Fórum Comunidade DIY (Do-It-Yourself) Repositor de agua evaporada

Repositor de agua evaporada

Fórum para partilhar os seus projectos "Faça Você Mesmo" (DIY).
Mensagem 17/nov/2012, 16:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 19
Idade:
Boas na tentativa de dar uma ajuda ao pessoal que queira fazer um repositor de agua evaporada.
Isto pq fartei-me de procurar e nao aparecia nada.

Facil e bem barato.

1 transformador 12v
1 interruptor de nivel (Boia)
1 rele. 12/220v
1 bomba.

Preços.

transformador 4€
boia 5€
rele 2,50€
bomba 6€

se tivermos material em casa fica ainda mais barato :))

Se quiserem por exemplo ligar directo ao sistema de osmose em vez de fazer a ligaçao a bomba fazem a uma electrovalvula

Breve fotos do que acabei de fazer.

Fica aqui um esquema

Imagem

Mensagem 18/nov/2012, 00:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
Idade: 67
Localização: Charneca de Caparica
Olá, o meu sistema de reposição e bem mais simples, não têm relé a bomba liga ao transformador este liga na tomada 220v e a bóia é que faz de interruptor. :D
Abraço
José
Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar.

Abraço
José Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 18/nov/2012, 07:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 19
Idade:
José Santos Escreveu:
Olá, o meu sistema de reposição e bem mais simples, não têm relé a bomba liga ao transformador este liga na tomada 220v e a bóia é que faz de interruptor. :D
Abraço
José


Pois. Mas como tinha cá uma bomba a mais de 220v optei por usala ao invés de comprar uma de 12 v. Mas sim com a de 12 e mais simples.(isto e menos uma ligação.).

Mensagem 18/nov/2012, 13:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Não sei se serei o unico, mas ja perdi a confiança nestes repositores DIY, o meu era como o que o José tem, mas desde o momento em que vejo que a boia de nivel encrava e dixar a bomba sempre ligada esquece... :|

Falaram-me que podia ser alguma sujidade etc..mas nada disso, ate por vezes faço o teste com a boia fora de agua, e ele nao desatraca...
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 18/nov/2012, 17:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 19
Idade:
Nuno Miguel Silva Escreveu:
Não sei se serei o unico, mas ja perdi a confiança nestes repositores DIY, o meu era como o que o José tem, mas desde o momento em que vejo que a boia de nivel encrava e dixar a bomba sempre ligada esquece... :|

Falaram-me que podia ser alguma sujidade etc..mas nada disso, ate por vezes faço o teste com a boia fora de agua, e ele nao desatraca...


Daqui-lo que andei a ver foi o seguinte,
Nao comprar boias de 12 v 0,5 amp

a minha boia pode trabalhar a 110v acho que 3 amp, vi o pessoal falar que as bombas de 0.5 amp costumavam colar, por isso tb usar o rele.

Vamos ver se a dita nao cola.

Mensagem 18/nov/2012, 19:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 129
Idade: 43
Nuno Miguel Silva Escreveu:
Não sei se serei o unico, mas ja perdi a confiança nestes repositores DIY, o meu era como o que o José tem, mas desde o momento em que vejo que a boia de nivel encrava e dixar a bomba sempre ligada esquece... :|

Falaram-me que podia ser alguma sujidade etc..mas nada disso, ate por vezes faço o teste com a boia fora de agua, e ele nao desatraca...


Uma ideia podes sempre usar 2 bóias uma para ligar e outra para desligar se o nível passar de X de altura. Assim sempre tens mais uma garantia.
O meu Aquário:
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=754

Mensagem 20/nov/2012, 00:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 19
Idade:
Jaime Escreveu:
Nuno Miguel Silva Escreveu:
Não sei se serei o unico, mas ja perdi a confiança nestes repositores DIY, o meu era como o que o José tem, mas desde o momento em que vejo que a boia de nivel encrava e dixar a bomba sempre ligada esquece... :|

Falaram-me que podia ser alguma sujidade etc..mas nada disso, ate por vezes faço o teste com a boia fora de agua, e ele nao desatraca...


Uma ideia podes sempre usar 2 bóias uma para ligar e outra para desligar se o nível passar de X de altura. Assim sempre tens mais uma garantia.


Já agora podias agarrar aí no desenho e dar aí uma explicação como e q se coloca a 2 bóia.

Mensagem 20/nov/2012, 02:37

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Nuno Miguel Silva Escreveu:
Não sei se serei o unico, mas ja perdi a confiança nestes repositores DIY, o meu era como o que o José tem, mas desde o momento em que vejo que a boia de nivel encrava e dixar a bomba sempre ligada esquece... :|

Falaram-me que podia ser alguma sujidade etc..mas nada disso, ate por vezes faço o teste com a boia fora de agua, e ele nao desatraca...



Epá ...

