Fórum Comunidade DIY (Do-It-Yourself) Escumador do 3º Mundo

Escumador do 3º Mundo

Fórum para partilhar os seus projectos "Faça Você Mesmo" (DIY).
Mensagem 13/nov/2012, 13:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 19
Idade:
Boas andava para aqui sem nada para fazer e fui tentar fazer um escumador com base num que vi ( um dos grandes)

Ideia : simples, barato e eficaz

simples sem duvida, bem barato falta saber se é eficaz.

Material
1 bidom de 10 litros
2 bombas de 2100 lts/h
um alguidar e o um tubo de pvc para o copo.

Teste feito com vinagre e clara de ovo.

agora resta testar com agua com nutrientes.

Se souberem alguma forma que seja mesmo eficaz para testar agradecia.

Se a clara e o vinagre for aforma mais correcta, entao secalhar esta aqui um granda escumador, Acho que terei de o patentear =)) =)) =))

[img][IMG]http://img198.imageshack.us/img198/4242/pb130389.th.jpg[/img][/img]

[img=http://img145.imageshack.us/img145/2971/pb130390.th.jpg]


Imagem

Imagem


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Mensagem 13/nov/2012, 15:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
eheh muito bom Hélder, também conheço o projecto em que te baseaste-te

Tens de testar isso no teu sistema para ver a carga orgânica que tira ;)
Editado pela última vez por Nuno Miguel Silva em 13/nov/2012, 16:16, num total de 1 vez.
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 13/nov/2012, 15:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 19
Idade:
Nada disso, isto foi baseado num escumador que estou para comprar, mas olhando para aquilo que e um bom escumador pareceu-me demasiado basico, alem de ser em acrilico tinha quase o formato do bidon, entao pq nao exprimentar, e ai esta o resultado, agora quando puder vou ver como se comporta com o aqua.

Mensagem 13/nov/2012, 21:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 314
Idade: 48
Localização: Quinta do Conde
Boas!

Realmente um escumador parece ser uma coisa muito básica.....mas talvez não seja assim tão básico como isso!

Tens bombas a envair agua para dentro do bidom...e o ar para fazer a escumação (talvez não tenha visto bem as fotos)!!

Depois normalmente nos escumadores existe uma grelha no fundo do escumador para fazer mais pequenas as bolhas da escumação....

Uma coisa é fazer espuma outra é escumar!!!

Cumps

Mensagem 15/nov/2012, 13:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 19
Idade:
Pedro Chouriço Escreveu:
Boas!

Realmente um escumador parece ser uma coisa muito básica.....mas talvez não seja assim tão básico como isso!

Tens bombas a envair agua para dentro do bidom...e o ar para fazer a escumação (talvez não tenha visto bem as fotos)!!

Depois normalmente nos escumadores existe uma grelha no fundo do escumador para fazer mais pequenas as bolhas da escumação....

Uma coisa é fazer espuma outra é escumar!!!

Cumps


Boas Pedro,

Sim é verdade, mas onde esta o segredo dos escumadores é na bomba e csg fazer as bolhas o mais pequenas possivel, e csg arranjar um meio termo na entrada e saida de agua de dentro do mesmo, tanto que existem escumadores cilindricos e existem aqueles em forma de balao/ bidon, isso serve para nao fazerem um escumador com 1 mt de altura e assim csg ter mais reserva de agua dentro de um escumador baixo, logo esse passa a ser mais "gordo.

A entrada é feita a partir de duas bombas de 2100 lts h, que em vez de ter a dita placa para fazer as bolhas mais pequenas envia a agua directamente para o fundo de um copo que esta instalado no fundo do bidon, nao quer isto dizer que o mesmo va funcionar. :))

Mas a ver vamos, nao era nada mau com cerca de 30 ou 40 € csg ter um escumador a bombar a maneira , apesar de o mesmo ter um aspecto horrivel e utilizar um alguidar.

A 2 ou 3 foto é do interior do escumador.
Vou por la umas legendas.

Ja agora se alguem que ja tenha feito um e souber de uma boa forma de aumentar o desempenho do mesmo que de ai uma dicas

Mensagem 15/nov/2012, 13:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Conheço um projecto no ReefCentral em que o gajo usou um garrafão de agua de 20litros...posso procurar e vez
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 15/nov/2012, 15:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal

Mensagem 20/nov/2012, 01:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 19
Idade:


Tá. Esse tá bem bacano. em um gajo tendo um copo e fixe. Ainda não csg. Por o meu em teste. E que o meu irmão troume uns habitantes novos. Caracois da costa. 3 ouricos e uma anemona. td da costa. 12 horas de habituacao 2 baixas. Os nassarios comeram 2 ouricos


Voltar para DIY (Do-It-Yourself)