 43
Pois isso era bom mas o deposito" garrafão cortado" está á altura da sump.
O meu Aquário:
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=754

Mensagem 07/nov/2012, 12:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
Boas,

O problema desse "reactor" é que a partir de determinado fluxo arrasta muito kalk ainda por dissolver, daí a razão do aquário ficar branco. Esse sistema actua por simpatia e é por isso que o kalk depositado não é agitado.
Para que funcione da forma que pretendem terão de fazer um separador de particulas de forma reter os elementos solidos que ficam suspensos na água.

Vou procurar uns desenhos que sei que tenho por aqui, só não sei onde :-o e depois vão perceber como se pode fazer.

Um abraço
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 07/nov/2012, 12:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 129
Idade: 43
Joaquim Galinhas Escreveu:
Boas,

O problema desse "reactor" é que a partir de determinado fluxo arrasta muito kalk ainda por dissolver, daí a razão do aquário ficar branco. Esse sistema actua por simpatia e é por isso que o kalk depositado não é agitado.
Para que funcione da forma que pretendem terão de fazer um separador de particulas de forma reter os elementos solidos que ficam suspensos na água.

Vou procurar uns desenhos que sei que tenho por aqui, só não sei onde :-o e depois vão perceber como se pode fazer.

Um abraço


Obrigado fico aguardando esse desenho ;)
O meu Aquário:
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=754

Mensagem 07/nov/2012, 12:14

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
É um sistema idêntico aquele que fizeste para o Pedro para o reator de calcio?

Mostra, mostra :ymhug:

Mensagem 07/nov/2012, 13:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
:ymapplause:

É isso mesmo, é igual ao do Pedro.
O separador de particulas era utilizado nos bons reactores de cálcio á uns anos atrás para evitar a entrada de sedimentos no aquário, eram também conhecidos como reactores de dupla camara.
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 07/nov/2012, 13:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
:ymdevil:

Já agora uma questão, da forma como está desenhado o esquema com a tal torneirinha para controlar o fluxo á saida isso vai limitar a entrada de água na mesma porporção o que vai dar em nada, ou seja fica igual ao funcionamento sem a torneira. No fundo é só a passagem da água pelo reservatório e nada mais, o que é insuficiente para agitar o kalk.
Para que esse principio de funcionamento fosse atingido era preciso aumentar o caudal em circuito fechado. Qual a idéia para que isso aconteça? Uma bomba como nos primeiros reactores de kalk?
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 07/nov/2012, 14:17

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Pois eu vi em casa do Pedro e ele disse-me que tinhas feito tu!

Coloca lá aí imagens disso porque achei genial. Apesar de como dizes os 1ºs reatores terem e dpeois não sei porque raio começaram a não ter... :(

Mensagem 07/nov/2012, 14:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 129
Idade: 43
e se a agua de entrada for num tubo até á altura onde está o Kalk ???
como no desenho que o Hugo têm.....
assim mesmo pouco fluxo obrigatoriamente vai mexer o kalk.
O meu Aquário:
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=754

Mensagem 07/nov/2012, 15:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
[-x

Dada a diferença de peso das matérias envolventes, ou seja volume e densidades diferentes a quantidade de água que entra no reactor não vai ser suficiente para provocar o movimento do kalk, logo não vai existir um movimento de agitação e a tendencia vai ser o kalk compactar dificultando ainda mais o processo.

Na versão "brasileira" a passagem da água pelo depósto de kalk faz com que esta seja contaminada e na saida apresente alguma concentração do produto.

No reactor de kalk desenvolvido por vários fabricantes a intenção é a de que a água fique saturada e apresente uma solução com elevada concentração de kalk dentro de determinados valores que á partida não afectam o equilibrio do aquário nomeadamente ao nivel de PH. Para que isto aconteça é necessário um meio mecânico e na maior parte dos casos optou-se por uma bomba de pequeno caudal o que obriga a um reactor mais alto de forma a que a gravidade ajude no processo, ou mais recentemente (+-8 anos) num agitador de baixa rotação que já permite fazer depósitos mais baixos e de fácil arrumação nas zonas tecnicas dos nossos aquários.

Existem ainda outros modelos menos conhecidos que optam por dosear ciclicamente a quantidade de kalk necessária para um determinado periodo e estão normalmente isentos de contacto com o ambiente exterior de forma a evitar os efeitos de oxidação na própria solução. Mas isto são já sistemas mais complexos e para situações mais especificas.

Por mim, e isto é só a minha opinião nada mais, o que temos no mercado é perfeitamente funcional e serve para as nossas exigencias domésticas. Qualquer depósito com um agitador e 30cm de altura dá. Quem quiser mostrar as capacidades artisticas com uns 80,00€ já faz um reactor.
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 07/nov/2012, 15:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 129
Idade: 43
Ok e tens algum projecto/desenho que aconselhes mais ou qualquer um dos que se encontra na NET achas que serve é que no maximo gostava de fazer isso com um max de 25 a 30 cm ....
Outra coisa toda a agua de reposição deve passar por ai ou não ????
O meu Aquário:
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=754

Mensagem 08/nov/2012, 13:11

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Joaquim, concordo genericamente com o que dizes!!!

Coloca lá ai um desenho do separador de particulas para usar aqui ou num reator de calcio, que acho a ideia muito engenhosa!!! :ymhug:


Voltar para DIY (Do-It-Yourself)