Eu tenho 3 boias ... se qualquer uma delas falhar tudo pára!
Se tens mesmo dúvidas compra um sensor óptico em vez de boia e tens o problema resolvido.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 21/nov/2012, 00:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 19
Idade:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Nuno Miguel Silva Escreveu:
Não sei se serei o unico, mas ja perdi a confiança nestes repositores DIY, o meu era como o que o José tem, mas desde o momento em que vejo que a boia de nivel encrava e dixar a bomba sempre ligada esquece... :|

Falaram-me que podia ser alguma sujidade etc..mas nada disso, ate por vezes faço o teste com a boia fora de agua, e ele nao desatraca...



Epá ...

Eu tenho 3 boias ... se qualquer uma delas falhar tudo pára!
Se tens mesmo dúvidas compra um sensor óptico em vez de boia e tens o problema resolvido.

Abraços,
Rui


Ya já li sobre isso. Onde csg arranjar um.

Mensagem 21/nov/2012, 13:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Nuno Miguel Silva Escreveu:
Não sei se serei o unico, mas ja perdi a confiança nestes repositores DIY, o meu era como o que o José tem, mas desde o momento em que vejo que a boia de nivel encrava e dixar a bomba sempre ligada esquece... :|

Falaram-me que podia ser alguma sujidade etc..mas nada disso, ate por vezes faço o teste com a boia fora de agua, e ele nao desatraca...



Epá ...

Eu tenho 3 boias ... se qualquer uma delas falhar tudo pára!
Se tens mesmo dúvidas compra um sensor óptico em vez de boia e tens o problema resolvido.

Abraços,
Rui


Boas Rui, a ligação do sensor óptico é a mesma tipo as bóias? vai servir de interruptor a mesma certo?

Abraço
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 21/nov/2012, 14:22

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Essas boias baratas são muito pouco fiáveis pelo que usar apenas uma é pedir problemas!

Quantas mais melhor para se mitigar o risco, contudo acho que há maneira de se conseguir resolver o problema com essas boias mesmo!

tendo as boias sempre em contacto, ou seja, a passar corrente e quando trabalham é que ficam sem corrente. Desta forma, se todas ficarem sem corrente, pára-se a reposição imediatamente!


Requer mais algums modulos e alguma programação mas ach oque é bem mais eficaz que apenas uma boia e uma bomba...

Mensagem 21/nov/2012, 19:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 129
Idade: 43
Imagem

Seria algo assim uma bóia invertida em relação á outra tipo a de cima passa sempre corrente a não ser que a agua chegue lá a de baixo passa corrente quando a agua desce. Assim sempre que a agua desce a bóia dá corrente ao relé que liga por sua a vez a bomba (já que é melhor do que ter sempre o relé em carga ), Se por acaso a bóia prender e a agua chegar á segunda bóia esta irá cortar o circuito .
O meu Aquário:
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=754

Mensagem 22/nov/2012, 15:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 14
Idade:
Boa tarde

Não gosto de interruptores ou bóias com 220V a passar por eles.

Eu usei um sistema mais simples so com uma boia em que passa unicamente 8 V ~ mas até podia colocar os fios dentro de agua sem a boiá que o circuito funciona na mesma, a desvantagem é que o sal corroí o fio dai usar a boiá.

Nota: Podem usar boia para o máximo e mínimo visto que isto serve para controlar cisternas.

Imagem

Isto vende-se no ebay aqui: http://www.ebay.com/itm/150934693146?ss ... 1439.l2649

Ficou-me por 8 € e so gastam dinheiro no fio eléctrico para ligar aos 220 V e na boia se quiserem usar.

Nota: O sensor tem isolamento galvânico com a rede eléctrica.

Mais uma ideia para partilhar.

Mensagem 22/nov/2012, 15:15

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
António, esse zingarelho deixou-me curioso...

Podes colocar aí o esquemas que usaste?

Mensagem 22/nov/2012, 15:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 14
Idade:
Hugo Figueiredo Escreveu:
António, esse zingarelho deixou-me curioso...

Podes colocar aí o esquemas que usaste?


Posso colocar o esquema mas so logo a noite porque tenho de ver como liguei, de cor não sei mas logo a noite faço o esquema e coloco aqui.

Um abraço

PS: Deixo aqui o esquema deles mas a noite coloco como liguei.

Imagem
Editado pela última vez por Antonio Pereira Silva em 22/nov/2012, 15:33, num total de 1 vez.

Mensagem 22/nov/2012, 15:32

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Ok, aguardemos :)

Mensagem 22/nov/2012, 23:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 14
Idade:
Aqui fica como fiz:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Nota: A boia em baixo "na posição de encher" tem de ter o contacto aberto e quando chega acima tem de fechar o contacto.

Nota: Normalmente este circuito da problemas porque usam a boia que não é mais nem menos um "reed" para alimentar directamente a bomba, como é evidente o contacto cola porque não esta feito para aguentar a corrente, por isso temos de usar um driver como o rele para não colar o "reed".

Mensagem 23/nov/2012, 00:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 69
Idade: 54
Localização: Quinta da Beloura
Cola? Derrete mesmo, os float switch dessa natureza tem um rated de máximo uns 700mA ou pouco mais, claro que alimentar uma bomba de 220V com isso a puxar uns bons valentes 2A ou mais amperes é o mesmo que fazer o float switch como sendo um fusível eheheh...

Tem de haver sempre uma separação entre as voltagens no caso de alimentar bombas de 220V, com relê ou outro método qualquer.

No entanto todas estas soluções mesmo sendo realmente económicas não deixa de a médio longo prazo poder falhar pois para alem das bombas estarem sempre em esforço devido a qualquer ondulação ou pequena oscilação de nível de agua toca a disparar a bomba e assim sistematicamente pois são circuitos que não dispõem de qualquer temporização para compensar a bomba não trabalhar logo nos segundos imediatos, não falando que no caso de a agua do reservatório de osmose como não existe qualquer protecção ou sensor para isso fica a bomba continuamente a trabalhar a seco até rebentar ou alguém dar conta disso, logo na maioria das vezes o barato sai caro :))

Mensagem 23/nov/2012, 01:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 14
Idade:
Baltasar Escreveu:
Cola? Derrete mesmo, os float switch dessa natureza tem um rated de máximo uns 700mA ou pouco mais, claro que alimentar uma bomba de 220V com isso a puxar uns bons valentes 2A ou mais amperes é o mesmo que fazer o float switch como sendo um fusível eheheh...

Tem de haver sempre uma separação entre as voltagens no caso de alimentar bombas de 220V, com relê ou outro método qualquer.

No entanto todas estas soluções mesmo sendo realmente económicas não deixa de a médio longo prazo poder falhar pois para alem das bombas estarem sempre em esforço devido a qualquer ondulação ou pequena oscilação de nível de agua toca a disparar a bomba e assim sistematicamente pois são circuitos que não dispõem de qualquer temporização para compensar a bomba não trabalhar logo nos segundos imediatos, não falando que no caso de a agua do reservatório de osmose como não existe qualquer protecção ou sensor para isso fica a bomba continuamente a trabalhar a seco até rebentar ou alguém dar conta disso, logo na maioria das vezes o barato sai caro :))


Boa noite.

Como é evidente isto é a solução baratinha mas a duas questões que são fáceis de resolver:

Para a bomba não ficar a seco basta colocar no recipiente de reposição outra boia ligada em paralelo com a outra, a diferença é que o sensor sem agua tem de ficar normalmente fechado, existem as duas boias a venda.

Para evitar estar sempre a ligar e desligar a solução mais facil é ver quanto tempo se demora a repor a agua num dia de muita evaporação e depois basta colocar um programador para ligar durante esse tempo, ou seja, se o aquario encher so vai encher num determinado horario de 5 ou 15 minutos, o resto do tempo o circuito nunca trabalha nem que o aquario fique seco.

Outra hipótese e abrir o circuito de comando e colocar um condensador no transistor de comando para criar um atraso de maneira a não responder a minima oscilação da boia.

A mim as oscilações não me chateiam porque a bomba tem 5w e mesmo que o circuito avarie e a bomba não desligue a agua nunca consegue transbordar o aquario que é o que mais me preocupa.

Agora para quem tem aquarios de 1000 L a historia é outra, tem de usar outras bombas e mais agua de reposição, conveniente que não haja falhas.

Isto é so mais um diy simples para quem pouco ou nada entende de electricidade ou electronica.

Cumprimentos

Mensagem 23/nov/2012, 20:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 299
Idade: 73
Localização: Urbª. Casalinho - Vialonga - Vila Franca Xira - Lisboa
Olá boa tarde a todos
estes DIY entusiasmam-me.
obrigado Antonio Silva pela indicação daquele relé, acabei agora de encomendar um igual no ebay.
eu tenho três sistemas de reposição o primeiro que está em casa é o osmoregulador da Tunze (óptico) três anos sem problemas.
os outros dois são DIY pois. usei bóias de 220V AC /5A. compradas também no ebay as bombas de reposição são pequenas bombas de retorno de 350 l/h que tinha por cá. estes sistemas estão na garagem e estão montados há apenas três meses, mas até ver estão a funcionar na perfeição.
tenho também uma outra bóia de 220V montada num aquário que está ligado á sump através de um overfow, e como tenho medo que desforre liguei a bóia e série com a bomba de retorno principal de modo que se o overflow entupir ou desforrar a bóia sobe e a bomba pára.
agora vou experimentar este novo relé e brincar um pouco.
obrigado pelas vossas intervenções, pois eu estou sempre a aprender , todas as dicas são úteis.
abraço
afonso
[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]

Próximo

Voltar para DIY (Do-It-Yourself)